Floresta portuguesa e os incêndios

Desde que a replantação não seja com eucaliptos ou pinheiros, que por acaso até nem é autóctone de grande parte do nosso país ao contrário do que muita gente pensa

O meu amigo quer proibir até a plantação de espécies autóctones, como os pinheiros?

E os pinheiros não são autóctones "de grande parte do nosso país"?????? Essa é boa, onde é que a foi comprar? Bem, só se está a pensar nos Açores e na Madeira... de facto aí não são autóctones...

E também vai proibir os pinheiros de renascerem naturalmente? Como é que o vai fazer, por decreto-lei?

Isto há cada um!

• Gosto
Reactions: MSantos
O meu amigo quer proibir até a plantação de espécies autóctones, como os pinheiros?

E os pinheiros não são autóctones "de grande parte do nosso país"?????? Essa é boa, onde é que a foi comprar? Bem, só se está a pensar nos Açores e na Madeira... de facto aí não são autóctones...

E também vai proibir os pinheiros de nascerem naturalmente? Como é que o vai fazer, por decreto-lei?

Isto há cada um!

A espécie autóctone é o Pinheiro Bravo ou Pinus Pinaster Aiton. O Pinus pinea L. ou pinheiro manso que também é plantado em Portugal não é autóctone, mas por causa do seu pinhão e da resina (já fomos os 3º maiores produtores mundias, agora não sei) passou a ser muito utilizado.

• Gosto
Reactions: joselamego
O Alentejo, está cheio de eucaliptos, é por isso, que também chove pouco por lá. :wacko:

Não sei se se uma coisa terá a haver com outra mas agora que existe uma relação directa entre aumento da área de cultivo e redução da pluviosidade total anual não há dúvidas para ninguém.

Não sei se se uma coisa terá a haver com outra mas agora que existe uma relação directa entre aumento da área de cultivo e redução da pluviosidade total anual não há dúvidas para ninguém.

É uma afirmação bastante forçada, em termos científicos.

É uma afirmação bastante forçada, em termos científicos.

Not at all:

"Trees in the Amazon make their own rain"
http://www.sciencemag.org/news/2017/08/trees-amazon-make-their-own-rain

Peer-reviewed paper:
"Rainforest-initiated wet season onset over the southern Amazon"
http://www.pnas.org/content/114/32/8481.abstract

"Trees and the Water Cycle"
http://permaculture-and-sanity.com/pcarticles/trees-and-the-water-cycle.php

In warmer climates, trees help keep a place cooler and more humid.

In warmer climates, trees help keep a place cooler and more humid.

In what language should I reply?

Vai em Português...

São coisas diferentes.

Existência de árvores vs Inexistência de árvores

Cultivo de Eucalipto vs Cultivo de outra espécie

Os efeitos do eucalipto devem ser mais óbvios no solo e subsolo.

Como curiosidade...

The abundance distribution of bird species was more homogeneous in Eucalyptus than in native stands. Eucalyptus had slightly higher species richness (36 species) than native stands (32 species). The composition of species and the occurrence of the diet, forest dependence, and sensitivity to forest fragmentation categories were similar between habitats. Some bird species (e.g. Turdus leucomelas), however, were more abundant in one habitat over the other. Old stands of Eucalyptus and planted native forest can harbor a diverse bird community similar in structure but not exactly equivalent for individual bird species. Planting native diversified forests and keeping set-aside stands of the exotic tree should be viewed as complementary rather than alternative strategies for maintaining bird diversity within plantations.

Seria interessante estudar as consequências estruturais da massificação do eucalipto na fauna e flora indígena.

Relacionado com isto, a certas mudanças insidiosas não há muita atenção mas são também importantes.

Um pouco por todo o lado as cadeias alimentares estão a colapsar.

O ambiente é como a economia. Os défices não duram para sempre.

Última edição:
  • Gosto
A espécie autóctone é o Pinheiro Bravo ou Pinus Pinaster Aiton. O Pinus pinea L. ou pinheiro manso que também é plantado em Portugal não é autóctone, mas por causa do seu pinhão e da resina (já fomos os 3º maiores produtores mundias, agora não sei) passou a ser muito utilizado.

