Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ?

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
sim tambem concordo, os argumentos sao razoaveis e tambem nao me parece nada provavel que o local mais quente de portugal seja no NE, e sim sem duvida concordo com algures no alentejo, e gostei bastante da "paciencia" para casos locais concretos apresentados ;)

e sim isto é mto importante pois sabemos que cada local tem caracteristicas muito particulares, e para cada situaçao especifica..
so uma certa cautela a fazer "extrapolaçoes" de medias dos locais, usando os tais gradientes termicos com descida de altitude, nao que esteja errado o principio mas uma certa cautela..

so digo isto pois por este principio e pelos valores e medias e por este raciocinio dificilmente se iria arriscar uma estimativa no famoso extremo absoluto da cidade de Faro num dia de Julho (penso eu) ha poucos anos.. certo?
;)

mas regra geral sim, parecem-me os melhores argumentos ate agora apresentados neste topico
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Excelente intervenção.
Regarding Mertola, you are only giving the temperatures from there, but I mentioned that was on the Guadiana Valley that was proven to be much warmer.

I looked to the valley nearby Cerejais and it is extremely dry and poor in vegetation. I think some northeast parts may reach also good temperatures.
You should remember that in Portugal ( continental) is in northeast that´s drier , more far from the sea and on which you have more mountain barriers to protect the places from west wind influence.

In California is not in the extreme south that´s warmer, but in a low valley located between mountains, ( Death Valley). Of course isn´t the same as here in Portugal, but is just an example, of that in better placed places higher temperatures can be reached, and not only in the south.

Your arguement about meteorological stations may be true, but remember that many meteorological data collected in the past would have to be deleted and I´m not sure if some people defends that.
I think that the reason and the rigour are more important, so maybe would be a tough but fair position.

I think that this a bit complex matter for simple discussion here on the web.
I think (as I suggested),only with some collected data we can start to have a more serious conclusion.
So I´m trying to work on that. Not too much time for now.
 
Última edição:

J.S.

Cumulus
Registo
26 Nov 2005
Mensagens
400
Local
Middelburg, Holanda
Excelente intervenção.
A melhor que já vi aqui ( e foi produtiva...).
Eu de facto nunca aleguei que local mais quente seria no NE, mas penso que alguns vales podem atingir valores elevados.
Em inglês aqui para o nosso amigo Jorge:
Regarding Mertola, you are only giving the temperatures from there, but I mentioned that was on the Guadiana Valley that was proved to be much warmer.
Em geral?

I looked to the valley nearby Cerejais and is extremely dry and poor in vegetation. I think some northeast parts may reach also good temperatures.
You should remember that in Portugal ( continental) is in northeast that´s drier , more far from the sea and on which you have more mountain barriers to protect the places from west wind influence..

Sim, mas a area esta mais pequeno e geralmente o T 850 Hpa esta mais baixa. E possivel, mas nao e muito provavel....Porque? Mirandela esta so a
30 km deste vale, a 230 m. Portanto: 100 mais alto. A media das maximas la e de 31,7 C em Julho. 30 km mais ao sul (mas nao 30 km mais ao interior!) e 100 m mais baixa > 35 C??? Penso que nao. 33 ou 34 talvez.

In California is not in the extreme south that´s warmer, but in a low valley located between mountains, ( Death Valley). Of course isn´t the same as here in Portugal, but is just an example, of that in better placed places higher temperatures can be reached, and not only in the south.

Death Valley e uma coisa bem diferente! Muito baixa, plano e extremadamente seca! O solo la e de sal, branco com uma reflecção enorme.
HA muitas estacoes mais pertos, como esta de Mirandela, talvez Pinhão ou em Espanha Coria que estao em a mesma situacao, mais ao interior etcetc e não ha uma que ultrapassa os 34 C como Tmedia das maximas....


Your arguement about meteorological stations may be true, but remember that we that, many meteorological data collected in the past would have to be deleted and I´m not sure if some people defends that.
I think that the reason and the rigour are more important, so maybe would be a tough but fair position.

Just for fun: look up the warmest month ever in Badajoz on the spanish IM site. I think it is the University or Instituto....do you know what the highest average over there has been for one month??? 42,6 C in 1866. Just another exapmle of riduculous measuring if we see that Cordoba os always clearly warmer nowadays and Cordoba never reached higher than 39,5 in 1994...
This gives you another indication about the quality of the data back then.

I think that this a bit complex matter for simple discussion here on the web.
I think ( as I suggested),only with some regists we can start to have a more serious conclusion. So I´m trying to work on that. Not too much time for now.

