Exemplares de plantas tropicais em Portugal que se dão bem e frutificam

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
É fascinante! A variedade cara cara é outra mutação natural... depois outras como a toranja, pomelo, etc são cruzamentos naturais.

É mesmo, todo o reino vegetal, tem muito, para nos ensinar, eu que trabalho diarimente com vários tipos de plantas e cada dia, consigo descobrir sempre algo de novo, e também a observação de campo, acompanhaemento do crescimento, ao longo da sua etapa, conta muito também.
 
  • Gosto
Reactions: rick80 e luismeteo3


luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Continuando o assunto dos citrinos diferentes, aqui está uma plantinha de dekopon. É uma tangerina japonesa que dizem ser o melhor citrino do mundo. Não existe na Europa...

693dc4a760cf6da70d87e00e880afd22.jpg


3a7d7cf5d1765934437bf80539961bf7.jpg


16759976536_90aa753f0e_b.jpg


Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Continuando o assunto dos citrinos diferentes, aqui está uma plantinha de dekopon. É uma tangerina japonesa que dizem ser o melhor citrino do mundo. Não existe na Europa...

693dc4a760cf6da70d87e00e880afd22.jpg


3a7d7cf5d1765934437bf80539961bf7.jpg


16759976536_90aa753f0e_b.jpg


Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk

Olhando pelas foto, a tangerina, parace-me muito bem, com um bom aspecto, quanto aí ao crescimento das tuas futuras árvores, estão no bom caminho, mandas-te vir as sementes, e fizeste tu mesmo a sua germinação.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Olhando pelas foto, a tangerina, parace-me muito bem, com um bom aspecto, quanto aí ao crescimento das tuas futuras árvores, estão no bom caminho, mandas-te vir as sementes, e fizeste tu mesmo a sua germinação.
Olá Pedro tudo bem? Foi um presente fabuloso de um amigo americano. Elas usualmente não têm sementes mas raramente lá vem uma... então ele enviou-me essa semente. As plantinhas de semente vêm sempre iguais à mãe. Uma verdadeira raridade pois não existe na Europa!!! :D
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Olá Pedro tudo bem? Foi um presente fabuloso de um amigo americano. Elas usualmente não têm sementes mas raramente lá vem uma... então ele enviou-me essa semente. As plantinhas de semente vêm sempre iguais à mãe. Uma verdadeira raridade pois não existe na Europa!!! :D

Eu gosto muito de semear, e obter árvores desse género, e tenho uma óptimas experiencias, principalmente de árvores de fruto, quando toda a gente diz, que depois tens de enxertar se não, nunca vai dar fruto, ou então será pequeno demais, eu tenho um pessegueiro semeado, por mim, de caroço, aqui mesmo á frente da casa, ainda é relativamente novo, tem uns 4 anos, mas dá uns pessegos amarelos muito bons, e ele é muito mais resistente á lepra, e pouca rega leva, durante o verão.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Eu gosto muito de semear, e obter árvores desse género, e tenho uma óptimas experiencias, principalmente de árvores de fruto, quando toda a gente diz, que depois tens de enxertar se não, nunca vai dar fruto, ou então será pequeno demais, eu tenho um pessegueiro semeado, por mim, de caroço, aqui mesmo á frente da casa, ainda é relativamente novo, tem uns 4 anos, mas dá uns pessegos amarelos muito bons, e ele é muito mais resistente á lepra, e pouca rega leva, durante o verão.
Eu estou a pensar depois enxertar em limoeiro ou outra variedade porta enxerto...
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Eu estou a pensar depois enxertar em limoeiro ou outra variedade porta enxerto...

Claro que sim, e fazes muito bem, eu também gosto muito da técnica de enxertia, até é uma das formas de ter vários tipos de citrinos, por exemplo, inseridos numa só árvore, não tenho nada contra esta excelente técnica.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Claro que sim, e fazes muito bem, eu também gosto muito da técnica de enxertia, até é uma das formas de ter vários tipos de citrinos, por exemplo, inseridos numa só árvore, não tenho nada contra esta excelente técnica.
Até porque quero começar a fazer árvores de dekopon e começar a vender... é uma pena a Europa não poder ter o melhor citrino do mundo! ;)
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
mas isso não degenera a experiencia que tenho com árvores de fruto é que de semente nunca sai a planta mãe, gosto de experimentar com macieira volta e meia sai uma doce mas a maioria é igual as selvagens pequenas e sem sabor
Depende. Nos citrinos existem variedades nucelares e outras não, ou seja numas variedades a semente produz uma planta igual à mãe e noutras variedades isso não acontece. O dekopon é nucelar.