Monitorização Clima de Portugal - 2012

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Eu não sou o IM ;-) Portanto: eu uso o SAGRA prorque estas estações estão bem ubicadas (guidelines of WMO are used!). O meteorologista deles (Jorge Maia) confirmou isto pessoalmente a me. Medir correctamente não e so uma coisa das institutas meteorologicas de um pais. Au contrario: ha muitas que tem estações que ficam num sitio horrivel para medir correctemente.

Sim, eu sei. Estava só a perguntar se alguém sabia se o IM as usava, porque eles usam algumas estações que não são deles.
 


N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
PRIMAVERA DE 2012 REGISTA TEMPERATURA ACIMA DO NORMAL

2012-06-27
A primavera de 2012 (meses de março, abril e maio), em Portugal Continental, caracterizou-se por temperaturas superiores e por uma precipitação inferior aos valores normais 1971-2000.

A temperatura média do ar no continente foi de 14.24ºC, com uma anomalia de +0.64ºC em relação ao valor normal, tendo a média da temperatura máxima (19.88ºC) registado uma anomalia de +1.17ºC e a temperatura mínima (8.59ºC) uma anomalia de +0.10ºC. Registaram-se três ondas de calor, duas no mês de março e uma em maio.

O valor médio da precipitação foi 173.3mm, valor inferior ao normal em -38.1mm, o que permite classificar a Primavera como normal a seca.

A situação de seca meteorológica iniciada no inverno 2011/12 teve um agravamento da intensidade no início da Primavera. No entanto em abril e em maio, ocorreram valores de precipitação que levaram a um desagravamento da intensidade da seca meteorológica, em particular na região Norte e parte da região Centro.
Fonte: IM
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,397
Local
Olhão (24 m)
Junho quente e seco em Portugal Continental

Portugal Continental registou em junho valores da temperatura do ar (máxima, média e mínima) acima do valor normal 1971-2000.

Os valores médios da temperatura máxima, média e mínima foram 26.60ºC, 20.32ºC e 14.03ºC, com anomalias de +1.24ºC, +0.89ºC e +0.54ºC acima do normal.

É de salientar os dias 25 e 27, que registaram valores de temperatura muito altos, sendo mesmo superiores a 40ºC na região Sul e no interior do Norte e Centro, devido a uma massa de ar muito quente e seca.

O valor médio da quantidade de precipitação (14.0mm) em Portugal Continental foi inferior ao valor médio 1971-2000 (32.2mm), pelo que se classifica este mês como seco a extremamente seco. Excetua-se o Minho e Douro Litoral onde foi normal.

A situação de seca meteorológica mantém-se, verificando-se no final de junho um agravamento em relação ao final de maio em particular nas regiões do Centro e Sul. Assim, em 30 de junho 2012, 56% do território encontra-se em seca extrema, 24% do território em seca severa, 16% em seca moderada e 4% em seca fraca.

Fonte: IM

Tanto se queixam e nem motivos têem para se queixarem. Mais um mês com temperaturas bem acima da média.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Mas o IM continua a usar os valores das 9h às 9h? É que os valores apresentados aí são completamente diferentes dos do ogimet ou até dos resumos 0h-0h disponibilizados pelo próprio IM...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
17 de julho, dia mais quente do ano
2012-07-18
(IM)

A influência de um anticiclone que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia originou uma circulação fraca de leste, o que se traduziu numa temperatura do ar muito elevada no território continental, sendo, até ao momento, o dia 17 de julho o mais quente deste ano.

Assim, das temperaturas máximas observadas no dia de ontem, podemos destacar Lisboa com 39.6°C, Porto com 37.5°C, Faro com 32.5°C, Coimbra com 39.4°C, Leiria com 40.3°C, Santarém com 41.9°C, Beja com 41.1°C e Évora com 40.5°C.

