METEOROLOGIA: O vosso perfil

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
1 - O que vos fascina na Meteorologia?
Bom, a mim a meteorologia fascina-me desde que aprendi a pensar!!!(bem eu aprendi mto cedo). A Meteo dá-nos aportunidade de perceber que cada dia é realmente único. Aliada à Natureza é uma fonte de mistérios, prontos a serem desvendados pela curiosidade. Possibilita-nos conviver com ela no dia-a-dia, qdo vamos passear, quando vamos para o trabalho, quando estamos em casa a ouvir as gotas de chuva a bater do lado de fora da janela, qdo estamos a tentar a adormecer, mas a ansiedade não nos deixa, pois estamos à espera que a deusa dos céus nos vista os telhados de branco, a meteo está sempre a chamar por nós!, e aplicar conhecimentos k desde pequenos vamos adquirindo e organizando pela atenção e pela relevância que damos a factos desprezados por quase todos.

2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?
Bom desde sempre a Neve me marcou, lembro-me qdo era pequeno o meu pai me perguntar que raio eu tinha para não descolar os olhos da janela. Afinal aquilo era só neve para mim não era só neve, havia ali mto mistério, que eu queria desvendar e conseguiria a pouco e pouco.

3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?
O Nevão de Janeiro de 1997, o maior que me lembro ter ocorrido, talvez mais de 15 dias com neve à superfície, era o realizar de um sonho. Bem mais do que o momento, era mais importante a raridade do acontecimento, eu dou importancia a acontecimentos raros nos locais onde eles são raros.
Entre outros episódios um dia em que caiu chuva gelada, nesse dia formou-se uma camada espessa de gelo com 1-2cm, foi algo que nunca tinha visto. Invernos frios em que há congelamento da água dos rios, 2 tempestades de granizo que ocorreram uma em Maio outra em Setembrode um dado ano, ficaram as encostas dos montes completamente brancas, nesse dia de Setembro, o granizo durou até à tarde do outro dia desses quentes dias (tenho pena não ter ainda termómentro nessa altura para saber qto a temperatura desceu nessa noite). E o cincelo tb chamado na minha terra "nevoeiro carougeiro", é um mundo diferente, eu tento imaginar Lisboa debaixo de um manto de cincelo, mas não consigo.
Os dias mto quentes de Verão também me fascinam, aqueles fins de tarde são óptimos para ir dar um passeio e constactar diferenças de Tª de 10ºC, entre locais próximos!
 
Última edição:


Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Dado existir já um elevado número de membros novos, com um significativo número de contribuições, permitam-me reavivar este tópico e convidar desde já toda essa malta nova, cheia de energia, a fazer a sua apresentação meteorológica.

Não hesitem, participem, e mostrem-nos o vosso retrato climático, Ok? :thumbsup:
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Dado existir já um elevado número de membros novos, com um significativo número de contribuições, permitam-me reavivar este tópico e convidar desde já toda essa malta nova, cheia de energia, a fazer a sua apresentação meteorológica.

Não hesitem, participem, e mostrem-nos o vosso retrato climático, Ok? :thumbsup:

Esqueci-me de voltar a colocar as respectivas questões.

Ora aqui estão elas de novo:

1 - O que vos fascina na Meteorologia?
2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?
3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
ora bem agora sou eu a dar algumas respostas:
1 - O que vos fascina na Meteorologia?
como maior parte do pessoal aqui do forum respondeu - imprevisiblidade, adoro ser apanhada de surpresa como aconteceu ha quase 1 ano.
2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?
ver nevar, primeira vez o ano passado, lembro me tar a ouvir radio e nessa altura houve um interrupçao a avisar k estava a nevar em algumas zonas de lisboa, mas tambem adoro trovoadas, daquelas potentes em k aluz vai abaixo :D
3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?
o primeiro foi, nao sei precisar bem quando mas devia de ter 12 anos em pleno agosto e tava na mata da machada, aqui perto nas ferias desportivas, e tava um dia quente grande sol, e de repente tivemos de correr pro autocarro pois começou a cair uma carga daquelas com trovoada e vento. lembro me k o meu irmao mais velho estava no mar nesse dia e apanhou o maior susto da vida dele, pois apanhou um remoinho de agua e pensou k ficava ali, felizmente td correu pelo melhor.
obviamente o episodio k nunca mais vou esqueçer foi de 29 janeiro 2006.
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
1- Gosto da meterologia pois é um conjunto de fenomenos que mostra que a natureza é mais forte que o homem, gosto também porque gera situações imprevistas, porque gosto de todas as manifestações da natureza.

