Furacão GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Apareceu agora no bestrack como Furacão categoria 2, ventos de 90kt e 969mb de pressão às 18z
Esperar que o NHC confirme numa nota especial.
 


Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
O mar ainda vai galgar as casas...

A meu ver as zonas mais preocupantes ( e isso já de temporais do passado) é P. Delgada, São Roque, Lagoa, Vila Franca do Campo, Povoação e Faial da Terra. Se o vento e a ondulação soprar do quadrante SUESTE essas são as zonas que oferecem maior vulnerabilidade. Esperemos que tudo não passe de um susto.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Aqueles que vivem em São Miguel, não levem isto de ãnimo leve, pois vão receber a trajectória do olho.
Portanto preparem-se pois o furacão será relativamente intenso.

Apesar de não ser nada catastrófico, ainda assim é perigoso. A fase mais intensa dura algumas horas, e será especialmente perigoso junto ao mar, e junto às ribeiras.

Assim amanhã não saíam de casa, e tomem as devidas precauções. Acautelam os percursos de eventuais inundações junto a ribeiras.



Agora, querendo perguntar algo interessante. O furacão vai dissipar-se na trajectŕoai face a Portugal mas provavelmente irá manter-se como tempestade tropical provavelmente algo cavada. Portanto ainda assim intenso.

Onde passará o olho? Os modelos indicam Lisboa, mas pelo que penso, irá curvar para norte, e eu creio talvez entre o Porto e Galiza, se é que não curve mais. Afinal, há uma circulação de sudoeste, isto favorece a intensidade do Gordon ao aproximar-se de Portugal mas empurra-o para noroeste provavelmente.



Já sabem, a protecção começa em casa e na rua de cada um, vejam como está a vossa rua, se não há coisas entupidas que precisem de ser limpas, entulho de alguma obra num local onde não devia estar, ramos de árvore para cair, nestas coisas cabe a cada um ver como estão as coisas, não se pode estar sempre à espera que seja o Estado a verificar ou a fazer tudo.

E tomem precauções para coisas como faltar a luz ou telefone, basta um ramo cair nuns fios e lá se vai o telefone ou a electricidade.
Carreguem telemóveis, etc, vejam se não precisam de comprar alguma coisa hoje, pilhas por exemplo, visto que amanhã o comércio está fechado, etc, etc.

Mesmo que as coisas não se compliquem, convém pensar um pouco nestas coisas.
 

AzoreanShark

Cirrus
Registo
13 Mar 2012
Mensagens
61
Local
Açores
A meu ver as zonas mais preocupantes ( e isso já de temporais do passado) é P. Delgada, São Roque, Lagoa, Vila Franca do Campo, Povoação e Faial da Terra. Se o vento e a ondulação soprar do quadrante SUESTE essas são as zonas que oferecem maior vulnerabilidade. Esperemos que tudo não passe de um susto.

Subscrevo, mas Sta Clara não deve passar de galgar no máximo a rua, têm pés de galo a proteger. São Roque acho que está mais desprotegido... Nos outros lados também é habitual, esperemos que esteja tudo a ser bem protegido.

Edit: Sim, aqui para a costa norte, o mar não deve dar problemas.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Subscrevo, mas Sta Clara não deve passar de galgar no máximo a rua, têm pés de galo a proteger. São Roque acho que está mais desprotegido... Nos outros lados também é habitual, esperemos que esteja tudo a ser bem protegido.

Edit: Sim, aqui para a costa norte, o mar não deve dar problemas.

Exacto. Espero apenas muitos detritos na estrada que circunda ali a zona dos tanques de combustível em Santa Clara.

Além dos locais que eu referi esqueci me também de mencionar os Mosteiros que ´com ondulação forte desse quadrante também é sempre preocupante.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Agora, querendo perguntar algo interessante. O furacão vai dissipar-se na trajectŕoai face a Portugal mas provavelmente irá manter-se como tempestade tropical provavelmente algo cavada. Portanto ainda assim intenso.

Onde passará o olho? Os modelos indicam Lisboa, mas pelo que penso, irá curvar para norte, e eu creio talvez entre o Porto e Galiza, se é que não curve mais. Afinal, há uma circulação de sudoeste, isto favorece a intensidade do Gordon ao aproximar-se de Portugal mas empurra-o para noroeste provavelmente.


Desculpa a pergunta, mas o Gordon vai atingir Lisboa...ainda que seja em fase de dissipação?

ja estive a ver alguns modelos e nao vejo nada ...