Monitorização Clima de Portugal - 2012

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,217
Local
loule-caldeirao
Aliás se tivesse sido apenas no Sotavento Algarvio em que praticamente não tenha chovido e no resto do território tivessem caído uns 40mm ou mais ainda mais ou menos se desculpava, se bem que acho que todo o palmo de terra pertencente ao nosso território devesse contar nestas situações, dentro do "alcance" de uma estação meteorológica claro. Penso que nem por aí há desculpa porque o Sotavento Algarvio tem bastantes estações meteorológicas a funcionar ou pelo menos as suficientes para se poder ter conclusões nesta matéria.

O mapa de percentagem de água no solo também não o entendo...então há zonas no litoral oeste, mais propriamente a região de Sines onde a percentagem de água no solo é inferior ao Sotavento por exemplo, para além de no geral os valores água no solo serem ainda bastante baixos.
Tomara a seca extrema tivessse mesmo acabado mas não me perece ser esse o caso.
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
No Relatório do mês de Setembro, a estação de Faro/Aeroporto não registou qualquer precipitação devido a Falha técnica.

O facto mais relevante é que acabou a seca extrema em Portugal Continental. A mim, faz-me muita confusão como é que acabou a seca extrema no Sotavento Algarvio, onde segundo o IM, a estação com menos precipitação foi Vila Real de Santo António com 3 mm e as estações do Sotavento Algarvio andaram entre os 3 mm e os 7 mm, é muito estranho ter acabado a seca extrema no Sotavento Algarvio mesmo. :unsure:

Acho que seria de bom tom fazer-se essa chamada de atenção ao IM. ;)


O mapa de percentagem de água no solo também não o entendo...então há zonas no litoral oeste, mais propriamente a região de Sines onde a percentagem de água no solo é inferior ao Sotavento por exemplo, para além de no geral os valores água no solo serem ainda bastante baixos.
Tomara a seca extrema tivessse mesmo acabado mas não me perece ser esse o caso.

Tanto em Julho, como em Agosto e como em Setembro, a região de Sines registou sempre mais horas de sol que o sotavento algarvio. Isso pode ter feito com que a evapotranspiração tenha sido superior e daí apresentar menos humidade no solo.
O que não quer dizer que concorde com o mapa em questão.

Por exemplo, toda a região do Alto Minho acumulou em Agosto mais de 100mm de precipitação e em Setembro andou nos 75mm (média).

Como é que só a região de Cabril, que nem acumulou tanta precipitação, é que tem a percentagem de água do solo na casa dos 60%?
Dá ideia que em toda a região do noroeste existe apenas aquela estação.

mrrpeagro.jpg
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O tempo anormalmente frio dos ultimos 3 dias deve ter levado á quebra de alguns records não?
Lisboa teve maximas apenas a tocar nos 15ºC, muitos pontos do sul tiveram maximas até inferiores a 15ºC e no norte bem abaixo dos 10ºC..
As minimas tambem foram baixissimas, abaixo dos 10ºC mesmo nos cabos, e até 5ºC mesmo pelo sul..
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Acho que seria de bom tom fazer-se essa chamada de atenção ao IM. ;)




Tanto em Julho, como em Agosto e como em Setembro, a região de Sines registou sempre mais horas de sol que o sotavento algarvio. Isso pode ter feito com que a evapotranspiração tenha sido superior e daí apresentar menos humidade no solo.
O que não quer dizer que concorde com o mapa em questão.

Por exemplo, toda a região do Alto Minho acumulou em Agosto mais de 100mm de precipitação e em Setembro andou nos 75mm (média).

Como é que só a região de Cabril, que nem acumulou tanta precipitação, é que tem a percentagem de água do solo na casa dos 60%?
Dá ideia que em toda a região do noroeste existe apenas aquela estação.

mrrpeagro.jpg

Suponho que embora a % de água do solo, dependa do acumulado de horas de sol, precipitação, temperatura, também dependa do tipo de solo, certo?

Não faço a mínima idéia como fazem a medição, se é numa cobertura de solo standard, ou se é numa cobertura de solo representativa da região!

Cada tipo de solo tem as suas qualidades, em termos de capacidade de retenção água, humidade e até na evapotranspiração, sujeito às mesmas condições meteorológicas.

Há solos arenosos, argilosos, franco-argilosos, mistos, sei lá tantas outras classificações de solos..

Imaginem que até podemos poupar 30% de água de rega, se o nosso solo tiver 15-20cm de coberto vegetal (ex: folhas de carvalho, casca de pinheiro, caruma de pinheiro..), pois irá guardar e absorver sempre alguma humidade.