2- Gosto de neve, sou da terra que antigamente todos os anos era brindada com nevões de alguns dias, hoje nem por isso. Gosto de extremos tanto para o frio como calor. Trovoadas é o que mais me fascina, é também o que mais medo me mete, é a situação meterologica para mim que num momento para o outro pode ser a mais devastadora, até tirar vidas humanas.

3- Quando chega a Primaverae mesmo no Verão as trovoadas são o fenomeno climático que mais me marca, que me sobe a adrenalina, não me recordo de nenhuma em data especial.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
De vez em quando, gosto de repor este tópico, para que possamos ficar a conhecer melhor a malta nova que por aqui vai aparecendo. Por issso, para quem ainda não respondeu a estas três questões, aqui ficam elas de novo:

1 - O que vos fascina na Meteorologia?
2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?
3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?

Ficamos à espera das vossas respostas ... ;)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Boas, só hoje é que vi este tópico:D

1- A meteorologia fascina-me pelos fenómenos extremos ex: furações, trovoadas, cheias, frio mas não gosto de ondas de calor, e a sua previsibilidade de prever alguns fenómenos.

2- Adoro a neve apesar de viver numa região onde é muito rara, trovoadas que fazem um estrondo que até estremece as janelas:D

3-Já passei por alguns episódios interessantes: 1º episódio tinha cerca de 9 anos andava na escola primária dia da maior cheia e trovoadas bastantes fortes até hoje nunca mais ouvi mais trovoadas daquele calibre 13 de Outubro de 1989 (Sexta-feira ele á coisas):surprise: será que não era uma depressão tropical por tais trovoadas:huh: :huh: , 2º episódio: em Março de 1994 (ano confirmado) um tornado varre a parte oeste- noroeste de Olhão um enorme susto muros derrubados, postes de electricidade e telefones no chão, telhados a voar e galinhas evaporaram-se:lmao: :lmao: , e o 3ºepisódio foi a 28-11-2006 quando fui de Olhão para Faro (cerca de 8 kms) em Olhão não chovia e cheguei a Faro era o caos choveu cerca de 29 mm em 10 minutos brutal:surprise: :surprise: e último episódio a neve em 29 de Janeiro de 2006 a 30 kms a norte da minha terra :D :D :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Boas, só hoje é que vi este tópico:D

1- A meteorologia fascina-me pelos fenómenos extremos ex: furações, trovoadas, cheias, frio mas não gosto de ondas de calor, e a sua previsibilidade de prever alguns fenómenos.

2- Adoro a neve apesar de viver numa região onde é muito rara, trovoadas que fazem um estrondo que até estremece as janelas:D

3-Já passei por alguns episódios interessantes: 1º episódio tinha cerca de 9 anos andava na escola primária dia da maior cheia e trovoadas bastantes fortes até hoje nunca mais ouvi mais trovoadas daquele calibre 13 de Outubro de 1989 (Sexta-feira ele á coisas):surprise: será que não era uma depressão tropical por tais trovoadas:huh: :huh: , 2º episódio: em Março de 1994 (ano confirmado) um tornado varre a parte oeste- noroeste de Olhão um enorme susto muros derrubados, postes de electricidade e telefones no chão, telhados a voar e galinhas evaporaram-se:lmao: :lmao: , e o 3ºepisódio foi a 28-11-2006 quando fui de Olhão para Faro (cerca de 8 kms) em Olhão não chovia e cheguei a Faro era o caos choveu cerca de 29 mm em 10 minutos brutal:surprise: :surprise: e último episódio a neve em 29 de Janeiro de 2006 a 30 kms a norte da minha terra :D :D :D
 
Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
O que me fascina a Meteorologia?

