Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ?

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Tenho vindo a acompanhar esta discussão há algum tempo e está a ser bastante interessante.
Penso que grande parte das razões já foram enunciadas, mas posso também pronunciar-me um pouco e defender algumas opiniões já dadas por alguns membros.
Devo começar por referir as regiões mais baixas dos vales do Guadiana, Tejo e Douro. Não conheço bem o Norte do país, mas conheço razoavelmente bem o Centro e muito bem o Sul, nomeadamente as regiões Alentejanas, por isso estou suficientemente seguro para afirmar que as zonas mais baixas e mais encaixadas do Vale do Guadiana, nomeadamente nas zonas de Moura, Serpa e Mértola são zonas potencialmente surpreendentes no que toca às temperaturas máximas e médias de Verão.
Contudo, não devemos ter ilusões, porque as zonas que aquecem mais durante o Verão - normalmente as mais baixas - costumam ser as que mais arrefecem no Inverno, pelo que a média anual não irá diferir muito das regiões envolventes.
Por isso, será dificíl identificar as regiões mais quentes no período estival apenas pela temperatura média anual. Zonas no interior de vales mais encaixados e profundos, nomeadamente no Interior, onde não há grande presença da Nortada nem de ventos húmidos, são mais propícias a maiores aquecimentos diurnos, não só devido a estes factores como também devido aos baixos valores de humidade relativa do ar e aos elevados valores de evapotranspiração que se relacionam entre si, facilitando a subida das temperaturas, nomeadamente em dias de céu limpo, mas não só.
As próprias encostas adjacentes ao vale irão absorver e reflectir grandes quantidades de radiação em forma de calor, que se acumularão no interior dos vales, nomeadamente durante o dia e no período estival.
Acredito plenamente na ocorrência de temperaturas iguais ou superiores a 50 ºC durante o Verão, em Portugal Continental.
Não é preciso afastarmo-nos muito de Lisboa para termos valores surpreendentes, basta apenas que as condições referidas atrás se conjuguem o melhor possível e, a juntar a isto, o tipo de solo seja propício a essa subida da temperatura durante o dia, o que se passa em muitos locais de Portugal.
Solos arenosos irão provocar grandes aquecimentos diurnos pela maior reflexão do que absorção de radiação, devido à sua coloração clara e, por sua vez, permitir grandes arrefecimentos nocturnos, uma vez que não absorvem facilmente a humidade nem a conservam durante muito tempo, perdendo-se facilmente. Além disso, todos sabemos que a pedra é muito mais susceptível a alterações térmicas do que a terra, ainda mais quando está molhada.
Devo ainda concordar bastante com o que o rozzo disse há uns posts atrás; devemos defender ao máximo a qualidade dos dados obtidos e, por isso, devemos instalar estações em condições padrão nos locais que achemos mais interessantes, mas evitando a influência do urbanismo, porque isso invalida a qualidade dos dados obtidos.
Tal como as RUEMAS não são comparáveis com as EMAS e apenas servem para verificar a influência do urbanismo em si no clima e não podendo entrar nos relatórios mensais nem anuais, uma estação que se instale no meio de uma ilha de calor urbana, por cima de uma calçada branca e entre dois prédios de tonalidade clara com trânsito constante ao seu lado não irá demonstrar grande fiabilidade nem interesse quanto aos dados que irá debitar, pois nesse caso não estaremos a analisar as condições naturais do local onde nos encontramos, mas sim a incluir uma grande influência das condições humanas e urbanas nos dados que irão ser recolhidos.

Eu já vi os valores médios aproximados para Janeiro para os vales do Guadiana ( entre 10 e 12,5...) num trabalho publicado há uns anos e são mais altos do que as zonas envolventes.
Para um vale ou encosta quente, os invernos nem sempre são necessariamente mais frios, do que as zonas envolventes mais altas. Sobretudo quando a pedologia e a exposição, assim o favorecem. Assim as médias anuais são claramente mais altas do que as zonas envolventes, geralmente ( claro que há excepções...).
Eu para um vale do Guadiana com uma média de Julho de 27,5 ou 28 não estou à espera de um Janeiro com um valor médio abaixo de 10...
Tal como no Tejo, com um valor médio de 29 ou 30 ( supondo), não estarei à espera de menos de 10 em Janeiro...
Isto para a maioria dos casos.
Excepções são vales em que se acumula demasiado ar frio no inverno por demasiada exposição a nordeste ou norte, por uma pedologia de granitos ou outras rochas de «fraco aquecimento», por altitude demasiado elevada, por ser uma encosta desfavorecida em exposição, por ter uma vegetação particular, etc...
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
será possivel classificar o clima da costa lisboa-vila real de santo antónio como sendo subtropical, pelo facto de ter temperaturas medias anuais entre 15 e 19 graus, 4 meses com t media igual ou superior a 20 graus ,o mes mais frio ter t media maior q 10 graus com maximas na ordem dos 15 , minimas e maximas absolutas entre -3 e 42 graus e certas frutas tropicais como a banana, a anona, a manga e o abacate entre outras se darem bastante bem.
se nao consideram isto subtropical entao porto alegre ou curitiba no brasil tb n sao (curitiba ja chegou aos-6 !! e até ja nevou !!!)

É complicado...
Eu penso que o clima mediterrânico, no fundo, em si é um temperado quente com meses secos estivais.
Mas certos locais têm invernos especialmente amenos, como a zona de Lisboa e permite uns pequenos milagres, especialmente aqui onde vivo, junto ao Jardim Ultramarino tropical, onde várias espécies tropicais desenvolvem-se bem no exterior... É um local exposto ao sul, está perto do mar e do rio, aquece relativamente bem no verão ( com menos vento do que maior parte dos arredores) e não arrefece muito no inverno. Aqui nunca vi neve, nem naquele acontecimento de 2006, que pôs alguma gente a dizer que toda a Lisboa tava com neve...
Eu em várias partes da capital e arredores não vi neve alguma.:D;)
Contudo, em algumas partes do país com este mesmo clima, essas plantas terão alguma dificuldade em vingar, normalmente devido a maiores amplitudes térmicas.
Nos Açores e sobretudo Madeira é bem diferente...
Aí a definição subtropical «transpira» por todos os poros....;)
Com muito mais humidade, meteorologia mais certa e previsível, valores médios mais altos e invernos quase ou mesmo inexistentes.
A Madeira tem locais em que tanto a flora como a fauna, nem se adaptam para o inverno mas sim para uma primavera.:lmao:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
rozzo, penso que Cerejais é mais ou menos ali naquele vale que indiquei no mapa!


O Pinhão fica num ponto quase sem significado nesse mapa...
É realmente chocante. Os 33 graus de média de máxima para Julho, surgem como verdes ou palidamente amarelos. Esse mapa evidencia a média para os 3 meses mais quentes do ano. Claro que o mais quente, segundo esse mapa, terá uma média facilmente acima dos 37 graus.
Eu lembro-me há uns tempos, na volta a Portugal em bicicleta, estarmos assim numa fase sem grandes calores ( quase para todo o país, como foi este fim de semana), com 26/27 graus em Lisboa, 30 para várias partes do Alentejo e na passagem pelo Douro, os ciclistas ressintiram-se imenso com o calor ( numa terriola que não me lembro o nome) mas diziam que estavam a ser registados à sombra 37 graus.
Isto numa fase, em que Bragança ou Mirandela, não estavam assim particularmente quentes sequer, portanto foi numa época baixa, mesmo para a região nordestina...:lmao:
Claro que isto vale o que vale ( é pela curiosidade em si e não para publicar uma tese...), mas são zonas que conseguem uma boa independência, várias vezes, em relação a flutuações.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Estou a pensar em recolher dados sobre alguma estações, mesmo a nível agro-climático, pois o INM, evidentemente não está em todo o lado.
E para o ano ( ou tb este ano, para fazer registos fora de estação), vou tentar percorrer os ( presumivelmente) locais mais quentes de Portugal no verão de carro e vou tentar fazer medições.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Em algumas classificações climáticas o clima Mediterrâneo aparece também com a designação de subtropical seco. Dessa forma, quase todo o país teria um clima subtropical.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Em algumas classificações climáticas o clima Mediterrâneo aparece também com a designação de subtropical seco. Dessa forma, quase todo o país teria um clima subtropical.

Sim, eu até tinha lá o subtropical seco, mas editei e resolvi tirar, com medo de más interpretações...:D:lmao:
A definição subtropical tem muito que se lhe diga.
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Acham que a albufeira do Alqueva pode ter contribuido, para tornar aquela zona do alentejo mais amena?:huh:
Se isso aconteceu, pode impedir com que se atinjam valores perto dos 50ºC, pelo menos nos vales mais proximos da albufeira...

Aqui está um relato, de uma pessoa que se diz muito séria ( e eu até acredito).
Só não sei em que condições tal foi registado e claro que não é nenhum dado oficial:

http://destinosviagens.blogspot.com/2006/09/chegada-portugal.html
 
Última edição:

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Sem ser nas condições indicadas (abrigo meteorológico a 1,5m do solo) não é assim tão difícil registar valores dessa ordem.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
No ano de 2006, os valores máximos da temperatura do ar terão sido alcançados nos primeiros dias de Setembro (Beja com 41.6ºC e Évora/C.C. com 42,4ºC). Claro que se registaram valores ainda mais altos noutros locais, mas para 50ºC ainda falta muito.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
No ano de 2006, os valores máximos da temperatura do ar terão sido alcançados nos primeiros dias de Setembro (Beja com 41.6ºC e Évora/C.C. com 42,4ºC). Claro que se registaram valores ainda mais altos noutros locais, mas para 50ºC ainda falta muito.

Tens toda a razão e agradeço o esclarecimento.
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
La Puebla de Cazalla tb é um dos locais que pode registar 50ºc.
Alguém tem as médias dos 3 meses mais quentes do ano deste local?
O valor máximo aqui registado até agora é de 48,8.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
La Puebla de Cazalla tb é um dos locais que pode registar 50ºc.
Alguém tem as médias dos 3 meses mais quentes do ano deste local?
O valor máximo aqui registado até agora é de 48,8.


Sobre os valores de temperatura máxima registados em Espanha a AEMET tem seguinte no seu site:

Localidades más cálidas
Ateniéndonos a la temperatura media anual en la España Peninsular y Baleares las capitales más cálidas son:
Almería con 18,5ºC, Huelva con 18,3ºC y Cádiz con 18,2ºC; sin embargo, las temperaturas máximas más elevadas se han dado en Murcia: 47,8°C el 29-7-1976, Sevilla: 47,0ºC el 6-8-1946, Badajoz: 47,0ºC en agosto de 1864 y Córdoba: 46,6ºC el 23-7-1995.
En cuanto a las zonas más cálida de la España peninsular y siguiendo el mismo criterio de temperatura media anual, éstas se localizan en la zona costera de la provincia de Huelva, en el bajo Guadalquivir y en el extremo SE. de la península.
La zona donde se producen en verano las temperaturas máximas más elevadas se sitúan en las Vegas Bajas del Guadiana (Badajoz) y en el Valle del Guadalquivir, (provincias de Sevilla y Córdoba). El municipio de Écija da una temperatura extrema de 47,0ºC y existe un registro de 48,8ºC en Cazalla (Sevilla) el 30 de agosto de 1926, que casi con seguridad es un dato erróneo pero que consta en los archivos.En muchas publicaciones entre ellas en los “RECORDS GUINNES”, se da como record en España los 51ºC de temperatura registrada en Sevilla el 30 de julio de 1876.
Pero este dato se midió con un instrumental instalado en unas condiciones técnicas deficientes, en la cúpula de la Iglesia de la Anunciación, donde estaba el termómetro en una garita tipo facistol, protección conocida también como del tipo Montsouris.
Lo que sí es cierto, fue que ese día fue extraordinariamente caluroso en la mayor parte de la península, en Madrid se midieron 44,2ºC, 42,5ºC en Bilbao, 41,0ºC en Salamanca, 38,8ºC en Lisboa y 39,0ºC en Coimbra. Esta misma estación registró 48,5ºC el 15-8-1893. En abril de 1912 se instaló una garita estándar.

http://www.aemet.es/documentos/es/d...erides/Resumen_efem_climat_nivel_nacional.doc