MeteoAlentejo

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Meteo Alentejo instala Estações em Ferreira do alentejo, Vendas Novas e Montemor-o-Novo

eXTYzSj.jpg

8lpI17r.jpg

50oPw7T.jpg
 


RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
:thumbsup: muito bom trabalho, como sempre! A rede MeteoAlentejo veio dar uma avanço muito significativo para o conhecimento da meteorologia da mais vasta das regiões, única nas suas características. :palmas:
Trabalho meritório, sem dúvida! )quanto mais não seja pela quantidade de estações instaladas, que sempre dá algum trabalho...

No entanto, continuo a achar (e não serei o único possivelmente - e já referi isto várias vezes), que seria um trabalho ainda melhor, caso primasse pela qualidade da instalação das estações e tentasse ir de encontro às Normas para instalação de estações meteorológicas. Ou pelo menos, nos locais onde não fosse possível cumprir essas Normas, que tentasse uma instalação que minimizasse possíveis erros nos dados registados (postes sem espias e com trepidação; colocação junto a telhados, chaminés, zonas de máquinas de AC, sensores debaixo de cabos ou junto a estruturas metálicas, etc...). Assim, ainda que acredite que em algumas estações os dados até serão minimamente fiáveis, noutras (se calhar a maioria) acredito também que, dada a pobre instalação, é muito possível que os dados tenham erros associados (seja quanto aos valores de temperatura, ou quanto à direção e intensidade do vento e à precipitação acumulada) e nunca poderão ser minimamente credíveis.

E o pior de tudo é que desde o inicio que o pessoal daqui do fórum e eu próprio, foi chamando a atenção para estas questões, sugerindo correções de forma a melhorar e a credibilizar as estações dessa rede, mas essas sugestões nunca foram aceites.

Eu também tenho 2 estações instaladas na Meteofontes, e sempre disse e assumi que uma delas (a de Carvoeiro), não está instalada de acordo com as normas, pois tem os sensores da temperatura e o pluviómetro, instalados no topo da cobertura de uma escola (ainda que tenha feito todos os esforços para afastar os mesmos da zona do telhado e do edifício, de forma a minimizar possíveis influências nos dados).

Portanto, permite-me discordar um pouco do que dizes, não acho que essa rede seja um grande avanço para o conhecimento da meteorologia do Alentejo. Só o seria se, de facto, todas as estações permitissem o registo de dados credíveis, o que não acontece. É uma rede que privilegia a QUANTIDADE e NÃO a QUALIDADE. E é fácil perceber o porquê...
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Trabalho meritório, sem dúvida! )quanto mais não seja pela quantidade de estações instaladas, que sempre dá algum trabalho...

No entanto, continuo a achar (e não serei o único possivelmente - e já referi isto várias vezes), que seria um trabalho ainda melhor, caso primasse pela qualidade da instalação das estações e tentasse ir de encontro às Normas para instalação de estações meteorológicas. Ou pelo menos, nos locais onde não fosse possível cumprir essas Normas, que tentasse uma instalação que minimizasse possíveis erros nos dados registados (postes sem espias e com trepidação; colocação junto a telhados, chaminés, zonas de máquinas de AC, sensores debaixo de cabos ou junto a estruturas metálicas, etc...). Assim, ainda que acredite que em algumas estações os dados até serão minimamente fiáveis, noutras (se calhar a maioria) acredito também que, dada a pobre instalação, é muito possível que os dados tenham erros associados (seja quanto aos valores de temperatura, ou quanto à direção e intensidade do vento e à precipitação acumulada) e nunca poderão ser minimamente credíveis.

E o pior de tudo é que desde o inicio que o pessoal daqui do fórum e eu próprio, foi chamando a atenção para estas questões, sugerindo correções de forma a melhorar e a credibilizar as estações dessa rede, mas essas sugestões nunca foram aceites.