Bem desde pequeno sempre achei interesante a forma de como a Natureza se comportava...:) e é talvez um dos factores mais importantes que ao qual quero conhecer ainda mais e claro estudar !;)

2- Tenho várias situações meteorológicas preferidas...a minha favorita é a trovoada! Pra mim é linda...toda a sua beldade me fascina, embora tenho a consciência que também deve-se ter um certo cuidado porque senão :suicidio:....:D

Também gosto muito de tempestades tropicais...ver a força que elas tem...por acaso nao me importava de filmar uma delas.....e a que gostava muito de filmar era o Furacão Andrew...;) ....no que respeita a tornados, só mesmo a estrutura das super células..e gosto tambem de neve!

3-Ui tantos...ja assisti a uma grande queda de granizo, nomeadamente saraiva aqui em Lisboa.A várias trovoadas em Reguengos ( as chamdas secas ) , tambem assiti a uma muito grande e realmente metia respeito, em Braga e uma que ocorreu no ano passado em Lisboa foi em Junho salvo erro..tinha tanta energia que a toda a hora a todo o instante relampejava:) :) ah e obviamente o episodio da queda de neve em Lisboa!
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
O que me fascina a Meteorologia?

Bem desde pequeno sempre achei interesante a forma de como a Natureza se comportava...:) e é talvez um dos factores mais importantes que ao qual quero conhecer ainda mais e claro estudar !;)

2- Tenho várias situações meteorológicas preferidas...a minha favorita é a trovoada! Pra mim é linda...toda a sua beldade me fascina, embora tenho a consciência que também deve-se ter um certo cuidado porque senão :suicidio:....:D

Também gosto muito de tempestades tropicais...ver a força que elas tem...por acaso nao me importava de filmar uma delas.....e a que gostava muito de filmar era o Furacão Andrew...;) ....no que respeita a tornados, só mesmo a estrutura das super células..e gosto tambem de neve!

3-Ui tantos...ja assisti a uma grande queda de granizo, nomeadamente saraiva aqui em Lisboa.A várias trovoadas em Reguengos ( as chamdas secas ) , tambem assiti a uma muito grande e realmente metia respeito, em Braga e uma que ocorreu no ano passado em Lisboa foi em Junho salvo erro..tinha tanta energia que a toda a hora a todo o instante relampejava:) :) ah e obviamente o episodio da queda de neve em Lisboa!

nao sei se tas a referir a episodios de raios, sem o trovao???:lmao:
pois por duas vezes ja assisti a este episodiao aqui na minha terrinha, e nao sei bem pk acontece:unsure:
alguem pode me esclarecer?
 
Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
nao sei se tas a referir a episodios de raios, sem o trovao???:lmao:
pois por duas vezes ja assisti a este episodiao aqui na minha terrinha, e nao sei bem pk acontece:unsure:
alguem pode me esclarecer?

Exactamente isso!:) Obrigado plo ponto de vista..mas foi exactamente isso que eu observei no ano passado ca em Lisboa, durante aquela grande trovoada.Nunca mais me esqueco.:rolleyes:
 
M

Membro excluído 274

1 - O que vos fascina na Meteorologia?
Bom, a mim a meteorologia fascina-me desde que aprendi a pensar!!!(bem eu aprendi mto cedo). A Meteo dá-nos aportunidade de perceber que cada dia é realmente único. Aliada à Natureza é uma fonte de mistérios, prontos a serem desvendados pela curiosidade. Possibilita-nos conviver com ela no dia-a-dia, qdo vamos passear, quando vamos para o trabalho, quando estamos em casa a ouvir as gotas de chuva a bater do lado de fora da janela, qdo estamos a tentar a adormecer, mas a ansiedade não nos deixa, pois estamos à espera que a deusa dos céus nos vista os telhados de branco, a meteo está sempre a chamar por nós!, e aplicar conhecimentos k desde pequenos vamos adquirindo e organizando pela atenção e pela relevância que damos a factos desprezados por quase todos.