Tendo em conta tudo isto, até que ponto são representativas as medições que se fazem do teor de humidade no solo?
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Lisboa bateu hoje o record minimo absoluto da normal 81-10 para Outubro, com cerca de 8ºC de minima:cold::cold:
E ficou muito perto de bater tambem o record de 71-00...

Não confundir a estação do Geofísico e da G.Coutinho.

No entanto isso aconteceu com Bragança, apesar de ter ficado longe do recorde 71-00.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Não confundir a estação do Geofísico e da G.Coutinho.

No entanto isso aconteceu com Bragança, apesar de ter ficado longe do recorde 71-00.

Tens razão...só olhei ao GC, mas em todo o caso o GC é bem mais representativo do que o Geof, que está completamente afogado na floresta que é o Jardim Botanico:lol:
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
536
Local
Évora
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2012

Bom dia!

Se o inverno for bastante chuvoso aqui no Sul, será um ano miserável para as culturas de sequeiro, pastagens e cereais. Tenho visto alguns membros felizes pela previsão de muita chuva, se se confirmar será tão desastroso ou até mais que a seca que tivemos no passado ano agrícola! Os solos começam nalgumas regiões do Alentejo a estarem já saturados e impossibilitados de serem trabalhados com os tractores e alfaias e as sementeiras feitas são muito poucas. Se se confirmarem as previsões de muita chuva o único benefício serão as barragens. Passamos de uma seca a solos praticamente encharcados. Como agricultor que sou e em nome de todos os meus colegas desejaria um ano normal, para evitar misérias que as variações bruscas de estado de tempo nos estão a afectar há já uns bons anos. Mas quem comanda aqui será sempre o tempo, a ver vamos como vai ser...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2012

Bom dia!

Se o inverno for bastante chuvoso aqui no Sul, será um ano miserável para as culturas de sequeiro, pastagens e cereais. Tenho visto alguns membros felizes pela previsão de muita chuva, se se confirmar será tão desastroso ou até mais que a seca que tivemos no passado ano agrícola! Os solos começam nalgumas regiões do Alentejo a estarem já saturados e impossibilitados de serem trabalhados com os tractores e alfaias e as sementeiras feitas são muito poucas. Se se confirmarem as previsões de muita chuva o único benefício serão as barragens. Passamos de uma seca a solos praticamente encharcados. Como agricultor que sou e em nome de todos os meus colegas desejaria um ano normal, para evitar misérias que as variações bruscas de estado de tempo nos estão a afectar há já uns bons anos. Mas quem comanda aqui será sempre o tempo, a ver vamos como vai ser...

Mas normalmente nesta altura do ano é isso que acontece os solos ficarem saturados, o clima não funciona a chover um dia para efectuar rega, e depois voltar a regar somente dentro de um semana.
Além disso até agora o que temos tido é uma situação normal, conforme será indicado quando sairem o relatório climático do mês de Outubro, e por exemplo o ano passado penso que até já tinha chovido algo mais ou o mesmo que este ano, e depois foi aquilo que se viu .....
Além disso, apesar dos sinais dos modelos sazonais não serem claros, não posso descurar uma repetição do ano passado, e aliás este ano está a ser até agora uma cópia completa do ano passado !

Fim de OFF_TOPIC
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
-> Os posts do comentador e do Aurélio foram movidos para este tópico para não se criar um off-topic no tópico: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2012.

------------------------------

Aurélio, há regiões cuja precipitação está bem acima do normal.
Basta dar uma olhadela na página do COTR para se perceber que há regiões do Alentejo já completamente saturadas de água.
Na última semana houve regiões a acumular mais de 100mm.

semttulo8ms.png


O grande beneficiado tem sido o Alqueva.
Nos últimos 6 dias a cota da albufeira do mesmo subiu meio metro.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
-> Os posts do comentador e do Aurélio foram movidos para este tópico para não se criar um off-topic no tópico: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2012.

------------------------------

Aurélio, há regiões cuja precipitação está bem acima do normal.
Basta dar uma olhadela na página do COTR para se perceber que há regiões do Alentejo já completamente saturadas de água.
Na última semana houve regiões a acumular mais de 100mm.

semttulo8ms.png


O grande beneficiado tem sido o Alqueva.
Nos últimos 6 dias a cota da albufeira do mesmo subiu meio metro.

