Monitorização Clima de Portugal - 2015

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia.
Acho muito estranho que o alto alentejo, nomeadamente a zona onde me encontro, tenha sido retirada da seca extrema, pois "se" não chove nada de jeito à meses e a precipitação ocorrida no eixo Alvega/Ponte de Sôr/Avis este mês no máximo ocorreram cerca de 15/20mm que é cerca de metade do valor da normal de Portalegre para o mês de setembro.
Como é que é possível que com esses valores de precipitação após um período de vários meses sem precipitação ou precipitação residual,
deixe de estar em seca extrema?
E a evapotranspiração não conta?
 
  • Gosto
Reactions: miguel


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,230
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Na verdade os acumulados de Setembro até à data no Ribatejo estão próximos ou são já superiores à média para a primeira quinzena do mês. Mesmo nos casos em que sejam inferiores, não é a comparação com a média que dita a classificação estatística de um certo acumulado de precipitação e muito menos da sua repercussão no índice PDSI. A comparação deve ser feita com os decis da série ordenada de valores de um longo período de anos de observação. Já referi noutras mensagens esta confusão entre "normal" e "média", nomeadamente o facto de que nas regiões com baixos totais anuais um valor igual à média é na verdade um valor que na série ordenada se encontra deslocado em relação á mediana que está a meio da série; a média está sempre no 5º decil, acima da mediana, em certos casos está no 6º e até no 7º decil, ou seja, bem acima do normal; normal deve ser entendido como "o mais frequente", que se encontra no intervalo centrado na mediana e que vai do decil 30% ao 70%.
Tomando as estações de Alvega, Coruche, Pegões, Portalegre, Avis, Mora e Évora, que são as abrangidas ou perto do limite de seca extrema do Ribatejo em 31 de Agosto, veja-se os acumulados que já têm este mês até dia 16 e comparando com os valores da mediana para a primeira quinzena de Setembro conclui-se que estão todos já no intervalo normal, alguns mesmo acima da própria média.

No entanto há que contar com a relatividade do índice, isto é, não é um índice absoluto mas relativo ao balanço hídrico normal de cada região. 350 mm em Bragança é uma seca catastrófica mas é normal em Faro.
Mas se uma região que normalmente tem um clima mais seco está em seca severa ou extrema, também mais facilmente sai desse estado se cair uma quantidade de chuva mínima. 50 mm no Minho não tirariam a região de uma seca extrema, mas são eficazes no Algarve, por exemplo.

Bom dia.
Acho muito estranho que o alto alentejo, nomeadamente a zona onde me encontro, tenha sido retirada da seca extrema, pois "se" não chove nada de jeito à meses e a precipitação ocorrida no eixo Alvega/Ponte de Sôr/Avis este mês no máximo ocorreram cerca de 15/20mm que é cerca de metade do valor da normal de Portalegre para o mês de setembro.
Como é que é possível que com esses valores de precipitação após um período de vários meses sem precipitação ou precipitação residual,
deixe de estar em seca extrema?
E a evapotranspiração não conta?

Nas duas mensagens anteriores dei uma ideia da razão de o Ribatejo/ norte do Alto Alentejo já não estar em situação de seca extrema no dia 16. Sublinho que é no dia 16, ainda não é no fim do mês (ainda não chegámos lá), portanto o que choveu não é para comparar com o total de precipitação de Setembro que, volto a repetir, ocorre em média, na sua maior quantidade, na segunda quinzena. O conceito de seca resulta de uma comparação com o que é normal até à data.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e Pedro1993

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Se não chover até ao fim do mês, acho que vão colocar novamente estas regiões em seca extrema, pois esta precipitação para o mês de Setembro é abaixo da média.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e Pedro1993

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Acho muito estranho que o alto alentejo, nomeadamente a zona onde me encontro, tenha sido retirada da seca extrema, pois "se" não chove nada de jeito à meses e a precipitação ocorrida no eixo Alvega/Ponte de Sôr/Avis este mês no máximo ocorreram cerca de 15/20mm que é cerca de metade do valor da normal de Portalegre para o mês de setembro. Como é que é possível que com esses valores de precipitação após um período de vários meses sem precipitação ou precipitação residual,deixe de estar em seca extrema?