2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?
Bom desde sempre a Neve me marcou, lembro-me qdo era pequeno o meu pai me perguntar que raio eu tinha para não descolar os olhos da janela. Afinal aquilo era só neve para mim não era só neve, havia ali mto mistério, que eu queria desvendar e conseguiria a pouco e pouco.

3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?
O Nevão de Janeiro de 1997, o maior que me lembro ter ocorrido, talvez mais de 15 dias com neve à superfície, era o realizar de um sonho. Bem mais do que o momento, era mais importante a raridade do acontecimento, eu dou importancia a acontecimentos raros nos locais onde eles são raros.
Entre outros episódios um dia em que caiu chuva gelada, nesse dia formou-se uma camada espessa de gelo com 1-2cm, foi algo que nunca tinha visto. Invernos frios em que há congelamento da água dos rios, 2 tempestades de granizo que ocorreram uma em Maio outra em Setembrode um dado ano, ficaram as encostas dos montes completamente brancas, nesse dia de Setembro, o granizo durou até à tarde do outro dia desses quentes dias (tenho pena não ter ainda termómentro nessa altura para saber qto a temperatura desceu nessa noite). E o cincelo tb chamado na minha terra "nevoeiro carougeiro", é um mundo diferente, eu tento imaginar Lisboa debaixo de um manto de cincelo, mas não consigo.
Os dias mto quentes de Verão também me fascinam, aqueles fins de tarde são óptimos para ir dar um passeio e constactar diferenças de Tª de 10ºC, entre locais próximos!

Olá vizinho de Vinhais! Lembro-me desses episódios todos! Sim a chuva gelada! Caia chuva e dps congelava nas paredes das casas, no chão, nos portões! Nesse dia o meu pai caiu ao escorregar no gelo e arrancou, sim amigos, arrancou carne da perna quando bateu com ela numa esquina de uma escada em mámore! E depois desse dia de uma chuva estranha, ao final do dia, eis que apareceu a sempre bela neve! Esse fenómeno nunca vou esquecer!

A Neve! Essa coisa mais fantástica! Os meus pais diziam exactamente a mesma coisa para mim, era e sou fanático, cheguei a ir lá de propósito já quando estudava em Lx só para ver nevar!

As Geadas e gelo: As grandes geadas do Nordeste Transmontano que por vezes parecem nevadas, quando se junta o célebre nevoeiro da Terra Quente, o gelo acumula-se durante dias nas arvores, nas casas, nas estradas, nos cabos electricos e ficamos sem luz! lol de salientar os grandes gelos de Janeiro 1983 em Trás-os-Montes!

O Nevoeiro: Chaves por estar encaixada num vale profundo rodeada por montanha em media com 1000m de altitude, formam-se nevoeiros que persistem durante dias no Inverno, onde a temperatura maxima mal passa dos 4/5 ºC!!!

As trovoadas! Também recordo essa grande trovoada de Lx no ano passado, em aparato eléctrico penso que nunca vi nada tão intenso, mas em termos de precipitação e trovões Chaves é melhor! Já ví o rio da minha terra a transbordar em 15 min!

O Frio mais intenso que apanhei foi na fronteira Suiça/Austria! Cerca de -27ºC no ano 1994!

Tudo que seja extremo gosto! Excepto o calor!!!:unsure:
 

TigoStreets

Cirrus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
34
Local
Covilhã
1 - O que vos fascina na Meteorologia?

