Floresta portuguesa e os incêndios

Tópico em 'Biosfera e Atmosfera' iniciado por frederico 20 Jul 2010 às 22:23.

1. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Sto. Estêvão (Benavente) Monte da Barca (Coruche)
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Scan_Ferr

Scan_Ferr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Ago 2010
    Local:
    Maceda (Ovar)
    Duvido que isso seja culpa da EDP. Em linhas aéreas de média, alta e muito alta tensão, existem limites legais para as limpezas à volta das linhas e que são cumpridos porque aquela zona passa a ser controlada pela EDP/REN.

No caso da baixa tensão, que eu saiba, não há limites de limpeza e isso suponho que seja assegurado pelos proprietários dos terrenos. Outra coisa que não me passa pela cabeça são essas pessoas que vêem os eucaliptos em cima dos cabos e só se lembram de informar quando o problema se dá.

dahon e Pedro gostaram disto.
  3. dahon

dahon
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    1 Mar 2009
    Local:
    Viseu(530m)/Coimbra
    Atenção que essa limpeza só é obrigatória caso exista um PMDFCI(Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios) aprovado.
    Por isso mesmo é que muito dificilmente podem imputar qualquer responsabilidade à EDP Distribuição no caso de Pedrogão, pois de uma forma ilegal a CM não tinha um PMDFCI. E se não me engano assim continua, o que so atesta a incompetência de quem dirige aquela CM.

4. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Sto. Estêvão (Benavente) Monte da Barca (Coruche)
    Há várias Câmaras nessa situação sem terem PMDFCI aprovado... Uma grande irresponsabilidade, que só não é punida nas eleições autárquicas porque vivemos num País de bananas... Interessa é haver foguetório nas festas (de verão) e concertos do Tony Carreira.

#1849 MSantos, 28 Mar 2019 às 10:49
    Última edição: 28 Mar 2019 às 12:47
    Pedro1993, Pedro e dahon gostaram disto.
  5. trovoadas

trovoadas
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    3 Out 2009
    Local:
    loule-caldeirao
    Porque não promover a trituração de resíduos em vez da queima? Os nossos solos precisam de matéria orgânica e não de mais cinzas. Já estive a estudar essa solução para a enorme quantidade de resíduos que tenho tirado de um terreno que adquiri recentemente (não era limpo à uns 40 anos ). Um triturador como deve ser é caro e contratando o serviço é a 40 euros à hora. Incentivos são 0!
    Do que tenho visto ganho mais a ir pro café beber copos e mandar postas de pescada!

MSantos e luismeteo3 gostaram disto.
  6. AJB

AJB
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Mar 2009
    Local:
    Baião
    Achas uma faixa de gestão de combustivel com material triturado no chão efetiva para mitigar a propagação de um incêndio?

7. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    É bem verdade o que dizes, eu sou apologista, e faço já á vários anos, a trituração de sobrantes, em terrenos agrícolas sou totalmente a favor.
    Fico com estilha para colocar na pilha de 3 toneladas de composto, para aplicar em redor das árvores de fruto, e nos canteiros das hortícolas, e consigo criar assim um solo vivo, sem utilizar adubos químicos.

Respondendo á tua questão, no ano passado vi uma grande incendio agrícola, e com uma força brutal, ardendo um vale de carvalhos, em que as labaredas subiram até as copas com mais de 5 metros de altura.
    E posso dizer que o fogo, passou com uma velocidade incrivel em terrenos com restolho, em que o pasto já tinha sido enfardado, e tinha 2 a 3 centimetros de altura.
    Arderam aqui 10 ha, e só não foi pior devido ás dezenas de descargas de 2 MA, e de mais de 120 operacionais, mobilzados em 1 hora.
    E ainda hoje estou para saber quem foi o idiota que pegou fogo, e ainda consegui incriminar vários trabalhadores que construiam um ETAR, onde eles soldavam ferro, a mais de 4 metros de profundidade.
    O material teria de ser tritura logo no outono, para dar tempo de já estar totalmente em decomposição na época dos fogos.
    Ainda hoje andei a levar estilha, com cerca de 6 meses em pilha, para colocar nas árvores, e a humidade no seu interior é de 100 %, e já "virou" húmus.

8. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    Não foi hoje (foi ontem), mas acho uma ótima ideia o que fizeram. Andaram com cabras (e ovelhas) para "cortar a relva" da parte florestal à frente da minha casa. Desde que a gestão da CM de Almada mudou, a gestão dos terrenos florestais melhorou imenso, na minha opinião. A erva, após tantos anos, finalmente cresceu nos antigos depósitos ilegais de entulhos, feitos pelos construtores quando arranjaram as ruas aqui do Bairro. :)

PS: Alguém sabe como posso transferir imagens para aqui a partir do telemóvel. Não dá com o Flickr, não dá com o Imgur. Tentei com o thycimage, mas também não deu.
    Dá de certeza com o computador, que eu sei! :)

9. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Também gosto de observar com regularidade o trabalho dos únicos dois pastores aqui próximos de mim, e de facto as cabras e ovelhas, conseguem fazer um bom controlo de vegetação, isto para além de ainda consegirem abrirem caminhos, ous chamados "carreiros de cabras", que acabam por ter a sua importancia, alguns desses até se conseguem ver ao longo de quilómetros atraves do Google Maps.
    Olha quanto ás fotos, eu antes usava o TinyPic, mas tinha de transferir atraves de cabo para o pc, agora apenas tiro a foto, e envio para onedrive, se tiveres mail, do Outlook, ou Gmail, tens a cloud, e depois basta copiares a foto para o fórum.

10. Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    23 Jul 2015
    Local:
    Azeitão/Sesimbra
    A forma mais fácil de publicares fotos do telemóvel para o fórum é instalares o Tapatalk, a partir dai consegues partilhar directamente da galeria, se for no PC ,sem dúvida que o melhor é o Imgur! Espero ter ajudado

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

#1856 Ricardo Carvalho, 20 Abr 2019 às 00:03
    Última edição: 20 Abr 2019 às 07:52
    "Charneca" Mundial gostou disto.
  11. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    Finalmente consegui pôr as imagens! :)

Vista para nordeste

Vista para este

Vista para sul

Pedro1993 gostou disto.
  12. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Que bonitas e ovelhas e seus borregos, ainda, para mais a passarem aí ao lado dos carros, fazem um bom contraste, agora é que o mato fica todo limpinho.

"Charneca" Mundial gostou disto.
  13. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Está agora mesmo a dar uma reportagem, na SIC, que se chama o contrafogo sem regras em Portugal, é um tema que ainda é pouco falado no nosso país, ou nas televisões.

Pedro, CptRena e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  14. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    E mesmo com temperaturas na ordem dos 30ºC, e com evaporação superior a 4 mm por dia, não sei como é que ainda é condedida autorização para queima de sobrantes, pelo andar da carruagem, e com esta nova lei, só falta dizer que também vão dar autorização ao longo do verão.
    Depois admiram-se do elevado número de ocorrencias, devido a este focos de incendios.
    Lá está, quem está num escritório, em frente a um computador, e no fresco de um ar condicionado, não sabe o calor que faz cá fora.

Ricardo Carvalho gostou disto.

Partilhar esta Página