Sim tens razão, olhando para esses valores constata-se mesmo tomando em atenção a contar do dia 1 de Outubro ( e era a isso que me referia ), a zona interior alentejana tem mesmo já muita precipitação acumulada, e tomando em atenção as zonas que são nesta altura o normal desde 1 Outubro seria na região mais interior creio que uns 40 + 20, vá lá uns 60 mm, temos locais já acima dos 150 mm, portanto bem acima dos 200% do valor normal.
Nesses valores aí mostrados, que dizem respeito á zona centro e leste do Alentejo então assumo efectivamente que essas regiões estão bem acima do normal, mas não tinha ideia de ter chovido tão generalizadamente no Alentejo na ultima semana.
Posso estar enganado mas o ano passado tivemos um periodo idêntico de chuvas mais ou menos até dia 11, e depois esfumou-se tudo, e vejo alguns sinais de que pelo menos o Inverno seja mais seco que o normal (sinais pouco claros ainda). Esperemos que não .... pois até a Primavera já está quase ao nível do Inverno por estas bandas !
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
536
Local
Évora
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2012

Mas normalmente nesta altura do ano é isso que acontece os solos ficarem saturados, o clima não funciona a chover um dia para efectuar rega, e depois voltar a regar somente dentro de um semana.
Além disso até agora o que temos tido é uma situação normal, conforme será indicado quando sairem o relatório climático do mês de Outubro, e por exemplo o ano passado penso que até já tinha chovido algo mais ou o mesmo que este ano, e depois foi aquilo que se viu .....
Além disso, apesar dos sinais dos modelos sazonais não serem claros, não posso descurar uma repetição do ano passado, e aliás este ano está a ser até agora uma cópia completa do ano passado !

Fim de OFF_TOPIC

Caro Aurélio,
"...o clima não funciona a chover um dia para efectuar rega, e depois voltar a regar somente dentro de um semana."

Que frase mais descabida!!!! Limite-se a comentar sobre aquilo que sabe e que tenha a certeza e tente evitar esses seus comentários irónicos e absurdos.

Está a falar com uma pessoa que vive no campo e que está em contacto todos os dias com a Natureza, portanto não ponha em causa aquilo que estou a dizer! Limite-se a comentar e evite escrever juízos de valor sobre assuntos que não tenha a certeza. Não seja o tipo de pessoa que pensa que é o dono da razão, pois isso fica-lhe muito mal!

Se a região onde vive tem tido uma situação normal (da qual não tenho acompanhado, logo não poderei comentar), já a minha região e não me refiro na generalidade mas sim em alguns locais, a chuva tem sido excessiva. Neste último fim de semana no meu monte choveram 85 mm em dois dias, choveu acima da média em dois dias aquilo que deveria chover num mês. Desde 23 de Setembro, totalizo na minha região 185 mm acumulados, cuja precipitação tem sido em regime de aguaceiros e trovoadas.
Perante este cenário e face ao tipo de solos da região, muitos deles nalguns locais encontra-se saturados ou próximos da saturação, sendo que as sementeiras de outono-inverno estão em risco de não se fazerem. Passámos de uma situação de 8 a 80, é isso que me preocupa!!! Se o ano passado tivemos uma seca cujas colheitas foram afectadas, este ano a continuar assim, as colheitas estão em causa por não terem sido semeadas. Esperemos que o tempo dê intervalos alternados de bom tempo e precipitação para que possamos semear ainda as culturas, embora já com algum atraso.

Caro Aurélio, os melhores anos agrícolas são aqueles em que temos chuvas compassadas no tempo, isto é, regimes de bom tempo alternados com regime de precipitação. Como tem ocorrido nos últimos anos, tem acontecido grandes concentrações de precipitação em curtos períodos de tempo, o que ocorre encharcamentos e perdas de cultura. Temos de compreender que a natureza é um ecossistema naturas que funciona através de equilibrios de vários factores, basta haver um factor que seja excessivo ou escasso, prejudica todo esse ecossistema.

Tenho lido muitos dos seus comentários e dá-me a sensação que gostaria de ver o algarve com muita precipitação para reduzir o efeito da seca que passámos neste ano. Pois bem, há uma vantagem que é o enchimento das albufeiras, mas estranho essa sua opinião, pois diz ser ligado à agricultura, era para saber que se isso acontecesse os encharcamentos iriam prejudicar as culturas agrícolas. Excesso de humidade acarreta fungos, atrasos nas culturas, asfixia radicular, etc. Entenda que a natureza é um mundo vivo e dela nós fazemos parte, portanto tudo o que for excessivo, estraga ou mata.