Eu também tenho 2 estações instaladas na Meteofontes, e sempre disse e assumi que uma delas (a de Carvoeiro), não está instalada de acordo com as normas, pois tem os sensores da temperatura e o pluviómetro, instalados no topo da cobertura de uma escola (ainda que tenha feito todos os esforços para afastar os mesmos da zona do telhado e do edifício, de forma a minimizar possíveis influências nos dados).

Portanto, permite-me discordar um pouco do que dizes, não acho que essa rede seja um grande avanço para o conhecimento da meteorologia do Alentejo. Só o seria se, de facto, todas as estações permitissem o registo de dados credíveis, o que não acontece. É uma rede que privilegia a QUANTIDADE e NÃO a QUALIDADE. E é fácil perceber o porquê...
Todas as instalações foram melhoradas nomeadamente essas que estavam perto de AC. Estão todas nas condições possíveis. Os mastro estão bem firmes. Nao há risco de falsa Precipitação por trepidação pois foram testados por mão humana e os poucos que mexem nao registaram falsa chuva pois a trepidação foi mínima. Prova disso é que os dados pouco ou nada diferem dos do IPMA ficando alguns casos abaixo quer a nível de calor ou chuva. Até mesmo pluviômetros manuais registaram valores na ordem de grandeza dos nossos no dia de ontem!
No entanto dada a constante desconfiança e crítica por motivos de inveja do trabalho realizado deixarei, a partir de hoje, de publicar neste fórum os dados meteorológicos.
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Todas as instalações foram melhoradas nomeadamente essas que estavam perto de AC. Estão todas nas condições possíveis. Os mastro estão bem firmes. Nao há risco de falsa Precipitação por trepidação pois foram testados por mão humana e os poucos que mexem nao registaram falsa chuva pois a trepidação foi mínima. Prova disso é que os dados pouco ou nada diferem dos do IPMA ficando alguns casos abaixo quer a nível de calor ou chuva. Até mesmo pluviômetros manuais registaram valores na ordem de grandeza dos nossos no dia de ontem!
No entanto dada a constante desconfiança e crítica por motivos de inveja do trabalho realizado deixarei, a partir de hoje, de publicar neste fórum os dados meteorológicos.

Penso que o post do ecobcg é bastante claro, ele não está a desvalorizar o trabalho e projecto que também acho interessante e meritório apenas a questionar os dados de algumas estações.

Por exemplo, nos dados acima, Vila Verde Ficalho com 141.3 mm acumulados a mim parece-me algo excessivo...uma precipitação dessa ordem iria causar certamente muitos problemas, não sei se choveu para valores desses, mas admito que dá para "desconfiar" um pouco, assim como se desconfia quando as próprias estações do IPMA apresentam valores estranhos, que posteriormente não são validados.

Por vezes os erros nem são de uma instalação eventualmente deficiente, mas da própria estação que apresenta alguma falha ou problema, ou até do software que transmite os dados com erros para a net. .:unsure:

De resto, acho que tens estações bastante fiáveis, nota-se uma melhoria geral e como disseste com dados por vezes em consonância com o IPMA.

Sei que, por diversos factores, nem sempre é possivel ter uma instalação a 100% seguindo as normas , seja como for é um projecto interessante e útil, que cobre uma falha enorme por parte do IPMA em termos de estações nessa zona.
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Penso que o post do ecobcg é bastante claro, ele não está a desvalorizar o trabalho e projecto que também acho interessante e meritório apenas a questionar os dados de algumas estações.

Por exemplo, nos dados acima, Vila Verde Ficalho com 141.3 mm acumulados a mim parece-me algo excessivo...uma precipitação dessa ordem iria causar certamente muitos problemas, não sei se choveu para valores desses, mas admito que dá para "desconfiar" um pouco, assim como se desconfia quando as próprias estações do IPMA apresentam valores estranhos, que posteriormente não são validados.

Por vezes os erros nem são de uma instalação eventualmente deficiente, mas da própria estação que apresenta alguma falha ou problema, ou até do software que transmite os dados com erros para a net. .:unsure:

De resto, acho que tens estações bastante fiáveis, nota-se uma melhoria geral e como disseste com dados por vezes em consonância com o IPMA.

