Exemplares de plantas tropicais em Portugal que se dão bem e frutificam



MadEd

Cirrus
Registo
17 Jan 2020
Mensagens
4
Local
Seixal
Seja como for e dependendo da localização do terreno, podes investir um pouco em variedades mais tropicais como os sapotes principalmente o preto, e o mamey, a jaca, o caimito, a guanabana, entre outras.
A Guanabara e o mamey parecem me bem. Será q podem ser plantadas por semente? Onde posso obter.
 

MadEd

Cirrus
Registo
17 Jan 2020
Mensagens
4
Local
Seixal
Seja como for e dependendo da localização do terreno, podes investir um pouco em variedades mais tropicais como os sapotes principalmente o preto, e o mamey, a jaca, o caimito, a guanabana, entre outras.
A Guanabara e o mamey parecem me bem. Será q podem ser plantadas por semente? Onde posso obter.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
eu planto gengibre e o tuberculo cresce mas o inverno mata a planta que volta rebentar mal o tempo aquece nunca vi flores secalhar porque não realiza o ciclo todo sei que as flores de gengibre e tumerico são muito bonitas, ainda não achei tumerico para plantar acho que este ano vou passar o gengibre para dentro de casa
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
eu planto gengibre e o tuberculo cresce mas o inverno mata a planta que volta rebentar mal o tempo aquece nunca vi flores secalhar porque não realiza o ciclo todo sei que as flores de gengibre e tumerico são muito bonitas, ainda não achei tumerico para plantar acho que este ano vou passar o gengibre para dentro de casa
A minha curcuma também ainda não deu flor. O gengibre natural ainda não me deu para plantar mas por exemplo a roca de velha dá flor com facilidade. Mas nem todas as gengiberaceas se usam só pelo rizoma. Em muitas e dependendo da espécie também se usa a folha.
Tenho vindo a perceber que algumas espécies demoram bastante a começar a dar flor. Precisam que a planta tenha um volume de rizomas apreciável.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
A minha curcuma também ainda não deu flor. O gengibre natural ainda não me deu para plantar mas por exemplo a roca de velha dá flor com facilidade. Mas nem todas as gengiberaceas se usam só pelo rizoma. Em muitas e dependendo da espécie também se usa a folha.
Tenho vindo a perceber que algumas espécies demoram bastante a começar a dar flor. Precisam que a planta tenha um volume de rizomas apreciável.
é possivel , as plantas são complicadas plantei uns ananazes em vaso e incrivelmente uns que dei menos atenção deram fruto era pequeno mas nunca comi nada mais saboroso e tinha um aroma incrível
 
  • Gosto
Reactions: rick80 e luismeteo3

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Por acaso ontem encontrei uma mangueira na Parede (foto tirada com o tlm):

IMG-20200122-132445852-HDR.jpg


Estava a crescer virada para sudoeste.
 
  • Gosto
Reactions: rick80 e luismeteo3

snowgrill

Cirrus
Registo
23 Jan 2020
Mensagens
10
Local
Tomar
Boa noite, tenho acompanhado este tópico com alguma frequência e decidi finalmente registar-me e participar nele. Tenho atualmente algumas espécies tropicais e "menos comuns não tropicais" algumas delas plantadas através dos conselhos que vi neste tópico. Tenho um araça amarelo, um araça vermelho, um kumquat, uma laranjeira sanguinea, dois maracujás roxos, duas feijoas, um sapote branco, uma anoneira e uma paw paw. Estão todos de boa saúde, excepto o paw paw. Foi plantado na Primavera do ano passado e no verão perdeu as folhas todas. Desde aí está com o tronco nu, será que secou? Devo deixar ficar e ver o que acontece?
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Boa noite, tenho acompanhado este tópico com alguma frequência e decidi finalmente registar-me e participar nele. Tenho atualmente algumas espécies tropicais e "menos comuns não tropicais" algumas delas plantadas através dos conselhos que vi neste tópico. Tenho um araça amarelo, um araça vermelho, um kumquat, uma laranjeira sanguinea, dois maracujás roxos, duas feijoas, um sapote branco, uma anoneira e uma paw paw. Estão todos de boa saúde, excepto o paw paw. Foi plantado na Primavera do ano passado e no verão perdeu as folhas todas. Desde aí está com o tronco nu, será que secou? Devo deixar ficar e ver o que acontece?
Olá, e parabéns! Deve ter sido stress hídrico. Espera para ver se rebenta no início da Primavera...
 

Júlio Lopes

Cirrus
Registo
19 Dez 2019
Mensagens
16
Local
Mação
Boas snowgrill, à minha aconteceu precisamente o mesmo, sabia e sei que não secou porque de vez em quando raspa a ligeiramente a casca de um ramo e estava verde. Aliás a minha está já a engrossar as borbulhas
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Passo repaço e leio este tópico com muita atenção. Devo dizer que creio estar a ficar iinfluenciado de uma forma estranha.
Penso refleto e acho que irei tentar, quem sabe se terei sorte, bom com as árvores cá de casa (árvores do género laranjeira, limoreiros) a sorte não tem sido muita, mas talvez lá chegue com as tropicais.
Vou ver bem e vou plantar algumas depois darei notícias.
 
  • Gosto
Reactions: rick80 e luismeteo3

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Boa noite, tenho acompanhado este tópico com alguma frequência e decidi finalmente registar-me e participar nele. Tenho atualmente algumas espécies tropicais e "menos comuns não tropicais" algumas delas plantadas através dos conselhos que vi neste tópico. Tenho um araça amarelo, um araça vermelho, um kumquat, uma laranjeira sanguinea, dois maracujás roxos, duas feijoas, um sapote branco, uma anoneira e uma paw paw. Estão todos de boa saúde, excepto o paw paw. Foi plantado na Primavera do ano passado e no verão perdeu as folhas todas. Desde aí está com o tronco nu, será que secou? Devo deixar ficar e ver o que acontece?
algumas plantas tropicais perdem a folha quando o tempo fica seco e quente . Nas zonas tropicais com influencia de monção é muito habitual as árvores perderem a folha para evitarem secar, pode também ter sofrido stress hídrico se rebentar tenta ragar mais a miudo