Floresta portuguesa e os incêndios

Não deve ter sido o único cúmplice.. Também há relatos (mais do passado) de pessoas de aldeia que referem precisamente isso, que aviões que passam e pouco depois aparece um incêndio. Mas aí já não meto as mãos no fogo, agora esse colega meu, confio no testemunho dele a 100%.
Eu também já ouvi in loco na zona do Sardoal o mesmo tipo de relatos. Isto tem de ser investigado.

• Gosto
Reactions: Paulo H
Não deve ter sido o único cúmplice.. Também há relatos (mais do passado) de pessoas de aldeia que referem precisamente isso, que aviões que passam e pouco depois aparece um incêndio. Mas aí já não meto as mãos no fogo, agora esse colega meu, confio no testemunho dele a 100%.

Todos cúmplices. Qualquer pessoa que testemunhe um crime e não o revele às autoridades competentes é cúmplice. Mas é quase uma tradição nacional. Toda a gente sabe de tudo mas na hora de denunciar, ninguém viu nada. Mas no café, na tasca, na esquina todos viram e sabem.

O Estado não tem que fazer agricultura, até porque o estado só detém 3% da área rural do país, pode é fazer alguma coisa para evitar o abandono rural.

Sim, referia-me a medidas do estado. Mas já vão tarde, muito tarde.. A maior parte das infraestruturas (água, luz, estrada alcatroada) já foram instaladas quando as aldeias já estavam quase desertas, conheço uma aldeia sem nenhum morador, com todas as infraestruturas, com postes de luz acesa à noite (deve ser para espantar os animais selvagens).

• Gosto
Reactions: MSantos
Sim, referia-me a medidas do estado. Mas já vão tarde, muito tarde.. A maior parte das infraestruturas (água, luz, estrada alcatroada) já foram instaladas quando as aldeias já estavam quase desertas, conheço uma aldeia sem nenhum morador, com todas as infraestruturas, com postes de luz acesa à noite (deve ser para espantar os animais selvagens).

Diria que pelo menos 1/4 das aldeias do Interior vão ficar sem habitantes nos próximos 20 anos, há freguesias inteiras que vão desaparecer :(

Mas há muitas que ainda são viáveis e é nessas que é preciso apostar para que consigam cativar pessoas, seja com turismo, com agricultura ou floresta. Não tenho soluções fáceis para isto, nem conheço muitas realidades, mas não me digam que nada pode ser feito pelo poder autarquico! Têm é que parar de investir em rotundas com flores bonitas! E apostar nas pessoas, nas pequenas empresas de produtos regionais etc. é por aí o caminho para salvar o mundo rural e toda a paisagem que dele depende, seja floresta ou agricultura, caso contrario vamos ter mais abandono e como consequência mais e maiores fogos.

Última edição:
É claro que deve-se encontrar solucoes e o Estado, com o apoio da Europa quando possivel, deve iniciar e ajudar todo tipo de iniciativas neste sentido.
O vale do Douro, a agricultura e o Turismo a volta do Alqueva ou os passadiços do Paiva sao exemplos à seguir.

Tambem era interessante de investigar quem planta arvores em grande numero nestas regioes despovoadas. Parece que alguns tiram bom proveito de terras abandonadas. Senao nao se comprende onde vao parar os 30 milhoes de arvores produzidos cada ano nos viveiros portugueses.

• Gosto
Reactions: luismeteo3
Só no passado domingo de manhã, perto de Portel, houve dois incêndios, um em Viana do Alentejo e outro em Selmes. Ambos foram extintos rapidamente, o de Selmes com menos de 10 operacionais, segundo o fogos.pt . A propagação de fogos no Alentejo é de facto muito mais lenta que no Norte e Centro e o terreno é normalmente de fácil acesso (pouco montanhoso, ocupação vegetal pouco densa). Isto são FACTOS.

Eu não preciso de provas que mostrem todas as "avionetas incendiárias", apenas quero ver uma imagem de uma delas. Havendo tantas envolvidas nesta "onda terrorista" e tantas testemunhas da sua utilização não deve ser difícil haver pelo menos uma foto.