Hmmmm....that would end all discussions. You can only discuss about things that have not been proven. if it is a fact, than what is there to discuss about. May be methodology of study etc. Which is common in science.

I have not finished yet.....

Primeiro: obrigado pelo Ingles, mas eu percebo Portugues bem. So escrever esta um bocadinho dificil, sobretudo quando tenho pouco tempo, como ontem.
Aqui, na Holanda com meu pai e minha mae, so fala Holandes...esta dificil aprender a nossa bela lingua nesta maneira, nao e?!

Entao...Mertola. Nao comprendo o que tu queres dizer...A estacao Mertola Vale Formosa esta numa altitude de 192 m. E o vale aos 25. Portanto:
192-25=167m diferenca. 0,8* 1,67= 1,34 C. A media das maximas a 192 m em Julho esta 32,8 C...+ 1,34 = 34,1 C. Entre 1961-1990. E isto e no vale que esta muito perto da esta estacao...

Depois, temos Beja com varias estações. Todos registraram 32,5 a 32,8 C. A 250 m de alitidude...o vale ao leste destas estações esta aos 50-75 m...
200 m mais baixa. 2* 0,8 C = 1,6 C mais alta 32,8 + 1,6 = 34,4 C....Talvez, porque o vale tambem e mais no lesta, portanto mais no interior + 0,6 C...35,0 C ou um pouco mais.

No livro "Geografia de Portugal II. O Ritmo Climatico e a Paisagem" (ISBN 972-9230-16-1) (Um livro fantastico!), Lautensach, Daveau e Riberio dizem: "E provavel que os sulcos profundos do Guadiana e afluentes se diferenciem por amplitdo termica anual muito forte, resultante dos calores escaldantes do verao. Infelizmente nao existem estacoes climatologias nesta area, mas termografias registadas por satelite confirmam a occorencia de temperaturas muito elevadas durante as situacoes anticiclonicas, com fluxo de leste. A falda NE da Serra do Caldeirao, um pouce mais fresca por causa da altitude e talvez, da procimidadade do mar, e exceptionalmente seca, com um numerode dias de precipitacao muito baixo, inferior a 50 dias por ano nalguns lugares."

Aqui algumas fotografias de cartas desta livro (com meu Panasonic Fz-50 digicamera):

Primeiro a media das maximas no vale Guadianense:

photo


Link:
http://picasaweb.google.nl/simoes.jacinto/WeerkaartjesPortugalZomer20082/photo#5220392807745136434


Segundo: igual, mas no vale alto duriense:

photo


Link: http://picasaweb.google.nl/simoes.jacinto/WeerkaartjesPortugalZomer20082/photo#5220393047214570962

Esta interpolação esta claro: a area com Tmax media no mes mais quente
> 34 C e muito grande no vale do Guadiana. Quase todo o vale regista esta temperatura. Tambem ha o isothermica de > 35 C. Mas de acordo: no vale de douro tambem ha uma pequenha area com esta temperatura....

Segundo este livro, no vale do tejo ha so uma area com > 34 C, mas não com > 35 C...


Depois: comparação entre do dia 3 julho 1978. A imagem do satelite e clara. O vale do guadiana, neste dia, fui mais calor que o vale do Guadalquivir.

Primeiro: satelite (A).
Link: http://picasaweb.google.nl/simoes.jacinto/WeerkaartjesPortugalZomer20082/photo#5220393214654477810

Segundo (B): http://picasaweb.google.nl/simoes.jacinto/WeerkaartjesPortugalZomer20082/photo#5220393372399056002


Baseado pelo estacoes, isto e nao possivel proque (segundo Riberio neste livro) esta mapa (Mapa B no livro) "Em B, a interprretacao cartografica, realizada por interpolacao a partir dos registos pontuais da temperatura do ar nos abrigos meteorlogicos, foi levada ao maior grau possivel pomenor; fornece uma razoavel imagem dos grandes contrastes regionais, mas nao permite nenhuma analise da difernciacao local."


E so um dia, eu se. Mas e claro que os meteorologistas ou climatologistas estiveram completamente incorrecto sobre as isothermicas na sudoueste da Peninsula esta dia. Cordoba e Sevilha foram so islas de calor, exactemente ou que muita gente pensem em geral. O vale do Guadiana foi um grande area com mais calor...


Pronto: acho que devemos instalar algumas estacoes nesta area :D, a menos latidude que Amareleja o num lugar mais encaixada e vamos a ver.

Oke, I AM SERIOUS ABOUT INSTALLING A STATION THERE. Preferably in the valley of the Toutalga at 150-175 m height or near Safara. The driest places.