Sei que, por diversos factores, nem sempre é possivel ter uma instalação a 100% seguindo as normas , seja como for é um projecto interessante e útil, que cobre uma falha enorme por parte do IPMA em termos de estações nessa zona.
Em Vila Verde de Ficalho houve inundações, quedas de muros e pessoas desaparecidas.
A cerca de 13km em Sobral da Adiça um pluviómetro usado por agricultores registou 120mm ate as 15h
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Tomo a liberdade de intervir.
O problema não é a instalação mas a escolha do tipo de estação (EcoWitt/Froggit) para a finalidade escolhida.
Um EcoWitt/Froggit (monobloco) nunca será uma estação para estudar climatologia!
Testei o monobloco EcoWitt contra um Davis VP2 com pluviómetro manual e SHT35 sob abrigo para validar as medições:
 

Attachments

  • 2021-09-15_12-16-07.jpg
    2021-09-15_12-16-07.jpg
    125.5 KB · Visto: 296
  • 2021-09-15_12-19-15.jpg
    2021-09-15_12-19-15.jpg
    128.6 KB · Visto: 292
  • 2021-09-15_12-17-27.jpg
    2021-09-15_12-17-27.jpg
    85.3 KB · Visto: 281
  • 2021-09-15_12-20-21.jpg
    2021-09-15_12-20-21.jpg
    71.2 KB · Visto: 272
  • Gosto
Reactions: ecobcg

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Todas as instalações foram melhoradas nomeadamente essas que estavam perto de AC. Estão todas nas condições possíveis. Os mastro estão bem firmes. Nao há risco de falsa Precipitação por trepidação pois foram testados por mão humana e os poucos que mexem nao registaram falsa chuva pois a trepidação foi mínima...

Acreditas mesmo nisso que acabaste de dizer?
Foram todas melhoradas?
Deixo aqui só alguns exemplos... Qual a credibilidade dos dados destas estações?

eXTYzSj.jpg


YT1px1q.jpg


AjDpMxJ.jpg


htNpfSi.jpg


3N60B4H.jpg


20200523-155811.jpg


...
No entanto dada a constante desconfiança e crítica por motivos de inveja do trabalho realizado deixarei, a partir de hoje, de publicar neste fórum os dados meteorológicos.
O meu filho quando tinha 5 anos também fazia estas birras...

Desde o início que a malta te tentou ajudar.... e desde o início que sempre consideraste as nossas críticas construtivas e sugestões, como críticas só para chatear e como inveja ao projecto (não tens mesmo noção, pois não?). Denota, desde logo, o mau princípio com o qual tens construído este projecto...

Mas pronto o projecto é teu... fazes o que quiseres...
Volto a dizer, tens um projecto que podia ser valorizado e reconhecido a nível mundial até, se tomasses em conta muitas das sugestões que foram dadas... mas enquanto deres primazia à quantidade e não à qualidade, e enquanto fizeres estas instalações "às 3 pancadas", sem sequer te dares ao trabalho de procurares verdadeiras alternativas em termos de locais que te possibilitassem instalações mais decentes ou até dentro das normas (não acredito que em nenhum dos Municípios que te patrocina, não haja um único espaço camarário que te pudesse ser cedido e onde pudesses instalar uma estação como deve ser), vão continuar a existir sempre muitas dúvidas quanto aos dados e à sua credibilidade e fiabilidade.

Pelo menos para quem percebe um pouco disto, teremos sempre essas dúvidas. Para o resto da população que não conhece bem o assunto, alguns media e até algumas entidades que te apoiam, ainda os vais conseguindo "enganar"...
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Acreditas mesmo nisso que acabaste de dizer?
Foram todas melhoradas?
Deixo aqui só alguns exemplos... Qual a credibilidade dos dados destas estações?

eXTYzSj.jpg


YT1px1q.jpg


AjDpMxJ.jpg


htNpfSi.jpg


3N60B4H.jpg


20200523-155811.jpg



O meu filho quando tinha 5 anos também fazia estas birras...

