Monitorização Clima de Portugal - 2008



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Monitoramento Clima de Portugal - 2008

Assim vai este quente mês de Janeiro de 2008 quanto a anomalia de temperaturas em Lisboa e Porto:

b-20.gif


a-31.gif


http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/global_monitoring/temperature/weur_30temp.shtml
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Monitoramento Clima de Portugal - 2008

Agora chega Fevereiro o cenário inverte-se totalmente :D:D e dirás como vai gelado este Fevereiro.

Eu acho é que tu devias era começar a prometer calor, que assim como tens andado a prometer frio isto não vai lá, andas a dar azar, antigamente iam pessoas para a fogueira por muito menos :D :lmao:

Tinha razoáveis expectativas para este mês de Janeiro. 2007 foi um ano menos quente do que os últimos anos, estamos num mínimo solar, o Inverno no Hemisfério Sul foi bastante frio, o fim do Outono no Hemisfério Norte começou muito bem, com nevões bastante cedo na Europa, o Inverno começou e mantem-se puro e duro na América do Norte e Ásia, tudo se alinhava para termos um Janeiro diferente.
Esta manhã depois duma futebolada na praia e antes dum peixe grelhado, mandei um mergulho na Comporta/Troia, algo que já não fazia desde os tempos de puto, mandar um mergulho no Inverno.

Para Fevereiro confesso que já estou sem grandes esperanças.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Monitoramento Clima de Portugal - 2008

Eu acho é que tu devias era começar a prometer calor, que assim como tens andado a prometer frio isto não vai lá, andas a dar azar, antigamente iam pessoas para a fogueira por muito menos :D :lmao:

Tinha razoáveis expectativas para este mês de Janeiro. 2007 foi um ano menos quente do que os últimos anos, estamos num mínimo solar, o Inverno no Hemisfério Sul foi bastante frio, o fim do Outono no Hemisfério Norte começou muito bem, com nevões bastante cedo na Europa, o Inverno começou e mantem-se puro e duro na América do Norte e Ásia, tudo se alinhava para termos um Janeiro diferente.
Esta manhã depois duma futebolada na praia e antes dum peixe grelhado, mandei um mergulho na Comporta/Troia, algo que já não fazia desde os tempos de puto, mandar um mergulho no Inverno.

Para Fevereiro confesso que já estou sem grandes esperanças.

Podes crer mas eu prefiro ir para a agua gelada acho que é menos doloroso do que a fogueira.
O frio tem de se manifestar se o hemisfério norte está quase toda debaixo de fogo nós se calhar só vamos ter animação no Verão :sweat::wacko: é uma possiblidade remota por agora mas fica no ar :rolleyes: o Inverno só acaba em Março e eu tenho reparado que os modelos estão a começar a mandar o frio para este lado por isso vamos aguardar...:p

A La Niña baralha o sistema todo.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Monitoramento Clima de Portugal - 2008

Os modelos o que eles acertam mais é nos anti-ciclones, existe anti-ciclones por todo lado.
Quanto ao frio, bom eu não tenho grandes prespectivas para Fevereiro.
Para mim vai seguir a linha do mes de Janeiro.

Quanto a previsões de chuva, bem, sem comentários. Apenas digo, pro ano há mais!!!:D

Os links são bastantes interessantes e o que diz respeito á precipitação dá para verificar algumas curiosas.
Ultimos 30 dias: Lisboa e Porto foram normais para a época: primeiros 15 dias do mes. Faro choveu somente 40% do normal.
3 meses: Em todos os locais (Lisboa, Porto e Faro) choveu cerca de 50% do normal para a época.
12 meses: Lisboa e Porto choveu cerca de 60% do Normal, enquanto que no Sul, embora não mostre penso que deve ter chovido cerca de 80% do normal.


Panorama para os restantes meses: continuação do período de seca, que já estamos a sentir.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Monitoramento Clima de Portugal - 2008

Janeiro

Os dados oficiais do Instituto de Meteorologia sobre o mês de Janeiro estão disponíveis no local habitual: IM - Acompanhamento Clima.

Anomalias Temperatura: mínima, média e máxima

1-20.gif
2-21.gif
3-8.gif



Precipitação: Total e Anomalia

a-33.gif
b-22.gif



copyright © Instituto de Meteorologia - Acompanhamento Clima

Mais gráficos disponíveis no mesmo local, bem como a informação de Bragança, Porto, Vila Real, Castelo Branco, Lisboa, Faro, Beja, Funchal, Ponta Delgada, Angra do Heroismo e Flores.
 

Blizzard

Cirrus
Registo
8 Dez 2007
Mensagens
71
Local
Lagos
Re: Monitoramento Clima de Portugal - 2008

Janeiro

Os dados oficiais do Instituto de Meteorologia sobre o mês de Janeiro estão disponíveis no local habitual: IM - Acompanhamento Clima.

Anomalias Temperatura: mínima, média e máxima

1-20.gif
2-21.gif
3-8.gif



Precipitação: Total e Anomalia

a-33.gif
b-22.gif



copyright © Instituto de Meteorologia - Acompanhamento Clima

Mais gráficos disponíveis no mesmo local, bem como a informação de Bragança, Porto, Vila Real, Castelo Branco, Lisboa, Faro, Beja, Funchal, Ponta Delgada, Angra do Heroismo e Flores.


O que torna o gráfico da média das temperaturas mínimas estranho e interessante ao mesmo tempo é a anomalia negativa (ou a não anolamia positiva) do barlavento algarvio.

Quando está frio aqui, está a gear no resto do país. :confused:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Resumo do Mês - Janeiro de 2008

:shocking::shocking::shocking:

Quando na primeira página li: "Na Madeira..."; "Nos Açores...", ainda pensei: "Uahu, finalmente um relatório como deve ser." Mas à medida que fui prosseguindo...
Epá, sem comentários. É que nem nos dizem se foram batidos records de temperaturas, a temperatura mínima simplesmente não existe (ficamos assim sem saber quem ganhou na votação da temperatura mínima do mês de Janeiro), os valores de precipitação são apenas qualitativos, enfim...

E anexos? Onde estão os anexos?

A verba dada ao IM no mês de Janeiro, deve ter sido tão baixa que nem para mais folhas virtuais deu!:disgust::disgust:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Monitoramento Clima de Portugal - 2008

Tá estranho tá. Falta aquela tabela de extremos que era sempre tão interessante, embora neste mês seja realmente importante as médias altas que se registaram e não tanto os extremos. De qualquer forma esperemos que tenha sido esquecimento e não uma decisão de suprimir esses dados a partir de agora.

Portanto temos como pontos mais importantes:

Em Portugal Continental o valor médio da temperatura máxima do ar foi bastante superior ao
valor médio (1961-1990), cerca de +1.4°C, sendo o 2º valor mais elevado ocorrido desde 1931 (o
mais elevado ocorreu em 1981). A média da temperatura média do ar em Janeiro foi cerca de
+1.5°C superior ao valor médio (1961-1990), sendo o maior valor observado no século XXI.
Também o valor médio da temperatura mínima do ar foi superior ao valor médio (1961-90) para
Janeiro, em cerca de +1.3°C.
Os valores da quantidade de precipitação observados no mês de Janeiro em Portugal Continental,
foram em geral inferiores aos valores médios, classificando-se este mês como seco a normal.

O record de temperatura máxima não foi batido. A mais elevada deste mês foi em S. Brás de Alportel, 23.7ºC e oficialmente (desde 1941) consta os 26.0 °C em Ladoeiro a 30 Janeiro 1999. E a mínima mais elevada certamente também não foi, que é a de 17.8 °C em Coimbra a 25 Janeiro de 1959.




Como não vem neste relatório, deixo os extremos de Janeiro que vinham no do ano passado:

Extremos absolutos(desde 1941) no mês de Janeiro ( a Janeiro 2007)

Maior valor da Temperatura Máxima:
26.0 °C em Ladoeiro, 1999, dia 30

Menor valor da Temperatura Máxima:
-9.6 °C em Lagoa Comprida, 1946, dia 16

Maior valor da Temperatura Mínima:
17.8 °C em Coimbra, 1959, dia25

Menor valor da Temperatura Mínima:
-16.0°C em Miranda do Douro, 1945, dia 16

Precipitação Maior valor em 24 h:
220.0 mm em Penhas da Saúde, 1977, dia 14
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Fevereiro 2008

enfim não sei em que critérios estes senhores têm mas prontos :huh:

Se leres os relatórios do IM, tens lá o indice que é usado para a seca meteorológica:

PDSI - Palmer Drought Severity Index - Índice que se baseia no conceito do balanço da água tendo em conta dados da quantidade de
precipitação, temperatura do ar e capacidade de água disponível no solo; permite detectar a ocorrência de períodos de seca e classifica-os em
termos de intensidade (fraca, moderada, severa e extrema).

No relatório de Dezembro tens:

37% seca fraca
52% seca moderada
10% seca severa
http://www.meteo.pt/resources/im/pdfs/clim_rc_12_07.pdf

No relatório de Janeiro

Logo, segundo este indice, houve um pequeno desagravamento. Isto até finais de Janeiro, desde então a situação já deve ter piorado novamente.

Para finalizar, outro cuidado que é preciso ter é com a origem da informação. O artigo do Público de hoje «Falta de chuva nos últimos meses é a maior em 91 anos», a fonte desta afirmação não foi o IM, mas sim o Instituto da Água (Inag).