Teya, a produção de resina por pinheiro manso é residual, o grande produtor é o pinheiro bravo, nas regiões Centro e Norte.

Quanto à naturalidade, parece óbvio que o pinheiro bravo é autóctone mais a norte e o pinheiro manso mais a sul. Basta ver os espetaculares pinhais de manso nas dunas do Parque Nacional de Doñana, a 80 km de Vila Real de Santo António... o que não invalida que (desde a antiguidade) também tenha sido espalhado por mão humana, tal como a vinha e a oliveira (só para citar duas plantas cultivadas muito comuns cujas variedades selvagens são também autóctones!)

https://es.wikipedia.org/wiki/Parque_nacional_y_natural_de_Doñana

"Por outro lado, ao contrário do anunciado travão ao eucalipto, verifica-se que o atual Governo licenciou, em ano e meio de mandado, mais área de novas plantações de eucalipto do que o anterior Governo em dois anos e dois meses e meio.
Mais, apesar do crescente impacto das plantações de eucalipto nas áreas ardidas, seja no total, seja em área florestal, constatou-se que, mesmo após os grandes incêndios de junho último, o Governo manteve, até ao final de setembro, o apoio público de milhões de euro às replantações com eucalipto (apesar de anunciada como cultura rentável).
"

Acréscimo

• Gosto
Just a clarification, "cultivo" for me implies cutting most trees/forest to start an agricultural process (to grow crops).

The monoculture of eucalyptus in Portugal can never be a forest (which have much more biodiversity), and might as well in the long run, turn parts of the country into a desert.

Just a clarification, "cultivo" for me implies cutting most trees/forest to start an agricultural process (to grow crops).

The monoculture of eucalyptus in Portugal can never be a forest (which have much more biodiversity), and might as well in the long run, turn parts of the country into a desert.

Hello, I need another clarification, if you please.

In your opinion "a monoculture of eucalyptus in Portugal can never be a forest", even if it is full of native shrubs and herbs in the understorey, as frequently occurs, but, by the contrary, a monoculture of cork oak with cereal and pasture crops underneath, is a "forest", highly desirable, just because the dominant tree is a native one. Is that so?

And what about all those forest types which spontaneously are "monocultures" in nature (e.g. after natural disturbances, including fires), like scots pine (and other conifers), beech or birch trees, most of them pioneer forest species?

Há algo que me está a intrigar. Portugal tem 31% de area mundial de eucalipto globulus ( numeros absolutamente impressionantes temos praticamente tanto como na Austrália). Que eu saiba há mais produtores de papel no mundo e comcerteza de empresas mais lucrativas e mais poderosas que a navigator, eles fazem pasta de papel com o que?

Faz-se pasta de papel com outras espécies de eucaliptos para além do globulus e utiliza-se pasta de pinheiro-bravo para fazer cartões e cartolinas.

Que grande confusão que para aí vai! :)

Tanto o pinheiro bravo como o pinheiro manso são autóctones.
Portugal já foi o 3º maior produtor de resina, mas era de pinheiro bravo e não manso.
Antes dos fogos deste ano tínhamos cerca de 700mil ha de pinheiro bravo e 170mil de pinheiro manso.

• Gosto
Reactions: luismeteo3
Que grande confusão que para aí vai! :)

Tanto o pinheiro bravo como o pinheiro manso são autóctones.
Portugal já foi o 3º maior produtor de resina, mas era de pinheiro bravo e não manso.
Antes dos fogos deste ano tínhamos cerca de 700mil ha de pinheiro bravo e 170mil de pinheiro manso.

Eu nunca disse que o pinheiro bravo não era utilizado tb para a resina, ambos o são, tem razão quando diz que ambos são autóctones mas o pinheiro manso que tem a sua origem apenas no litoral alentejano e Algarve tem uma expressão muito maior nos dias de hoje pelo país todo, ao contrário do pinheiro bravo que a sua origem se estendia praticamente por todo o país, portanto é também natural que a sua extensão plantada seja maior.