Floresta portuguesa e os incêndios

De facto é muito estranho não acreditar piamente em posts nas redes sociais. Eu cá, se vejo coisas escritas no FB ou no Twitter, nunca duvido. É aí e na capa da Nova Gente ou afins.

@Gong já reparei que anda muito atento à minha pessoa. Quer o meu nº telefone? Olhe que eu sou comprometido :p

Sim, e qual é o mal desse post? Se for inteligente e fizer Scrol Down vai reparar que não fui o único a colocar essa dúvida.

Às 11:52, apenas 6 minutos depois a pessoa que pôs o link do facebook para a pessoa que estava a ajudar no terreno que comprovava que era verdade.
Você nunca chegou sequer a comentar a adenda.

Ah? Mas eu sou alguma Entidade Oficial para me desculpar seja do que for? E qual é a parte do:

Sim, vai haver muito oportunismo/sensacionalismo de parte a parte nos próximos tempos.

Que não entendeu? Acha que eu acredito em todos os post's Melodramáticos (que muitas vezes são tangas) colocados numa rede social ?

Tal como estava muito indignado pelos fogos de Mação em que partilhou muitas fotografias mas nunca esboçou sequer um pequeno comentário perante as notícias que davam conta que foram desviados de Mação 30 viaturas e 100 homens num momento crítico.

1º - Não sou do género de vir mandar postas de Bacalhau sem apurar a veracidade das notícias.
2º - Sofri na pele e bem este incêndio. Como deve calcular, não fazia a mínima ideia nem queria acreditar nessa possibilidade porque isso era estar a ir totalmente contra a Instituição que nos deveria proteger em caso de perigo.
3º - É um facto que foram desviados.E só tenho a lamentar isso. O Sr em questão já está no seu devido lugar e ainda bem para todos. Mas e porque raio é que eu tinha de comentar seja o que for aqui no Fórum?

Em suma, espero que as suas intervenções sejam isentas e nada tenham a ver com um certo membro que eu conheço, porque se for esse o caso existe sempre o botãozinho mágico prestes a ser accionado da minha parte.
Este tópico serve para debatermos ideias concretas e sugestões para melhorar a nossa Floresta, vamo-nos focar nisso e evitar "trocas de galhardetes" sem sentido nenhum.

Vamos então todos partir pedra para o mesmo objectivo?

Nas redes sociais o governo tem dezenas de contas no facebook e twitter que nos últimos anos tem sido apenas dedicadas à propaganda, têm uma espécie de pequeno exército de avençados que custam muito dinheiro só dedicado a isso, coisas que nem a Protecção Civil nem IPMA nunca teve!
E que tal desviar esses recursos para a defesa dos portugueses ?
Os lesados do BES do qual o Estado não tem qualquer responsabilidade vão custar aos portugueses cerca de 500 milhões € daqui a poucos anos. Esse dinheiro daria para criar as bases duma frota aérea de protecção civil.
Vamos lutar por isso?

Eu gosto pouco de falar em impossibilidades, mas como Eng. Electrotécnico da área de Energia posso garantir que uma descarga atmosférica não vai causar arcos ou descargas á terra a 100 ou mais de Kms de distância. Muito menos numa linha de MT. Podem esquecer essa teoria. Há vários tipos de protecções que actuam no sentido de mitigar essa propagação.

A CM de Pedrogão, e não só é que deviam ter cumprido o seu de ver e ter implementado o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios para obrigar a EDP a proceder ás limpezas. Com isto não descarto culpas à EDP.
Contudo falando do que conheço no concelho de Viseu foi implementado o PMDFCI e todas as linhas de MT e AT tem a faixa de segurança limpa.

Mas, se houve um contacto, teria que haver um corte de energia na zona. Ela existiu? A cegonha, quando se espetou há uns anos atrás, metade do país ficou sem luz, lembram-se, quando faz mau tempo e as linhas tocam na vegetação ou entre as linhas, a luz vai abaixo.

Os postes de alta tensão da REN têm pára-raios e existe descarregadores para evitar que os raios percorram a linha eléctrica, ainda para mais 100kms, não faz o mínimo sentido.

A distância de segurança de árvores, ramos é de 3 metros de distância em relação à linha.

http://www.edpdistribuicao.pt/pt/seguranca/faixasProteccaoLinhasAtMt/podaCorteArvores/Pages/PodaoucortedeárvoresnasproximidadesdeumalinhadeATouMT.aspx

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Thomar e joselamego

Daqui a muito poucos anos, estes terrenos, ficam ainda mais explusivos do que agora, pois onde está um único tronco de eucalipto, agora depois do fogo, vão ser centenas deles a mais por cada hectare, ou seja o "o barril de pólvora" vai ser muito mais perigoso quando voltar a arder.

