IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Mais uma estação no mapa do IPMA em Lisboa.

wQbXLJ8.png
Interessante esta adição, provavelmente terá o mesmo carácter urbano que o Geofísico.
Na minha opinião, e dentro dos limites de Lisboa, seria mais interessante noutras zonas, tipo Monsanto, Belém ou Parque das Nações.

Não sei se estou a sonhar, mas também não existiam as estações de Alvalade e Baixa há uns anos?
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Interessante esta adição, provavelmente terá o mesmo carácter urbano que o Geofísico.
Na minha opinião, e dentro dos limites de Lisboa, seria mais interessante noutras zonas, tipo Monsanto, Belém ou Parque das Nações.

Não sei se estou a sonhar, mas também não existiam as estações de Alvalade e Baixa há uns anos?
Eram as RUEMA's.

Pessoalmente não vejo interesse nessa nova estação. A não ser que seja toda ela de caracter privado, (instalação e manutenção) e o IPMA apenas divulgue os dados.

De outra forma, só vem agravar a atual manutenção deficiente das EMAs, com consequente erros nos boletins climatológicos, normais, etc...

Quantidade não é sinónimo de qualidade.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Eram as RUEMA's.

Pessoalmente não vejo interesse nessa nova estação. A não ser que seja toda ela de caracter privado, (instalação e manutenção) e o IPMA apenas divulgue os dados.

De outra forma, só vem agravar a atual manutenção deficiente das EMAs, com consequente erros nos boletins climatológicos, normais, etc...

Quantidade não é sinónimo de qualidade.
A estação pertence ao Liceu Francês Charles Lepiérre.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Obrigado, já tinha passado por aí mas precisava da informação de outras estações...

Há sempre a hipótese de tentar enviar uma email para o IPMA e pedir-lhes a informação diretamente. Sinceramente não sei se facultam esses dados, mas pode-se sempre tentar. :)
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
872
Local
Albufeira, Algarve
3bc63be9ad9fa139.jpg
(Previsão para Beja, Praia de Almograve)
184316e589791287.jpg

Como é calculada a condição diária?
É que tendo em conta que está previsto nevoeiro durante 8 horas do dia (2-10h), parece-me que seria mais adequado ter "nevoeiro" como o resumo das condições do dia do que "céu parcialmente nublado".
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Ver anexo 683(Previsão para Beja, Praia de Almograve)
Ver anexo 684
Como é calculada a condição diária?
É que tendo em conta que está previsto nevoeiro durante 8 horas do dia (2-10h), parece-me que seria mais adequado ter "nevoeiro" como o resumo das condições do dia do que "céu parcialmente nublado".

Abaixo das previsões tens um disclaimer:
  • As previsões disponibilizadas são obtidas automaticamente através de processamento estatístico das previsões de dois modelos numéricos (ECMWF e AROME), sendo atualizadas duas vezes por dia. Em situações de diferenças significativas entre a previsão e a realidade, as previsões disponibilizadas para as capitais de distrito e ilhas podem ser corrigidas por meteorologistas.
  • Devido à natureza dos fenómenos meteorológicos, o estado do tempo, em algumas situações, poderá não ser reproduzido adequadamente pelos modelos numéricos. Deste modo, esta previsão poderá ser distinta da previsão descritiva elaborada pelos meteorologistas, pois estes têm ao seu dispor informação adicional e mais atualizada, pelo que o utilizador deverá consultar também essa previsão e eventuais avisos meteorológicos.

Creio que com condição diária queres dizer o icone diário escolhido pelos modelos. A meu ver estará sempre relacionado com aquilo que acontece durante o dia (8h-18h) e não durante a noite. Antigamente acho que existia divisão entre manhã e tarde nas previsões a 1 dia, se a memória não me falha.
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
872
Local
Albufeira, Algarve
Abaixo das previsões tens um disclaimer:


Creio que com condição diária queres dizer o icone diário escolhido pelos modelos. A meu ver estará sempre relacionado com aquilo que acontece durante o dia (8h-18h) e não durante a noite. Antigamente acho que existia divisão entre manhã e tarde nas previsões a 1 dia, se a memória não me falha.
Foi isso que eu pensei inicialmente, mas o problema é que há contra-exemplos:
d87d3960120362c3.jpg
(Beja, Odemira)
8dd268703801c89d.jpg

Aqui o ícone diário escolhido é "aguaceiros fracos" mas estes aguaceiros só estão previstos das 19h às 22h (durante a noite)...
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Foi isso que eu pensei inicialmente, mas o problema é que há contra-exemplos:
Ver anexo 685(Beja, Odemira)
Ver anexo 686
Aqui o ícone diário escolhido é "aguaceiros fracos" mas estes aguaceiros só estão previstos das 19h às 22h (durante a noite)...
No caso de chuva, essa geralmente é sempre representada, não depende se é de dia ou noite.
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
872
Local
Albufeira, Algarve
No caso de chuva, essa geralmente é sempre representada, não depende se é de dia ou noite.
Mas se for esse o caso não acho correto o nevoeiro ser desprezado e a chuva não, pois o nevoeiro é bastante relevante para quem vai a conduzir, principalmente.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Para informar, que o IPMA mudou a forma dos avisos, agora quando o aviso é referente à agitação marítima, já não fica pintado o distrito todo, mas sim a zona costeira. :D

22208066_oPAea.jpeg
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Para informar, que o IPMA mudou a forma dos avisos, agora quando o aviso é referente à agitação marítima, já não fica pintado o distrito todo, mas sim a zona costeira. :D

22208066_oPAea.jpeg
Pois, antes da atualização mais recente também ficava só assim como está novamente. Está melhor!
Também houve outras pequenas alterações. O delineado dos distritos está mais escuro e o símbolo dos avisos aparece junto às datas:
8AHjAaE.png