Realça-se ainda que foram ultrapassados os maiores valores da temperatura máxima para o mês de julho, desde que há registos, nas estações do Caramulo com 36,7°C, Lousã com 43,6°C, Ansião com 40,9°C, Leiria com 40,3°C, Tomar com 43,5°C e Rio Maior com 42,3°C.

Relativamente à noite de 17 para 18 de julho, ocorreram valores de temperatura mínima do ar superiores a 20°C (noites tropicais) em grande parte do território do continente, nomeadamente em Portalegre com 27.9°C, Lisboa com 25.4°C, Castelo Branco com 25.1°C, Faro com 24.0°C, Viseu com 23.9°C, Porto com 22.6°C, Coimbra com 22.7°C e Beja com 22.8°C.
Fonte: IM
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Julho seco e com temperatura média abaixo do normal no Continente
2012-08-10
(IM)

Em Portugal Continental o valor médio da temperatura do ar (21.56ºC), esteve abaixo dos valores normais 1971-2000, com uma anomalia de -0.61ºC. Este valor ficou a dever-se às temperaturas mínimas, cujos valores registados estiveram abaixo do normal em praticamente todo o território continental, com um valor médio (14.39ºC) e uma anomalia de -1.23ºC.

O valor médio da temperatura máxima do ar foi 28.73ºC e anomalia de +0.01ºC.

Durante o mês é de salientar o período de 17 a 19, em que foram registados valores de temperatura superiores a 40ºC, em diversos locais do interior do território do Continente, devido a uma massa de ar muito quente e seca.

O valor médio da quantidade de precipitação (4.5mm) foi inferior ao valor médio 1971-2000 (13.8mm), pelo que se pode classificar este mês como seco a extremamente seco em quase todo o território, com exceção de alguns locais da região Norte onde foi normal.

A situação de seca meteorológica em Portugal Continental manteve-se em julho, registando-se no final do mês 58% do território em seca extrema, 26% do território em seca severa, 15% em seca moderada e 1% em seca fraca.

- Relatório Clima Julho 2012

Fonte: IM
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Desagravamento da situação de seca meteorológica nas regiões Norte e CentroRelatório clima agosto 20122012-09-12 (IM)

O valor médio da quantidade de precipitação em Portugal Continental (14.4mm), em agosto, foi próximo do valor médio 1971-2000 (13.7mm). Os valores de precipitação mais elevados, registados no mês de Agosto, ocorreram essencialmente nos dias 14, 15 e 24 e em particular nas regiões do litoral Norte e Centro. Assim, o mês classifica-se na região Norte como chuvoso a extremamente chuvoso nas zonas próximas do litoral e normal nas zonas do interior; na região Centro o mês classifica-se como normal a chuvoso e na região Sul como normal a seco, exceto no sudoeste alentejano onde foi chuvoso.

Devido aos valores mais altos de precipitação que ocorreram nas zonas do litoral Norte e Centro, verificou-se no final de agosto um desagravamento da intensidade da situação de seca meteorológica nessas regiões. Assim no final do mês tem-se: 33% do território em seca extrema, 40% do território em seca severa, 13% em seca moderada, 13% em seca fraca e 1% na situação normal.

O mês de agosto, em Portugal Continental, registou um valor médio da temperatura máxima do ar (29.04ºC) superior ao valor normal 1971-2000 (+0.24ºC), e valores médios das temperaturas média (22.01ºC) e mínima (14.98ºC) do ar inferiores ao valor normal em -0.14ºC e -0.52ºC, respetivamente.

http://www.meteo.pt/resources.www/d...HlJGHd/cli_20120801_20120831_pcl_mm_co_pt.pdf

Confirma-se que Agosto foi um grande flop no litoral norte.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Confirma-se que Agosto foi um grande flop no litoral norte.

Um mês de Agosto cuja temperatura fica na média, logo é normal, é considerado um flop. O que diríamos se tivesse havido uma ligeira anomalia negativa, digamos de 1ºC. Uma tragédia? Um cataclismo? A nova idade do gelo?

Ainda por cima houve dois ou três dias em que choveu, em que a temperatura ficou uns 5ºC abaixo da média, pelo que se pode dizer que os restantes dias devem ter sido bastante agradáveis.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Um mês de Agosto cuja temperatura fica na média, logo é normal, é considerado um flop. O que diríamos se tivesse havido uma ligeira anomalia negativa, digamos de 1ºC. Uma tragédia? Um cataclismo? A nova idade do gelo?

Ainda por cima houve dois ou três dias em que choveu, em que a temperatura ficou uns 5ºC abaixo da média, pelo que se pode dizer que os restantes dias devem ter sido bastante agradáveis.

Para ele um mes que não tenha 40ºC todos os dias ja é flop david,se reparares ele já tinha dito que julho também foi um flop, o melhor que podes fazer é nem ligar ao que ele diz.
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
David, a máxima ficou bem abaixo do esperado, e não houve nenhum episódio de calor. Para além de ter sido muito chuvoso. Se foram 4 dias ou 8 não interessa. Choveu o triplo. Se fosse no Inverno e tivessemos um mês seco, também andavam todos a queixar-se, portanto posso fazer o mesmo quando o inverso acontece em Agosto.
O que salvou a "média" foram as minimas, mas essas interessam-me muito pouco, porque para mim o Verão define-se pelas máximas, é o que "sentimos". Ter minimas elevadas não me vai ajudar a fazer praia...
E depois temos de ter em consideração que foram utilizadas as médias de 71-00, se utilizarmos as mais recentes, maximas de Julho e Agosto foram 2ºC abaixo do normal... A máxima nem sequer foi além dos 26.6ºC em P.Rubras, ou seja, não houve dias quentes.


1377, E não foi um flop Julho? Vai ler os relatórios mas é...
E não ponhas palavras na minha boca, não me conheces de lado nenhum, nem te dei confiança para isso. Nem os membros que estão comigo há muito tempo conhecem-me, quanto mais tu. Nunca me viste a dizer que gosto de 40ºC todos os dias. Se calhar destoo porque gosto do Verão e do calor, e 99% do fórum gosta de chuva, vento e frio. Devo ser a voz da maioria da população portuguesa... Muitos membros se queixaram do calor e do sol este Verão, portanto se no Inverno disser que estou farto de chuva ou frio, simplesmente vão ter de respeitar, que é o que eu faço.
Se concordas ou não com as minhas opiniões é-me irrelevante. Lê e passa à frente. É o que eu faço quando discordo de vocês.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Skizzo, não vale a pena seres agressivo.

Maior parte da malta do forum não gosta de Verões frios, ventosos e chuvosos...ao que me parece, o que em geral é consensual entre todos é que o nosso Verão peca por ser excessivamente seco...faltam as trovoadas que o pessoal da Europa central tem...

A minha ideia tambem vai por ai...gosto de verões que sejam quentes e convectivos...gostava muito de ter verões ao estilo do sul dos EUA por exemplo..hehe

Bem...no que toca a este ano, o verão climatologico ficou algo abaixo da média de 71-00, e em relação a 81-10 ainda mais abaixo ficou...mas nunca por margens superiores a 1-1.5ºC, pelo que se pode dizer que foi um Verão regular...

Não houve muitas entradas quentes, mas tambem não houve situações de entradas frias excessivamente intensas...

Já que vives no Porto devias estar habituado a Verões mais frescos...as médias das maximas nos meses mais quentes na zona litoral rondam apenas os 22-24ºC..e mesmo no centro do Porto não devem ser superiores a 26-28ºC...

Em geral os verões em Pt nunca são assim muito quentes...salvo em alguns locais do interior, sendo que nesses casos as minimas usualmente frescas equilibram o calor dos dias...

É uma caracteristica algo aborrecida, a extrema amenidade do nosso clima...mas é assim...