Floresta portuguesa e os incêndios

já percebi a falha de comunicação, estamos a comentar relatórios diferentes, um independente outro encomendado pelo governo, mas fica a pergunta, aquela hora não havia praticamente vento, porque haveriam linhas eléctricas de colidir assim do nada?

nao é preciso ler relatório basta ver as imagens satélite para perceber que o @criz0r estava a inverdar,
ou não estava lá ou se estivesse bastava olhar para leste ou sudeste que via grandes nuvens desenvolvimento vertical, se estava lá distraido e não viu não pode afirmar o que afirmou da forma que o fez, 100km... qual é o objectivo de se estar a mentir neste assunto?

Suomi NPP 13:42utc

JsoTAn0.jpg

https://lance.modaps.eosdis.nasa.go...gle.cgi?image=VNBCRI1M4M3_I.A2017168.1342.jpg

AQUA 13:45utc

nzzV2tH.jpg

https://lance.modaps.eosdis.nasa.go...fl2_143.A2017168134500-2017168135000.250m.jpg

a estranheza sobre isso é se é mesmo possivel uma descarga ter ocorrido na linha de tensão a sudeste e desencadeado o incendio, se for possivel isso seria uma lição para muita gente, nem a PJ deveria ter corrido anunciar em 24 horas um raio aonde não havia nuvens sem primeiro consultar outras entidades, nem os cepticos disso deveriam ter afirmado categoricamente que era impossivel, ter-se-ia evitado muita sujeira, às vezes pode haver outras explicações, até mesmo o vento e os cabos de alta tensão

Eu gosto pouco de falar em impossibilidades, mas como Eng. Electrotécnico da área de Energia posso garantir que uma descarga atmosférica não vai causar arcos ou descargas á terra a 100 ou mais de Kms de distância. Muito menos numa linha de MT. Podem esquecer essa teoria. Há vários tipos de protecções que actuam no sentido de mitigar essa propagação.

A CM de Pedrogão, e não só é que deviam ter cumprido o seu de ver e ter implementado o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios para obrigar a EDP a proceder ás limpezas. Com isto não descarto culpas à EDP.
Contudo falando do que conheço no concelho de Viseu foi implementado o PMDFCI e todas as linhas de MT e AT tem a faixa de segurança limpa.

Dahon, eu também acho estranho e referi isso logo de inicio.
Mas não tenho conhecimento tecnico para dizer uma coisa ou outra e dos cabos colidirem é ainda mais rebuscada

Outra coisa que chateia e magoa muito é a teoria de que as pessoas morreram porque foram estupidas ao fugir de casa, a maioria morreu na estrada
Assim é, especialmente dramatico de deixar qualquer um destroçado em lágrimas os casos em que familias fugiram porque não queriam que os filhos sentissem o panico e desorientação que sentiam, mas se arderam centenas de casas não existe aqui uma envieasada correlação?

@Gong vamos lá com calminha que ainda não nos conhecemos. Não é necessário registar contas alternativas para desatar a insultar o pessoal. Isso é estupidez pura.

No dia e hora que ocorreu essa ignição recordo-me de verificar o radar do IPMA e não mostrava qualquer actividade eléctrica nem no blitzortung. E no próprio Sat24 não mostrava qualquer Cumulonimbo. A maior parte das descargas estavam centradas na região de Portalegre que posteriormente evoluiram para o Litoral. Há relatos disso no tópico em questão.

As árvores nas imediações do suposto local de origem quase que tocam nos cabos elétricos, sendo possível que em períodos de vento como a altura em que se deu a ignição, os seus ramos embatam nas linhas elétricas. Há vários indícios de que as árvores terão tocado nestes cabos várias vezes porque apresentam várias zonas queimadas perto dos cabos. Perante esta possibilidade, no Subcapítulo 5.8 é feita uma análise específica à probabilidade de o incêndio de Escalos Fundeiros ter sido causado por uma descarga elétrica."

@MSantos não duvidando de forma alguma da situação que mencionas-te, consigo acreditar mais nesta teoria descrita acima. Mas sou um leigo nessa matéria e não vou opinar sobre isso.

já percebi a falha de comunicação, estamos a comentar relatórios diferentes, um independente outro encomendado pelo governo, mas fica a pergunta, aquela hora não havia praticamente vento, porque haveriam linhas eléctricas de colidir assim do nada?

Pode haver vento local, porque não? Um pequeno redemoinho de vento, por exemplo, é suficiente para agitar uma árvore.

Fenómenos a essa escala tão "micro" não são observáveis, fora do local.

Pode haver vento local, porque não? Um pequeno redemoinho de vento, por exemplo, é suficiente para agitar uma árvore.

Fenómenos a essa escala tão "micro" não são observáveis, fora do local.

Claro que pode haver, mas acredite nisso se quiser.

@Gong vamos lá com calminha que ainda não nos conhecemos. Não é necessário registar contas alternativas para desatar a insultar o pessoal. Isso é estupidez pura.