Olha, estás-te a contradizer a ti próprio, pois dizes que ocorreram 15/20 mm que é metade do que é normal ocorrer no mês de setembro; tendo em conta que apenas decorreu metade do mês, então é natural que tenha ocorrido um desagravamento da seca pois em meio mês já ocorreu metade da precipitação que é habitual ocorrer no mês inteiro.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
No entanto há que contar com a relatividade do índice, isto é, não é um índice absoluto mas relativo ao balanço hídrico normal de cada região. 350 mm em Bragança é uma seca catastrófica mas é normal em Faro.
Mas se uma região que normalmente tem um clima mais seco está em seca severa ou extrema, também mais facilmente sai desse estado se cair uma quantidade de chuva mínima. 50 mm no Minho não tirariam a região de uma seca extrema, mas são eficazes no Algarve, por exemplo.

Esse teu exemplo, não foi o correcto. Se é normal em Faro ter 350 mm como tu dizes, explica-me lá, porque razão todo o Sotavento está em seca extrema e eu por exemplo, tenho 355 mm já que é normal não era para haver seca extrema. 50 mm tira tanto da seca extrema seja no Minho como seja no Algarve. 50 mm no Sotavento Algarvio passa de seca extrema para seca moderada e nunca para menos que isso.

Até ao final do mês, não existe muitas probabilidades de chover, logo haverá um agravamento da seca em relação a 16 de Setembro e voltará quase tudo como estava em Agosto, só o Minho é pode ficar em situação de seca fraca a normal.
 
  • Gosto
Reactions: MeteoAlentejo

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Esse teu exemplo, não foi o correcto. Se é normal em Faro ter 350 mm como tu dizes, explica-me lá, porque razão todo o Sotavento está em seca extrema e eu por exemplo, tenho 355 mm já que é normal não era para haver seca extrema. 50 mm tira tanto da seca extrema seja no Minho como seja no Algarve. 50 mm no Sotavento Algarvio passa de seca extrema para seca moderada e nunca para menos que isso.

Até ao final do mês, não existe muitas probabilidades de chover, logo haverá um agravamento da seca em relação a 16 de Setembro e voltará quase tudo como estava em Agosto, só o Minho é pode ficar em situação de seca fraca a normal.
Desculpa lá mas chover 50 mm aqui não é "nada" mas se chover 50 mm no algarve já é muito bom. Basta ires ver as médias, 50 mm no algarve significa muito mais que 50 mm no minho, nem compares.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Desculpa lá mas chover 50 mm aqui não é "nada" mas se chover 50 mm no algarve já é muito bom. Basta ires ver as médias, 50 mm no algarve significa muito mais que 50 mm no minho, nem compares.

Basta ires ao site do IPMA, e percebias o que eu estava a falar. Nem com o cenário 3 acabaria a seca no Algarve este mês e só passaria de seca extrema para seca moderada, tal como mostra os mapas que estão no IPMA. Agora vens com médias, eu já sei que chove muito mais no Minho do que no Algarve, por isso, eu só estava dizendo o que é bem visível nos mapas da monitorização da seca que estão no site do IPMA.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
350 mm em Bragança é uma seca catastrófica mas é normal em Faro.

Não entendo esta lógica... Tendo em conta a evolução mensal das temperaturas e da precipitação ao longo de um ano, parece lógico que a situação será bem pior em Faro, se registar apenas 350 mm de precipitação, do que em Bragança, se registar os mesmos 350 mm de precipitação, porque a temperatura média é mais elevada em Faro e mais baixa em Bragança.

