Exemplares de plantas tropicais em Portugal que se dão bem e frutificam



belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Os abacateiros requerem um clima bastante ameno, (sobretudo no inverno), abrigado das geadas e de ventos frios de Norte.
Nos arredores de Lisboa, sei que existem alguns abacateiros bem grandes (mas deve ser no Algarve, Açores e Madeira, onde devem crescer mais)..
 
  • Gosto
Reactions: frederico e Thomar

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por acaso temos um abacateiro em casa com uma altura considerável (2m) mas nunca deu fruto.

O abacateiro se for semeado de caroço, demora uns 7 anos a dar os primeiros abacates, já se for comprado num viveiro um abacateiro enxertado demora uns 3 ou 4 anos a dar frutos.
Os meus abacateiros ainda estão envasados, foram de caroço, que semeei em Maio, e já estão com mais de 50 cm. Aqui a minha zona é frequente ocorrerem muitas geadas, mas depois tenho de o abrigar, até ele já estar mais forte, e vigoroso.
 
  • Gosto
Reactions: frederico e Thomar

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,489
Local
Maceda (Ovar)
O abacateiro se for semeado de caroço, demora uns 7 anos a dar os primeiros abacates, já se for comprado num viveiro um abacateiro enxertado demora uns 3 ou 4 anos a dar frutos.
Os meus abacateiros ainda estão envasados, foram de caroço, que semeei em Maio, e já estão com mais de 50 cm. Aqui a minha zona é frequente ocorrerem muitas geadas, mas depois tenho de o abrigar, até ele já estar mais forte, e vigoroso.
Agora que disseste isso, até acho que já deve ter mais anos. Talvez uns 8-10?
 
  • Gosto
Reactions: frederico

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
O abacateiro se for semeado de caroço, demora uns 7 anos a dar os primeiros abacates, já se for comprado num viveiro um abacateiro enxertado demora uns 3 ou 4 anos a dar frutos.
Os meus abacateiros ainda estão envasados, foram de caroço, que semeei em Maio, e já estão com mais de 50 cm. Aqui a minha zona é frequente ocorrerem muitas geadas, mas depois tenho de o abrigar, até ele já estar mais forte, e vigoroso.

Mesmo em Plantas grandes a geada é mortal, houve aqui há uns anos 2 anos consecutivos quase sem geada, o abacateiro alcançou quase 1 metro de altura nesse intervalo. No ano seguinte todas as folhas e ramos ficaram queimados com o gelo, a partir daí a planta rebentou todos os anos a partir da raiz.
 
Registo
24 Ago 2016
Mensagens
18
Local
Oliveira do Bairro
Mesmo em Plantas grandes a geada é mortal, houve aqui há uns anos 2 anos consecutivos quase sem geada, o abacateiro alcançou quase 1 metro de altura nesse intervalo. No ano seguinte todas as folhas e ramos ficaram queimados com o gelo, a partir daí a planta rebentou todos os anos a partir da raiz.

Neste momento, na minha zona, estão a ser plantados pomares de uma variedade de abacate resistente ao frio (não sei qual a variedade).

De salientar que há uns 20 anos tivemos a "febre" do kiwi (até temos uma das grandes cooperativas do país, a Kiwicoop) e os kiwis, para frutificarem precisam de um período frio.

Apesar de termos sempre alguns dias de geada (temperatura mais baixa que registei foi de -5ºC, mas -2/-3ºC é usual) os pomares destes abacates não têm sofrido.
 
Registo
24 Ago 2016
Mensagens
18
Local
Oliveira do Bairro
Nos Açores chamamos capuchinhos, ou tomates de capuz às physalis. Lá no quintal da minha avó e no dos meus pais é praga, encostado aos muros, farta-se de dar fruto e faz-se uma compota deliciosa. Quando vim viver para Lisboa e vi à venda caixinhas com meia dúzia por balúrdios nem queria acreditar. E o maracujá roxo também, quando vi o preço fiquei O.o

Queria perguntar se alguém tem feijoa. Adoro o sabor e também é muito cara no supermercado, mas já ouvi dizer que uma única árvore dá centenas de frutos. Gostava de colocar a crescer em vaso um rebento ou outro para meter na terra mais tarde. Em troca tenho a rebentar maracujareiro de inverno. Também dá muitos frutos logo no segundo ou terceiro ano, um maracujá vermelho e doce a que nos Açores chamamos maracujá de inverno, maracujá do Brasil, tomate de inverno.. E cá já vi à venda como "tamarilho".

Por último, como se dá o araçá e a goiaba cá por terras do continente? Nos Açores dá-se muito bem e já pensei em trazer uns pés, mas não sei se terá futuro com pouca humidade e chuva. Alguém tem?