Para quem disse logo no seu primeiro comentário logo quando eu entrei, sei muito bem que portugal não é só cidades e hipermercados. Você como ligado à agricultura era para saber tão bem como eu que assim é. Portanto tenha cuidado com o que comenta!!! Limite-se a comentar aquilo de que tem a certeza, caso contrário, sai asneira!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2012

Caro Aurélio,

Caro Aurélio, os melhores anos agrícolas são aqueles em que temos chuvas compassadas no tempo, isto é, regimes de bom tempo alternados com regime de precipitação. Como tem ocorrido nos últimos anos, tem acontecido grandes concentrações de precipitação em curtos períodos de tempo, o que ocorre encharcamentos e perdas de cultura. Temos de compreender que a natureza é um ecossistema naturas que funciona através de equilibrios de vários factores, basta haver um factor que seja excessivo ou escasso, prejudica todo esse ecossistema.

Tenho lido muitos dos seus comentários e dá-me a sensação que gostaria de ver o algarve com muita precipitação para reduzir o efeito da seca que passámos neste ano. Pois bem, há uma vantagem que é o enchimento das albufeiras, mas estranho essa sua opinião, pois diz ser ligado à agricultura, era para saber que se isso acontecesse os encharcamentos iriam prejudicar as culturas agrícolas. Excesso de humidade acarreta fungos, atrasos nas culturas, asfixia radicular, etc. Entenda que a natureza é um mundo vivo e dela nós fazemos parte, portanto tudo o que for excessivo, estraga ou mata.

A agricultura que pratico é para consumo próprio e pouco mais, quando em excesso, tenho um quintal onde semeio as minhas colheitas, e sei muito bem o que pretende dizer, efectivamente choveu mais do que eu pensava, pois tinha a impressão que a chuva tinha sido mais localizada e menos espaçada. Por exemplo um dia 20 mm numa hora aqui, outro dia 20 mm noutro sitio.
Quando falei dentro do normal, era relativamente ao mês de Outubro mas com os dados que o André apresentou verifiquei efectivamente que mesmo Outubro teve nessas zonas precipitação acima do normal.

Por acaso também já sei o que é perder campanhas agrícolas quase inteiras, nomeadamente de batata (apodrbeceu devido a excesso de chuva), mas diga-se de passagem que a maior parte das culturas que perdi foi mais devido a fungos, doenças e bichos, e devido á queda de granizo ou quase granizo (aquelas pingas enormes em cima da flor).

Tal como voçê quando tenho culturas, se tudo fosse como eu gostaria efectivamente o ideal seria chuvas espaçadas, para que encharcasse e exugasse, mas tenho um bichinho que ainda é superior ao meu gosto pela agricultura, que é a chuva, muita chuva, adoro chuva, e além disso sou uma pessoa persistente, raramente desisto de alguma coisa, e encaro as coisas com normalidade !

Voçê provavelmente faz grandes sementeiras, como costuma acontecer no Alentejo, e não sei o que semeiam no Alentejo nesta altura, porque aqui no Algarve temos outros hábitos de cultivo, sendo a maior parte delas efectuadas no mês de Setembro !

O que lhe posso desejar é as plantações corram bem, mas pense assim, não leve a mal, se não semeia não tem prejuizo nem lucro, mas se semeia e fica com tudo desfeito, não tem lucro mas tem enorme prejuizo !

Abraço,
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Já saiu o relatório de Outubro, temperatura com uma anomalia de -0,02ºC e precipitação com uma anomalia de +5,5mm, portanto um mês normal. É de destacar o enorme desagravamento da situação de seca.
Há também um erro engraçado, na tabela em que se apresentam resumos de algumas estações, aparece o nº de dias de precipitação com dias com temperatura acima dos 30ºC:D.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Já saiu o relatório de Outubro, temperatura com uma anomalia de -0,02ºC e precipitação com uma anomalia de +5,5mm, portanto um mês normal. É de destacar o enorme desagravamento da situação de seca.
Há também um erro engraçado, na tabela em que se apresentam resumos de algumas estações, aparece o nº de dias de precipitação com dias com temperatura acima dos 30ºC:D.

Há um erro mais grave que isso e que depois condiciona os mapas.
Segundo o relatório a precipitação total em Outubro em Faro foi 58,2mm.
Tem um asterisco em que diz que a estação falhou nos dias 17 e 18, onde segundo a estação de turismo caíram 9,4mm.
Mas a estação falhou também no dia 24.

semttulo4rm.jpg


Neste dia, e como se pode ler no seguimento sul, caíram à volta de 30mm em Faro.

Ora, todo somado, teríamos um valor mensal próximo dos 100mm.
(Média 71-00: 63,8mm).