Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)
O DEAN apesar de ao longo do dia ter sofrido com alguma "ingestão" de ar seco pelo quadrante NW acabou por chegar agora a Cat 2, e a partir de agora deverá a começar a tornar-se um sistema mais coeso.
MAXIMUM SUSTAINED WINDS ARE NEAR 100 MPH...160 KM/HR...WITH HIGHER
GUSTS. DEAN IS A CATEGORY TWO HURRICANE ON THE SAFFIR-SIMPSON
HURRICANE SCALE. STRONGER WINDS...ESPECIALLY IN GUSTS...ARE LIKELY
OVER ELEVATED TERRAIN. SOME STRENGTHENING IS FORECAST BEFORE THE
HURRICANE REACHES THE LESSER ANTILLES. A WIND GUST OF 58 MPH WAS
RECENTLY REPORTED IN ST. LUCIA IN ONE OF THE OUTER RAINBANDS OF
DEAN.
Tenho recebido algumas mensagens privadas de users e outros fora do forum por causa do Dean, vou deixar aqui uma das minhas respostas a uma pergunta que era do Ledo, ele mandou privado para ver se eu respondia mais rápido, mas deu-me autorização para colocar a resposta aqui pois a mesma informação pode ser útil a outros.
Ledo disse:
Boas!
Eu tenho uma amiga qe tem viagem marcada para a jamaica no domingo e ela pediu-me para perguntar-te se a informaçao qe colocaste a vermelho: "Está previsto o DEAN afectar directamente algumas populares estâncias turisticas dos portugueses.
Quem tinha planeado férias na Jamaica ou na Riviera Maya, Cozumel e Cancun deve entrar em contacto com a agência de viagens, ...", retiraste este aviso de algum lado oficial ou é um conselho teu dado para qem tem viagem marcada apra aqueles destinos?
Obrigada!
Não é nenhum aviso oficial, é o meu conselho a todos nessa situação. Pela minha experiência as agências vão ignorar a situação até à última hora, e a maioria até desconhece por completo tal assunto. O facto dos clientes começarem a telefonar e a pedir informações é uma forma de pressão para que os operadores começem a pensar no problema o mais cedo possível, com vista a encontrar eventuais alternativas em tempo útil e não deixarem os clientes esquecidos e deseperados no aeroporto como é costume.
No caso da tua amiga, diz-lhe que não fique 100% triste (eu sei que é dificil) mas neste caso ela pode acabar por ter alguma sorte. Se tudo decorrer conforme as previsões, a Jamaica terá quase um impacto directo no Domingo e bastante violento, em especial na costa sul, pelo que o voo dela dificilmente será realizado no Domingo, pois o avião provavelmente ainda não poderá lá aterrar na 2ªfeira de manhã... Na 2ªf o furacão já se estará a afastar mas há que limpar o aeroporto, e dar prioridade a todos os voos de sábado e domingo que entretanto foram adiados. E isto supondo que o aeroporto não seja muito danificado.
Estou a dizer isto porque se o path apontasse por exemplo para 4ª ou 5ªf na Jamaica, o mais provável era os operadores despacharem o avião para lá na mesma... sei que parece surpreendente, mas tem acontecido muitas vezes nos últimos anos... a última vez que isso aconteceu com amigos meus foi com o Emily e com o Wilma em 2005 e tiveram que passar um longo dia e noite num caso numa escola, noutro caso num pavilhão... o que não é propriamente um sonho de férias...
A explicação é simples, se o voo se realizar e o cliente fizer o checkin no Hotel, o operador e o hotel cumpriram o contrato do serviço pago pelo cliente, se o voo for cancelado ou adiado, a responsabilidade está do lado do operador, que terá que arranjar alternativa ou devolver o dinheiro pago ...
Mas volto a dizer, tudo isto é baseado nas previsões do NHC americano. Até lá o Dean pode desviar-se, pode enfraquecer, etc,etc. Se o furacão se desviar um pouco para norte, e passar por exemplo sobre a Ilha de Hispaniola (Rep.Dominicana e Haiti) sofrerá um grande desgaste devido às montanhas desta ilha, o que seria positivo para a Jamaica. Portanto, o ideal é ir seguindo a situação aqui e no site do NHC, a melhor entidade oficial para obter informação sobre o Dean.
Quanto à Jamaica, o que está previsto é o Dean nessa altura estar praticamente a chegar a Cat 4, que na Jamaica provocarão ventos e precipitação intensa, em especial na costa sul como disse mais acima, onde poderá ser extrema. Há também alguns sinais de uma passagem ligeiramente mais a norte nalguns modelos, a passar mesmo sobre a Jamaica, entre os quais um bastante fiável a nivel de sistemas tropicais.
Mas tudo isto são previsões, pois num furacão há bandas mais activas que outras e localmente podem ter intensidades muito superiores, ou também inferiores ao previsto de forma geral.
O último path oficial e intensidade:
Cone
Penso que não será necessário explicar para a maioria, mas de qualquer forma, para os que não saibam, o cone traduz de certa forma a margem de erro ao path oficial, que sendo diferente do que estava previsto, os efeitos da imagem anterior também serão diferentes localmente.
Algumas das últimas imagens diurnas: