Não me referi a espécies exóticas, tão e somente me referi a pinheiros que fazem ou faziam parte da flora autóctone portuguesa e em lado nenhum afirmei que eram a melhor opção para a Beira Litoral, especificamente.
Sou naturalmente a favor da preservação das variedades locais (e isso é bem patente aliás em algumas participações minhas aqui no forum).
E sim, não vejo qualquer problema, em recorrer a viveiros espanhois, caso as árvores (
ou sementes, obviamente) necessárias para um reflorestamento estejam esgotadas em território nacional (e aqui claro que me refiro a zonas onde não haja regeneração do pinhal, por exemplo, ou onde tal se realize lentamente).
E em certas zonas raianas, até deve render mais comprar ao lado, do que mandar vir de outro canto do país.
Na minha terra, os pinheiros-bravos alternam com carvalhos, sobreiros, loureiros, medronheiros, etc...
Interessante o que refere sobre os samoucos dessa região (existe alguma documentação?) e em algum lado formam um samoucal?
E eu referia-me naturalmente ao coberto arbóreo principal que foi propagado pelo Homem e não a várias espécies de tamanho secundário, ainda com um estágio de regeneração longe do climax.
Eu espero mesmo que algumas medidas preventivas andem a ser tomadas (abertura de corta fogos, criação de cortinas verdes em locais estratégicos com uma determinada vegetação autóctone (onde tal seja propício), etc..., pois não gostaria de ver novamente região a arder como no ano passado.
Se não der para pôr carvalhos nessas cortinas verdes (especialmente em solos degradados), outras espécies poderão ser usadas.
Se existem outras alternativas mais eficazes e económicas, gostaria de saber quais são.
Já agora deixo aqui este artigo:
http://observador.pt/especiais/gabriel-roldao-o-pinhal-de-leiria-ja-esta-morto-ha-12-anos/