Feijoa e araçá, na minha zona (Distrito de Aveiro) dá-se muito bem e produz muito fruto (as sementes de araçá germinam em todo o lado, imagino que tenham uma certa tendência para ser invasivas :facepalm:) quanto às feijoas, não sei se as sementes germinam mas por alporquia (alporque) é fácil multiplicá-la.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Bem o meu hoby é mesmo esse, o cultivo de árvores de fruto raras. A produzir 3 feijoas, goiaba, abacate reed, vários tipos de araçás alguns em perigo de extinção, anona cherimoya, pequenos frutos como a aronia, framboesa-morango, goji, phisalis, tomatilho, jaltomato... ainda não estão a produzir as jaboticabeiras, bananeiras, maracujás de vários géneros, pitayas, uvaias, castanha da monguba, noz pecan, pawpaw, etc... Tenho amigos com colecções incríveis com expécimes quase únicos no mundo, oriundos principalmente do Brasil e a frutificar. Também existe um horto em Braga expecializado em árvores de fruto raras.

E estou-me a esquecer de montes delas...
 
Registo
24 Ago 2016
Mensagens
18
Local
Oliveira do Bairro
Bem o meu hoby é mesmo esse, o cultivo de árvores de fruto raras. A produzir 3 feijoas, goiaba, abacate reed, vários tipos de araçás alguns em perigo de extinção, anona cherimoya, pequenos frutos como a aronia, framboesa-morango, goji, phisalis, tomatilho, jaltomato... ainda não estão a produzir as jaboticabeiras, bananeiras, maracujás de vários géneros, pitayas, uvaias, castanha da monguba, noz pecan, pawpaw, etc... Tenho amigos com colecções incríveis com expécimes quase únicos no mundo, oriundos principalmente do Brasil e a frutificar. Também existe um horto em Braga expecializado em árvores de fruto raras.

E estou-me a esquecer de montes delas...

Eu gosto de plantas/árvores autóctones e planto-as na maioria dos terrenos mas no pomar, é quanto mais variedade melhor.

Assim, entre outras tenho, de fruto comestível:

Aronia spp
Amelanchier ovalis (autóctone)
Cornus mas (normal e de frutos amarelos)
Cornus kousa
Mespilus germanica
Lonicera caerulea var. kamtschatica
Hippophae rhamnoides
Crataegus azarolus
Sorbus domestica
Cydonia japonica
Prunus spinosa
Actinidia arguta
Citrus fortunella
Citrus hystrix
Lycium barbarum
Fuchsia spp
Annona cherimola
Litchi chinensis (jovem)

Feijoa (muita gente não sabe que a flor é comestível e adocicada; pode comer-se o fruto com a casca/pele)

Araçá (tenho o vermelho, banal em Portugal)

4 espécies de maracujá (duas delas ainda só semeadas)

Selenicereus megalanthus (pitaia amarela)

Para além de plantas como: baunilha, curcuma, cardamomo, Helianthus tuberosus, Oxalis tuberosa, Stachys affinis, Armoracia rusticana e Wasabia japonica...
 
  • Gosto
Reactions: belem

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Bem, araçás tenho o vermelho, o amarelo, preto, roxo, o morango e o araçá goiaba... nota-se que eu adoro araçás! Tenho ´6 goiabeiras de tipo diferente, uma árvore neem, lichia, 2 jaboticabeiras sabará grandinhas e mais 3 ainda pequenas de varios tipos, 3 sapotes brancos, 1 sapote verde, 1 lucuma, 1 mangueira, 2 finger limes, 1 limão doce...
 
  • Gosto
Reactions: belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Eu gosto de plantas/árvores autóctones e planto-as na maioria dos terrenos mas no pomar, é quanto mais variedade melhor.

Assim, entre outras tenho, de fruto comestível:

Aronia spp
Amelanchier ovalis (autóctone)
Cornus mas (normal e de frutos amarelos)
Cornus kousa
Mespilus germanica
Lonicera caerulea var. kamtschatica
Hippophae rhamnoides
Crataegus azarolus
Sorbus domestica
Cydonia japonica
Prunus spinosa
Actinidia arguta
Citrus fortunella
Citrus hystrix
Lycium barbarum
Fuchsia spp
Annona cherimola
Litchi chinensis (jovem)

Feijoa (muita gente não sabe que a flor é comestível e adocicada; pode comer-se o fruto com a casca/pele)

Araçá (tenho o vermelho, banal em Portugal)

4 espécies de maracujá (duas delas ainda só semeadas)

Selenicereus megalanthus (pitaia amarela)

Para além de plantas como: baunilha, curcuma, cardamomo, Helianthus tuberosus, Oxalis tuberosa, Stachys affinis, Armoracia rusticana e Wasabia japonica...

Que lista tão impressionante!

A Prunus spinosa não é considerada autóctone?
 
  • Gosto
Reactions: jonas