Mas se uma região que normalmente tem um clima mais seco está em seca severa ou extrema, também mais facilmente sai desse estado se cair uma quantidade de chuva mínima.

:thumbsup: Sem dúvida !!!

50 mm no Minho não tirariam a região de uma seca extrema, mas são eficazes no Algarve, por exemplo.

Depende... temos de ter em conta a evapotranspiração, ou seja, existem outros factores, nomeadamente a temperatura do ar, que influenciam essa relação. Não creio nessa eficácia no Algarve nos meses mais quentes do ano.
 
  • Gosto
Reactions: algarvio1980

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Não entendo esta lógica... Tendo em conta a evolução mensal das temperaturas e da precipitação ao longo de um ano, parece lógico que a situação será bem pior em Faro, se registar apenas 350 mm de precipitação, do que em Bragança, se registar os mesmos 350 mm de precipitação, porque a temperatura média é mais elevada em Faro e mais baixa em Bragança.

Não sei qual é o recorde mínimo de precipitação em Bragança, mas 350mm corresponderia a ~46,7% da precipitação média anual. Deve ser algo extremamente raro.
Enquanto que 350mm em Faro não é assim tão raro (~70% do normal).

Quando se faz este tipo de comparações há que ter em conta o ecossistema do local. Obviamente que o ecossistema em Faro está imensamente melhor preparado para 350mm de precipitação anual (algo recorrente), que um ecossistema em Bragança - valor extremamente raro.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e 1337

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Desculpa lá mas chover 50 mm aqui não é "nada" mas se chover 50 mm no algarve já é muito bom. Basta ires ver as médias, 50 mm no algarve significa muito mais que 50 mm no minho, nem compares.

Não creio que tenhas feito um bom raciocínio... 50 mm no Minho podem possibilitar a reposição de reservas hídricas para algumas semanas quanto que 50 mm de precipitação no Algarve darão para repor as reservas hídricas por meia dúzia de dias. A diferença da temperatura entre as duas regiões é muito acentuada, reflectindo-se em diferentes valores de evapotranspiração real.

Se tens dito o contrário, então estaria mais correcto.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,230
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Off-topic:
Alguns valores para termos de comparação:

Faro: série de 1895 a 2010 (116 anos).

Média: 459,7 mm;
Valor mais alto: 1177 mm (1989)(Jan. a Dez.)
Valor mais baixo: 132 mm (1944); 118 mm de Setembro a Agosto.

---------

Decis da série 1895-1980 (86 anos de Jan. a Dez.)( média 442,5 mm)(V.M.A. 821 mm; V.M.B 132 mm)

Valores até D1 são considerados anos extremamente secos,
D1 264,8
neste intervalo são muito secos;
D2 315,0
secos;
D3 354,2
normais quase secos;
D4 387,8
normais;
D5 430,5
normais;
D6 464,6
normais quase chuvosos;
D7 505,6
chuvosos;
D8 581,6
muito chuvosos;
D9 679,5
extremamente chuvosos.

Desvio padrão desta série 1895-1980: 147,3 mm
Coeficiente de variação: 0,33

A série de 1981 a 2010 elevou os valores de todos os parâmetros, graças aos anos de 1987-88-89 que foram, respectivamente, o 3º, 5º e 1º mais chuvosos da série, o 2º e o 4º sendo 1996 e 2010. Aliás repare-se que os três anos mais chuvosos desta série, são também os três anos mais chuvosos de todo o período de funcionamento das estações em Faro (120 anos).

Média: 507,3 mm; V.M.A. 1177,0 mm; V.M.B. 260,4 mm (1981)

D1 300
D2 346
D3 371
D4 439
D5 486
D6 501
D7 521
D8 629
D9 770

Desvio padrão desta série 1981-2010: 207,8 mm
Coeficiente de variação: 0,41

Portanto, no período da nossa memória recente, não estamos na verdade habituados a anos tão secos em Faro como ocorriam antigamente. Vou procurar nos Boletins climatológicos os totais dos último quatro anos.