Sexta às 9: A tragédia de 15 de Outubro

fogo1.jpg

fogo2.jpg

seia.jpg

fogo4.jpg

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Pedro1993
Mas, se houve um contacto, teria que haver um corte de energia na zona. Ela existiu? A cegonha, quando se espetou há uns anos atrás, metade do país ficou sem luz, lembram-se, quando faz mau tempo e as linhas tocam na vegetação ou entre as linhas, a luz vai abaixo.

Os postes de alta tensão da REN têm pára-raios e existe descarregadores para evitar que os raios percorram a linha eléctrica, ainda para mais 100kms, não faz o mínimo sentido.

A distância de segurança de árvores, ramos é de 3 metros de distância em relação à linha.

http://www.edpdistribuicao.pt/pt/seguranca/faixasProteccaoLinhasAtMt/podaCorteArvores/Pages/PodaoucortedeárvoresnasproximidadesdeumalinhadeATouMT.aspx

O corte de energia ocorre mas pode levar algum tempo depende do tipo de curto-circuito. Pode dar-se o caso de a descarga à terra através da árvore ter uma tal resistência inicial que a corrente não é elevada o suficiente para fazer disparar as protecções. Nesse caso a descarga ocorre continuamente até que a resistividade da madeira seja quebrada e aí a corrente atinge valores que levem as protecções a actuar. E quanto menor o valor da tensão mais facilmente esta situação pode ocorrer. E neste caso estamos a falar de linhas de media tensão.

Quanto à "estória" da cegonha, tinha tanto para dizer mas não faz parte deste tema, só digo que cegonhas esturricadas nas linhas de AT e MAT temos todos os anos, agora falhas nas protecções da subestação que liga o norte ao sul numa altura de pico de consumo em que uma grande parte da energia produzida vinha das barragens do norte do país. Felizmente só ocorreu uma vez. Pobre cegonha.......

Enquanto Portugal continuar a plantar eucalipto e a eternizar o desastre ecológico que plantações continuas de norte a sul representam, as condições edafoclimáticas vão continuar a alterar, solos mais gastos e secos, menos humidade criada e um todo de menos Europa e mais Austrália ( e sim as plantas também mudam o clima). Continuaremos a aquecer mais que o resto da Europa e mais depressa nos toraremos deserto. Plantem nativas e folhosas e estão a contrariar o deserto que se aproxima. Portugal tem que caminhar contra a praga do eucalipto e dos fogos!

Diz o povo que há males que vem por bem.. espero que haja mais boa vontade da parte de quem manda neste triste País de cinzas ao replantar a área ardida.

Desde que a replantação não seja com eucaliptos ou pinheiros, que por acaso até nem é autóctone de grande parte do nosso país ao contrário do que muita gente pensa

Enquanto Portugal continuar a plantar eucalipto e a eternizar o desastre ecológico que plantações continuas de norte a sul representam, as condições edafoclimáticas vão continuar a alterar, solos mais gastos e secos, menos humidade criada e um todo de menos Europa e mais Austrália ( e sim as plantas também mudam o clima). Continuaremos a aquecer mais que o resto da Europa e mais depressa nos toraremos deserto. Plantem nativas e folhosas e estão a contrariar o deserto que se aproxima. Portugal tem que caminhar contra a praga do eucalipto e dos fogos!

Oh diabo, agora não chove, devido ao eucalipto. :wacko: Se, isso fosse correcto, porque raio, sempre existiu secas graves no país, mesmo antes do eucalipto.

Pelo menos, nas zonas que arderam, o eucalipto já rebenta, limpam o terreno e aquilo cresce rápido é só fazerem mais ordenamento e limparem o mato.

A Serra do Caldeirão, ardeu há 5 anos, e as árvores não rebentaram, a reflorestação não existe e como não há eucaliptos continua os sobreiros queimados essa é que é a realidade. :rolleyes: Pelo menos, no Sotavento devia ser uma zona bastante chuvosa, não existe eucalipto e é onde chove menos, oh diabo afinal a culpa é da alfarrobeira, amendoeira, medronheiro e outras que não fazem chover.

O Alentejo, está cheio de eucaliptos, é por isso, que também chove pouco por lá. :wacko: