METEOROLOGIA: O vosso perfil

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
De vez em quando, gosto de repor este tópico, para que possamos ficar a conhecer melhor a malta nova que por aqui vai aparecendo. Por issso, para quem ainda não respondeu a estas três questões, aqui ficam elas de novo:

1 - O que vos fascina na Meteorologia?
2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?
3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?

Ficamos à espera das vossas respostas ... ;)



1 - Fascina-me, acima de tudo, a busca pelo seu controlo, sabendo que está mais próxima da "teoria do caos" do que da ciencia exacta!!!

2 - Como Brigantino, a neve e o frio, claro!!!

3 - Em 2004, no México, fui importunado por um furacão, de nome IVAN, que me demonstrou que afinal nós não controlamos nada!!! Somos mesmo pequeninos diante da sua fúria!!! :unsure: E até não foi dos mais destrutivos... imagino se fosse:surprise:
 


FlyRabbit

Cirrus
Registo
20 Ago 2007
Mensagens
2
Local
Lisboa
Caros Amigos (e Amigas) deste forum, lanço-vos o seguinte desafio, definir o vosso perfil de aficionados pela meteorologia, através da resposta às seguintes três questões:

1 - O que vos fascina na Meteorologia?
2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?
3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?

OLá a todos,

Faço Kitesurf há 9 anos, sou instrutor há 7, faço Surf há 4 e Parapente há 1 ano. A minha vida é passada muito tempo a olhar para o céu!

1- O que me fascina é o constante equilibrio/desequilibrio dinâmico que existe dentro das massas de ar da Troposfera. É o facto de não o controlarmos e de ser a principal restrição para todos os desportos ao ar livre.

2- É aquela que me permite fazer o que gosto, voar no ar e sobre o mar.

3- Foi á cerca de 2 semanas no cabo de Sagres: assisti a um violento encontro entre massas de ar, estava muito calor, alguma humidade e numa questão de poucos minutos formou-se um conjunto de nuvens com uma energia tremenda, que rodavam sobre um eixo horizontal, e cá em baixo sentiam-se cerca de 35/40 knots de velocidade do vento, mas no mar as direcções do vento variavam muito, parecia um tornado mas na horizontal, foi impressionante!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
OLá a todos,

Faço Kitesurf há 9 anos, sou instrutor há 7, faço Surf há 4 e Parapente há 1 ano. A minha vida é passada muito tempo a olhar para o céu!

1- O que me fascina é o constante equilibrio/desequilibrio dinâmico que existe dentro das massas de ar da Troposfera. É o facto de não o controlarmos e de ser a principal restrição para todos os desportos ao ar livre.

2- É aquela que me permite fazer o que gosto, voar no ar e sobre o mar.

3- Foi á cerca de 2 semanas no cabo de Sagres: assisti a um violento encontro entre massas de ar, estava muito calor, alguma humidade e numa questão de poucos minutos formou-se um conjunto de nuvens com uma energia tremenda, que rodavam sobre um eixo horizontal, e cá em baixo sentiam-se cerca de 35/40 knots de velocidade do vento, mas no mar as direcções do vento variavam muito, parecia um tornado mas na horizontal, foi impressionante!


Olá FlyRabbit, benvindo ao forum. Nem tinha reparado neste post dado o movimento no forum nos últimos dias.
Então agora temos um membro no forum com asas :thumbsup:

Deves ter algumas fotografias interessantes lá de cima, se assim for partilha na galeria.

Quanto à situação que descreveste, será que foi no dia 9 de Agosto ? Pergunto porque foram os dias em que esteve próximo do Algarve uma depressão africana com um "cheirinho" tropical e que gerou alguma instabilidade ao largo.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
OLá a todos,

Faço Kitesurf há 9 anos, sou instrutor há 7, faço Surf há 4 e Parapente há 1 ano. A minha vida é passada muito tempo a olhar para o céu!

1- O que me fascina é o constante equilibrio/desequilibrio dinâmico que existe dentro das massas de ar da Troposfera. É o facto de não o controlarmos e de ser a principal restrição para todos os desportos ao ar livre.

2- É aquela que me permite fazer o que gosto, voar no ar e sobre o mar.

3- Foi á cerca de 2 semanas no cabo de Sagres: assisti a um violento encontro entre massas de ar, estava muito calor, alguma humidade e numa questão de poucos minutos formou-se um conjunto de nuvens com uma energia tremenda, que rodavam sobre um eixo horizontal, e cá em baixo sentiam-se cerca de 35/40 knots de velocidade do vento, mas no mar as direcções do vento variavam muito, parecia um tornado mas na horizontal, foi impressionante!

Bem-vindo FlyRabbit :thumbsup:

Já vi que és um adepto incondicional da prática de desporto! Imagino que a actividade em que te inseres deves ter mesmo de estar sempre muito atento ao tempo. Como disse Vince, caso andes sempre acompanhado da máquina digital deves ter umas fotos espectaculares para a gente ver :nicephoto:
 

FlyRabbit

Cirrus
Registo
20 Ago 2007
Mensagens
2
Local
Lisboa
Olá Vince e Minho,

Realmente, nos ultimos anos tenho assistido e vivido fenómenos meteo muito interessantes mas sinceramente não tenho o hábito de levar a máquina comigo... mas já vi que tenho de começar a fazer isso para poder partilhar fotos engraçadas com o pessoal ;)

Tenho interesse em aprender mais sobre meteorologia porque considero que sei pouco, comparando com o vosso conhecimento na materia, e porque dentro de pouco tempo vou iniciar o voo térmico em montanha "até agora só tenho voado em dinâmico, falésias" e queria já ir com um avanço nesta materia. Entretanto vou tirar um curso com o Vitor Baia, Parapentista que faz a meteo ao Joao Garcia quando este vai pros Himalaias.
Sabem de bons livros de meteo? ou sites de meteo, para além dos de previsões?

Em relação aquele fenomeno que assisti lá em baixo foi uma parvoice não ter pegado na maquina, mas fiquei tão abismado com aquele espectáculo que nem quis perder tempo pra ir buscar a máquina! Recordo-me que iniciou-se com uma nuvem lenticular gigantesca, passado 1 minutos essa nuvem foi desfeita por um cumulo que veio de lado e de baixo, esse cumulo também muito grande começou a rodar num eixo horizontal em direcção Nordeste, passado ai uns 10 minutos essas nuvens começaram-se a dissipar e aproximou-se "talvez um cumuluninbos?" porque só vejo uma base de nuvem bastante escura e grande que cobriu o ceu praticamente todo, passado pouco tempo começou a chover, mas nunca com muito intensidade, era aquela chuvinha miuda com a temperatura a descer ai uns 5/7 graus!

Cumps,
Duarte Coelho
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Caros Amigos (e Amigas) deste forum, lanço-vos o seguinte desafio, definir o vosso perfil de aficionados pela meteorologia, através da resposta às seguintes três questões:

1 - O que vos fascina na Meteorologia?
2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?
3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?
Reparei que ainda não tinha respondido, então aí vai.

1- Quase tudo, mas são sobretudo a imprevisibilidade e a incerteza que tornam a meteorologia fascinante.

2- Neve, neve, neve, neve, gelo, sincelo...gosto muito de situações extremas relacionadas com o frio:cold::cold:

3- A primeira semana de 1997. Uma semana de neve com grandes acumulações...lindo, só quem viveu essa semana no Interior Norte é que sabe o que ela significa...parecia um sonho;).


PS: Visto o fórum ter notado um grande crescimento nos últimos tempos, era bom que o pessoal que se resgistou recentemente também responde-se.
 

J.S.

Cumulus
Registo
26 Nov 2005
Mensagens
400
Local
Middelburg, Holanda
1) O inverno com a grande diferencia entre +2 ou -2 C...neve o chuva e a batalha, o que temos aqui quase sempre: precipitação entre gelo e agua (durante o inverno). Mas desde 1988, as temperaturas estão mais altas.....e por isso: menos neve....

2) E dificil...blizzard ou depois...com tempo limpo, sem vento e muita neve: uma noite muito frio

3) Exceptional foram os ultimos dias de 1978. Este mes fui um pouco frio, com um periodo de gelo (temperaturas sempre inferior ao 0 C) de 25 novembre ate 5 dezembro com um pouco neve (5 cm durante o periodo). Depois frio seco, sem neve, sem sol....Eu tinha 9 anos mas lembre me muito bem....a 20-27 dezembro o tipico "weihnachtstauwetter"...(em Ingles: Christmas thaw weather, que e uma coisa tipica na Holanda, Dinamarca e Alemanha). Temperaturas muito altas com 10 C ou mais.
Mas poucos Km norteste da Holanda, no sul de Suecia e depois no Dinamarca temperaturas inferior a -10 (no dia) siginifica uma zone com diferencias de temperaturas muito brutal. 4 "baixas" formam no trajecto Irlanda, Sul da Inglaterra e.....Norte de França..
No dia 27 dezembro, o aire artico entra Dinamarca com um blizzard extraordinario no sul desta pais e no Norte de Alemanha. Mas o KNMi diz que isto nao vai entrar a Holanda. No noite do 28 dezembro, algumas pessoas no norteste da Holanda registraram periodos de 10 a 20 minutos com uma forte descida da temperatura em so um minuto, de 8 a + 2C. E depois 8 C...A frente artico esteve escasas kilometros da fronteiro. E depois, a batalha entre aire suave e aire artico comeca com uma blizzard sem comparação e diferencias que nunca estiveram tão extrema. Sou 10 km sul desta zona, temperaturas de + 10 C, dez km norte desta zone um blizzard com -10 e menos, tudo durante o dia!
30 dezembro: lento, muito muito lento o aire artigo ganha e ganha! No Amesterdão, pudimos ver no outra lado dum Canal as Bandeiras...o vento fui NE mas a nossa lado o vento fui SW. 10 minutos mais tarde, a situação fui completemnte diferente com "whiteout".
No sul, um homem entre uma garagem para limpar a maquna dele. A temperatura fui + 7 C...uma hora mais tarde, fui impossivel abrir a maquina porque a temperatura estive -11 C e tudo esteve em gelo!!
COm um rapidez de so 10 a (mais tarde)30km a frente entre Belgica e o norte da França. No Aeroporto de Orly, a um lado a temperatura fui -4 C e no outra, sou 1 km mais ao sul a temperatura fui + 4C!
Aqui, onde eu vivo o blizzard fui brutal porque uma outra Baxia entrou a Belgica, com vento aqui de NE e -10 a -12 C no dia de 31 dezembro!!
No 1 de janeiro a temperatura fui muito baixa, com -24,7 C! Cobertura da neve de 29 dezembro ate 1 mars (todos os dias obertura de neve, mas isto não e uma record). T media do Janeiro: -3,2 C (record -7,0 C) e de fevreiro
-0,9 C (record: -6,7)...


28 dezembro 2007: muito calor em toda Holanda:

http://www.nlweer.com/png/nlkaart/7/19781228.PNG


29 de dezembro: a descida começa no norte, o calor no sul:

http://www.nlweer.com/png/nlkaart/7/19781229.PNG


30 dezembro 1978: de 8 a -8 C em 2 - 3 horas

http://www.nlweer.com/png/nlkaart/7/19781230.PNG


31 dezembro 1978: as maximas aos 1 H na noite. Aos 12 h -10 a -12 C no sul do pais.

http://www.nlweer.com/png/nlkaart/7/19781231.PNG

1 janeiro 1979: uma noite bastante frio. O calor no suoueste e artificial. A estação do Flesinga esta algumas metros do mar. So 2-3 km mais ao interior as temperaturas estivram 5- 10 grausmais baixas (na noite).

http://www.nlweer.com/png/nlkaart/7/19790101.PNG

4 janeiro: outra noite fria

http://www.nlweer.com/png/nlkaart/7/19790104.PNG
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
1. A meteorologia é fascinante pela sua imprivisibilidade e capacidade de surpreender.
2.neve, gelo, trovoadas
3.Dia 29 de Janeiro de 2006 aprimeira vez que vi nevar num sitio pouco habitual (Coruche), e logo durante 4 horas com grande intensidade :surprise:
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Bem-vindos a todos os novos membros: Anticiclone (espero que não apreças muitas vezes, apenas trazes sol e céu limpo :lol: estou a brincar), FlyRabbit (um coelho voador, quem diria ;)) e J.S. (que deve ser o nosso amigo Jet Stream)

Participem neste forum, divirtam-se muito, aprendam ainda mais, apresentem as vossas opiniões, reportagens, etc. e partilhem connosco as emoções de noites de trovoada, chuva intensa, ou então o delírio da queda de neve em Portugal, em que, aí sim, o forum vem abaixo! :D)
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
1 - O que vos fascina na Meteorologia?
2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?
3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?

1 - Perceber o que se passa acima de nós e á nossa volta e não limitar-me a fazer como a maioria que simplesmente diz "Eles dizem que vai chover" ou "Eles dizem que vai estar calor", em que o "Eles" são os "malucos" dos meteorologistas que na maioria das vezes são acusados de não acertarem nas previsões.
A minha opinião é que toda a gente devia tentar perceber um mínimo do que se passa na atmosfera para não se surpreender com algo que faz parte da natureza :huh:

2 - Chuva, muita chuva, além de ser bonito ver chover, a águinha faz muita falta no nosso país (ver entrevista a Anthimio de Azevedo)
:rain::rain::rain::rain:

3 - Um temporal em 31/12/1999 na Ilha do Farol (Olhão) em que ficámos sem ligação entre as ilhas e Olhão durante cerca de 6 horas.
 

CMSAFF

Cirrus
Registo
10 Nov 2007
Mensagens
86
Local
Lisboa (Olivais) e sempre que posso em Tavira.
1 - Nada em especial como no vosso caso, simplesmente como interefere com o meu quotidiano e com toda a actividade humana gosto de me ir mantendo informado.

2- Como quase todos os portugueses e habitante do sul do país, a neve e o gelo.

3- O pseudo-nevão de Lisboa, um nevão mais a sério na Guarda em meados dos anos 90.
 

RufyGolfo

Cirrus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
4
Local
Vendas Novas
1: A instabilidade e a imprevisibilidade de algo que temos quase como certo: o Dia de Amanhã! Fiquei fascinado com a a teoria da "Corrente do Golfo" e a sua influência comprovada no clima mundial!
2: Toda aquela que saia dos padrões "ditos" normais para a época e para a posisão geográfica onde ocorre.
3:Tenho 2: queda de neve em Vendas Novas a 29 de Janeiro de 2006 e um mini-tornado em Bombel(localidade perto de Vendas Novas), no Verão de 2004 numa zona de campo, com cerca de 30 metros de altura, avistava-se a cerca de 10km.
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,113
Local
Genval, Bélgica
1- o que mais me fascina na meteorologia é poder estudar todos aqueles fenómenos que avontecem na atmosfera e que tanto influênciam a nossa sociedade. Adorava saber mais sobre o funcionamento dos furacões, tornados e trovoadas.

2- aquilo que mais gosto é dos furacões, pois estão ligados a chuva forte, trovoada e vento forte. tudo isto numa única coisa.

3- o que mais marcou foi talvez quando nevou em leiria. apesar de ter ainda 16 anos este foi o evento que mais mem marcou.