Monitorização Clima de Portugal - 2012

Tópico em 'Climatologia' iniciado por AnDré 9 Fev 2012 às 12:56.

1. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    Coimbra (Figueira da Foz aos fins de semana)
    Sim, eu sei. Estava só a perguntar se alguém sabia se o IM as usava, porque eles usam algumas estações que não são deles.

2. J.S.

J.S.
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    26 Nov 2005
    Local:
    Middelburg, Holanda
    Ah..bem..desculpa! mas penso que o IM não usa estas.

Ontem 40,6 C em Moura e 41,4 C em Amareleja. So estas dois com quatro dias consecutivos com 40+ na peninsula iberica.

3. Skizzo

Skizzo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Set 2007
    Local:
    Porto (centro) - cerca de 7km da costa
    Serpa poderia mudar de nome para Sertã. Parecido :D

Interessantes os dados!

4. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    PRIMAVERA DE 2012 REGISTA TEMPERATURA ACIMA DO NORMAL

2012-06-27
    A primavera de 2012 (meses de março, abril e maio), em Portugal Continental, caracterizou-se por temperaturas superiores e por uma precipitação inferior aos valores normais 1971-2000.

A temperatura média do ar no continente foi de 14.24ºC, com uma anomalia de +0.64ºC em relação ao valor normal, tendo a média da temperatura máxima (19.88ºC) registado uma anomalia de +1.17ºC e a temperatura mínima (8.59ºC) uma anomalia de +0.10ºC. Registaram-se três ondas de calor, duas no mês de março e uma em maio.

O valor médio da precipitação foi 173.3mm, valor inferior ao normal em -38.1mm, o que permite classificar a Primavera como normal a seca.

A situação de seca meteorológica iniciada no inverno 2011/12 teve um agravamento da intensidade no início da Primavera. No entanto em abril e em maio, ocorreram valores de precipitação que levaram a um desagravamento da intensidade da seca meteorológica, em particular na região Norte e parte da região Centro.
    Fonte: IM

5. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Tanto se queixam e nem motivos têem para se queixarem. Mais um mês com temperaturas bem acima da média.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. Skizzo

Skizzo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Set 2007
    Local:
  7. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    Mas o IM continua a usar os valores das 9h às 9h? É que os valores apresentados aí são completamente diferentes dos do ogimet ou até dos resumos 0h-0h disponibilizados pelo próprio IM...

8. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)

9. CptRena

CptRena
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Fev 2011
    Local:
    Gafanha da Encarnação, Aveiro

10. Skizzo

Skizzo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Set 2007
    Local:
    E usaram as médias de 71-00, senão a diferença tinha sido maior. Grande flop este mês de Julho no Porto

11. Skizzo

Skizzo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Set 2007
    Local:
    Confirma-se que Agosto foi um grande flop no litoral norte.

12. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Um mês de Agosto cuja temperatura fica na média, logo é normal, é considerado um flop. O que diríamos se tivesse havido uma ligeira anomalia negativa, digamos de 1ºC. Uma tragédia? Um cataclismo? A nova idade do gelo?

Ainda por cima houve dois ou três dias em que choveu, em que a temperatura ficou uns 5ºC abaixo da média, pelo que se pode dizer que os restantes dias devem ter sido bastante agradáveis.

13. 1337

1337
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    26 Jun 2010
    Local:
    Ponte de Lima (centro)
    Para ele um mes que não tenha 40ºC todos os dias ja é flop david,se reparares ele já tinha dito que julho também foi um flop, o melhor que podes fazer é nem ligar ao que ele diz.

14. Skizzo

Skizzo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Set 2007
    Local:
    David, a máxima ficou bem abaixo do esperado, e não houve nenhum episódio de calor. Para além de ter sido muito chuvoso. Se foram 4 dias ou 8 não interessa. Choveu o triplo. Se fosse no Inverno e tivessemos um mês seco, também andavam todos a queixar-se, portanto posso fazer o mesmo quando o inverso acontece em Agosto.
    O que salvou a "média" foram as minimas, mas essas interessam-me muito pouco, porque para mim o Verão define-se pelas máximas, é o que "sentimos". Ter minimas elevadas não me vai ajudar a fazer praia...
    E depois temos de ter em consideração que foram utilizadas as médias de 71-00, se utilizarmos as mais recentes, maximas de Julho e Agosto foram 2ºC abaixo do normal... A máxima nem sequer foi além dos 26.6ºC em P.Rubras, ou seja, não houve dias quentes.

1377, E não foi um flop Julho? Vai ler os relatórios mas é...
    E não ponhas palavras na minha boca, não me conheces de lado nenhum, nem te dei confiança para isso. Nem os membros que estão comigo há muito tempo conhecem-me, quanto mais tu. Nunca me viste a dizer que gosto de 40ºC todos os dias. Se calhar destoo porque gosto do Verão e do calor, e 99% do fórum gosta de chuva, vento e frio. Devo ser a voz da maioria da população portuguesa... Muitos membros se queixaram do calor e do sol este Verão, portanto se no Inverno disser que estou farto de chuva ou frio, simplesmente vão ter de respeitar, que é o que eu faço.
    Se concordas ou não com as minhas opiniões é-me irrelevante. Lê e passa à frente. É o que eu faço quando discordo de vocês.

15. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa
    Skizzo, não vale a pena seres agressivo.

Maior parte da malta do forum não gosta de Verões frios, ventosos e chuvosos...ao que me parece, o que em geral é consensual entre todos é que o nosso Verão peca por ser excessivamente seco...faltam as trovoadas que o pessoal da Europa central tem...

A minha ideia tambem vai por ai...gosto de verões que sejam quentes e convectivos...gostava muito de ter verões ao estilo do sul dos EUA por exemplo..hehe

Bem...no que toca a este ano, o verão climatologico ficou algo abaixo da média de 71-00, e em relação a 81-10 ainda mais abaixo ficou...mas nunca por margens superiores a 1-1.5ºC, pelo que se pode dizer que foi um Verão regular...

Não houve muitas entradas quentes, mas tambem não houve situações de entradas frias excessivamente intensas...

Já que vives no Porto devias estar habituado a Verões mais frescos...as médias das maximas nos meses mais quentes na zona litoral rondam apenas os 22-24ºC..e mesmo no centro do Porto não devem ser superiores a 26-28ºC...

Em geral os verões em Pt nunca são assim muito quentes...salvo em alguns locais do interior, sendo que nesses casos as minimas usualmente frescas equilibram o calor dos dias...

É uma caracteristica algo aborrecida, a extrema amenidade do nosso clima...mas é assim...

Partilhar esta Página