Monitorização do Clima de Portugal 2016

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Funchal provavelmente bateu o recorde de maior valor da temperatura mínima do ar hoje, e está a caminho de bater o maior valor de temperatura máxima.
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Dia 09 de Agosto

VMtlegu.png


Apenas Alvega passou dos 40, máxima de 40,3ºC

Máxima interessante na P. Rainha: 36,2ºC

6wgvP3x.png


Funchal atingiu os 38,2ºC, a 0,3ºC do recorde absoluto.

Mt5jk9c.png


Recorde de mínima mais alta no Funchal:
29,6ºC

KDkaWiI.png


 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
EPISÓDIO DE TEMPO EXCECIONALMENTE QUENTE NO FUNCHAL (8 A 10 DE AGOSTO)
2016-08-10 (IPMA)


A ação conjunta de um anticiclone localizado a noroeste da Península Ibérica e de uma depressão centrada em Marrocos influenciaram o estado do tempo no arquipélago da Madeira. Em particular, na região do Funchal os efeitos orográficos reforçaram as condições meteorológicas, nomeadamente os valores elevados da temperatura do ar, valores baixos da humidade e o aumento da intensidade do vento.

Entre o dia 8 às 06 h e o dia 10 às 06 h, o Funchal foi afetado por tempo excecionalmente quente. Análise preliminar dos dados registados indica que não tem comparação com o passado, em particular no que diz respeito às temperaturas mínimas registadas, desde 1949 (data em que tiveram início as observações, no Observatório Meteorológico do Funchal).

Neste período de 48 horas, a temperatura do ar foi sempre superior a 28 °C: acima de 32 °C em 92 % do tempo; acima de 35 °C em 35 % do tempo. O maior valor registado da temperatura máxima foi 38,2 °C, no dia 9 às 16:10 h, comparável ao maior valor de que há registo no Funchal, 38,5 °C, no dia 10 de agosto de 1976.

A temperatura mínima, extremamente alta, registada no dia 9 de agosto foi 29,6 °C, ficando agora 3,7 °C acima do anterior máximo, 25,9 °C, registado no dia 12 de agosto de 1976.

As temperaturas altas referidas estiveram associadas a valores da humidade relativa inferiores a 30 % e vento moderado, com rajadas que variaram entre 50 e 80 km/h, em particular durante o dia 9 de agosto.

Estas condições meteorológicas excecionais, antecedidas já por dias quentes e secos, em particular o dia 5, em que foi registada uma máxima de 37,8 °C, condicionaram fortemente os acontecimentos dos dias 8 e 9 de agosto de 2016.

Os próximos 5 dias serão, em todos os aspetos meteorológicos, mais amenos, com temperaturas máximas a variarem entre 27 e 32 °C e as mínimas entre 21 e 23 °C.

ext25Yw.png
http://www.ipma.pt/pt/media/noticia...ia/noticias/textos/funchal-8-10-ago-2016.html
 
  • Gosto
Reactions: Skizzo

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
E já agora, o IPMA considera a S.Pilar "EMA". Isto numa resposta a um mail que enviei o ano passado (verão 2015)

"- a Estação Meteorológica Automática (EMA) encontra-se avariada, apesar das várias tentativas para repô-la em funcionamento, mas sem sucesso."

A única que é considerada RUEMA no Porto é a de Massarelos. As outras 2 entram para os boletins do IPMA sempre que há algum acontecimento de temperatura relevante. Isto em resposta a dúvidas anteriores.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
E já agora, o IPMA considera a S.Pilar "EMA". Isto numa resposta a um mail que enviei o ano passado (verão 2015)

"- a Estação Meteorológica Automática (EMA) encontra-se avariada, apesar das várias tentativas para repô-la em funcionamento, mas sem sucesso."

A única que é considerada RUEMA no Porto é a de Massarelos. As outras 2 entram para os boletins do IPMA sempre que há algum acontecimento de temperatura relevante. Isto em resposta a dúvidas anteriores.
Manda print então.
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Manda print então.

