Segundo Ribeiro e Daveau, em Portugal no Verao esta entre 0,6C no oeste, perto do mar ate 0,9/1,0 C no leste, nas regioes mais continentais.
Recuso-me a aceitar tal coisa.
A sua coloração ( laranja) mal passa a de Beja e há locais com 2 côres acima! No Vale do Guadiana, a oeste de Serpa, em alguns vales isolados mais a norte e numa região mais extensa ( perto de Elvas, mas no vale do Guadiana, ou seja mais quente...) são regiões também bem quentes. Os seus valores, poderão ser tão ou mais quentes que Olivenza Badajoz.Isto só se resolve de uma forma. No próximo sábado o Daniel vai ao Poceirão, o Paulo vai aquela zona a Sul de Zebreira na Beira Baixa e o Gerofil vai bater a zona da Amareleja, todos de instrumentos na mão à procura do local mais quente![]()
Va lá pessoal, é em nome da ciência !![]()
Estou a brincarmas qualquer dia temos mesmo que pensar numa expedição MeteoPT «À procura dos 50ºC»
PS: André, excelentes mapas, obrigado !
Acham que a albufeira do Alqueva pode ter contribuido, para tornar aquela zona do alentejo mais amena?![]()
Se isso aconteceu, pode impedir com que se atinjam valores perto dos 50ºC, pelo menos nos vales mais proximos da albufeira...
Tal como as RUEMAS não são comparáveis com as EMAS e apenas servem para verificar a influência do urbanismo em si no clima e não podendo entrar nos relatórios mensais nem anuais, uma estação que se instale no meio de uma ilha de calor urbana, por cima de uma calçada branca e entre dois prédios de tonalidade clara com trânsito constante ao seu lado não irá demonstrar grande fiabilidade nem interesse quanto aos dados que irá debitar, pois nesse caso não estaremos a analisar as condições naturais do local onde nos encontramos, mas sim a incluir uma grande influência das condições humanas e urbanas nos dados que irão ser recolhidos.
Concordo contigo Daniel!
Mas já que falas em calçada branca, também a calçada negra é má para medições! Penso que absorve muito mais calor. Basta experimentar, numa calçada ao sol de Verão, colocar os pés na zona branca e na zona escura. Por isso as casas alentejanas têm como cor principal o branco.

Concordo contigo, mas o branco reflecte uma maior quantidade de radiação em forma de calor do que o preto.
O preto absorve muito mais calor e aquece muito mais, mas não irradia tanto calor e por isso talvez tenhamos menos calor em altura se a calçada for preta, apesar de nos queimar os pés.
Já o branco não aquece tanto, mas, por isso mesmo e por não absorver tanto calor, irradia muito mais energia em forma de calor e faz com que o calor se concentre por cima das calçadas de tal cor, sentindo-se muito mais calor em altura.![]()
Acham que a albufeira do Alqueva pode ter contribuido, para tornar aquela zona do alentejo mais amena?![]()
Se isso aconteceu, pode impedir com que se atinjam valores perto dos 50ºC, pelo menos nos vales mais proximos da albufeira...