Exemplares de plantas tropicais em Portugal que se dão bem e frutificam

Cinza

Cumulus
Registo
19 Set 2017
Mensagens
276
Local
Vila do Conde
Mais umas fotos dos meus frutinhos pouco comuns. Frutos e planta do ugni mollinae e da murta.
5d5253273a0669ad72050d522d33f667.jpg
196149284b6aa11d51aa8985e453d446.jpg
a18c5e70ae3dbfbf0083845344c8d23a.jpg
4fce2a790a7386848102d219d39fae91.jpg


Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk

:palmas::palmas: Realmente que enorme variedade de árvores possui. Cada uma mais bonita que a outra e a fruta tem cá um aspecto delicioso:)
Passa o ano sem necessidade de comprar fruta??;)
 


luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
:palmas::palmas: Realmente que enorme variedade de árvores possui. Cada uma mais bonita que a outra e a fruta tem cá um aspecto delicioso:)
Passa o ano sem necessidade de comprar fruta??;)
Obrigado! Ainda não. Estão a começar a dar agora, mas a maioria das árvores ou plantas ainda é pequena. Esta ugni pode ser plantada em vaso... com sorte já se compra por cá.
 
  • Gosto
Reactions: remember e Cinza

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Obrigado! Ainda não. Estão a começar a dar agora, mas a maioria das árvores ou plantas ainda é pequena. Esta ugni pode ser plantada em vaso... com sorte já se compra por cá.

Estou exactamente na mesma situação do que tu @luismeteo3, as árvores que tenho são todas ainda muito recentes, mas espero que daqui por 2 anos já ter a produção em pleno.
A minha ideia é também comprar cada vez menos alimentos, a não ser aqueles que a terra aqui não dá ou não se consegue produzir mesmo.
No final do inverno, vão ser mais umas dezenas de árvores que vão para a terra.
 
Última edição:

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Estás exactamente na mesma situaçãp do que @luismeteo3, as árvores que tenho são todas ainda muito recentes, mas espero que daqui por 2 anos já ter a produção em pleno.
A minha ideia é também comprar cada vez menos alimentos, a não ser aqueles que a terra aqui não dá ou não se consegue produzir mesmo.
No final do inverno, vão ser mais umas dezenas de árvores que vão para a terra.
A tua aposta é mais em variedades de cá não é?
 
  • Gosto
Reactions: remember e Cinza

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A tua aposta é mais em variedades de cá não é?

Sim é, não tenho muito boa experiencia com árovores tropicais, pois tinha plantado um abacateiro recentemente, até que veio uma forte geada, e ficou totalmente queimado até á raiz.
Até porque as minha árvores são essencialmente para autoconsumo, e o excedente seguirá para revenda, para o mercado local, ou mesmo para lojas especializadas em Lisboa.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Sim é, não tenho muito boa experiencia com árovores tropicais, pois tinha plantado um abacateiro recentemente, até que veio uma forte geada, e ficou totalmente queimado até á raiz.
Até porque as minha árvores são essencialmente para autoconsumo, e o excedente seguirá para revenda, para o mercado local, ou mesmo para lojas especializadas em Lisboa.
Esse é exactamente o meu plano, mas com árvores de fruto diferentes. Também estou a pensar produzir algumas árvores de fruto diferentes para venda, como os abacateiros mexicanos resistentes ao frio extremo, o pawpaw ou asimina triloba e as limas caviar.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Esse é exactamente o meu plano, mas com árvores de fruto diferentes. Também estou a pensar produzir algumas árvores de fruto diferentes para venda, como os abacateiros mexicanos resistentes ao frio extremo, o pawpaw ou asimina triloba e as limas caviar.