With a meteohub and RFXCOM + OS sensors in a KNMI radiation shield on one hand. I could calibrate this against the very preciese datalogger I own (have compared it in ice and with a fever thermometer AND with two KNMI stations in my neighbourhoud. It has no deviations of 0,1 C at its worst).
To be sure, I would also like to install the datalogger which can give maxi, min and mean temperatures for at least 3 years. So we ca check the readout afterwards....If someone can help, you are welcome. I would like to do this next year than, so there is time. Nice project, or what???

Long mail, it is late and I am sleeping. I find this argument and this part of the Portuguese climate most interesting. Thanks for your input and the facts I have read here.

VERY NICE: bye bye Amareleja! IM Portugal has changed their site I see and no more data from other stations....If that remains the same than it is pretty horrible for me...

Boa noite!
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos

Eu estive numa depressão, junto a Mértola e o calor que se fazia lá sentir era bem mais elevado do que em Mértola. Apenas queria referir que perto de Mértola há locais bem mais quentes. Pelo que tenho visto Mértola, muito provavelmente, nem sequer fica na região mais quente do Guadiana e essas temperaturas foram registadas numa fase que nem sequer era a mais quente (isto foi só há pouco mais de uma semana). Penso que em locais mais quentes e em épocas mais favoráveis, valores bem interessantes poderão ser registados.

Sim, mas a area esta mais pequeno e geralmente o T 850 Hpa esta mais baixa. E possivel, mas nao e muito provavel....Porque? Mirandela esta so a
30 km deste vale, a 230 m. Portanto: 100 mais alto. A media das maximas la e de 31,7 C em Julho. 30 km mais ao sul (mas nao 30 km mais ao interior!) e 100 m mais baixa > 35 C??? Penso que nao. 33 ou 34 talvez.

Mirandela não fica a 30 km de Cerejais.
Fica a mais distância.
As diferenças são grandes,entre ambos os locais.
Estive a ver no Google Earth o vale que fica perto de Cerejais ( junto a uma ribeira algo seca) e é inacreditavelmente seco. Até parece um pequeno deserto. Fica um pouco abaixo de Cerejais ( em latitude)

Death Valley e uma coisa bem diferente! Muito baixa, plano e extremadamente seca! O solo la e de sal, branco com uma reflecção enorme.
HA muitas estacoes mais pertos, como esta de Mirandela, talvez Pinhão ou em Espanha Coria que estao em a mesma situacao, mais ao interior etcetc e não ha uma que ultrapassa os 34 C como Tmedia das maximas....

Eu sei que é diferente. Eu só estava a dar um exemplo, que por ficar a sul nem sempre é sinónimo de ser mais quente. Latitude não é tudo. Há inúmeros factores. Até a pedologia influencia e de que maneira.:D

Just for fun: look up the warmest month ever in Badajoz on the spanish IM site. I think it is the University or Instituto....do you know what the highest average over there has been for one month??? 42,6 C in 1866. Just another exapmle of riduculous measuring if we see that Cordoba os always clearly warmer nowadays and Cordoba never reached higher than 39,5 in 1994...
This gives you another indication about the quality of the data back then.

Eu sei. Por isso mesmo referi que possivelmente é necessária uma reforma de vários aspectos na meteorologia actual. Uma delas é não dar crédito a alguns registos antigos. Possivelmente o de Riodades ou outros até menos polémicos! :D

Hmmmm....that would end all discussions. You can only discuss about things that have not been proven. if it is a fact, than what is there to discuss about. May be methodology of study etc. Which is common in science

Eu abri este tópico para expôr este assunto: Será possível ou não os 50 graus? Foi para ouvir a opinião das pessoas e recolher o máximo de informação possível.
A metodologia também é uma tema que me interessa.

Entao...Mertola. Nao comprendo o que tu queres dizer...A estacao Mertola Vale Formosa esta numa altitude de 192 m. E o vale aos 25. Portanto:
192-25=167m diferenca. 0,8* 1,67= 1,34 C. A media das maximas a 192 m em Julho esta 32,8 C...+ 1,34 = 34,1 C. Entre 1961-1990. E isto e no vale que esta muito perto da esta estacao...

Depois, temos Beja com varias estações. Todos registraram 32,5 a 32,8 C. A 250 m de alitidude...o vale ao leste destas estações esta aos 50-75 m...
200 m mais baixa. 2* 0,8 C = 1,6 C mais alta 32,8 + 1,6 = 34,4 C....Talvez, porque o vale tambem e mais no lesta, portanto mais no interior + 0,6 C...35,0 C ou um pouco mais.

Não podes fazer cálculos assim... A altitude não é tudo. A exposição, a vegetação, a pedologia, são factores que influenciam e muito a temperatura.
Existem regiões encaixadas entre montes, muito aquecidas porque não há vento e com um solo que absorve muito o calor. Locais destes os há também no Douro e no Tejo( bem no interior, perto de Rosmaninhal). Quem já lá foi ( Tejo interior) falou do calor forte que faz lá. E os dados do INM confirmam que é bem provável que haja ali uma região bem quente.

Esta interpolação esta claro: a area com Tmax media no mes mais quente
> 34 C e muito grande no vale do Guadiana. Quase todo o vale regista esta temperatura. Tambem ha o isothermica de > 35 C. Mas de acordo: no vale de douro tambem ha uma pequenha area com esta temperatura....

Segundo este livro, no vale do tejo ha so uma area com > 34 C, mas não com > 35 C...


Depois: comparação entre do dia 3 julho 1978. A imagem do satelite e clara. O vale do guadiana, neste dia, fui mais calor que o vale do Guadalquivir.

Primeiro: satelite (A).
Link: http://picasaweb.google.nl/simoes.ja...93214654477810

Segundo (B): http://picasaweb.google.nl/simoes.ja...93372399056002


Baseado pelo estacoes, isto e nao possivel proque (segundo Riberio neste livro) esta mapa (Mapa B no livro) "Em B, a interprretacao cartografica, realizada por interpolacao a partir dos registos pontuais da temperatura do ar nos abrigos meteorlogicos, foi levada ao maior grau possivel pomenor; fornece uma razoavel imagem dos grandes contrastes regionais, mas nao permite nenhuma analise da difernciacao local."


E so um dia, eu se. Mas e claro que os meteorologistas ou climatologistas estiveram completamente incorrecto sobre as isothermicas na sudoueste da Peninsula esta dia. Cordoba e Sevilha foram so islas de calor, exactemente ou que muita gente pensem em geral. O vale do Guadiana foi um grande area com mais calor...

Pois infelizmente esse estudo não analisa a diferenciação local. Existem várias interpretações para as temperaturas médias máximas de verão em Portugal. A mais recente foi a que o André postou aqui. Foi feito pelo IMN de Portugal referente ao período 1961-1990 para as médias de Junho, Julho e Agosto. Podes ver os mapas estão um pouco atrás. Já tem em conta um pouco mais a diferenciação local.


so um dia, eu se. Mas e claro que os meteorologistas ou climatologistas estiveram completamente incorrecto sobre as isothermicas na sudoueste da Peninsula esta dia. Cordoba e Sevilha foram so islas de calor, exactemente ou que muita gente pensem em geral. O vale do Guadiana foi um grande area com mais calor...


Pronto: acho que devemos instalar algumas estacoes nesta area , a menos latidude que Amareleja o num lugar mais encaixada e vamos a ver.

Oke, I AM SERIOUS ABOUT INSTALLING A STATION THERE. Preferably in the valley of the Toutalga at 150-175 m height or near Safara. The driest places.

With a meteohub and RFXCOM + OS sensors in a KNMI radiation shield on one hand. I could calibrate this against the very preciese datalogger I own (have compared it in ice and with a fever thermometer AND with two KNMI stations in my neighbourhoud. It has no deviations of 0,1 C at its worst).
To be sure, I would also like to install the datalogger which can give maxi, min and mean temperatures for at least 3 years. So we ca check the readout afterwards....If someone can help, you are welcome. I would like to do this next year than, so there is time. Nice project, or what???

Long mail, it is late and I am sleeping. I find this argument and this part of the Portuguese climate most interesting. Thanks for your input and the facts I have read here.

VERY NICE: bye bye Amareleja! IM Portugal has changed their site I see and no more data from other stations....If that remains the same than it is pretty horrible for me...

Portugal nesse aspecto é que está um pouco atrasado (sem estações).
Quanto ao projecto vamos a isso. Tempo se não há arranja-se...:lol::D
Podes responder em inglês para ser mais rápido e fácil para ti.
Se for mais fácil ler em inglês também, passo a responder em inglês.;)
Fica bem.
 
Última edição:

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Boas!

