Manutenção do pluviómetro

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Muito bem Daniel pelo tópico, apesar de já ser um pouco antigo.

Estive a calibrar o pluviometro da Auriol, visto que a abertura é quadrangular e o seu lado mede 9.9cm, então se deitar 100ml de água terá de me dar a volta de 10mm.

Depois de ter feito a calibração, fiz o teste colocando a água mesmo gota a gota e deu-me exactamente 10mm :thumbsup:
 


jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Aqui está um a precisar de manutenção:

imagem013e.jpg


imagem017x.jpg


imagem016o.jpg


Cumprimentos
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Aqui está um a precisar de manutenção:


Cumprimentos

A precisar de manutenção e bem a favor coitado.... Já te certificas-te se a placa electrónica ainda trabalha? Parece estar também afectada pela humidade, posso estar a ver mal...
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Credo!!! :confused:
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
A precisar de manutenção e bem a favor coitado.... Já te certificas-te se a placa electrónica ainda trabalha? Parece estar também afectada pela humidade, posso estar a ver mal...

Penso que está irremediavelmente perdido. De qualquer modo a consola também está avariada. Era uma Huger WMR-918H (igual a Oregon Scientific WMR-918).

Agora tenho uma Auriol que me custou um décimo do preço e cujo pluviómetro tem maior abertura, menor volume de balanço e melhor protecção da placa electrónica (IP-44).

hugerauriol.jpg


Pode ser que a Auriol dure mais que um décimo do tempo da sua antecessora Huger!
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Ora boas!
Muito bonito esse pluviómetro! lindo...:D:p

Efectuei a manutenção do meu pluviómetro há dias (Oregon). Utilizei "carradas" de líquido lubrificante nele para retirar todo o tipo de lixo (que até era pouco) incluindo aranhinhas e sua teias...
Verifiquei assim a importância de uma manutenção regular ao mesmo, eu diria que até 2 vezes por ano - uma no início do Outono e outra no fim do Inverno
Reparem que se houver lixo ou, como neste caso, verdete nas conchas, haverá uma alteração dos dados reais de precipitação - o lixo, o verdete ou o pó acumulado teêm peso e por isso menos quantidade de chuva fará a concha cair e contar precipitação. Por outro lado, mesmo que não haja acumulação de sujidade nas conchas poderá haver mais atrito no apoio das conchas o que fará com que seja necessário mais chuva (ou mesmo perda de precipitação) para fazer cair cada uma das conchas.
Convém lubrificar com um bom produto (não sendo publicidade recomendo W40 ou similar por não serem gordurosos e serem dieléctricos - não conduzem a electricidade o que é bom para as ligações eléctricas por exemplo da placa electrónica).

P.S.: olhando para o pluviómetro da Auriol 2 coisas saltam à vista (para além da forma diferente claro!) - a 1ª é que os pés das duas são iguais, a forma de encaixe dos parafusos são idênticos, e a 2ª é que a rede e nomeadamente o fio para mais facilmente retirar essa rede é idêntico ao de origem da Oregon. Por último, até a entrada do funil parece-me igual...
Eu diria que: este material da Auriol é fabricado pela Oregon!:huh::rolleyes:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Depois de mais de 3 anos com a Davis de Moscavide em casa e depois de vários testes, o teste de precipitação com 50 cl que seria suposto dar 23,4 mm deu hoje... 18,4 mm.

Terá de ser recalibrado e aproveitarei para testar também a de Degracia Cimeira, que suspeito que sofra do mesmo mal. As calibrações não vêm perfeitamente feitas de fábrica, por vezes é preciso ajustar milimetricamente o calibrador para ficar certo.

Mesmo quem tem estações novas deve fazer o teste e, se necessário, acertar o máximo possível à décima de milímetro. Não se esqueçam que o calibrador existe para ser utilizado, quando necessário, e que com o tempo vai havendo desajustes.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Aproveitar para deixar também os meus valores. Foi calibrado no inicio de Maio.

Tive que dar um ligeiro ajuste porque em vez de 23,4 mm deu 23,8 mm. Próxima calibração em Setembro. :D
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Bem o meu pluviometro estava encravado:huh: abri estava cheio de teias de aranha....depois de limpo, envolvi-o em rede mosquiteira;) deverá não deixar entrar aranhas;)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Bem, na Quarta-Feira estive também a fazer mais um teste ao meu pluviómetro :D

Devia-me dar 10.7mm e deu-me 10.2mm. Se voltasse a repetir o teste até me poderia dar os 10.7mm, tudo depende da intensidade com que a água é lançada para dentro do pluviometro... E visto que quando chove ela não entra com aquela intensidade decidi não dar nenhum ajuste, pois deverá dar o valor correcto quando chove :)
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Humm, vou ter de ver o que se passa com o da minha VP2. Com o que choveu hoje e continuo a 0.0mm de precipitação :huh:

Depois de um período grande sem chover, é "obrigatória" uma manutenção ao pluvio. ;) Ou entupiu o orifício por onde passa a água ou alguma aranha se lembrou de fazer uma teia e prendeu o sistema de contagem.

P.S. não te esqueças de antes de mexer no pluvio desligar o cabo na ISS. E já agora depois da manutenção não te esqueças de ligar.
 

geoair.pt

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
264
Local
Lourinhã
Depois de um período grande sem chover, é "obrigatória" uma manutenção ao pluvio. ;) Ou entupiu o orifício por onde passa a água ou alguma aranha se lembrou de fazer uma teia e prendeu o sistema de contagem.

P.S. não te esqueças de antes de mexer no pluvio desligar o cabo na ISS. E já agora depois da manutenção não te esqueças de ligar.

Gracias pelas dicas :)
 

geoair.pt

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
264
Local
Lourinhã
o balde recolector tinha virado casa de banho particular de alguma ave voadora e estava praticamente obstruído.
Agora queria testar as leituras, mas qual a melhor forma de o fazer numa VP2?
Pensei que entrando no modo setup (DONE+ tecla '-') desse, mas assim não consigo ter as leituras na consola, ou está-me a escapar algo?
Cumps