E para ficar mais sintético:

i01gM6J.gif


Vou fazer o estudo possível para outras estações, nomeadamente Bragança, com as séries que tenho para já disponíveis. Faro estava disponível numa publicação do INMG de 1981, Estudo Hidroclimatológico da Região do Algarve, que incluía a estatística da série 1895-1980.
Para a série 1981-2010 retirei os valores da página do IPMA:
http://www.ipma.pt/pt/oclima/normais.clima/1981-2010/008/
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Este ano, até agora, Faro (Aeroporto) leva acumulado cerca de 85 mm, por isso, é necessário chover cerca de 180 mm até ao final do ano, senão será o ano mais seco desde 1980. Se formos considerar anos hidrológicos, deve dar resultados piores.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,207
Local
loule-caldeirao
Off-topic:
Alguns valores para termos de comparação:

Faro: série de 1895 a 2010 (116 anos).

Média: 459,7 mm;
Valor mais alto: 1177 mm (1989)(Jan. a Dez.)
Valor mais baixo: 132 mm (1944); 118 mm de Setembro a Agosto.

---------

Decis da série 1895-1980 (86 anos de Jan. a Dez.)( média 442,5 mm)(V.M.A. 821 mm; V.M.B 132 mm)

Valores até D1 são considerados anos extremamente secos,
D1 264,8
neste intervalo são muito secos;
D2 315,0
secos;
D3 354,2
normais quase secos;
D4 387,8
normais;
D5 430,5
normais;
D6 464,6
normais quase chuvosos;
D7 505,6
chuvosos;
D8 581,6
muito chuvosos;
D9 679,5
extremamente chuvosos.

Desvio padrão desta série 1895-1980: 147,3 mm
Coeficiente de variação: 0,33

A série de 1981 a 2010 elevou os valores de todos os parâmetros, graças aos anos de 1987-88-89 que foram, respectivamente, o 3º, 5º e 1º mais chuvosos da série, o 2º e o 4º sendo 1996 e 2010. Aliás repare-se que os três anos mais chuvosos desta série, são também os três anos mais chuvosos de todo o período de funcionamento das estações em Faro (120 anos).

Média: 507,3 mm; V.M.A. 1177,0 mm; V.M.B. 260,4 mm (1981)

D1 300
D2 346
D3 371
D4 439
D5 486
D6 501
D7 521
D8 629
D9 770

Desvio padrão desta série 1981-2010: 207,8 mm
Coeficiente de variação: 0,41

Portanto, no período da nossa memória recente, não estamos na verdade habituados a anos tão secos em Faro como ocorriam antigamente. Vou procurar nos Boletins climatológicos os totais dos último quatro anos.

E para ficar mais sintético:

i01gM6J.gif


Vou fazer o estudo possível para outras estações, nomeadamente Bragança, com as séries que tenho para já disponíveis. Faro estava disponível numa publicação do INMG de 1981, Estudo Hidroclimatológico da Região do Algarve, que incluía a estatística da série 1895-1980.
Para a série 1981-2010 retirei os valores da página do IPMA:
http://www.ipma.pt/pt/oclima/normais.clima/1981-2010/008/
Boas e como podemos confiar nos valores antigos? vá de 60 para trás para não dizer mais. Eu não confio mas isso se calhar sou só eu...
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Sem querer colocar em causa problemáticas , como o aquecimento global , por exemplo , e de notar que as décadas de 30/40 do seculo passado foram das mais secas dos últimos 120 anos em todo o território ( sempre que ha secas , alias , o IPMA faz referencias para comparação com nos anos 30 )

Penso mesmo , embora não tenha a certeza , que a seca mais prolongada desde 1900 no Litoral Norte , ocorreu nos anos 30 .

Só para dizer que os fenômenos de seca não começaram a ocorrer agora, antigamente também ocorriam e terão , quem sabe , também algo de cíclico .