Furacão DEAN (Atlântico 2007 #04)

RMira

Nimbostratus
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Re: 2007-Atlântico-04-Dean

Ainda hoje devermos ter o DEAN, o 1º furacão do Atlântico esta época. A qualquer momento deverá ser dado o alerta. Os ventos às 2h30UTC atingiam já 70mph, perto do limiar de furacão e a probabilidade de o DEAN se transformar num furacão de Categoria 1 nas próximas horas é de 65%!
 


RMira

Nimbostratus
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Re: 2007-Atlântico-04-Dean

Ainda hoje devermos ter o DEAN, o 1º furacão do Atlântico esta época. A qualquer momento deverá ser dado o alerta. Os ventos às 2h30UTC atingiam já 70mph, perto do limiar de furacão e a probabilidade de o DEAN se transformar num furacão de Categoria 1 nas próximas horas é de 65%!


Ai está o 1º furacão da época de Furacões do Atlântico Norte:

http://www.nhc.noaa.gov/refresh/graphics_at4+shtml/083527.shtml?5day#contents

O DEAN!
 

Vince

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23 Jan 2007
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Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

É isso, temos furacão, talvez mais de 12 horas antes do que previam.

A formação do eye-wall é bem visível.

37781998fn9.jpg


75541977as6.jpg




Está previsto o DEAN afectar directamente algumas populares estâncias turisticas dos portugueses.
Quem tinha planeado férias na Jamaica ou na Riviera Maya, Cozumel e Cancun deve entrar em contacto com a agência de viagens, pois o mais certo é que as usuais partidas dos Charters ddo fim de semana e início da semana serem alteradas ou canceladas se as previsões se confirmarem.

Quem se destina à Republica Dominicana ou Cuba deve acompanhar de muito perto as previsões, pois para já esses locais não serão afectadas directamente mas marginalmente, o que de qualquer forma poderá mesmo assim ser desgradável. Mas pode mudar com a evolução dos próximos dias.


Path e intensidade (oficial do NHC)

pathkv7.jpg


Spaghetti dos modelos:

87697047zk6.gif
 

Vince

Furacão
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23 Jan 2007
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Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

O DEAN apesar de ao longo do dia ter sofrido com alguma "ingestão" de ar seco pelo quadrante NW acabou por chegar agora a Cat 2, e a partir de agora deverá a começar a tornar-se um sistema mais coeso.

MAXIMUM SUSTAINED WINDS ARE NEAR 100 MPH...160 KM/HR...WITH HIGHER
GUSTS. DEAN IS A CATEGORY TWO HURRICANE ON THE SAFFIR-SIMPSON
HURRICANE SCALE. STRONGER WINDS...ESPECIALLY IN GUSTS...ARE LIKELY
OVER ELEVATED TERRAIN. SOME STRENGTHENING IS FORECAST BEFORE THE
HURRICANE REACHES THE LESSER ANTILLES. A WIND GUST OF 58 MPH WAS
RECENTLY REPORTED IN ST. LUCIA IN ONE OF THE OUTER RAINBANDS OF
DEAN.


Tenho recebido algumas mensagens privadas de users e outros fora do forum por causa do Dean, vou deixar aqui uma das minhas respostas a uma pergunta que era do Ledo, ele mandou privado para ver se eu respondia mais rápido, mas deu-me autorização para colocar a resposta aqui pois a mesma informação pode ser útil a outros.


Ledo disse:
Boas!
Eu tenho uma amiga qe tem viagem marcada para a jamaica no domingo e ela pediu-me para perguntar-te se a informaçao qe colocaste a vermelho: "Está previsto o DEAN afectar directamente algumas populares estâncias turisticas dos portugueses.
Quem tinha planeado férias na Jamaica ou na Riviera Maya, Cozumel e Cancun deve entrar em contacto com a agência de viagens, ...", retiraste este aviso de algum lado oficial ou é um conselho teu dado para qem tem viagem marcada apra aqueles destinos?
Obrigada!:)

Não é nenhum aviso oficial, é o meu conselho a todos nessa situação. Pela minha experiência as agências vão ignorar a situação até à última hora, e a maioria até desconhece por completo tal assunto. O facto dos clientes começarem a telefonar e a pedir informações é uma forma de pressão para que os operadores começem a pensar no problema o mais cedo possível, com vista a encontrar eventuais alternativas em tempo útil e não deixarem os clientes esquecidos e deseperados no aeroporto como é costume.

No caso da tua amiga, diz-lhe que não fique 100% triste (eu sei que é dificil) mas neste caso ela pode acabar por ter alguma sorte. Se tudo decorrer conforme as previsões, a Jamaica terá quase um impacto directo no Domingo e bastante violento, em especial na costa sul, pelo que o voo dela dificilmente será realizado no Domingo, pois o avião provavelmente ainda não poderá lá aterrar na 2ªfeira de manhã... Na 2ªf o furacão já se estará a afastar mas há que limpar o aeroporto, e dar prioridade a todos os voos de sábado e domingo que entretanto foram adiados. E isto supondo que o aeroporto não seja muito danificado.

Estou a dizer isto porque se o path apontasse por exemplo para 4ª ou 5ªf na Jamaica, o mais provável era os operadores despacharem o avião para lá na mesma... sei que parece surpreendente, mas tem acontecido muitas vezes nos últimos anos... a última vez que isso aconteceu com amigos meus foi com o Emily e com o Wilma em 2005 e tiveram que passar um longo dia e noite num caso numa escola, noutro caso num pavilhão... o que não é propriamente um sonho de férias...

A explicação é simples, se o voo se realizar e o cliente fizer o checkin no Hotel, o operador e o hotel cumpriram o contrato do serviço pago pelo cliente, se o voo for cancelado ou adiado, a responsabilidade está do lado do operador, que terá que arranjar alternativa ou devolver o dinheiro pago ...

Mas volto a dizer, tudo isto é baseado nas previsões do NHC americano. Até lá o Dean pode desviar-se, pode enfraquecer, etc,etc. Se o furacão se desviar um pouco para norte, e passar por exemplo sobre a Ilha de Hispaniola (Rep.Dominicana e Haiti) sofrerá um grande desgaste devido às montanhas desta ilha, o que seria positivo para a Jamaica. Portanto, o ideal é ir seguindo a situação aqui e no site do NHC, a melhor entidade oficial para obter informação sobre o Dean.


Quanto à Jamaica, o que está previsto é o Dean nessa altura estar praticamente a chegar a Cat 4, que na Jamaica provocarão ventos e precipitação intensa, em especial na costa sul como disse mais acima, onde poderá ser extrema. Há também alguns sinais de uma passagem ligeiramente mais a norte nalguns modelos, a passar mesmo sobre a Jamaica, entre os quais um bastante fiável a nivel de sistemas tropicais.
Mas tudo isto são previsões, pois num furacão há bandas mais activas que outras e localmente podem ter intensidades muito superiores, ou também inferiores ao previsto de forma geral.


O último path oficial e intensidade:


pathkn1.jpg


Cone
Penso que não será necessário explicar para a maioria, mas de qualquer forma, para os que não saibam, o cone traduz de certa forma a margem de erro ao path oficial, que sendo diferente do que estava previsto, os efeitos da imagem anterior também serão diferentes localmente.

conewy4.jpg



Algumas das últimas imagens diurnas:

visvx9.jpg


82837996ox0.jpg
 

Vince

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23 Jan 2007
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Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

O DEAN mantem-se como Cat2, e esperava que estivesse um pouco mais organizado esta manhã. Está agora a entrar no mar das caraíbas onde se prevê uma rápida intensificação daqui a 24 horas devido ao heat potential.

Heat Potential

heatpy3.jpg



IR:

irwu3.jpg


Radar:
No radar de Martinique pelo menos a precipitação não parece muito extrema, e o radar mantem-se a funcionar o que é bom sinal.

radys5.jpg


Primeiro visível do dia:

68467244gy3.jpg



Path:
Hoiuve um ligeiro desvio a norte, passando agora o centro praticamente sobre o sul da Jamaica e depois Cozumel. E a quando da passagem na Jamaica será um pouco mais forte do que nas previsões anteriores, pois chegará aí já como Cat4. Mas é provável que ainda passe um pouco mais a norte (sobre o norte da Jamaica) a avaliar pela saída mais recente de alguns modelos.

pathbu0.jpg
 

Vince

Furacão
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23 Jan 2007
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Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Está a decorrer há algumas horas uma missão dum voo RECON, que encontrou ventos no máximo de 90kt (103.5mph 166.7km/h) e pressão de 962Mb, ou seja, o DEAN é um furacão Cat2 forte, faltando pouco para Cat3, mas como continua a ser bastante afectado por ar seco a entrar pelo NW é provável que só vejamos grandes evoluções amanhã. O olho está lá só que está encoberto, devendo começar gradualmente a limpar. O diametro foi estimado em 16 nm.

277lz7.jpg


Para terem uma ideia do tipo de rota destes corajosos voos, deixo aqui uma imagem com o tracking actual deste voo:

reconid1.jpg


Na imagem o centro (que eles cruzaram duas vezes) não está onde o path oficial o colocava, o que é normal, pois está sempre um pouco desactualizado.
VORTEX DATA MESSAGE
URNT12 KNHC 171433
VORTEX DATA MESSAGE AL042007
A. 17/14:17:00Z
B. 14 deg 34 min N
062 deg 23 min W
C. NA mb 2807 m
D. 70 kt
E. 104 deg 008 nm
F. 218 deg 082 kt
G. 107 deg 008 nm
H. 964 mb
I. 12 C/ 3029 m
J. 18 C/ 3027 m
K. 10 C/ NA
L. CLOSED WALL
M. C17
N. 12345/2
O. 0.02 / NA nm
P. AF304 0404A DEAN OB 16
MAX FL WIND 100 KT E QUAD 12:33:00 Z
RAGGED EYEWALL

Storm DEAN: Observed By AF #304
Storm #04 in Atlantic Ocean1
Maximum Flight Level Winds Were 100KT (115.0mph 185.2km/h) In E Quadrant At 12:33:00 Z
Estimated Max Surface Winds 90.0KT (103.5mph 166.7km/h) *
Misc Remarks: RAGGED EYEWALL.
Date/Time of Recon Report: Friday, August 17, 2007 10:17:00 AM (Fri, 17 Aug 2007 14:17:00 GMT)
Position of the center: 14° 34' N 062° 23' W (14.6°N 62.4°W) [See Map]

Surface Winds Were Estimated At: 70 KT (80.5MPH 129.6km/h)
Estimated Surface Winds Were Measured 008nm (9.2miles) From Center At Bearing 104°
Maximum Flight Level Winds Near Center Were 082KT (94.3mph 151.9km/h) From 218°
Maximum Flight Level Winds Were Measured 008nm (9.2 miles) From Center At Bearing 107°
Minimum pressure: 964 mb (28.47in)
Eye Wall Was Characterized As Being: CLOSED WALL
Eye Form Was Characterized As Being Circular , 17nm (19.6 mi 31.5km) wide
Center Fix Established Using: Penetration Radar Wind Pressure Temperature
Center Fix Established At Level(s): 200mb
Navigational Accuracy Measured At 0.02nm
Meteorological Accuracy Measured At NaNnm
* = Estimated Surface Winds are assumed 90% of Max Flight Level Winds
 

Vince

Furacão
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23 Jan 2007
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Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

O Dean já é Cat3, o voo RECON encontrou ventos de 205 km/h no quadrante NE, e agora as previsões apontam para Cat4 já amanhã de manhã.

Está a desenvolver-se um monstro no Atlântico, pois ainda nem sequer entrou nas águas mais quentes.

SATELLITE IMAGES AND DATA FROM AN AIR FORCE RECONNAISSANCE PLANE
INDICATE THAT DEAN HAS STRENGTHENED. THE MAXIMUM SUSTAINED WINDS
ARE NOW 125 MPH...205 KM/HR...WITH HIGHER GUSTS. DEAN IS A MAJOR
CATEGORY THREE HURRICANE ON THE SAFFIR-SIMPSON HURRICANE SCALE.
ADDITIONAL STRENGTHENING IS FORECAST DURING THE NEXT 24 HOURS.

latestis9.jpg


detrru8.jpg
 

Minho

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6 Set 2005
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Melgaço
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Vamos ter muitas notícias deste senhor durante a próxima semana. Será que Dean vai ser removido da lista de nomes de Furacões? :rolleyes:
 

Minho

Cumulonimbus
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6 Set 2005
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Melgaço
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Último aviso do NHC às 22h




DEAN SE ESTA MOVIENDO HACIA EL OESTE A CERCA DE 21 MPH...33
KM/HR...Y SE ESPERA QUE CONTINUE ESTE MOVIMIENTO HASTA EL SABADO CON
UNA DISMINUCION GRADUAL EN SU VELOCIDAD. ESTA TRAYECTORIA EL CENTRO
DEL HURACAN SE ESTARA MOVIENDO BIEN AL SUR DE PUERTO RICO Y LA
REPUBLICA DOMINICANA ESTA NOCHE Y EL SABADO.