Calminha você, a não ser que se sinta tocado porque mentiu?
Pus aí as imagens de satélite que mostram muitas nuvens de desenvolvimento vertical a leste.
Você é que afirmou isto, não fui eu:

"Lembro-me perfeitamente desse dia da tragédia, não havia nuvens de desenvolvimento vertical sequer perto do local e na hora onde ocorreu a suposta ignição."

Volto a fazer a mesma pergunta, aonde estava nesse dia aquela hora para afirmar o que afirmou?

Já há dias você tentou desacreditar uma mensagem de fb de uma pessoa que estava no terreno a ajudar pessoas em Arganil, o membro que a colocou deixou pouco depois o link a atestar a veracidade e você depois nem pediu desculpa

1º Raio detectado ás 14h:50 locais, as células centravam-se sobre o Distrito de Portalegre em progressão para o Litoral.

ORJdVLH.jpg

A PROCIV registou o incêndio ás 14h50m, o que significa que já estava arder antes disso. Quem sabe, algum raio não detectado ? Não sei, definitivamente algo que tem de ser estudado. Existem muitas contradições nesta história.

SflkTX4.jpg

F54x2P8.jpg

Vou recapitular, ás 14h e 50 não havia nuvens de desenvolvimento vertical sobre aquela área. Estariam a progredir rapidamente de Leste->Oeste do Distrito de Portalegre para o Litoral. Se foi algum raio isolado não detectado pelo IPMA não sei, mas a ignição deste incêndio permanece uma incógnita na minha opinião.

Já há dias você tentou desacreditar uma mensagem de fb de uma pessoa que estava no terreno a ajudar pessoas em Arganil, o membro que a colocou deixou pouco depois o link a atestar a veracidade e você depois nem pediu desculpa

?

Dahon, eu também acho estranho e referi isso logo de inicio.
Mas não tenho conhecimento tecnico para dizer uma coisa ou outra e dos cabos colidirem é ainda mais rebuscada

Outra coisa que chateia e magoa muito é a teoria de que as pessoas morreram porque foram estupidas ao fugir de casa, a maioria morreu na estrada
Assim é, especialmente dramatico de deixar qualquer um destroçado em lágrimas os casos em que familias fugiram porque não queriam que os filhos sentissem o panico e desorientação que sentiam, mas se arderam centenas de casas não existe aqui uma envieasada correlação?

Anda ai muita confusão.
Antes os cabo tivessem tocado entre eles, aí o curto-circuito seria fase-fase e não ocorreria descarga á terra.
Não é por acaso que eu falei na dilatação dos cabos devido ao calor e por consequência a redução da distância das linhas ao solo(o arco da linha fica mais pronunciado). Bastava haver vegetação que em condições normais não estivesse em contacto com a linha mesmo com vento mas com a redução da distância ao solo esse contacto pode ter ocorrido com ou sem vento.

• Gosto
Reactions: criz0r
@Gong pegue nos óculos e olhe para esse mapa em cima. Escuso sequer de perder o meu tempo a ir buscar mais dados.

Eu tenho esses dados todos em raw que analisei durante muitas semanas
Viu ou não viu nuvens de desenvolvimento vertical nessa tarde como disse que viu?
Como não responde não vou prolongar o assunto para não incomodar a moderação.
E não pessoalize, estamos todos aqui pelo mesmo, evitar que um dia isto aconteça de novo, mas se se falseia a realidade que podemos aprender com ela?
O que vou referir pode parecer tétrico mas esta época de fogos produziu milhares de gigabytes de dados, cabe-nos a nós descodificá-los e utiliza-los para evitar tragédias no futuro.
Essa é a única verdadeira homenagem que podemos deixar às vítimas, aprender com os dados e os erros.

Começo a achar que escolhi a profissão errada e devia ter optado por Professor de Línguas.

Viu ou não viu nuvens de desenvolvimento vertical nessa tarde como disse que viu?

Vou recapitular, ás 14h e 50 não havia nuvens de desenvolvimento vertical sobre aquela área. Estariam a progredir rapidamente de Leste-Oeste do Distrito de Portalegre para o Litoral

E não pessoalize, estamos todos aqui pelo mesmo, evitar que um dia isto aconteça de novo

Absolutamente de acordo, no entanto não fui eu que me registei num Fórum de Meteorologia e entrei aqui a matar. Os dados estão à vista.

• Gosto
Reactions: joselamego
Está mais ou menos evidente para todos que afinal mentiu ... mais uma vez.

Dia 19 Outubro, às 11:46 escrevia você:
https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-incendios-2017.9144/page-348#post-630717
«Sim, vai haver muito oportunismo/sensacionalismo de parte a parte nos próximos tempos. Não dou muita credibilidade a esses post's nas redes sociais e duvido muito da veracidade disso. Espero não estar enganado.»

Às 11:52, apenas 6 minutos depois a pessoa que pôs o link do facebook para a pessoa que estava a ajudar no terreno que comprovava que era verdade.
Você nunca chegou sequer a comentar a adenda.

Tal como estava muito indignado pelos fogos de Mação em que partilhou muitas fotografias mas nunca esboçou sequer um pequeno comentário perante as notícias que davam conta que foram desviados de Mação 30 viaturas e 100 homens num momento crítico.