Sim, também me parece ser uma boa ideia, como eu costumo dizer, eu gosto de deixar os terrenos melhores do que aquilo que eu encontrei, pois antes poucas árvores tinham.
Agora a inicar em breve tenho para fazer a criação de uma galeria ripícola, com 50 metros de extensão, e a gestão de mais um terreno, com 1,5 ha com olival tradicional.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Sim, também me parece ser uma boa ideia, como eu costumo dizer, eu gosto de deixar os terrenos melhores do que aquilo que eu encontrei, pois antes poucas árvores tinham.
Agora a inicar em breve tenho para fazer a criação de uma galeria ripícola, com 50 metros de extensão, e a gestão de mais um terreno, com 1,5 ha com olival tradicional.
Pois, mas o meu terreno é só de 3500m2 onde tenho a casa implantada... com um pequeno olival e vinha implantada não resta muito espaço. Mas do pouco se faz muito! :D
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Pois, mas o meu terreno é só de 3500m2 onde tenho a casa implantada... com um pequeno olival e vinha implantada não resta muito espaço. Mas do pouco se faz muito! :D

Sim, eu o terreno onde trabalho todos os dias, que é o da casa, tem 5000 m2, depois tenho outra zona de vale, onde tenho a horta com mais 5000 m2, e com olival também.
É verdade por vezes não é preciso ter grandes terrenos para se fazer muita coisa, basta gerir a terra com eficácia e sustentabilidade, para se conseguir boas produções.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Pessoal deixo aqui uma dica... quando tiverem a sorte de ver jaboticabeiras à venda não hesitem! Vai ser um investimento a médio ou longo prazo mas vai valer a pena... pelo menos é uma jóia que fica para os vossos filhos e netos! Sabor maravilhoso, look incrivelmente exótico e nutricionalmente excelente! Vai durar por muitas gerações... :D

pe-de-jabuticaba-produzindo-80-anos-D_NQ_NP_665501-MLB20362240330_072015-F.jpg


jabuticaba_hibrida_2_g.jpg
Fantástica! Nunca tinha visto a árvore, é mesmo qualquer coisa de especial :w00t:
Olá Pedro! Sim é dessas. Elas ainda na árvore abrem a parte de fora e ficam logo limpas, e são enormes. Também tenho uma nogueira de nozes vermelhas e 3 aveleiras, duas normais e uma de jardim de folhas rubras.

hat-oc-cho-do-1kg.jpg
Nozes vermelhas? :intrigante: As coisas que tu conheces... que espécie de nogueira é? Sabes?
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Pois, mas o meu terreno é só de 3500m2 onde tenho a casa implantada... com um pequeno olival e vinha implantada não resta muito espaço. Mas do pouco se faz muito! :D

Sim, eu o terreno onde trabalho todos os dias, que é o da casa, tem 5000 m2, depois tenho outra zona de vale, onde tenho a horta com mais 5000 m2, e com olival também.
É verdade por vezes não é preciso ter grandes terrenos para se fazer muita coisa, basta gerir a terra com eficácia e sustentabilidade, para se conseguir boas produções.

Parabéns, aos dois é bom ver a malta voltar à "terra"... delicio-me a ver estas fotos, porque a minha infância foi muito ligada à terra:thumbsup::palmas:
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Última edição:

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Fantástica! Nunca tinha visto a árvore, é mesmo qualquer coisa de especial :w00t:

Nozes vermelhas? :intrigante: As coisas que tu conheces... que espécie de nogueira é? Sabes?
Em relação à jaboticabeira existem árvores adultas em produção em Braga, Porto e zona de Aveiro em jardins particulares. Tens um horto em Braga especializado em frutíferas tropicais com várias variedades de jaboticaba para venda https://pt-pt.facebook.com/SitioDasFrutasRaras/ ... prepara-te que são caras mas vale a pena!

Pareces desconfiado em relação ás nozes vermelhas... não é photoshop! :lol: já comi e são boas.
As nozes vermelhas são da variedade Sychrow. http://www.maiolifruttiantichi.it/ep2909/noce-rossa-sychrow-d-innesto/
 
  • Gosto
Reactions: Cinza e remember

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)