Grande Furacão IKE (Atlântico 2008 #09)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O IKE prossegue pelo interior de Cuba agora como furacão cat2 e o olho parece estar já a degradar-se finalmente. Ainda não começou a subir de latitude pelo que o trajecto foi um pouco ajustado pelo radar, penso até que ainda não de forma totalmente correcta, pois mesmo após o ajustamento me parece ainda estar ligeiramente a sul da previsão.

É assim provável que o centro vá "molhar os pés" às Caraíbas mas por pouco tempo, a qualquer momento deverá começar a subir lentamente.

37488278dx4.jpg



A intensidade à saída de Cuba foi rebaixada para Tempestade Tropical, cenário que me parece mais plausível como ontem referi dado o tempo que o IKE vai estar sobre terra, se de facto vier a estar.

092237wsmuy5.gif
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Continua a ir para sul. Que grande chatice para Cuba ele regressar à água e intensificar-se novamente afectando com mais gravidade o oeste do país. A situação deve estar muito complicada.

43674650ml2.jpg


rgblgs4.jpg
 

Ike

Cirrus
Registo
6 Set 2008
Mensagens
66
Local
Terreiro - Tomar
As imagens da ondulação são impressionantes.

A intensidade à saída de Cuba foi rebaixada para Tempestade Tropical, cenário que me parece mais plausível como ontem referi dado o tempo que o IKE vai estar sobre terra, se de facto vier a estar.

Já vi que mesmo saindo de Cuba como TT continuará a ser sempre a ser uma ameaça.

Eu não tinha a noção disso, pois olhando para o mapa do Golfo do México a distância parecia-me a mim curta, no entanto reparei que pode levar 3 a 4 dias a percorrer essa distância, tempo mais que suficiente, (e com condições favoráveis) para se tornar outra vez num grande furacão.

Cheguei a essa conclusão depois de ter reparado no outro dia na trajectória do Katrina. Fiquei espantado com o facto de o mesmo ter deixado o sul da Flórida como TT, e como num curto espaço (repito, como a mim me parecia ser) se tornou num furacão tão violento.

katrinauc5.jpg

Fonte: Central Florida Hurricane Center

Pela trajectória que o Katrina tomou e comparando com a imagem que colocas-te da temperatura da água no Golfo (OHC), parece que se fortaleceu quando passou pelo tal "Eddy" da corrente do Golfo (não sei o que é um Eddy, mas deduzi que fosse a zona alaranjada mais a norte de água quente), ou seja por águas mais quentes.

Mas pelo que já li algures, a temperatura da água no Golfo em 2005 estava também mais alta do que é normal...

(ver se arranjo tempo para ler a evolução do Gustav, e perceber a razão do alarmismo que provocou)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
parece que se fortaleceu quando passou pelo tal "Eddy" da corrente do Golfo (não sei o que é um Eddy, mas deduzi que fosse a zona alaranjada mais a norte de água quente)

Um eddy é um vórtice/espiral, tal como há na atmosfera vórtices de ar também há nos oceanos vórtices na circulação das correntes.
Este em especial do golfo é um eddy de água muito quente da corrente do golfo, é raro um ciclone tropical que passe em cima dele não se intensificar:
http://liv.ac.uk/physocean/research.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Loop_Current



Mais videos:



 
Editado por um moderador:

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Furacão "Ike" castiga Cuba com ventos de até 261 km/h

O furacão "Ike" castiga hoje as províncias centrais e do leste de Cuba com rajadas de vento de até 261 km/h que causam grande destruição, embora tenha perdido força em sua passagem em direção a oeste. "Ike" agora é classificado como um furacão de categoria dois na escala Saffir-Simpson, que vai até cinco.
Não há relatórios até agora sobre mortos e feridos pelo ciclone, que provocou a evacuação de mais de um milhão de cubanos e turistas estrangeiros para áreas seguras, segundo fontes oficiais.
Após entrar no final de domingo pela costa norte da província de Holguín, próximo de Punta Lucrecia, com categoria três, "Ike" passou por Tunas, e na manhã de hoje avança por Camagüey, arrasando todas as regiões do leste e centro da ilha, com ventos máximos sustentados de 165 km/h.
Os ciclones ganham força sobre as águas quentes do Caribe e se enfraquecem ao tocar terra, por isso podem continuar perdendo intensidade à medida em que percorrem Cuba, antes de sair pela costa noroeste em direção ao Golfo do México, possivelmente próximo a Havana e rumo ao sul dos Estados Unidos. Às 6h locais (7h de Brasília), seu olho estava próximo de 21,1 graus de latitude norte e 77,5 de longitude oeste, cerca de 45 quilômetros ao sudeste da cidade de Camagüey, anunciou o Instituto de Meteorologia (Insmet).
"Ike" se dirige a oeste a cerca de 24 km/h, e o Insmet prevê que nas próximas 12 a 24 horas "ele se movimentará no mesmo sentido, girando gradualmente a oés-noroeste, com velocidade de translação semelhante e diminuindo sua intensidade ao tocar terra". Em Holguín houve fortes ressacas e foram registradas rajadas de vento de até 261 km/h que causaram "grandes danos em casas e outras edificações", anunciou a agência estatal "Prensa Latina".
Em Baracoa, próxima do extremo leste da ilha, o mar invadiu e alagou muitas ruas da cidade, a primeira fundada em Cuba, e que sofreu ainda com ondas mais altas que edifícios de cinco andares. O primeiro vice-presidente cubano, José Ramón Machado Ventura, coordenou as operações do Governo em Holguín, juntamente com o chefe militar do leste, general Ramón Espinosa.
"Ike" é o segundo furacão de grande intensidade que chega a Cuba em apenas oito dias. No sábado da semana anterior, "Gustav", de categoria quatro, arrasou o extremo oeste da ilha e destruiu 140 mil casas, milhares de hectares de plantações, centenas de escolas e postos de saúde, estoques de alimentos, redes telefônicas e telegráficas, e outras infra-estruturas.

