MSantos
Moderação
já percebi a falha de comunicação, estamos a comentar relatórios diferentes, um independente outro encomendado pelo governo, mas fica a pergunta, aquela hora não havia praticamente vento, porque haveriam linhas eléctricas de colidir assim do nada?
nao é preciso ler relatório basta ver as imagens satélite para perceber que o @criz0r estava a inverdar,
ou não estava lá ou se estivesse bastava olhar para leste ou sudeste que via grandes nuvens desenvolvimento vertical, se estava lá distraido e não viu não pode afirmar o que afirmou da forma que o fez, 100km... qual é o objectivo de se estar a mentir neste assunto?
Suomi NPP 13:42utc
![]()
https://lance.modaps.eosdis.nasa.go...gle.cgi?image=VNBCRI1M4M3_I.A2017168.1342.jpg
AQUA 13:45utc
![]()
https://lance.modaps.eosdis.nasa.go...fl2_143.A2017168134500-2017168135000.250m.jpg
a estranheza sobre isso é se é mesmo possivel uma descarga ter ocorrido na linha de tensão a sudeste e desencadeado o incendio, se for possivel isso seria uma lição para muita gente, nem a PJ deveria ter corrido anunciar em 24 horas um raio aonde não havia nuvens sem primeiro consultar outras entidades, nem os cepticos disso deveriam ter afirmado categoricamente que era impossivel, ter-se-ia evitado muita sujeira, às vezes pode haver outras explicações, até mesmo o vento e os cabos de alta tensão
As árvores nas imediações do suposto local de origem quase que tocam nos cabos elétricos, sendo possível que em períodos de vento como a altura em que se deu a ignição, os seus ramos embatam nas linhas elétricas. Há vários indícios de que as árvores terão tocado nestes cabos várias vezes porque apresentam várias zonas queimadas perto dos cabos. Perante esta possibilidade, no Subcapítulo 5.8 é feita uma análise específica à probabilidade de o incêndio de Escalos Fundeiros ter sido causado por uma descarga elétrica."
já percebi a falha de comunicação, estamos a comentar relatórios diferentes, um independente outro encomendado pelo governo, mas fica a pergunta, aquela hora não havia praticamente vento, porque haveriam linhas eléctricas de colidir assim do nada?
Pode haver vento local, porque não? Um pequeno redemoinho de vento, por exemplo, é suficiente para agitar uma árvore.
Fenómenos a essa escala tão "micro" não são observáveis, fora do local.
@Gong vamos lá com calminha que ainda não nos conhecemos. Não é necessário registar contas alternativas para desatar a insultar o pessoal. Isso é estupidez pura.
Oeste do Distrito de Portalegre para o Litoral. Se foi algum raio isolado não detectado pelo IPMA não sei, mas a ignição deste incêndio permanece uma incógnita na minha opinião. Já há dias você tentou desacreditar uma mensagem de fb de uma pessoa que estava no terreno a ajudar pessoas em Arganil, o membro que a colocou deixou pouco depois o link a atestar a veracidade e você depois nem pediu desculpa
Dahon, eu também acho estranho e referi isso logo de inicio.
Mas não tenho conhecimento tecnico para dizer uma coisa ou outra e dos cabos colidirem é ainda mais rebuscada
Outra coisa que chateia e magoa muito é a teoria de que as pessoas morreram porque foram estupidas ao fugir de casa, a maioria morreu na estrada
Assim é, especialmente dramatico de deixar qualquer um destroçado em lágrimas os casos em que familias fugiram porque não queriam que os filhos sentissem o panico e desorientação que sentiam, mas se arderam centenas de casas não existe aqui uma envieasada correlação?
@Gong pegue nos óculos e olhe para esse mapa em cima. Escuso sequer de perder o meu tempo a ir buscar mais dados.
Viu ou não viu nuvens de desenvolvimento vertical nessa tarde como disse que viu?
Vou recapitular, ás 14h e 50 não havia nuvens de desenvolvimento vertical sobre aquela área. Estariam a progredir rapidamente de Leste-Oeste do Distrito de Portalegre para o Litoral
E não pessoalize, estamos todos aqui pelo mesmo, evitar que um dia isto aconteça de novo