Desde o início que a malta te tentou ajudar.... e desde o início que sempre consideraste as nossas críticas construtivas e sugestões, como críticas só para chatear e como inveja ao projecto (não tens mesmo noção, pois não?). Denota, desde logo, o mau princípio com o qual tens construído este projecto...

Mas pronto o projecto é teu... fazes o que quiseres...
Volto a dizer, tens um projecto que podia ser valorizado e reconhecido a nível mundial até, se tomasses em conta muitas das sugestões que foram dadas... mas enquanto deres primazia à quantidade e não à qualidade, e enquanto fizeres estas instalações "às 3 pancadas", sem sequer te dares ao trabalho de procurares verdadeiras alternativas em termos de locais que te possibilitassem instalações mais decentes ou até dentro das normas (não acredito que em nenhum dos Municípios que te patrocina, não haja um único espaço camarário que te pudesse ser cedido e onde pudesses instalar uma estação como deve ser), vão continuar a existir sempre muitas dúvidas quanto aos dados e à sua credibilidade e fiabilidade.

Pelo menos para quem percebe um pouco disto, teremos sempre essas dúvidas. Para o resto da população que não conhece bem o assunto, alguns media e até algumas entidades que te apoiam, ainda os vais conseguindo "enganar"...
Foto 1: Ferreira do Alentejo, apenas está fixa a um ferro e nao se tem registado nenhuns valores anormais de chuva nem temperatura;
Foto 2: Mora; onde o mastro está fixo nao é nenhuma chaminé é um alçapão de um antigo elevador e nao se tem registado nenhuns valores anormais de chuva nem temperatura;
Foto 3: Castro Verde; os cabos e a antena estão no lado oposto ao "braço" da estação e nao se tem registado nenhuns valores anormais de chuva nem temperatura;
Foto 4: Mourão; fixa na estrutura pré existente da antiga Davis que la existia, o telhado por baixo do sensor de temperatura está a 5 metros de distância e nao tem se registado valores anormais de temperatura antes pelo contrário;
Foto 5: Marvão, essa estação é a antiga a nova ja está instalada de outra maneira conforme mostro de seguida:
gEnzFGQ.jpg

Foto 6: Estremoz tal como Castro Verde; os cabos e a antena estão no lado oposto ao "braço" da estação e nao se tem registado nenhuns valores anormais de chuva nem temperatura;
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
@RedeMeteo , já o referi algumas vezes aqui no fórum, e volto a dizer que o teu projeto é bom e importante. A cobertura da tua rede é estrondosa, e devia envergonhar o IPMA. Como é que uma pessoa consegue algo que uma instituição pública não consegue? E num evento como o de ontem, acabas por pôr em claro algumas situações, como as descargas que se estão a verificar hoje na barragem de Pedrogão (algo inédito no mês de Setembro!).

No entanto, tudo o que o @ecobcg disse é verdade. Sinceramente, acho que os únicos que deviam ter inveja do teu projeto era o IPMA, e não ninguém deste fórum. Pacatamente, um ou outro membro têm a sua estação meteorológica. Tu tens uma rede de estações. Tudo o que aqui se vai dizendo vai no sentido de melhorares as condições das instalações.

Acredito que algumas fotografias das tuas estações não tenham sido tiradas com o melhor ângulo, ou até estejam desatualizadas. Aliás, escreveste isso no último post. Mas se assim o é, sugiro que as atualizes. Não porque o fórum te o pede, mas por uma questão de credibilidade. Sabemos que o meteoalentejo tem quantidade. E qualidade tem?

Mais, se assim o entenderes, podias construir na tua página um separador com a ficha de cada estação:
Local, dada da instalação, e fotografias (atualizadas) da estação. A meu ver era uma mais valia para a credibilização do teu projeto. :thumbsup:
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Objectivo cumprido! 100% dos concelhos do Alentejo cobertos pela Rede MeteoAlentejo!
LSmOUHV.jpg