Exemplares de plantas tropicais em Portugal que se dão bem e frutificam



belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,461
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Hoje vi uma papaeira com papaias, aqui em Carcavelos.
A ver se tiro umas fotos e ponho aqui.
Com o google maps fui ao local e encontrei o mesmo exemplar (mas em Junho de 2018):

image-41.png


Não parece tão frondosa como as da Península de Setúbal, mas pelo menos ainda deverá crescer mais.
De notar as condições algo difíceis do local (com o solo muito coberto por construção, impedindo o mesmo de respirar e receber a água da chuva, convenientemente).

Depois a ver se ponho também fotos de um frondoso abacateiro que existe em S. Domingos de Rana.
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Hoje vi uma papaeira com papaias, aqui em Carcavelos.
A ver se tiro umas fotos e ponho aqui.
Com o google maps fui ao local e encontrei o mesmo exemplar (mas em Junho de 2018):

image-41.png


Não parece tão frondosa como as da Península de Setúbal, mas pelo menos ainda deverá crescer mais.

Depois a ver se ponho também fotos de um frondoso abacateiro que existe em S. Domingos de Rana.

Nas traseiras do mercado de Cascais, seguindo aquele passadiço junto a ribeira das Vinhas, tens lá um abacateiro enorme.
Em tempos passava la de bicicleta e chegava a ver pessoas com sacos a apanhar. :D
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,461
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Hoje vi uma papaeira com papaias, aqui em Carcavelos.
A ver se tiro umas fotos e ponho aqui.
Com o google maps fui ao local e encontrei o mesmo exemplar (mas em Junho de 2018):

image-41.png


Não parece tão frondosa como as da Península de Setúbal, mas pelo menos ainda deverá crescer mais.
De notar as condições algo difíceis do local (com o solo muito coberto por construção, impedindo o mesmo de respirar e receber a água da chuva, convenientemente).

Depois a ver se ponho também fotos de um frondoso abacateiro que existe em S. Domingos de Rana.

Duas fotos que tirei hoje às duas papaieiras de Carcavelos:

IMG-20200222-120939267.jpg


IMG-20200222-120944526.jpg


Estão maiores.

Como é inverno, perderam boa parte das folhas... As papaias provavelmente já deviam ter sido colhidas (amadurecem bem num local escuro da cozinha).

Hoje comprei uma bananeira anã, porque sei que dá bananas nestas zonas baixas e relativamente abrigadas.
 
Última edição:

Júlio Lopes

Cirrus
Registo
19 Dez 2019
Mensagens
16
Local
Mação
Tem de ser entre árvores diferentes ou basta na mesma. Entre flores fêmea e macho? Tenho duas árvores uma que comprei, supostamente autofertil, este é o 3 ano que dá flor e nunca deu nenhum fruto, a outra é de semente e é pequena ainda não deu flor
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
se tem mais que uma cruze mesmo sendo autoferil cruzar aumenta a possibilidade de dar fruto nunca vi nenhuma flor mas é fácil se tiver só um estame central é flor é feminina se for só uns pelos é masculina se tiver o dois é hermafrodita só tem de passar o cotonete nos pelos e se ficar com um pó preso vá depois tocando nos estames centrais com a ponta onde estiver com mais pó. por não ser nativa pode ser que as abelhas não polinizem, se vir abelhas e abelhões nas flores não tem de se dar ao trabalho
 

Júlio Lopes

Cirrus
Registo
19 Dez 2019
Mensagens
16
Local
Mação
se tem mais que uma cruze mesmo sendo autoferil cruzar aumenta a possibilidade de dar fruto nunca vi nenhuma flor mas é fácil se tiver só um estame central é flor é feminina se for só uns pelos é masculina se tiver o dois é hermafrodita só tem de passar o cotonete nos pelos e se ficar com um pó preso vá depois tocando nos estames centrais com a ponta onde estiver com mais pó. por não ser nativa pode ser que as abelhas não polinizem, se vir abelhas e abelhões nas flores não tem de se dar ao trabalho
 

Júlio Lopes

Cirrus
Registo
19 Dez 2019
Mensagens
16
Local
Mação
Segundo vi as flores não têm um cheiro chamativo para abelhas e abelhões, talvez por isso a polinização não seja muito fácil. O Luís aqui do fórum, que tem uma árvore também, diz que a polinização é feita pelas formigas, o pior é que nem essas vejo na árvore
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
as abelhas não se guiam pelo cheiro mas pela cor , mas tenta o que disse se fizeres à mão é garantido demora um bocado mas pronto. sei que por exemplo a baunilha fora da sua zona de origem é polinizada à mão é inclusive o maior custo da produção