Até podes "limpar" os eucaliptos, mas se não retirares os cepos eles rebentam e sobrepõe-se completamente á vegetação adjacente!Na ultima vez que estive na Gardunha constatei que havia notavel regeneracao do carvalhal. Bastaria que fossem limpos os eucaliptos e pinheiros e daqui a uns 20 ou 30 anos poderiamos ter uma floresta nativa decente.
O castanheiro de facto sofreu uma reducao macica da sua area logo no seculo XIX. Nao foi replantado por varias razoes, a batata ja tinha substituido a castanha, o pinheiro-bravo ou as acacias cresciam mais depressa e forneciam madeira para producao de carvao, a doenca da tinta era dificil de controlar, e no final do seculo XIX comecaram as campanhas do trigo, que prejudicaram o desenvolvimento de todas as outras culturas agricolas e florestais. A serra da Lousa, por exemplo, era um extenso souto, havia castanheiros na serra de Tavira, no litoral alentejano, enfim, de Norte a Sul. Mas e uma especie com futuro, agora que se conhecem as vantagens da castanha para a nossa saude.
O problema dos incendios em Portugal nunca foi nem é, um problema de deteção precoce! É uma falácia essa questão!Finalmente!!!!!!
Uma forma realmente útil de usar este tipo de tecnologia.
Deteção de fogos: Exército recebe drones em 2018
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/detecao-de-fogos-exercito-recebe-drones-em-2018-227979
Infelizmente será através do medo que se poderá dissuadir certos comportamentos.
Bem que se falava em rede terrorista, agora vão ser vigiados como tal.![]()
Que usem os drones para vigiar os aquartelamentos e paióis...