Exemplares de plantas tropicais em Portugal que se dão bem e frutificam

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Eu também perdi algumas plantas com aquela maldita geada os maracujás secaram até a raiz, felizmente tenho alguns plantados em tabuleiros que sobreviveram perdi também pêra melão uma fruta que tem o sabor entre a pêra e o melão e perdi alguns fisális, só prejuízos enfim.:angry::(

Pois por acaso á uns anos atrás também já estive aqui pera melão, é uma planta também pouco resistente ás geadas, tal como a fisális, tinha aqui três plantas que davam fisális para todos cá de casa, e também não se safaram, é mais umas plantas que tenho de voltar a apostar a plantar este ano.
 


luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Eu também perdi algumas plantas com aquela maldita geada os maracujás secaram até a raiz, felizmente tenho alguns plantados em tabuleiros que sobreviveram perdi também pêra melão uma fruta que tem o sabor entre a pêra e o melão e perdi alguns fisális, só prejuízos enfim.:angry::(
As fisalis vão rebentar da raiz e com sorte a pêra melão também. Quanto aos maracujás já é difícil.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Eu também perdi algumas plantas com aquela maldita geada os maracujás secaram até a raiz, felizmente tenho alguns plantados em tabuleiros que sobreviveram perdi também pêra melão uma fruta que tem o sabor entre a pêra e o melão e perdi alguns fisális, só prejuízos enfim.:angry::(
As fisalis vão rebentar da raiz e com sorte a pêra melão também. Quanto aos maracujás já é difícil.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Os fisalis estão a rebentar mas nem todos, em relação á pêra melão tenho algumas dúvidas que rebente, os maracujás tal como dizes tenho de plantar novos

As minhas fisális ficaram muito afectadas, tenho de observar com mais atenção para ver se já lá vem algum rebento, se assim fosse era bom, mas não estou com muitas expectativas, o que vale é que tenho aqui uma vizinha que as fisális crescem no terreno dela de forma espontânea debaixo de qualquer árvore, as aves realmente fazem um belíssimo trabalho na disseminação de sementes.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
As minhas fisális ficaram muito afectadas, tenho de observar com mais atenção para ver se já lá vem algum rebento, se assim fosse era bom, mas não estou com muitas expectativas, o que vale é que tenho aqui uma vizinha que as fisális crescem no terreno dela de forma espontânea debaixo de qualquer árvore, as aves realmente fazem um belíssimo trabalho na disseminação de sementes.
Olha que é muito difícil matar uma fisalis e se ela já tiver uns anos vai rebentar de certeza.
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
As minhas fisális ficaram muito afectadas, tenho de observar com mais atenção para ver se já lá vem algum rebento, se assim fosse era bom, mas não estou com muitas expectativas, o que vale é que tenho aqui uma vizinha que as fisális crescem no terreno dela de forma espontânea debaixo de qualquer árvore, as aves realmente fazem um belíssimo trabalho na disseminação de sementes.
Tal como diz o luismeteo3 se estiverem no terreno já há uns anos quase de certeza que rebentam se forem plantas jovens o mais certo é não rebentarem, pela minha experiência são plantas bastante resistentes pode ser que tenhas sorte:D.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
As minhas fisális ficaram muito afectadas, tenho de observar com mais atenção para ver se já lá vem algum rebento, se assim fosse era bom, mas não estou com muitas expectativas, o que vale é que tenho aqui uma vizinha que as fisális crescem no terreno dela de forma espontânea debaixo de qualquer árvore, as aves realmente fazem um belíssimo trabalho na disseminação de sementes.

As minhas phisalis também sofreram muito com as fortes geadas de Janeiro, mas deixaram algum banco de sementes que já começou a responder com estes dias mais quentes de Março. :)

O meu araçá é que está difícil de recuperar... :unsure:
 
Última edição:

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Eh...fui eu que iniciei este tópico em 2009, já lá vão uns anitos! hehe
Bom, já agora faço um ponto da situação no meu jardim...comecei entre 2007 e 2012 a experimentar algumas plantas tropicais num jardim que tenho numa casa na Lagoa de Santo André..nessa altura informei-me bastante com o nosso colega do fórum, o Belem.
Era puto e a cena nunca correu muito bem...eram mais experiências a ver se resultavam, tentei coqueiros, tentei algumas plantas por estaquia e outras houve que comprei mas não davam porque eu passava menos tempo lá e faltava-lhes a água no Verão e outras vezes quando se iam aguentando por vezes ocorriam geadas e sem grandes cuidados as plantas acabavam por morrer.


Bom, agora que tenho mais tempo para estar por lá, desde há uns 3 anos que tenho tomado melhor conta do jardim e o ano passado investi em umas quantas árvores e plantas tropicais, agora que tenho a certeza que consigo tratar delas.
Tenho Monstera Deliciosa, Pitanga, Lichia, Banana da Madeira, Gengibre, Goiaba, Abacate, Lima, Cana de Açucar, Carissa Macrocarpa, Physalis e vou plantar uma Mangueira de semente já que ouvi que as Mangueiras enxertadas costumam dar-se pior, embora as "bravas" demorem vários anos a dar fruto.

Devo dizer que todas as plantas sobreviveram ao Inverno, em boas condições...tive uma geada com mínima de -1,0ºC ( a mais baixa que alguma vez registei lá no bairro em mais de 10 anos ) e houve danos em folhas mas nada de grave.

As condições climáticas do arco litoral Troia-Sines são bastante razoáveis, as plantas tropicais teem cerca de 8 meses de período de crescimento á vontade, e os invernos só são mais complicados nos vales e várzeas, sendo que em pontos onde não há acumulação de ar frio as noites são amenas e os dias até suficientemente quentes para permitir alguma atividade vegetativa mesmo nos meses mais frios.