Lol, mando se quiser porque não sou obrigado a provar nada. Já vista alguma RUEMA a ser usada nos boletins para referir temperaturas recorde ou médias mensais? A de S.Pilar e S.Gens já. Exemplo em Janeiro deste ano, ou Outubro 2011. Quando P.Rubras avaria entram as outras 2 EMA's, e o próprio IPMA já me disse que estudam alterar a principal estação do Porto para uma das outras, o que acho de louvar. A mim parece-me implicância tua porque queres a todo o custo desvalorizar as temperaturas que se fazem no Porto ou nas redondezas.

Sobre as estações da S.Pilar e de não haver dados, responderam-me:

print_zpsdqqctrjc.jpg


E antes disso, já há alguns anos atrás, esclareceram bem como são/seriam classificadas a S.Pilar e S.Gens

print2_zpsdfemrkum.jpg


Esclarecido? Espero que sim. A única RUEMA é a de Massarelos
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Lol, mando se quiser porque não sou obrigado a provar nada. Já vista alguma RUEMA a ser usada nos boletins para referir temperaturas recorde ou médias mensais? A de S.Pilar e S.Gens já. Exemplo em Janeiro deste ano, ou Outubro 2011. Quando P.Rubras avaria entram as outras 2 EMA's, e o próprio IPMA já me disse que estudam alterar a principal estação do Porto para uma das outras, o que acho de louvar. A mim parece-me implicância tua porque queres a todo o custo desvalorizar as temperaturas que se fazem no Porto ou nas redondezas.

Sobre as estações da S.Pilar e de não haver dados, responderam-me:

print_zpsdqqctrjc.jpg


E antes disso, já há alguns anos atrás, esclareceram bem como são/seriam classificadas a S.Pilar e S.Gens

print2_zpsdfemrkum.jpg


Esclarecido? Espero que sim. A única RUEMA é a de Massarelos

E no entanto andas-te a afirmar que no Porto fez 43ºC em base numa RUEMA, está certo.

E alguém que me explique sendo a Serra do Pilar estando inserida num meio urbano, como pode ser considerada EMA.
 
  • Gosto
Reactions: Topê

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
E no entanto andas-te a afirmar que no Porto fez 43ºC em base numa RUEMA, está certo.

E alguém que me explique sendo a Serra do Pilar estando inserida num meio urbano, como pode ser considerada EMA.

E porque não o poderia fazer. Uma RUEMA não deixa de ser uma estação meteorológica. Simplesmente tem uma função diferente, agora a temperatura que mede é real.

O que não é real é o teu comportamento. Começa a ter mais moderação na forma como tratas os outros membros.
 
  • Gosto
Reactions: Skizzo

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
E no entanto andas-te a afirmar que no Porto fez 43ºC em base numa RUEMA, está certo.

E fizeram, a não ser que houvesse algum mau funcionamento da estação ( o que o IPMA não referiu ) esse valor é real e representa aquela zona abrigada e baixa.

Naturalmente aqui as temperaturas sobem muito pois são influenciadas pelos edifícios, circulação de ar.., tem interesse para o estudo das variáveis meteorológicas em pleno meio urbano.

Mesmo em S Gens ( EMA ) já usada para valores oficiais e quebras de recordes, foram medidos 40.9 ºc de máxima o que é um recorde absoluto aqui para o Porto, portanto não me admira nada que em zonas abrigadas e baixas da cidade se chegassem aos tais valores de Massarelos. :calor:
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Curioso, a EMA de referência no Porto é a de Pedras Rubras, eu não duvido no valor de S gens e Massarelos, só estou a dizer que estão inflacionadas pelo meio urbano, se fosse a meter uma estação no centro de Ponte de Lima naqueles dias marcava 45ºC á vontade.

Que eu saiba não tratei mal ninguém não ofendi ninguém, apenas não gostei que o membro skizzo venha aqui dizer,como é adepto das temperaturas altas, que a EMA de Pedras Rubras não representa a cidade do Porto porque, imagine-se, é a que apresenta valores um pouco inferiores ás outras todas.
 
  • Gosto
Reactions: james e Topê

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Porque fez né, se na minha zona fez, acredito também naquele valor. Representa as zonas da cidade.

E se o IPMA considera a S.Pilar como EMA, porque haveria eu de duvidar. Está no meio urbano mas se formos por aí as EMA's de Lisboa também estão, principalmente o Geofísico. E no entanto são distintas das RUEMAS de Lisboa por um motivo né.

