Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08) Boas, a resposta para a tua pergunta encontras no post do administrador Vince colocado hoje as 14.30. abraxo
Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08) http://www.rtp.pt/acores/index.php?article=28322&visual=3&layout=10&tm=10
Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08) Se atingir provavelmente já terá perdido as suas características tropicais e chegará em principio com fraca intensidade, isto como é óbvio se cá chegar Na imagem mais recente o GORDON apresenta este triste aspecto, mas ainda pode recuperar: E aqui fica a trajectória prevista deste sistema para os próximos dias, como já foi referido deve passar pelo Grupo Oriental dos Açores:
Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08) Neste momento pela trajetória do Hirlam, o primeiro dos modelos em mesoescala a fazer o tracking da tempestada indica que poderá passar ao lado em precipitação:
Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08) Esse Hirlam que mostras é a run das 6z, e o modelo Hirlam só vai até às 60 horas, essas imagens são a previsão para as 18z de Domingo (como diz no canto inferior das imagens que colocaste), ainda não chegou às ilhas. E já saiu outra run do Hirlam, das 12z, mas as 60 horas também ainda não chegam para ver bem aonde põe a precipitação. http://www.meteopt.com/previsao/modelos/hirlam/peninsula-iberica
Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08) 55kt e 997mb O Gordon mantém-se com um aspecto bastante pior do que teve anteriormente, segundo o NHC foi devido ao shear de um cavado a noroeste e a ar seco que se terá introduzido no núcleo, cavado esse que está previsto enfraquecer algo, pelo que o Gordon poderá melhorar mais um pouco antes de amanhã e depois enfrentar condições piores.
Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08) No modelo GFS mostrava claramente no dia de hoje em termos de precipitação um Gordon mais enfraquecido situação essa que permanecerá ao longo do dia de hoje. No dia de amanhã e no Domingo está prevista uma intensificação na intensidade da chuva, e uma maior concentração da precipitação em torno do seu núcleo, ou centro da depressão como se queira chamar.
Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08) Modelo Hirlam (no site AEMET) 18h-00h 00h-06h 06h-12h As horas são referente aos Açores. A ilha mais afectada seria a de Santa Maria a levar com uma valente carga de água. Como eu gostava de ver um dia, um bichinho desses ao vivo.
Meu Deus, quanto conhecimento, quanta paixão por este tipo de fenómenos.. O Vince deixa-me com orgulho pelo facto das minhas questões serem pertinentes, e daí advir um desabar tanto conhecimento que não se alcança de um dia para o outro, mas são as bases que nos vão impulsionar a todos em busca dos pequenos relevantes porquês que entram na equação de estado destes sistemas. Trata-se então de uma dominancia da força de coriolis / e ventos alisios, enquanto o sentido de circulação de altas ou baixas pressões não exercem os seus efeitos, e mais tarde das condições nas várias camadas da atmosfera, nomeadamente o shear, isto simplificando ao máximo. Obrigado, é uma excelente ajuda no arrepiar do caminho do conhecimento! Em relação à influência de águas com menor salinidade no comportamento das águas superficiais (e nas correntes marítimas).. Ok não é relevante tendo em conta o reservatório gigante que são os nossos oceanos, mas será um factor de influência a estudar melhor por parte da comunidade científica, na quantificação dos seus efeitos por menores que sejam.
Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08) Nesta ultima run o ECM também carregou mais na precipitação mas com uma trajectoria diferente com o grosso da precipitação no mar entre os grupos Central e Oriental afectando sobretudo a Ilha de São Miguel .... Em jeito de brincadeira eu amarrava uma corda a ele, e a trazia-o até ao Algarve, mas não dá .... ainda vou ter que esperar muito pela chuva