David sf, ouve dois incêndios? dois? e no resto do país? é que quando falamos no alentejo não deve ser esquecido sua a ÁREA, e quanto à velocidade de propagação de fogos no Alentejo ser muito mais lenta não é um FACTO mas sim FALSO.O alentejo não é um deserto de ocupação vegetal pouco densa como afirma, aliás em tudo muito semelhante à beira baixa, com a excepção de ser mais plane. É um exercicio muito habitual nos media nas ultimas décadas, fazer do alentejo uma vitíma de tudo. Oa títulos das notícias são sempre os mesmos: CALOR no alentejo, SECA no alentejo, como se no resto do país não acontecesse o mesmo. Qual é a diferença de temperaturas no verão no alentejo, beiras e trás-os-montes? 1,2 graus? e no inverno? é que na beira alta e trás-os-montes neva com frequência, algo que não acontece no alentejo. E à seca no alentejo?? e no algarve, beiras e trás-os-montes?
Sempre a mesma cassete que os alentejanos são mais sacrificados que o resto dos portugueses... Chega de propaganda FALSA e de
vitimização. É recorrente a frase que os alentejanos sempre foram explorados... o resto dos portugueses não foram?
E pergunte porque razão no tempo da ditadura, todos os verões os beirões (aos quais os alentejanos chamavam carinhosamente galegos) rumavam ao alentejo para fazer o trabalho que os alentejanos não queriam. FACTO
Não fosse o alentejo o último reduto do comunismo em portugal, ou vai dizer que também é do clima, de serem mais explorados que os outros portugueses... Ou também é coincidência?
O último país comunista vai deixar de existir, e comunismo em portugal vai continuar no alentejo. Se qualquer pessoa procurar TODA a informação sobre o comunismo, quem esteve na sua génese, porque falhou, porque não é exequível, rápidamente entenderá que é apenas mais uma manobra para divídir para conquistar. Não quero dizer que o capitalismo é bom, também não é, mas na europa ocidental resultou melhor. A única frase que concordo com o PCP é a seguinte: quantos pobres tem que haver para fazer um rico;)
E se quer ver apenas uma imagem de uma avioneta a deitar fogo, a acontecer, não sei se vai servir de muito, porque existem imagens, videos que comprovam a culpabilidade de alguns politícos como o Sr.Socrates e amigos e de nada serviram...
Proponho-lhe um exercício simples: verifique o número de ocorrências no Alentejo desde 1974 e veja a diferença. Não repita a mesma cassete da vegetação porque é uma falsidade.

Eu não estou a duvidar de ti, sei que és muito mais entendido na matéria do que eu até porque tens formação na área. Contudo o que eu queria dizer é que não havendo uma relação causal, é difícil enquadrar isso. No caso das eleições alguém olhou para os números e viu uma correlação. Mas se alguém pegar nos números de uma outra ocasião( dei o exemplo do Benfica porque foi o que me veio à cabeça). Pode encontrar também uma correlação.
Com isto eu não estou a negar a possibilidade de haver mesmo uma relação directa entre as eleições e os incêndios, mas não estou a ver o retorno nas eleições caso haja muitos ou poucos incêndios. Nuns anos são incendiários do PS e noutros são incendiários do PSD?
Genuinamente não consigo ver objectivamente os ganhos, a não ser que estejamos a falar de demência.
É muito ingénuo...

O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, afirmou na terça-feira que os fogos que começam à noite e em "lugares estratégicos e cirúrgicos" não podem ser de "mão bondosa", apontando situações de "criação de incêndios".

Naaa... é apenas coincidênciam ou falta de limpeza dos matos ou o sr. secretário de estado é um teórico da conspiração!!:(
São coincidências tal como a de um edificio de 47 andares que colapsou em queda livre por ter alguns pisos em fogo...
E depois à histórias do arco da velha, como a de uns astrunautas que estiram na lua à 50 anos...
Teorias da conspiração...;)

Diria que pelo menos 1/4 das aldeias do Interior vão ficar sem habitantes nos próximos 20 anos, há freguesias inteiras vão desaparecer :(

Mas há muitas que ainda são viáveis e é nessas que é preciso apostar para que consigam cativar pessoas, seja com turismo, com agricultura ou floresta. Não tenho soluções fáceis para isto, nem conheço muitas realidades, mas não me digam que nada pode ser feito pelo poder autarquico! Têm é que parar de investir em rotundas com flores bonitas! E apostar nas pessoas, nas pequenas empresas de produtos regionais etc. é por aí o caminho para salvar o mundo rural e toda a paisagem que dele depende, seja floresta ou agricultura, caso contrario vamos ter mais abandono e como consequência mais e maiores fogos.

Eu conheço 3 aldeias que já estão desertas e em 90% das restantes todos são pensionistas (sem pessoas novas, portanto). Apostar no desenvolvimento rural pela via do turismo é positivo, mas não é garantia de sucesso. O projeto das aldeias de xisto, em certos casos ficou a meio e agora constroi-se com reboco de cimento. Numa aldeia até construíram um hotel rural, que está quase sempre "às moscas".

Noutros casos, houve uma aposta clara, mas depois não teve sequência, não se dinamizou o suficiente, e então quando o investimento termina o negócio vai morrendo. Também há uns quantos estrangeiros (meia dúzia) que vêm para estas aldeias, compram casa, ou então um terreno para estacionar uma roullote e vivem por lá (fazem compras ao fim de semana e cultivam qualquer coisa na terra).

Para que a floresta dê algum sustento, e uma vez que a resina só pode ser extraída quando o pinheiro atinge uns 25/30 anos (depende do diâmetro do tronco), deveria-se apostar em centrais de biomassa em cada concelho ou até freguesia. Cada aldeia teria um parque para depositar material da floresta, que a câmara ou outra entidade removia com regularidade. Os habitantes obtinham desconto/lucro na fatura de eletricidade e daí resultava uma floresta limpa.

Diria que pelo menos 1/4 das aldeias do Interior vão ficar sem habitantes nos próximos 20 anos, há freguesias inteiras que vão desaparecer :(

Falando do que conheço, na zona de Viseu há uns anos houve uma grande aposta no turismo rural mas com a crise houve muitos projectos que ficaram a meio e outro abandonados.
Infelizmente outra das consequências da desertificação do interior afecta directamente os meios para o combate aos incêndios, neste caso os meios humanos. Há falta de bombeiros no interior.

Boas... já agora porque é que o número de ocorrências na serra do Caldeirão é tão reduzido? As principais/ poucas ocorrências que aconteceram nos últimos anos foram identificadas como descuido ou mão criminosa. Em condições climatéricas semelhantes e de flora propensa a incêndios o número de ocorrências é muito dispar.
250 ocorrências num dia como ocorreu aqui à dias foi, é e continua a ser ridículo com eucaliptos, pinheiros, sobreiros, o quer que seja!

• Gosto
Reactions: luismeteo3
Valha-me Nossa Senhora dos engenhos explosivos voadores. Fogos em Portugal - assassinato de Kennedy - Incêndios no Alentejo - Comunismo - 9/11 - Ida à lua. :wacko:

Agradeço que seja discutido aqui o tópico em causa... Outros assuntos, não assuntos e teorias não relacionadas com o tema há certamente outros fóruns na internet bem mais catitas para essas discussões. Índices de agressividade descabidos também não são bem vindos.

Que fique bem claro que nada tenho contra a família Espírito Santo ou o alentejo. O litoral algarvio apesar de estar densamente urbanizado possui muitos de hectares de pinheiros. FACTO. E quanto à Quinta do Lago não é um hotel e um campo de golfe, possui também muitos pinheiros e vegetação, tal como todas as outras urbanizações de luxo.

O litoral Algarvio e o Barrocal devem ser das zonas do Algarve com mais ocorrências. Há zonas com muito mato e grande propensão para arder mas é claro que com os acessos melhores e mais população a resposta é mais rápida e eficaz. Ainda assim aqui à poucos anos ocorriam incêndios consideráveis e curiosamente quase sempre nos mesmos sítios. Actualmente deixaram de existir incêndios nesses locais, o que fizeram não sei?...

Quanto à discussão sobre incêndios no Alentejo existem claramente zonas com grande propensão para incêndio embora na generalidade seja claramente inferior ao Norte, Centro ou serras Algarvias. Se os há e a resposta é mais eficaz, rápida ou a dimensão é menor isso já não sei. O relevante aqui é o número de ocorrências que é claramente inferior e isso perdoem-me mas o potencial de gerar incêndio, fogo o que queiram chamar em diversos dias do nosso Verão é praticamente igual em grande parte do território. Onde está o problema não sei mas não menosprezem um facto em relação a outro. Facto é que conheço zonas atoladas de mato, pinheiros, eucaliptos, tudo o que queiram lá meter que nunca arderam na "vida" ou pelo menos na minha e outras que estão sempre a arder. Penso que temos de pensar nisso e na cabeça do problema está a falta de respeito que temos pela nossa floresta e pelos nossos recursos. Esse é o maior problema e depois vêm os outros!