Monitorização Clima de Portugal - 2012

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Valores em ter em conta no que toca ao mês de Agosto no Porto (P.Rubras):

A anomalia da temperatura máxima média foi: -1,05ºC.
A anomalia da temperatura mínima média foi: +0,97ºC.

O que dá uma temperatura média dentro dos valores normais para esta estação. (Valores 71-00).

Acontece que o normal (71-00) é haver 4 dias em que as máximas nesta estação são >30ºC. Este Agosto a temperatura máxima mais elevada foi de apenas 26,6ºC.

E mesmo nos dias em que ocorreu precipitação, praticamente não houve anomalia da temperatura.

Em termos de temperatura média, Agosto, em P.Rubras, ficou dentro do normal, mas não foi um mês com um comportamento normal de temperaturas.

Se o litoral sul andasse o mês inteiro de Agosto com mínimas de 23ºC e máximas de 25ºC, poderíamos dizer que tinha sido um mês de Agosto normal?
Seria pois em termos de temperatura média (24ºC), mas ninguém diria isso. :D

Quanto à precipitação, de facto a primeira frase do boletim de Agosto é:
"O valor médio da quantidade de precipitação em Portugal Continental (14.4mm), em agosto, foi próximo do valor médio 1971-2000 (13.7mm). No entanto..."

E é esse "no entanto" que faz a diferença quando olhamos para o mapa da precipitação:

semttulo2r.jpg
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Rega valente no Domingo:

dpt_co_agro.jpg


De dizer que as estações da costa oeste do litoral centro acumularam o grosso da precipitação ainda antes da meia-noite.

Foram essas estações, dá para perceber que existem pelo menos 7 EMAs com problemas nos pluviómetros, alterando completamente o mapa da distribuição da precipitação.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
De dizer que as estações da costa oeste do litoral centro acumularam o grosso da precipitação ainda antes da meia-noite.

Foram essas estações, dá para perceber que existem pelo menos 7 EMAs com problemas nos pluviómetros, alterando completamente o mapa da distribuição da precipitação.

Boas André

Por acaso alguma dessas 7 é a EMA702 de Aveiro (Universidade)?
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
EMA de Ponte de Lima, V.N. Cerveira e RUEMA de Viana do Castelo com o pluviómetro sem contabilizar, é trsite, mas é a prova que o IM deixa as estações sem revisões, tem de certeza teias de aranha.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Boas André

Por acaso alguma dessas 7 é a EMA702 de Aveiro (Universidade)?

Penso que não.
Pelos valores horários, a precipitação na EMA de Aveiro nesse dia ronda os 10mm, que vai de acordo ao que aparece no mapa. (Apesar de ter havido uma falha de 2h nos valores horários).
De qualquer maneira, e neste caso, o problema não será do pluviómetro, mas da transmissão de dados.

EMA de Ponte de Lima, V.N. Cerveira e RUEMA de Viana do Castelo com o pluviómetro sem contabilizar, é trsite, mas é a prova que o IM deixa as estações sem revisões, tem de certeza teias de aranha.

Isso sim, é problemático, até porque descaracteriza completamente a região do alto Minho.

Se tivéssemos em conta os seguintes valores:
RUEMA V.Castelo = EMA de Viana do Castelo, Chafé;
Ponte de Lima e V.N.Cerveira = Braga;
Coruche e Avis = Pegões;
Beja (EMA) = Beja (B.Aérea) = 26mm (De acordo com as synops)
Faro = Castro Marim

O mapa final seria qualquer coisa deste género:

corrp.png
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Penso que não.
Pelos valores horários, a precipitação na EMA de Aveiro nesse dia ronda os 10mm, que vai de acordo ao que aparece no mapa. (Apesar de ter havido uma falha de 2h nos valores horários).
De qualquer maneira, e neste caso, o problema não será do pluviómetro, mas da transmissão de dados.



Isso sim, é problemático, até porque descaracteriza completamente a região do alto Minho.

Se tivéssemos em conta os seguintes valores:
RUEMA V.Castelo = EMA de Viana do Castelo, Chafé;
Ponte de Lima e V.N.Cerveira = Braga;
Coruche e Avis = Pegões;
Beja (EMA) = Beja (B.Aérea) = 26mm (De acordo com as synops)
Faro = Castro Marim

O mapa final seria qualquer coisa deste género:

corrp.png

Obrigado pelo esclarecimento. Agora percebi quais são as 7, são aquelas que indicam 0mm. Ao inicio estava a pensar que eram as do litoral que apresentavam discrepância de valores com as regiões adjacentes :D
Eu limpei a de Aveiro na Sexta-feira passada. É pena que tenha havido a falta de dados naquelas 2h (mas o IM pode até ter esses valores mas não são disponibilizados porque para isso seria necessário ir lá escrever na DB), mas provavelmente é isso, problemas na rede/modem.

P.S.: Estavam 3 vespas debaixo dos copos basculantes, depois tenho de ver se morreram afogadas ou se conseguiram fugir. Eu é que não tive coragem de lhes mexer, já bastavam as melgas a ferrarem-me todo.
Desculpem o bocado de offtopic
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olhem que eu não sei o valor de Faro estará incorrecto como sendo zero .... porque Faro é ponto mais a sul do Algarve e no Sotavento choveu mesmo muito pouco.
Não sei não,
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Olhem que eu não sei o valor de Faro estará incorrecto como sendo zero .... porque Faro é ponto mais a sul do Algarve e no Sotavento choveu mesmo muito pouco.
Não sei não,

A ogimet tem indicação de precipitação em Faro, embora não tenha o valor quantitativo. Daí ter assumido a precipitação de Castro Marim como representativa da precipitação em Faro.

semttulo9.png


De qualquer forma, aquilo é o que resultaria se fossem omitidas as estações que estão com problemas na precipitação e cujos valores, erradamente, entram na elaboração dos mapas.

Vejamos o exemplo de ontem:

semttulo11ta.png


Dados tidos em conta:

RUEMA V.Castelo = EMA de Viana do Castelo, Chafé;
Ponte de Lima e V.N.Cerveira = Braga e Monção;
Sintra(Colares) = C.Raso
Beja (EMA) = Beja (B.Aérea) = 3,3mm (De acordo com as synops)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
A ogimet tem indicação de precipitação em Faro, embora não tenha o valor quantitativo. Daí ter assumido a precipitação de Castro Marim como representativa da precipitação em Faro.

semttulo9.png


De qualquer forma, aquilo é o que resultaria se fossem omitidas as estações que estão com problemas na precipitação e cujos valores, erradamente, entram na elaboração dos mapas.

André, o teu mapa está perfeito. É claro que na estação Faro/Aeroporto ocorreu precipitação, basta ver-mos a estação da região de turismo que teve 3.4 mm, a estação de Almancil teve 3.3 mm, a estação de Tavira teve 4.87 mm, eu fui aquele que teve menos precipitação só 2 mm.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
André, o teu mapa está perfeito. É claro que na estação Faro/Aeroporto ocorreu precipitação, basta ver-mos a estação da região de turismo que teve 3.4 mm, a estação de Almancil teve 3.3 mm, a estação de Tavira teve 4.87 mm, eu fui aquele que teve menos precipitação só 2 mm.

Ok, então é bastante possivel que tenha ocorrido mesmo precipitação ...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
No Relatório do mês de Setembro, a estação de Faro/Aeroporto não registou qualquer precipitação devido a Falha técnica.

O facto mais relevante é que acabou a seca extrema em Portugal Continental. A mim, faz-me muita confusão como é que acabou a seca extrema no Sotavento Algarvio, onde segundo o IM, a estação com menos precipitação foi Vila Real de Santo António com 3 mm e as estações do Sotavento Algarvio andaram entre os 3 mm e os 7 mm, é muito estranho ter acabado a seca extrema no Sotavento Algarvio mesmo. :unsure:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,217
Local
loule-caldeirao
No Relatório do mês de Setembro, a estação de Faro/Aeroporto não registou qualquer precipitação devido a Falha técnica.

O facto mais relevante é que acabou a seca extrema em Portugal Continental. A mim, faz-me muita confusão como é que acabou a seca extrema no Sotavento Algarvio, onde segundo o IM, a estação com menos precipitação foi Vila Real de Santo António com 3 mm e as estações do Sotavento Algarvio andaram entre os 3 mm e os 7 mm, é muito estranho ter acabado a seca extrema no Sotavento Algarvio mesmo. :unsure:

Pois isso só pode ser um gozo! Como é possível ter acabado a seca extrema numa zona onde praticamente não choveu? nem erva temos...realmente os dados do IM valem o que valem.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
É bom saber que as secas diminuem ou quase acabam no Verão com as dezenas de mm :angry:

Aqui no que toca ao Algarve com os 3 mm de Setembro deixámos de estar sem seca extrema, sinceramente não faz qualquer sentido !

Agora se Outubro for mais seco lá voltam, a dizer que voltou a seca extrema, enfim sem comentários.

Além disso com tanta chuva prai houve ate me admira como é que as barragens esvaziaram tanto ....looooll