Influências da Lua e do Sol

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por Rog 20 Jan 2007 às 21:39.

  1. rozzo

    rozzo
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2006
    Mensagens:
    2,259
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Vá, está-me a apetecer lançar o caos :D
    Interessante este abstract:

    http://adsabs.harvard.edu/abs/2005AdAtS..22..359L

    excerto:
    "Estimation shows that the 27.3-day lunar forcing produces a 1 2 m s‑1 change in atmospheric zonal wind. Therefore, it should be considered in models of atmospheric circulation and short and middle term weather forecasting."
     
  2. HotSpot

    HotSpot
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Nov 2006
    Mensagens:
    3,613
    Local:
    Moita, Setubal
    Já vi um documentário muito interessante no National Geographic HD sobre a influência da Lua.

    Naked Science

    Moon Mysteries
    - Sem a Lua na sua órbita regular em torno da Terra, poderia a vida nunca ter sido criada? Será que o nosso clima evita cataclismos extremos? Será que a humanidade ainda não teria evoluído?

    Pena não ter legendas...Próximas emissões:

    Quinta, 9 - 21:24
    Sexta, 10 - 01:24, 05:24, 09:24, 13:24, 17:24



    E já agora outro programa interessante:

    Naked Science

    Meltdown -
    Saiba que a velocidade dos glaciares é a chave para a previsão da velocidade da subida dos níveis da água do mar. Análise das mudanças climatéricas ao longo do último milhão de anos.

    Domingo, 12 - 19:48, 23:48
    Segunda, 13 - 03:48, 07:48, 11:48, 15:48
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. irpsit

    irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    2,143
    Local:
    Salzburgo, Áustria
    Excelente trabalho David,

    Os meus parabéns pela investigação!
    Aristocrata, aqui também verifiquei mudanças do estado de tempo (em Viena) na lua nova e na lua quarto crescente: na primeira marcou o último e mais frio dia de neve que esteve aqui (temperaturas entre os 1-5º a subir para os 5-10º), na segunda a temperatura saltou rapidamente duma média de 4-10º para 10-20º e o tempo passou de cinzento a sol, o que tem estado até agora.
    Ontem foi lua cheia mas não vi qualquer mudança de tempo, excepto apenas que foram os dias mais quentes.

     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Aristocrata

    Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    28 Dez 2008
    Mensagens:
    5,582
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    O facto a que aludi é este: não há uma mudança "espontânea" de um dia para o outro, na transição de fase lunar. O que pretendia dizer é que normalmente há mudança associada com a transição de uma fase lunar para a outra - mesmo que por vezes pouco significativa.
    Se estiveram atentos foi precisamente no dia 9 de Abril (1º dia de lua cheia) que tivemos um dia diferente dos anteriores. Perguntam: em quê? Respondo eu: Foi precisamente neste dia que tivemos um dia pluvioso, bem generoso no que diz respeito a precipitação e em que a temperatura notoriamente desceu.
    Os do sul dirão: Mas cá pouco ou nada choveu...Respondo novamente: Sim, é verdade! Mas e no que respeita a temperatura? Desceu a partir do dia 9 ou não? Dias mais nublados fizeram-se sentir ou não? O vento continuou com a mesma tendência dos últimos tempos?
    Não há uma verdade absoluta. Isto foi o que observei...outros terão observado situações distintas. Mas seguramente terão observado mudanças a partir do dia 9...
    Já no dia 27 de Março eu dizia num post: "...é de esperar que a partir de dia 9 de abril se sinta uma mudança interessante no tempo..."
    Não sou adivinho, mas a tendência mostrada com a lua nova levava a pensar que na lua cheia se sentiria uma mudança sensível...se para chuva, tempo quente, tempo ventoso, frio, não o sabia, o que sabia era que seria provável na lua cheia o clima tender a mudar objectivamente.
    Percebo que continue e irá continuar a haver cepticismo mas só dando conhecimento daquilo que observo poderei dar luz aos outros de algo que por vezes passa despercebido.
    Antigamente olhava-se para o clima à luz do que havia - a observação directa e indirecta das coisas - a cor do sol no final do dia, a coloração das nuvens no pôr-do-sol, os chamados "ninhos" dos pinheiros (quanto em maior quantidade no final do inverno mais seguro se tinha que os próximos meses seriam mais secos que o habitual), o tempo com que iniciava a lua nova e outros factos, para se prever o clima nos próximos tempos. A agricultura era o motor destas observações e muitas vezes era planeada a sementeira com grande aproximação ao clima esperado.
    Não é uma discussão nova - não podemos é colocar de lado este tema, como muitas vezes teem feito, sob pena de irremediavelmente perdermos a noção do espaço que ocupamos no mundo. A visão científica provêm na maior parte das vezes das observações mais básicas do ser humano.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    5,107
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Eu acho esta temática interessante mas, como já disse, tenho muitas reservas quanto a uma influência pronunciada no estado do tempo por parte da lua (ressalvando-se a questão das marés).