Tudo. Desde uma simples gota de água até à mais devastosa catástrofe natural.
Sempre me interessei pela Natureza e pelos seus fenómenos e cada vez mais tento saber sobre este tema fascinante. Tudo começou com uma fobia, provocada por uma trovoada (explicarei no ponto 3) e cada vez mais me interesso por este tema.
A meteorologia condiciona as nossas vidas, apesar de, nem sempre parecer. Mas a verdade, é que, com o aquecimento global, chego a questionar-me se existirá o "futuro". Um futuro onde se possa viver com as mínimas condições, com água e tudo o que é essencial à vida humana e animal. Mas para isso é preciso agir...

2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?

Bem, eu adoro quando neva. Provavelmente é a minha situação meteorológica preferida, embora, e infelizmente, seja cada vez menos frequente:( .
Também adoro acompanhar furacões. No futuro, gostava de desenvolver algo nesta temática...sempre me interessei, e gostava de apostar muito no desenvolvimento de formas mais eficazes de prever furacões, de modo a salvar mais vidas e para que os vários governos não tenham tanto prejuízo.

3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?

Na verdade, tenho 4 episódios meteorológicos que me marcaram. Uns mais do que outros.
O primeiro, se a memória não falha foi em Março de 1996, tinha quase 4 anos de idade, mas lembro-me do dia, como se fosse hoje...e foi este dia que me fez "apaixonar" pela meteorologia. Estava a almoçar. De repente, ouve-se um trovão. Eu pergunto à minha avó se tinha sido um avião e ela responde-me que sim. Um pouco mais tarde, depois de ter arrumado a cozinha, ouve-se um enorme estrondo e eu fico terrivelmente assustado. (Deviam ser 13h30) Fui de imediato para a cama com a minha avó. E durante 5 horas, a enorme trovoada durou. Ás 18.30, quando o meu avô chegou do emprego, vinha a sangrar da testa, pois tinha sido atingido por uma pedra de granizo...enfim, um dia que, pelos vistos ficou na minha cabeça para sempre.
O segundo, foi em Janeiro de 1997, quando caiu um enorme nevão cá na Covilhã, e ficou toda a cidade cheia de neve...(estou à procura de uma filmagem que o meu pai fez nesse dia...logo que encontre, postarei aqui;) ). Também nunca mais esqueçerei.
O terceiro, mais recente, foi em Julho do ano passado, quando, ia desligar o computador, fui ao site do IM, e vi alerta amarelo para a nossa zona...e laranja em algumas zonas..quando fui ver...era de trovoada. Não acreditei...o dia tinha sido espectacular!?...Quando fui à janela, vi um relâmpago. E nessa noite...TODA A NOITE, relâmpejou sem cessar...sem trovões...só raios e relâmpagos de todos os lados...Como é óbvio, não durmi nessa noite.
O quarto e último foi em Fevereiro deste ano, quando uma enorme trovoada atravessou quase o país inteiro...vi em poucos minutos a parte que rodeia a minha casa com granizo..parecia um nevão. E também senti na pele este fenómeno, pois, fiquei no meio da rua, sem chapéu de chuva, sem visibilidade e raios e vento de todo o lado...foi uma experiência assustadora...
 

bluejay

Cumulus
Registo
8 Jun 2007
Mensagens
113
Local
Leiria
1 - O que vos fascina na Meteorologia?
O seguimento e previsão de padrões atmosféricos.

2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?
Ui, tantas!
Desde superfícies frontais bem activas, a depressões cavadas, bancos de nevoeiro bem localizados, à típica situação de noite agosto em que dá vontade de dormir na rua a olhar para as estrelas cadentes a passar.
Mas que a que me faz ficar mesmo entusiasmado é uma boa supercélula. Nada me faz tanto ir para a rua como uma fantástica super-célula a aproximar-se.

3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?

Acho que foram muitos ...
Desde a trovoada que me aterrorizou e me fez fugir para a cama dos pais com medo à trovoada que me apaixonou e me fez ir para a rua admirar a sua beleza, ao dust-devil com várias dezenas de metros, ao downburts de uma supercélula que quase is levanto o telhado, até às multiplas superficies frontais que traziam água com fartura e ao vários nevões que tive a sorte apanhar. É difícil escolher um quando andamos sempre de olhos postos nas nuvens.