Em primeiro lugar devo dizer que estou impressionado com a qualidade da discussão em torno deste tema e das fundamentações apresentadas. Parabéns a todos :)

Mas deixem-me só debruçar um pouco sobre o aspecto mais "didáctico" desta temática:

Quando nos debruçamos numa busca dos 50ºC em Portugal, por mais científico que possa ser o nosso interesse temos que ter em conta que um numero de factores imenso pode entrar na equação. Muitos já foram referidos... A sensação que tenho é que podemos atingir valores de 50ºC em áreas absolutamente mínimas! Já temos um pouco essa noção ao ver em mapas distância que se cifrarão em intervalos menores que 10 km... Agora imaginem a situação no terreno em si... Em centenas de metros poderemos ter diferenças, quer no tipo de vegetação, diferente circulação do ar, etc, etc...
Questiono-me: Uma medição isolada será tão significativa assim? O ideal seria ter vários pontos de medição em cada local e estabelecer médias... Ora isto é um trabalho titânico!

Enfim... sonhar um pouco e lançar ideias já é um começo! Só assim é possível começar :thumbsup:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,514
Local
Bragança (675m)
É mais ou menos isso que eu penso. Até que ponto é significativo o registo de um valor de 50ºC num vale encaixado e muito estreito. Seria quase como os valores muito elevados que se obtêm nas estações urbanas resultado da contaminação da radiação por parte do solo impermeabilizado e dos próprios edifícios.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Estou vendo por aí alguns cálculos a repensar..

Penso que o gradiente térmico (adiabático) vertical globalmente aceite é de 0.65ºC/100m, e não de 0.8ºC/100m!

Pode variar entre 0.5ºC/100m (ar condensado de humidade) e 1.0ºC/100m (ar seco, sem humidade), mas para cálculos gerais aceita-se o gradiente térmico de 0.65ºC/100m.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
vendo por outro prisma

nao me parece dificil obter valores de 50º, entao pronto, vamos ao alentejo profundo a amareleja em dia de muito calor, e montemos uma estaçao na zona mais urbanizada que encontremos, se calhar nao sera dificil.

acho que o que esta aqui em causa é se seria possivel medir 50º em "condiçoes padrao"..
ai de acordo com os argumentos mais recentes temos os sitios onde mais provavel (se possivel na verdade...)

quanto a questao do vitamos da relevancia desse valor em termos climatologicos.. realmente mesmo que fosse possivel medir esse valor em condiçoes padrao, nao teria mto significado, 45º ou 50º em pleno alentejo, é sempre calor de dar cabo das pessoas, por isso, nao é assim tao relevante, ate pq a ser atingido, alem de ser rarissimo, seria em pontos MUITO LOCALIZADOS e se calhar sem ninguem.. ou seja que nao demonstrariam o clima da regiao envolvente.. logo a relevancia nao é mta em termos praticos...

agora em termos de "curiosidade" e mesmo em termos de "almanaque", acho que se acontecesse conseguir-se medir um valor desses numa estaçao com localizaçao credivel seria de facto um marco bastante relevante e importante
;)

mas mesmo depois de o conseguir.. a parte de comprovar a fiabilidade dos dados, etc etc.. vinha ai uma outra luta a seguir :p
 
  • Gosto
Reactions: belem

J.S.

Cumulus
Registo
26 Nov 2005
Mensagens
400
Local
Middelburg, Holanda
Estou vendo por aí alguns cálculos a repensar..

Penso que o gradiente térmico (adiabático) vertical globalmente aceite é de 0.65ºC/100m, e não de 0.8ºC/100m!

Pode variar entre 0.5ºC/100m (ar condensado de humidade) e 1.0ºC/100m (ar seco, sem humidade), mas para cálculos gerais aceita-se o gradiente térmico de 0.65ºC/100m.

Segundo Ribeiro e Daveau, em Portugal no Verao esta entre 0,6C no oeste, perto do mar ate 0,9/1,0 C no leste, nas regioes mais continentais.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,514
Local
Bragança (675m)
Alvalade do Sado no Alentejo registou 47,0 no dia 1 de Agosto de 2003.

Muito interessante essa informação :thumbsup:

A estação meteorológica de Alvalade deve ficar a uma latitude de 50 / 60m.

A estação meteorológica de Beja, com 246m de altitude, registou nesse dia 45,4ºC.

Alguém sabe a altitude da estação meteorológica de Amareleja?
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Muito interessante essa informação :thumbsup:

A estação meteorológica de Alvalade deve ficar a uma latitude de 50 / 60m.

A estação meteorológica de Beja, com 246m de altitude, registou nesse dia 45,4ºC.

Alguém sabe a altitude da estação meteorológica de Amareleja?

Sim, Alvalade está a baixa altitude, mas por outro lado, está mais exposto aos ventos marítimos, do que outras localidades no interior.