    Sejamos objectivos numa coisa. Admitindo que dia 9 mudou o padrão... Então e em Espanha? E em França? e...

    É a este ponto que quero chegar. Numa atmosfera dinâmica como podemos estar perante algo à partida tão uniforme?
     
  6. irpsit

    irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    2,143
    Local:
    Salzburgo, Áustria
    Aqui em Viena, encontrei o seguinte nos últimos meses dos meus registos.
    Decidi agrupar os padrões de tempo que observei.

    Janeiro: tempo muito mais frio e neve começou por volta do dia 10 (um dia antes da lua cheia) e tempo mais ameno e soalheiro por volta do dia 19 (fase de quarto minguante). No dia 27 começou um período de 10 dias seguido de tempo cinzento e chuva (este dia foi um dia depois da lua nova)

    Fevereiro:tempo muito mais frio e de neve começou no dia 8 (um dia antes da lua cheia), e acabou a 23 (dois dias antes da lua nova). Seguiu-se tempo ameno e nublado.

    Março: a 5 começou uma fase de muita precipitação que durou até dia 13 (respectivamente um dia depois da fase quarto crescente e dois dias depois da fase de lua cheia). A temperatura manteve-se constante neste período.
    A dia 19 a temperatura desceu bastante e começou um novo período de neve. Que dia é este? Quarto minguante.

    Abril: foi desde dia 27 Março que as temperaturas subiram rapidamente e deixou de haver temperaturas negativas e as temperaturas subiram cerca de 10º e o tempo ficou mais primaveril (excepção pontual do dia 29). Este foi dia de lua nova. A partir do dia 2, as temperaturas permanecerem sempre acima dos 20º e sempre com céu limpo. Que dia foi este? Quarto crescente. Na fase da última lua cheia, no entanto, não ocorreu qualquer mudança, embora tenha havido nos dias 8 e 9 estivera, algumas nuvens de trovoada e sei que choveu em alguns locais da cidade (lua cheia).

    Nota, eu agrupei estes padrões pelo óbvio.
    O que é óbvio é que o padrão parece ocorrer na transição das fases da lua, embora numas vezes para tempo mais frio, noutras mais quentem noutras mais húmido, noutras mais seco. Aparentemente, parece-me que a lua cheia tende a trazer tempo mais extremo (em Janeiro foram os dias mais frios deste inverno aqui, em Fevereiro, coincidiu com uma forte descida de temperatura trazida or um notável nevão, em Março coincidiu com uma forte trovoada e granizo, a primeira do ano, em Abril, com os dias mais quentes do ano), como se a atmosfera estivesse mais "agitada". A lua nova e o quarto minguante, por outro lado, parece coincidir com uma mudança do padrão do tempo.
    Os motivos não sei.

    Se não confiam em mim, verifiquem os registos oficiais.

    Então se o padrão ocorre em Portugal e na Áustria, seria interessante verificar se este também ocorre numa outra altura, por exemplo, em 2003 ou 2005, e noutros locais, como Estados Unidos, Índia, trópicos, Antártica, ou locais desertos.
    E muito interessante seria seguir as imagens de satélite, por exemplo na Europa, ao longo do ciclo lunar.

    Uma ligação que sei existir, é a existência de muitos dos grandes sismos à volta da lua cheia ou nova:

    Escolhi os maiores sismos dos últimos anos e dos últimos 100 anos.
    Itália 2009: 3 dias antes lua cheia
    Indonésia Março 2005: dois dias depois lua cheia
    Indonésia Dezembro 2004: dia exacto da lua cheia
    Bam; Irão 2003: dois dias depois lua nova
    Kobe 1999, Japão, dia exacto da lua cheia
    Kamchatka 1952:dois dias depois lua cheia
    Alaska 1964: dia exacto da lua cheia
    Chile 1960: dois dias antes lua nova
    New Madrid, US, 1811: um dia depois lua nova
    Lisboa 1755: dois dias antes lua nova
    Quase todos, excepto o de São Francisco de 1906 e o da China de 2008, encontravam na lua nova ou lua cheia.


     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. Loureso

    Loureso
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    29 Jan 2009
    Mensagens:
    106
    Local:
    Loures e Sacavém(job)
    Ainda era um miúdo, vivia em Coimbra e recordo uma expressão popular acerca da Lua, muito difundida, sobretudo nos meios rurais, que afirmava: “Lua Nova trovejada, 30 dias será molhada”.
    Na época já sentia o bichinho da meteorologia apesar do meu nível de conhecimentos ser ainda muito limitado, todavia, ficava logo alarmado quando tal sucedia porque só gostava de dias de sol.
    Isto ocorria precisamente numa época em que o período das chuvas poderia estender-se desde meados do Outono até quase ao final da Primavera seguinte e por isso as possíveis coincidências quanto a esta fase da Lua e a alegada consequência de dias chuvosos, pareciam demasiadas.
    Bom, parece que já não há tantas trovoadas com antes e os recentes períodos de seca também não ajudam a desvendar o caso! Ou seja, :intrigante:
     