Por experiência tenho reparado que as plantas tropicais começam a desenvolver-se a partir do momento em que as temperaturas médias diárias atingem os 13 a 16ºC, e o desenvolvimento torna-se pleno acima dos 18ºC, sendo que por essa altura ( geralmente de Maio a Outubro ) é precisa muita rega.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Eh...fui eu que iniciei este tópico em 2009, já lá vão uns anitos! hehe
Bom, já agora faço um ponto da situação no meu jardim...comecei entre 2007 e 2012 a experimentar algumas plantas tropicais num jardim que tenho numa casa na Lagoa de Santo André..nessa altura informei-me bastante com o nosso colega do fórum, o Belem.
Era puto e a cena nunca correu muito bem...eram mais experiências a ver se resultavam, tentei coqueiros, tentei algumas plantas por estaquia e outras houve que comprei mas não davam porque eu passava menos tempo lá e faltava-lhes a água no Verão e outras vezes quando se iam aguentando por vezes ocorriam geadas e sem grandes cuidados as plantas acabavam por morrer.


Bom, agora que tenho mais tempo para estar por lá, desde há uns 3 anos que tenho tomado melhor conta do jardim e o ano passado investi em umas quantas árvores e plantas tropicais, agora que tenho a certeza que consigo tratar delas.
Tenho Monstera Deliciosa, Pitanga, Lichia, Banana da Madeira, Gengibre, Goiaba, Abacate, Lima, Cana de Açucar, Carissa Macrocarpa, Physalis e vou plantar uma Mangueira de semente já que ouvi que as Mangueiras enxertadas costumam dar-se pior, embora as "bravas" demorem vários anos a dar fruto.

Devo dizer que todas as plantas sobreviveram ao Inverno, em boas condições...tive uma geada com mínima de -1,0ºC ( a mais baixa que alguma vez registei lá no bairro em mais de 10 anos ) e houve danos em folhas mas nada de grave.

As condições climáticas do arco litoral Troia-Sines são bastante razoáveis, as plantas tropicais teem cerca de 8 meses de período de crescimento á vontade, e os invernos só são mais complicados nos vales e várzeas, sendo que em pontos onde não há acumulação de ar frio as noites são amenas e os dias até suficientemente quentes para permitir alguma atividade vegetativa mesmo nos meses mais frios.

Por experiência tenho reparado que as plantas tropicais começam a desenvolver-se a partir do momento em que as temperaturas médias diárias atingem os 13 a 16ºC, e o desenvolvimento torna-se pleno acima dos 18ºC, sendo que por essa altura ( geralmente de Maio a Outubro ) é precisa muita rega.

Sejas bem-vindo Stormy de volta! Temos sentido a tua falta! :D
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)

PAIXÃO POR ÁRVORES DE FRUTO LEVA CASAL DE GAULESES A RADICAR-SE EM PORTUGAL



J.P. Brigand, um francês que tem um fascínio especial pelos jardins do Palácio Nacional de Queluz, conta na primeira pessoa a sua dedicação à produção de fruta.

Na sua propriedade com mais de quatro hectares, no litoral alentejano, planta numerosas fruteiras que, ao longo do tempo, foi dando a conhecer todos os meses nas páginas da revista Jardins. De origem francesa, J. P. Brigand e a mulher estabeleceram-se em Portugal há mais de 15 anos, atraídos pelo clima. Desde há uma dezena, dedicam-se à produção de frutas muitas das quais pouco conhecidas entre nós. O seu site é de consulta obrigatória.

Conheça agora a história de este apaixonado pelo cultivo de árvores de fruto, em discurso direto. «A cultura de árvores de frutos é uma atividade que me interessa desde sempre. Os meus avós tinham lindos pomares em França, onde passavam muito tempo. Adoro comida e comer frutas. As árvores frutíferas dão uma sensação de abundância. São bonitas para serem contempladas e uma atração para todos os nortistas (da Europa)», refere.


Tem cerca de 400 variedades de árvores de frutos na sua propriedade. Ao todo são, 160 de citrinos, 50 de romãs, algumas macieiras e uma coleção de frutas tropicais, além de um pomar do deserto. «Este ano, as minhas favoritas são os pistácios (Pistacia vera) que florescem pela primeira vez. Nozes de pistácios frescas são uma delícia», confessou em entrevista à publicação em 2011.
...
http://lifestyle.sapo.pt/vida-e-carreira/em-foco/artigos/paixao-por-arvores-de-fruto?pagina=1
 

cookie

Nimbostratus
Registo
20 Set 2014
Mensagens
1,224
Local
Azurara - Vila do Conde
Na zona de Mirandela os meus pais têm duas plantas de feijoa que dão muito fruto todos os anos. É fruto de outono e delicioso!! Na senhora da hora têm um abacateiro, a ver se este ano dá alguma coisa.
A minha avó já teve maracujás.

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui também já á entrada duma pequena quinta, 3 feijoas recentemente plantadas, que vieram substituir 2 palmeiras mortas, deixando os mesmos troncos, que foram "acimentados" para não se deteriorarem mais com o passar dos anos, servido assim como base para a colocação de vasos.
 

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,489
Local
Maceda (Ovar)
Tenho aqui em casa um abacateiro, para aí há 10 anos e nunca frutificou. Tenho também uma nespereira mas que infelizmente está a secar. Dá para plantar com os caroços?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Sejas bem-vindo Stormy de volta! Temos sentido a tua falta! :D

Hehe, obrigado...
Tenho andado por outras andanças a tomar conta do novo projecto que tenho, o BestWeather :)
 
  • Gosto
Reactions: MSantos