Nas regiões autónomas as noites tropicais ocorreram com maior frequência, tendo-se registado o maior número de noites tropicais em Ponta do Sol (87 dias) e no Funchal (79 dias) na ilha da Madeira. Nos Açores as estações que registaram a maior ocorrência deste fenómeno foram Angra do Heroísmo (55 dias) e Ponta Delgada (47 dias).
É a temperatura mínima, que para isso deve ser igual ou superior a 20º Celsius, que define noite tropical. Os valores das temperaturas mínimas registados por todo o País na última semana e meia ultrapassaram, de resto, ou igualaram, os maiores valores absolutos anteriormente observados para um mês de Julho em algumas estações. Isto é, afinal, algo que se inscreve no padrão das últimas três décadas para o território continental: o do aumento do valor médio das temperaturas mínimas.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) comparando com o valor normal verifica-se que, em 2014, as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, registaram desvios positivos em quase todas as estações, excepto a estação do Arieiro/Madeira.
Salienta-se que os maiores desvios ocorreram na Região de Autónoma da Madeira nomeadamente, na Ponta do Sol (+57 dias) e no Funchal (+52 dias). Em 2014, no continente, o valor médio anual de dias com precipitação intensa (≥10mm) foi 35 dias, tendo variado entre os 12 dias em Mértola e os 68 em Braga, valor mais elevado ocorrido em todas as estações do país. Na Região Autónoma dos Açores, 50% das estações registaram valores superiores ao valor médio anual de dias com precipitação intensa (29 dias), registando-se o valor mais elevado em Santa Cruz das Flores (48 dias).
http://www.correiodosacores.info/in...-noites-tropicais-estao-a-aumentar-nos-acores