Nunca se viu um furacão com uma pressão destas tão a norte, e ainda por cima em rápida intensificação como parece... é simplesmente incrível a sua dimensão, força e estrutura...
O Lorenzo é um grande furacão, com um campo de vento muito vasto com quase 1000km de diâmetro, muito maior do que os últimos sistemas tropicais que se aproximaram dos Açores, poderemos estar perante a tempestade mais forte a atingir os Açores em muitos anos.
O mar dos Açores tem uma vasta zona nos 26/27 graus celsius (ultrapassando os 27 só em algumas partes), portanto isso também pode influenciar alguma coisa.
110 nós às 18z. Mais 10 que no aviso das 15z. Faltam umas 60h em águas acima dos 26º (ver aqui e aqui) sem que haja um aumento brutal do cisalhamento. Quando chegar às águas frias já estará a deslocar-se muito mais depressa (devendo faltar umas 24 a 36h até chegar às ilhas). Assumindo um enfraquecimento contínuo e lento a partir daqui (cenário favorável), continua a ser possível um cat. 2 fraco a moderado a varrer algumas ilhas. Felizmente a passagem deverá ser breve. Daqui a 90 mins há mais um aviso.
Aparentemente o centro da tempestade deverá passar algures entre o Grupo Ocidental e o Central, mas com tendência mais para o lado do grupo Ocidental ( Flores e Corvo) Os ventos mais fortes estarão no flanco S/SE/E, logo antes do centro, afectando também e muito o Grupo Central: