Maciço calcário da Serra D' Aire e Candeeiros



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
E na primavera esse vale é rico em orquídeas silvestres e rosas albardeiras! Lindas de morrer!

Eu adoro ver orquídeas silvestres, felizmente tenho aqui um terreno abandonado a mais de 40 anos, a 50 metros de casa, e obsevram-se com muita facilidade, e aliás até me serve para estudar as diversas sucessões naturais que vão acontecendo.
Mal tinha caído os primeiros pingos deste outono, já eu estava a observar uma bela flor, parecida com a do açafrão, que estava despontando por uma estrada abandonada, depois tive pena de não a identificar.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Eu adoro ver orquídeas silvestres, felizmente tenho aqui um terreno abandonado a mais de 40 anos, a 50 metros de casa, e obsevram-se com muita facilidade, e aliás até me serve para estudar as diversas sucessões naturais que vão acontecendo.
Mal tinha caído os primeiros pingos deste outono, já eu estava a observar uma bela flor, parecida com a do açafrão, que estava despontando por uma estrada abandonada, depois tive pena de não a identificar.
Mas aqui existem variedades muito raras que não tens aí... :D
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Mas aqui existem variedades muito raras que não tens aí... :D

Acredito, pois o clima é completamente diferente, muito mais húmido aliás, basta ver algumas das tuas fotos, algumas em que tens um nevoeiro denso, com uma grande carga de humidade.
Isto já para não falar, que são zonas também com pouca presença humana, e com solos bem diferentes também.
E também está numa cota muito mais elevada do que eu, eu tenho aqui vizinhos, com terrenos mais elevados uns 20 ou 30 metros em relação ao meu, e não tem problemas com geadas, e conseguem produzir por exemplo batatas, com mais de 1 mes de adiantamento, em relação a mim.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Acredito, pois o clima é completamente diferente, muito mais húmido aliás, basta ver algumas das tuas fotos, algumas em que tens um nevoeiro denso, com uma grande carga de humidade.
Isto já para não falar, que são zonas também com pouca presença humana, e com solos bem diferentes também.
E também está numa cota muito mais elevada do que eu, eu tenho aqui vizinhos, com terrenos mais elevados uns 20 ou 30 metros em relação ao meu, e não tem problemas com geadas, e conseguem produzir por exemplo batatas, com mais de 1 mes de adiantamento, em relação a mim.
Um género que aí existe em abundância e eu adoro é o serapias (parviflora, lingua e cordigera - a da foto)

1200px-Serapias_cordigera.jpg
 
  • Gosto
Reactions: João Pedro e Cinza

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Um género que aí existe em abundância e eu adoro é o serapias (parviflora, lingua e cordigera - a da foto)

1200px-Serapias_cordigera.jpg

Sim esta é uma bonita orquídea, mas a variedade delas, é quase um "mundo á parte", e depois aquelas que são rasteiras, com cerca de 20 cm de altura, tão belas também.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Sim esta é uma bonita orquídea, mas a variedade delas, é quase um "mundo á parte", e depois aquelas que são rasteiras, com cerca de 20 cm de altura, tão belas também.
Todas são maravilhosas! As mais comuns aqui são a barlia, orchis italica, orchis mascula, orchis anthropophora e Ophrys apifera... Maravilhosas!
E POR FAVOR NÃO AS COLHAM! JÁ SÃO RARAS E EM EXTINÇÃO!

290px-Orqu%C3%ADdea.JPG


orchis-italica1.jpg


Early%20Purple%20Orchid5%20-%20Lots%20Silverdale%206th%20May%202010%20(Large).JPG


Orchis%20anthropophora%20332%20%28Athens%29.jpg


f0124c2d230a44d1dab99708b702a8ef.jpg



 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Todas são maravilhosas! As mais comuns aqui são a barlia, orchis italica, orchis mascula, orchis anthropophora e orchis apifera... Maravilhosas!
E POR FAVOR NÃO AS COLHAM! JÁ SÃO RARAS E EM EXTINÇÃO!

290px-Orqu%C3%ADdea.JPG


orchis-italica1.jpg


Early%20Purple%20Orchid5%20-%20Lots%20Silverdale%206th%20May%202010%20(Large).JPG


Orchis%20anthropophora%20332%20%28Athens%29.jpg


f0124c2d230a44d1dab99708b702a8ef.jpg



São memo magníficas, e sim, é verdade a única recordação que se deve trazer sempre para casa, são as fotografias, até porque os seus bolbos estão sempre a uma profundidade considerável.
A ultima foto da orquídea, então é daquelas que nem dá para descrever.

Tens aí uns belos registos fotográficos.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
São memo magníficas, e sim, é verdade a única recordação que se deve trazer sempre para casa, são as fotografias, até porque os seus bolbos estão sempre a uma profundidade considerável.
A ultima foto da orquídea, então é daquelas que nem dá para descrever.

Tens aí uns belos registos fotográficos.
Sim as abelhinhas como as do tipo da última foto são as minhas preferidas! Aqui são muito raras, mas o único núcleo bem desenvolvido é aqui mesmo ao lado da minha casa! São as últimas a entrar em floração... Aqui onde moro temos sempre orquídeas de Fevereiro a Maio ou Junho com os vários géneros a florir em sucessão!
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Sim as abelhinhas como as do tipo da última foto são as minhas preferidas! Aqui são muito raras, mas o único núcleo bem desenvolvido é aqui mesmo ao lado da minha casa! São as últimas a entrar em floração... Aqui onde moro temos sempre orquídeas de Fevereiro a Maio ou Junho com os vários géneros a florir em sucessão!

Sim, eu por acaso também já observei isso, em relação a elas, pois são uns bons meses para se observarem as orquideias, no seu esplendor, até porque depois vem entretanto o verão e com tudo seco, e já só voltam a aparecer na próxima primavera.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Sim, eu por acaso também já observei isso, em relação a elas, pois são uns bons meses para se observarem as orquideias, no seu esplendor, até porque depois vem entretanto o verão e com tudo seco, e já só voltam a aparecer na próxima primavera.
Este ano prometo postar fotos delas aqui da serra a partir de Fevereiro! :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: João Pedro e Cinza

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Em relação à Fornea, a cascata não corria
água, mas na zona onde tirei foto já corria qualquer coisa, conclusão os solos carsicos são sempre assim, ora a água infiltra-se ou ora água reaparece.
Não referi, mas espreitei o covão da Velha, exactamente onde vem essa linha de água. Belo sítio.
Ver se publico por cá vídeos.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Este ano prometo postar fotos delas aqui da serra a partir de Fevereiro! :thumbsup:

Agora é que me deixas-te ainda mais desejoso e também com água na boca, como se costuma dizer, para as observar ainda com mais vontade.
Sim, sim faz isso, parece-me uma óptima ideia.