G1
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O IKE está agora com o centro novamente na água no mar das Caraíbas.

sat-18.jpg


Mas nos últimos frames da animação parece que já se nota o há muito esperado movimento para WNW.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
O IKE está agora com o centro novamente na água no mar das Caraíbas.

sat-18.jpg


Mas nos últimos frames da animação parece que já se nota o há muito esperado movimento para WNW.

:surprise::surprise::surprise:
É impressão minha, ou mesmo sem ter o "olho" definido, este Ike parece cada vez mais poderoso!!! Com os seus "ramos" exteriores (não sei se se chamam assim:huh:) bem desenvolvidos e com grande convecção:huh::huh:

Tendo em conta que ainda irá atravessar o Golfo, se passar por cima da zona do eddy de água mais quente, então teremos aqui uma situação que poderá "explodir" e tornar o Ike o mais forte furacão deste ano!!!:eek::eek:

Para os mais entendidos, acham que existe alguma possibilidade de ao atravessar o Golfo, o Ike intensificar-se de tal maneira que a fazer landfall na costa dos EUA com a categoria 5:huh:huh::huh:
A acontecer seria devastador:(:(:surprise:
 

Ike

Cirrus
Registo
6 Set 2008
Mensagens
66
Local
Terreiro - Tomar
Nas últimas imagens também tive essa sensação... que ele está maior ou menos compacto. A passagem a passagem por terra poderá ser a causa, e estar a torná-lo mais disperso? O mesmo se passa com o olho do Ike...não me parece muito definido como já o vi em outros ciclones tropicais...será pela mesma razão?

Entretanto estive esta tarde a ver a evolução do Gustav e já percebi o que querias dizer com o "pequeno milagre" Vince, é que após a passagem por Cuba ele não "explodiu" como se esperava...

Quanto à evolução do Ike será bom que ele retome a trajectória esperada pois se continuasse a sul de Cuba e ao longo da costa passaria pelas águas que fortaleceram o Gustav.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Honestamente e vendo bem o trajecto deste comparado com o do Katrina não me admirava nada que atingisse Nova Orleães ( ou lá perto ) ja em Categoria 4..mas vamos esperar para ver..
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sim, está a aumentar de tamanho pois ontem estava a iniciar uma troca de olho pois tinha duas paredes de olho, uma exterior e outra interior, antes de inicar o landfall, nesse processo o furacão expandiu-se e deixou de ser tão compacto. Além disso como tem uma banda (feeder band) sobre as Caraíbas está a ser alimentado também daí e vai crescendo de tamanho, o que de resto estava previsto e no golfo ainda será mais.

Quanto ao olho fraco, é normal, é o que a terra faz, se se mantivesse sobre terra o olho seria destruído, mesmo assim as paredes ficaram quase desfeitas se olharmos paras imagens de microondas de hoje e de ontem não se comparam. Sobre água é que sobrevive embora não seja como em mar aberto pois o inflow de norte continua a ser muito afectado pela parte que está sobre terra. Está a chegar um avião e só então se percebe como está a estrutura e intensidade dele na realidade.

Quanto ao landfall é muito cedo para saber aonde, muitos modelos apontam para o Texas como categoria 3 próximo de 4:
http://moe.met.fsu.edu/tcgengifs/

Landfall como Cat5 é muito raro em continente, só em ilhas ou penínsulas, mas tudo depende da configuração da zona onde há o landfall e quantointerage com terra antes de o fazer, bem como se há ou não ar seco a afectar o sistema antes do landfall.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O avião encontrou um IKE um pouco mais debilitado do que se esperava, pressão em 970mb e ventos de 120km/h. As paredes internas aberta a leste e as externas um pouco melhor definidas.

recon-14.jpg



L. Eye Character: Open in the east
M. Eye Shape: Concentric (has an inner and outer eye)
M. Inner Eye Diameter: 15 nautical miles (17 statute miles)
M. Outer Eye Diameter: 60 nautical miles (69 statute miles)

Remarks Section:
MAX WIND OUTBOUND AND MAX FL WIND 63 KT SE QUAD 18:14:30 Z
INNER EYEWALL STRUCTURE WEAK AND POORLY ORGANIZED. OUTER EYEWALL
BETTER DEFINED THAN INNER CORE FEATURE
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
O avião encontrou um IKE um pouco mais debilitado do que se esperava, pressão em 970mb e ventos de 120km/h.
´

Este Ike tem tido uma rota pouco comum .
Não me lembro nos últimos anos de algo semelhante.
Daí a minha extrema curiosidade em saber qual seria o comportamento dum Furacão Força 4 ao dirigir-se para Oeste com Terra, muita Terra a percorrer ,ainda que numa Ilha às portas do Golfo.
Estará agora ainda mais debilitado.
Resistirá Ike a Cuba?
Os modelos dizem que sim.
Poderá ainda haver surpresas.
E Cuba, como estará a resistir a este monstro com o pior dos trajectos possíveis para a ilha?
Amanhã saberemos mais.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Bons Dias!!!
Acham que o IKE vai atingir o México?? Principalmente a zona de Riviera?? :shocking:

Não deve ir, e na ultima projeção o ike vai em principio para o sul do Texas perto de Corpus Cristi, a tendencia é ir sempre para norte e não para sudeste