Furacão SANDY (Atlântico 2012 #AL18)

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Algumas imagens que encontrei

12.jpg


13.jpg


14.jpg


15.jpg
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Ao que parece um governador de Atlantic City desencorajou as evacuações e agora há centenas de pessoas em risco...poderá ser um erro catastrofico...há pouco falou o coordenador das equipas de "protecção civil" que quase em lagrimas disse que seria impossivel fazer chegar ajuda pelo menos até á madrugada de amanhã..

http://www.wunderground.com/radar/r...min=2&num_stns_max=9999&avg_off=9999&smooth=0

De momento temos uma enorme e pressistente linha convectiva, possivelmente restos da eyewall, sobre a região de Dover...essa linha tem concerteza ventos muito fortes com rajadas que poderão estar proximas aos 180km.h.

A estrutura da Sandy tambem sofreu algumas modificações que não estavam tão defenidas nos modelos...o que é tipico de sistemas tão complexos e energéticos...
Para já pelo sat vão-se adivinhando alguns focos convectivos na porção N da circulação que poderão afectar a area metropolitana de NYC.
Por outro lado a sul do centro antigo parece haver uma especie de formação em gancho que não sei bem o que será...talvez o nucleo esteja alongado no sentido N-S, ou então haja uma ondulação nos niveis altos, á qual poderão estar associados ventos fortes á superficie.
Esta onda em altura tambem poderá desencadear um efeito em cadeia com a formação a norte de mais linhas de instabilidade do que o inicialmente esperado, com risco de ventos fortes e chuvas intensas.

No sector norte da depressão o vento será muito forte especialmente associado a alguma célula convectiva, durante as proximas 6h, com uma maré de tempestade muito forte a coincidir com a maré alta de aguas vivas...


Aqui uma estação proxima ao ponto de landfall.

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=KNJSTONE3
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Surpreendente o escarcéu mediático que uma tempestade banal é capaz de fazer. :eek:

Boa noite,

Sinceramente não entendo muito bem o comentário "tempestade banal", como já foi referido por um dos nossos colegas do fórum não é todos os dias que se vê um ciclone na ordem de 940hPa a circular nessa latitude finais de outubro. :surprise: :surprise: :surprise:

Existem vários perigos nessa zona altamente povoada da costa leste americana mas a principal dor de cabeça será mesmo a subida das águas (inundações que podem provocar um apagão de grande dimensão e como tal prejuizos que podem chegar a 20 bilhões de dólares).

Não esqueçendo outros fatores da Sandy: ondas de 10-12m, precipitação que pode chegar localmente (em alguns estados) na ordem de 400mm em poucas horas, e acumulados elevados de neve na ordem de 50cm principalmente no estado do Michigan.

Acho que todos temos o direito de exprimir o que pensamos mas também devemos ter algum cuidado com as palavras utilizadas para não relativizar demasiado as coisas.....

Boa semana a todos..........
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
E em todo esse escarcéu alienado de pânico nenhuma preocupação com o mais importante: Os 3 reactores da velha, desactualizada e várias vezes reprovada central nuclear de Indian Point. Andam todos a ver demasiada CNN. :cool:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Imagem das 23.45h (UTC) - hora de Portugal:

JYr0X.jpg


Observa-se claramente o "land-fall" ou o olho da tempestade a entrar em terra.
Trata-se já de tempestade pós-tropical mas com ventos de furacão.;)

Ao final da tarde, um meteorologista na CNN afirmou que são esperados acumulados até 60 polegadas de neve nas montanhas - cerca de 150 cm.
Neve fresca, ventos muito fortes a tempestuosos durante muitas horas. Condições bem agrestes...