Maciço calcário da Serra D' Aire e Candeeiros



João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
É de facto um óptimo local a visitar, e eu aqui tão perto e não conheço essa zona da fórnea ao vivo, é um dos locais a agendar para breve.
É normal, nunca somos turistas na nossa terra :) Mas vale bem a pena, eu voltarei certamente, para ver a água a correr :)
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Todas são maravilhosas! As mais comuns aqui são a barlia, orchis italica, orchis mascula, orchis anthropophora e Ophrys apifera... Maravilhosas!
E POR FAVOR NÃO AS COLHAM! JÁ SÃO RARAS E EM EXTINÇÃO!

290px-Orqu%C3%ADdea.JPG


orchis-italica1.jpg


Early%20Purple%20Orchid5%20-%20Lots%20Silverdale%206th%20May%202010%20(Large).JPG


Orchis%20anthropophora%20332%20%28Athens%29.jpg


f0124c2d230a44d1dab99708b702a8ef.jpg


A última... :lmao:
Lindas, todas :)
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
É normal, nunca somos turistas na nossa terra :) Mas vale bem a pena, eu voltarei certamente, para ver a água a correr :)

Lá isso é verdade, eu ultimamente tenho visitados uns bons locais, nomeadamente em termos de floresta, mas aí gosto de ter como referencia também alguns locais aqui mais perto.
 

nelson972

Cumulus
Registo
22 Abr 2010
Mensagens
355
Local
Mira de Aire
Em relação à Fornea, a cascata não corria
água, mas na zona onde tirei foto já corria qualquer coisa, conclusão os solos carsicos são sempre assim, ora a água infiltra-se ou ora água reaparece.
Não referi, mas espreitei o covão da Velha, exactamente onde vem essa linha de água. Belo sítio.
Ver se publico por cá vídeos.
As nascentes mais altas só correm depois de alguns dias de chuva, e secam pouco tempo depois de parar de chover. Quando o fluxo de água é escasso, volta a infiltrar-se pouco depois da nascente, como bem observaste .

Enviado do meu ASUS_Z017D através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Cinza e luismeteo3

nelson972

Cumulus
Registo
22 Abr 2010
Mensagens
355
Local
Mira de Aire
Feito ontem.
Não tem mais resolução, pois fiz upload rápido no YouTube agora mesmo.

Excelente!
Quando a água corre em abundância é uma visão impressionante!
Mas só depois de chuvas fortes, e nem sempre há disponibilidade para ir lá acima, especialmente com mau tempo...

Enviado do meu ASUS_Z017D através do Tapatalk
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,113
Local
Genval, Bélgica
Excelente!
Quando a água corre em abundância é uma visão impressionante!
Mas só depois de chuvas fortes, e nem sempre há disponibilidade para ir lá acima, especialmente com mau tempo...

Enviado do meu ASUS_Z017D através do Tapatalk

Se é onde estou a pensar (a meio da encosta da Fornea) ja fui ai dentro quando andava no secundario. Foi uma experiencia fantastica. Mas a gruta está apinhada de aranhas enormes. Nao recomendo para quem sofre de fobia ahah