LOS VIENTOS MAXIMOS SOSTENIDOS ESTAN EN 125 MPH...205 KILOMETROS POR
HORA...CON RAFAGAS MAS ALTAS. DEAN ES UN HURACAN MAYOR CATEGORIA
TRES EN LA ESCALA SAFFIR-SIMPSON. SE PRONOSTICA FORTALECIMIENTO
ADICIONAL DURANTE LAS PROXIMAS 24 HORAS. OTRO AVION DE
RECONOCIMIENTO ESTA PAUTADO A INVESTIGARLO ESTA NOCHE.

LOS VIENTOS HURACANADOS SE EXTIENDEN HACIA AFUERA HASTA 30 MILLAS...
45 KILOMETROS...DEL CENTRO...Y LOS VIENTOS DE FUERZA DE TORMENTA
TROPICAL SE EXTIENDEN HACIA AFUERA HASTA 185 MILLAS...295
KILOMETROS.

LA PRESION MINIMA CENTRAL ESTIMADA FUE DE 961 MILIBARES...28.38
PULGADAS.
Fonte

Às 4h da madrugada será emitido um aviso mais completo.
 

algarvio1980

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21 Mai 2007
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Olhão (24 m)
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

A previsão só aponta para categoria 4 será que não tem hipóteses de chegar a categoria 5 devido a não ter entrado ainda em águas mais quentes, tenho um amigo que ia de férias sábado para a Riviera Maya e dado que vi o aviso do Vince avisei-o ele quando ia contactar a agência de viagens telefonaram eles a avisar que o voo tinha sido adiado para 5ªfeira devido ao furacão e se o furacão não afectar as infraestruturas do aeroporto, obrigado Vince pelo aviso .:rolleyes:
 

Minho

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Melgaço
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

A previsão só aponta para categoria 4 será que não tem hipóteses de chegar a categoria 5 devido a não ter entrado ainda em águas mais quentes, tenho um amigo que ia de férias sábado para a Riviera Maya e dado que vi o aviso do Vince avisei-o ele quando ia contactar a agência de viagens telefonaram eles a avisar que o voo tinha sido adiado para 5ªfeira devido ao furacão e se o furacão não afectar as infraestruturas do aeroporto, obrigado Vince pelo aviso .:rolleyes:

Vince, a isto chama-se Serviço Público :thumbsup:
 

Minho

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Melgaço
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Esta última imagem do Visível já se vê claramente o olho

200708172115goes12xvis1py8.jpg
 

Vince

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23 Jan 2007
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Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

A previsão só aponta para categoria 4 será que não tem hipóteses de chegar a categoria 5 devido a não ter entrado ainda em águas mais quentes

Eu acho que existe alguma probalidade a que chegue a Cat5, pois para já está mais forte do que era previsto. No entanto, em cada saída dos modelos tem havido uma ligeira tendência para passar mais a norte, é muito ligeira, mas se continuar o Dean interage já muito com a Hispaniola e dificilmente suportará um Cat5 ou mesmo Cat4 se isso suceder. Há mesmo um modelo muito respeitado relativamente a furacões, o GFDL, onde esse movimento é um pouco mais acentuado, com que o Dean já passar no canal do Yucatan em vez de fazer landfall em terra, o que pode ser um cenário muito perigoso para os americanos, pois se o Dean entra no Golfo sem perder muita força em Terra...


Olhando para os arquivos, há vários furacões que para já são parecidos com este:

57044912kc6.gif


54175780it0.gif


89141239vk9.gif


Este último, o Allen de 1980 é mesmo muito mas muito parecido com o Dean até agora, e até no path consensual do NHC. E chegou a Cat5 pouco depois de entrar no mar das Caraíbas.


Neste momento já descolou mais um voo rumo ao furacão, para recolher mais dados. Apesar de ser já noite, estes voos não mais vão parar pois o Dean é uma besta que ameaça muitas vidas.

reconfy9.jpg



Última imagem visível do Dean de hoje, do pôr do sol.


deancr5.jpg
 

Minho

Cumulonimbus
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6 Set 2005
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Melgaço
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Será que aquele windshear tão alto não causará estragos no Dean?

hildr0.jpg