E não, como portuense não acho nada que Pedras Rubras represente bem o Porto, seria como Sintra a representar Lisboa. Quando tens EMA's mais próximas da cidade, essas representam muito melhor a cidade. Ponto. As diferenças são notórias, não são ligeiras.

Também posso defender que como tu és fã de temperaturas baixas e frescuras não levo a tua opinião em conta, mas como para mim o que conta são factos, e esses são que S.Gens e S.Pilar são EMAS e que representam melhor a cidade do Porto, tal como o IPMA afirma, então isso basta-me. Nem uma nem outra estão no núcleo urbano como eram as RUEMAs de Massarelos, Sé ou Bonfim, essas ultimas duas sim provavelmente também estariam 45ºC. Mas como se viu, na EMA de S.Gens e provalvemente na S.Pilar, mostram temperaturas mais justas que essas, e por outro lado, mais representativa do que P.Rubras.

E impliquei contigo porque achei a tua atitude pretensiosa, principalmente no tópico das apostas. E como me citaste e disseste porcaria ao afirmar que P.Rubras era a unica EMA, vim aqui provar-te a verdade, porque essa não são as nossas opiniões. Eu sei que gostavas muito que as temperaturas do Porto fossem aquelas registadas em P.Rubras porque é uma zona mais fresca, mas não são. Variam significativamente. Da próxima vez que achares S.Gens ou S.Pilar estão muito quentes em comparação com P.Rubras, tens de relativizar e saber que no centro do Porto, as temperaturas estão bem mais altas que nessas duas estações. Tanto uma como a outra são opções mais justas para representar a cidade pela proximidade sem estarem inseridas no nucleo central. E têm normais climatológicas, que embora não seja 100% o mesmo local das antigas estações representam a zona na mesma - coisa que P.Rubras, estação bem mais recente, não tem. Alias as anomalias de P.Rubras são baseadas nas normais de S.Gens.

Portanto, sim, apoio totalmente a promoção de S.Gens ou S.Pilar a estação principal e representativa da cidade. Esta ultima nunca deveria ter deixado de o ser. Ainda percebia a revolta se alguém estivesse a advogar a estação de Massarelos a principal, agora S.Gens ou S.Pilar? Não percebo. São as candidatas ideais. Agora P.Rubras só o é porque o aeroporto foi construido lá, simples, não porque representa melhor a cidade. Se o aeroporto tivesse sido construido em Valongo, que é uma localização plausível, então agora terias a estação "oficial" do Porto a registar mais de 30ºC todos os dias do verão, o que também seria irreal. Nem tanto à terra nem tanto ao mar, e P.Rubras é tanto ao mar.

E fico-me por aqui sobre este assunto. Já disse o que tinha a dizer, e a minha opinião é a mesma há anos.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Névoa

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
IPMA com resumo da primeira quinzena de Agosto.

RESUMO CLIMATOLÓGICO – 1ª QUINZENA DE AGOSTO DE 2016
O período de 1 a 15 de agosto de 2016 em Portugal Continental foi extremamente quente.

A temperatura média do ar, 25.1 °C foi 2.9 °C acima do valor médio mensal; a temperatura máxima foi superior em 4.5 °C e a temperatura mínima, 1.1°C

Em particular o período de 5 a 14, caraterizou-se pela persistência de valores muito altos de temperatura máxima do ar (superiores a 31 °C na média do território Portugal continental), sendo de destacar os dias 6, 7 e 8 em que foram registados valores ≥ 43 °C em algumas regiões e a média do país ter ultrapassado os 38 °C nos dias 7 e 8 (dias mais quentes do ano).

No dia 7, foram ultrapassados os anteriores maiores valores da temperatura máxima em Porto/P.R, Porto/ S. Gens, Braga, Leiria e Mora. O maior valor da temperatura mínima do ar, 27.9 °C ocorreu em Lisboa/Geofísico na madrugada do dia 7 e igualou o anterior máximo registado em 2/8/2003.

Entre os dias 5 e 13 de agosto ocorreu uma onda de calor (duração entre 8 e 9 dias) nas regiões de Lisboa e Setúbal (Torres Vedras/Dois Portos, Lisboa/Geofísico, Santarém/Fonte Boa, Setúbal e Alcácer do Sal), do Norte (Braga), e do Centro (Lousã e Anadia).

