Só no passado domingo de manhã, perto de Portel, houve dois incêndios, um em Viana do Alentejo e outro em Selmes. Ambos foram extintos rapidamente, o de Selmes com menos de 10 operacionais, segundo o fogos.pt . A propagação de fogos no Alentejo é de facto muito mais lenta que no Norte e Centro e o terreno é normalmente de fácil acesso (pouco montanhoso, ocupação vegetal pouco densa). Isto são FACTOS.
Eu não preciso de provas que mostrem todas as "avionetas incendiárias", apenas quero ver uma imagem de uma delas. Havendo tantas envolvidas nesta "onda terrorista" e tantas testemunhas da sua utilização não deve ser difícil haver pelo menos uma foto.
David sf, ouve dois incêndios? dois? e no resto do país? é que quando falamos no alentejo não deve ser esquecido sua a ÁREA, e quanto à velocidade de propagação de fogos no Alentejo ser muito mais lenta não é um
FACTO mas sim
FALSO.O alentejo não é um deserto de ocupação vegetal pouco densa como afirma, aliás em tudo muito semelhante à beira baixa, com a excepção de ser mais plane. É um exercicio muito habitual nos media nas ultimas décadas, fazer do alentejo uma vitíma de tudo. Oa títulos das notícias são sempre os mesmos:
CALOR no alentejo,
SECA no alentejo, como se no resto do país não acontecesse o mesmo. Qual é a diferença de temperaturas no verão no alentejo, beiras e trás-os-montes? 1,2 graus? e no inverno? é que na beira alta e trás-os-montes neva com frequência, algo que não acontece no alentejo. E à seca no alentejo?? e no algarve, beiras e trás-os-montes?
Sempre a mesma cassete que os alentejanos são mais sacrificados que o resto dos portugueses... Chega de propaganda FALSA e de
vitimização. É recorrente a frase que os alentejanos sempre foram explorados... o resto dos portugueses não foram?
E pergunte porque razão no tempo da ditadura, todos os verões os beirões (aos quais os alentejanos chamavam carinhosamente galegos) rumavam ao alentejo para fazer o trabalho que os alentejanos não queriam.
FACTO
Não fosse o alentejo o último reduto do comunismo em portugal, ou vai dizer que também é do clima, de serem mais explorados que os outros portugueses... Ou também é coincidência?
O último país comunista vai deixar de existir, e comunismo em portugal vai continuar no alentejo. Se qualquer pessoa procurar TODA a informação sobre o comunismo, quem esteve na sua génese, porque falhou, porque não é exequível, rápidamente entenderá que é apenas mais uma manobra para divídir para conquistar. Não quero dizer que o capitalismo é bom, também não é, mas na europa ocidental resultou melhor. A única frase que concordo com o PCP é a seguinte: quantos pobres tem que haver para fazer um rico

E se quer ver apenas uma imagem de uma avioneta a deitar fogo, a acontecer, não sei se vai servir de muito, porque existem imagens, videos que comprovam a culpabilidade de alguns politícos como o Sr.Socrates e amigos e de nada serviram...
Proponho-lhe um exercício simples: verifique o número de ocorrências no Alentejo desde 1974 e veja a diferença. Não repita a mesma cassete da vegetação porque é uma falsidade.