  8. Aristocrata

    Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    28 Dez 2008
    Mensagens:
    5,582
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Eu nunca falei de algo uniforme...repara no que eu escrevi e vês que é tudo menos uniforme: "...e no que respeita a temperatura? Desceu a partir do dia 9 ou não? Dias mais nublados fizeram-se sentir ou não? O vento continuou com a mesma tendência dos últimos tempos?"
    Sempre referi "o meu ponto de vista" e não a generalidade.
    E se leres anteriormente refiro factores multifactoriais para a influência no clima, sendo obviamente a lua como participante. Neste caso refiro o posicionamento da terra (rotação, translação) e a interacção lua\sol (o magnetismo que decorre desta interacção é muito importante).
    A meu ver a acção estende-se a todo o mundo - não vivo numa ilha isolada, num aparte dos outros - e por isso haverá inúmeros observadores destes fenómenos ao redor do globo.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. irpsit

    irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    2,143
    Local:
    Salzburgo, Áustria
    Hoje após cerca de 16 dias seguidos de sol e céu limpo, o tempo em Viena, Áustria finalmente ficou nublado e fresco, e prevêm chuva. Se isto não é mais uma mudança de tempo na fase de quarto minguante não sei o que é.

    Que será que vai mudar em Portugal?
    Se calhar o padrão do tempo frio em Portugal acaba hoje e amanhã em Portugal.

    De qualquer modo, acho que a maior mudança de tempo, será na altura da lua nova (25 de Abril), que penso eu irá trazer o regresso do sol e calor a Portugal e o frio e tempo mais variável aqui para a Europa Central.

     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. Aristocrata

    Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    28 Dez 2008
    Mensagens:
    5,582
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Bem, por cá prevê-se a partir de amanhã tréguas no que diz respeito a chuva e uma pequena subida de temperatura. Pelo menos é o anunciado...vamos ver. Mas será previsível uma mudança do panorama desta última semana em que tivemos tempo fresco e húmido.:thumbsup:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. irpsit

    irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    2,143
    Local:
    Salzburgo, Áustria
    Ora espera por uns dois dias após a Lua Nova para veres o regresso do tempo mais soalheiro a Portugal. 28 de Abril.

    E eu diria espera pelos dias após o quarto crescente, pouco antes da Lua Cheia, para as temperaturas mais elevadas. Isto será entre 3 a 8 de Maio.
    Aposto que em as temperaturas vão ser mesmo anormalmente altas!

    Mas como já tinha "adivinhado", o quarto minguante que foi nestes últimos dias voltou a trazer as tréguas em relação ao frio e chuva e a temperatura promete subir.



     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. HotSpot

    HotSpot
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Nov 2006
    Mensagens:
    3,613
    Local:
    Moita, Setubal
    Irpsit, todos sabemos que a lua tem influência sobre a terra, só falta conhecermos até que ponto...

    Apostas que as temperaturas vão ser anormalmente altas no principio de Maio baseado no quê? Se as temperaturas vão ser anormalmente altas, então onde vão ser anormalmente baixas?

    Que eu sabia quando há lua cheia em Portugal, ela também existe em todo o planeta...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. rozzo

    rozzo
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2006
    Mensagens:
    2,259
    Local:
    Montijo/Lisboa

    Então mas o tempo soalheiro e quente não voltou hoje??? :rolleyes:
    Continuamos a ir buscar coisas que nos convêm e esquecer outras que não.. Desculpa lá..

    Mais uma vez, com isto, não quero dizer que não exista uma influência da Lua, senão nem tinha colocado aquele artigo no meu post há uns dias..
    Mas uma coisa é acreditar que sim existe uma "maré" atmosférica causada pela posição da Lua, que de alguma forma pode ter uma ligeira influência na sua dinâmica, outra é continuar a ir por estes exemplos a meu ver "cegos" do tipo na localidade A hoje está nevoeiro no dia de mudança de Lua, ou o que deste agora para dia 28, quando hoje ou ontem aconteceu exactamente o que dizes para essa data daqui a uma semana!
    Não faz sentido, é a história do exemplo dos horóscopos que dei há tempos...! :lmao:
     
  14. Rog

    Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Set 2006
    Mensagens:
    4,515
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    Acrescentar só mais um dado, que por vezes parece passar ao lado.. a influência da lua sobre a terra é diária, há duas marés por dia. Na lua cheia e lua nova apenas se regista um pequeno aumento na maré, devido ao alinhamento terra, lua e sol, mas ainda assim nada de muito extraordinário a comparar com os outros dias.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  15. rozzo

    rozzo
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2006
    Mensagens:
    2,259
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Sim Rog, exactamente, acho que já tinha referido isso..
    Que até me parece maior a influência de uma maré semi-diurna atmosférica, do que propriamente da mensal com as fases da lua.. E mesmo esta é pequena.. Existe claramente um ciclo diurno na pressão, que se vê bem num dia estável, mas na verdade, será também essa influência basicamente desprezável no estado do tempo penso eu..
     

Partilhar esta Página