Ocorrência de noites tropicais nos dias 7 e 8 de agosto em cerca de metade do território, que associadas a dias muito quentes ou extremamente quentes (temperatura máxima ≥35 ou 40 °C) contribuiu para uma sensação de desconforto térmico acentuada e prolongada.

Não foi registada precipitação na primeira quinzena do mês de agosto na rede de estações do IPMA, em Portugal continental, com exceção da manhã do dia 4 de agosto no litoral da região Norte e na tarde do dia 9 na região de Miranda do Douro.

De acordo com o índice meteorológico de seca PDSI, a 15 de agosto de 2016, 25% do território, as regiões do Alentejo e Algarve, encontravam-se em situação de seca fraca.
De referir ainda a sequência de valores da temperatura do ar superiores a 30 °C, associados ao elevado número de horas com valores da humidade relativa do ar inferiores a 30% e da velocidade instantânea do vento (rajada) superiores a 30 km/h; em particular nas regiões do Norte e Centro, nos dias 6 a 8 e 10 a 12, os valores da rajada variaram, em geral entre os 40 e os 70 Km/h e os valores da humidade relativa foram mesmo inferiores a 20%.

O índice de risco de incêndio florestal apresentou valores muito elevados no período de 6 a 13 de agosto, nas regiões do Norte e Centro.

Resumo: http://www.ipma.pt/export/sites/ipma/bin/docs/relatorios/clima/boletim-clima-1a15-08-2016.pdf
Animação mapa T. Máx

http://www.ipma.pt/pt/media/noticia...edia/noticias/textos/clima-01a15-08-2016.html
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
AGOSTO E VERÃO DE 2016 EXTREMAMENTE QUENTES EM PORTUGAL CONTINENTAL
2016-09-01 (IPMA)
Agosto

Agosto 2016 extremamente quente e seco.

O valor da temperatura máxima foi o mais alto desde 1931, igualando agosto de 2003. Em relação à temperatura média foi o 5º mês de agosto mais quente, atrás de 2003, 1949, 2010 e 2005. O valor da temperatura mínima esteve ligeiramente acima do normal, posição 19 ª nos 86 anos considerados.

A temperatura média do ar, 24.2 °C foi 2.0 °C acima do valor normal 1971-2000; a temperatura máxima de 32.2 °C foi superior em 3.4 °C e a temperatura mínima de 16.1 °C correspondeu a uma anomalia positiva de 0.6 °C.

Verão 2016

Verão 2016 extremamente quente e seco.

O verão 2016 (junho, julho, agosto) em Portugal Continental foi caracterizado por valores da temperatura média do ar muito superiores ao valor normal e valores da quantidade de precipitação muito inferiores.

  • Valor médio da temperatura máxima do ar foi o valor mais alto desde 1931, 30.6 °C, + 2.9 °C acima do valor médio.
  • 2º verão mais quente desde 1931 (depois de 2005) com o valor da temperatura média de 23.0 °C, cerca de 1.8 °C acima do valor médio.
  • Desde 1931, 6 dos 10 verões mais quentes ocorreram depois do ano 2000, sendo o verão de 2005 o mais quente em 86 anos.
  • Os meses de julho e agosto de 2016 igualaram o valor mais alto de temperatura máxima mensal de agosto de 2003 (32.2 °C), sendo os únicos 3 meses cujos valores estão acima de 32 °C.
  • 5º verão mais seco desde 1931 (depois de 1938, 1996, 2005 e 1965). Os valores da quantidade de precipitação ocorridos nos meses de junho a agosto, cerca de 20 mm, correspondem a cerca de 30% do valor médio.
http://www.ipma.pt/pt/media/noticia...oticias/textos/resumo-clima-ago-jja-2016.html

Resumo Agosto 2016: http://www.ipma.pt/export/sites/ipma/bin/docs/relatorios/clima/resumo-clima-agosto-2016.pdf

Resumo do Verão 2016: http://www.ipma.pt/export/sites/ipma/bin/docs/relatorios/clima/resumo-clima-verao-2016.pdf
 
  • Gosto
Reactions: Thomar