MSantos
Moderação
Assim começa um incêndio junto a um linha eléctrica da EDP.
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=972938479578537&id=100005871816481
Uma das ignições que originou o incêndio de Pedrogão Grande terá começado assim!
Assim começa um incêndio junto a um linha eléctrica da EDP.
Duvido que isso seja culpa da EDP. Em linhas aéreas de média, alta e muito alta tensão, existem limites legais para as limpezas à volta das linhas e que são cumpridos porque aquela zona passa a ser controlada pela EDP/REN.Assim começa um incêndio junto a um linha eléctrica da EDP.
Em linhas aéreas de média, alta e muito alta tensão, existem limites legais para as limpezas à volta das linhas e que são cumpridos porque aquela zona passa a ser controlada pela EDP/REN.
Atenção que essa limpeza só é obrigatória caso exista um PMDFCI(Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios) aprovado.
Por isso mesmo é que muito dificilmente podem imputar qualquer responsabilidade à EDP Distribuição no caso de Pedrogão, pois de uma forma ilegal a CM não tinha um PMDFCI. E se não me engano assim continua, o que so atesta a incompetência de quem dirige aquela CM.
Achas uma faixa de gestão de combustivel com material triturado no chão efetiva para mitigar a propagação de um incêndio?Porque não promover a trituração de resíduos em vez da queima? Os nossos solos precisam de matéria orgânica e não de mais cinzas. Já estive a estudar essa solução para a enorme quantidade de resíduos que tenho tirado de um terreno que adquiri recentemente (não era limpo à uns 40 anos ). Um triturador como deve ser é caro e contratando o serviço é a 40 euros à hora. Incentivos são 0!
Do que tenho visto ganho mais a ir pro café beber copos e mandar postas de pescada!
Porque não promover a trituração de resíduos em vez da queima? Os nossos solos precisam de matéria orgânica e não de mais cinzas. Já estive a estudar essa solução para a enorme quantidade de resíduos que tenho tirado de um terreno que adquiri recentemente (não era limpo à uns 40 anos ). Um triturador como deve ser é caro e contratando o serviço é a 40 euros à hora. Incentivos são 0!
Do que tenho visto ganho mais a ir pro café beber copos e mandar postas de pescada!
Respondendo á tua questão, no ano passado vi uma grande incendio agrícola, e com uma força brutal, ardendo um vale de carvalhos, em que as labaredas subiram até as copas com mais de 5 metros de altura.Achas uma faixa de gestão de combustivel com material triturado no chão efetiva para mitigar a propagação de um incêndio?

Não foi hoje (foi ontem), mas acho uma ótima ideia o que fizeram. Andaram com cabras (e ovelhas) para "cortar a relva" da parte florestal à frente da minha casa. Desde que a gestão da CM de Almada mudou, a gestão dos terrenos florestais melhorou imenso, na minha opinião. A erva, após tantos anos, finalmente cresceu nos antigos depósitos ilegais de entulhos, feitos pelos construtores quando arranjaram as ruas aqui do Bairro.
PS: Alguém sabe como posso transferir imagens para aqui a partir do telemóvel. Não dá com o Flickr, não dá com o Imgur. Tentei com o thycimage, mas também não deu.
Dá de certeza com o computador, que eu sei!![]()
A forma mais fácil de publicares fotos do telemóvel para o fórum é instalares o Tapatalk, a partir dai consegues partilhar directamente da galeria, se for no PC ,sem dúvida que o melhor é o Imgur! Espero ter ajudadoNão foi hoje (foi ontem), mas acho uma ótima ideia o que fizeram. Andaram com cabras (e ovelhas) para "cortar a relva" da parte florestal à frente da minha casa. Desde que a gestão da CM de Almada mudou, a gestão dos terrenos florestais melhorou imenso, na minha opinião. A erva, após tantos anos, finalmente cresceu nos antigos depósitos ilegais de entulhos, feitos pelos construtores quando arranjaram as ruas aqui do Bairro.![]()
PS: Alguém sabe como posso transferir imagens para aqui a partir do telemóvel. Não dá com o Flickr, não dá com o Imgur. Tentei com o thycimage, mas também não deu.
Dá de certeza com o computador, que eu sei!![]()

Finalmente consegui pôr as imagens!
![]()
Vista para nordeste
![]()
Vista para este
![]()
Vista para sul