Monitorização do Clima de Portugal 2016

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Martinlongo (Alcoutim) teve uma máxima ontem de 41.5ºC, hoje os dados horários (IPMA) mostram 41.8ºC, deve ter ultrapassado os 42ºC de máxima, Castro Verde deve ter passado dos 43ºC (hoje), :calor:
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Máximas do dia 6 de Setembro, >= 42,0ºC:

45,0ºC - Lousã, aeródromo
44,3ºC - Amareleja
44,2ºC - Reguengos, S. P do Corval
43,9ºC - Portel, Oriola
43,8ºC - Castro Verde, N. Corvo
43,7ºC - Alvega
43,5ºC - Elvas
43,3ºC - Beja
43,3ºC - Mora
43,3ºC - Pinhão, Santa Barbára
42,9ºC - Alcoutim, Martim Longo
42,7ºC - Tomar, Valdonas
42,6ºC - Avis, Benavila
42,6ºC - Évora, aeródromo
42,5ºC - Estremoz
42,4ºC - Viana do Alentejo
42,4ºC - Zebreira
42,0ºC - Alvalade
42,0ºC - Santarém, Fonte Boa

Além destas EMA's, outras 17 superaram os 40ºC.

Capturar_zpssjxe6nqf.png


lis_zpsq13jwdrx.png


port_zpskzsriqw0.png
 
Última edição:

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Impressionante esses 45ºC na Lousã, praticamente 50% do País talvez até um pouco mais com temperaturas de ou acima dos 40ºC , como disse o colega jonas_87 num post anterior este Verão já entrou em definitivo para a história.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Ui, 42.9ºC em Martinlongo é de loucos. :eek: Castro Verde, perto dos 44ºC. :wacko:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
45,0ºC na Lousã, sem palavras... é de loucos. :wacko:
Ficámos então a 0,7ºC do recorde deste verão (Montoro,Cordoba)

Os miticos 47,2ºC da Amareleja já estiveram bem mais longe...

Se fosse em Julho, com mais radiação e mais 1 hora de sol, chegava ainda mais longe.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Os 40,8ºC registados em Fajão,Pampilhosa da Serra(cota 890m!), são tão ou mais escandalosos que os 45,0ºC da Lousã.

Edit: Com isto, acho que tambem respondo a tua questão @Skizzo.
Calor demoniaco.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Confesso que acho o valor um bocado suspeito, mas ficaremos sempre na dúvida. Se por um lado valores a rondar os 40º a altitudes de 500m ou mais altas até indiciam que seriam possíveis 45º a níveis bem mais baixos (gradiente adiabático seco é cerca de 1ºC/100m +-), por outro o valor de máxima numa estação amadora na Lousã de "apenas" 42.8ºC deixa-me com algumas suspeitas. Digo isto pois esta estação está mais baixa, em zona mais urbana a 154m, enquanto a do IPMA está num ligeiro planalto no aeródromo perto dos 200m... Mas tanto poderemos estar a falar de valor inflacionado na EMA como poderíamos estar a falar da outra estar num local abrigado/fresco. Podem ser muitas especificidades locais obviamente, e pode ser perfeitamente verdadeiro e localizado o valor da estação do IPMA.
 
  • Gosto
Reactions: belem

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Não acredito nesses 45ºc a estação deve estar com alguns problemas nos últimos 7 dias a máxima tem estado 5ºc-2ºc mais quente que Tomar e com uma diferença significativa em relação às estações da zona.

Esta estação já tem um histórico de máximas muito elevadas, basta consultar os boletins de anos passados, ou mesmo outros tópicos.
A estação amadora da Lousã, em que o @Lousano é dono, registou 42,8ºC, possivelmente na zona do aerodromo é mais quente, 2,2ºC não acho nada de extraordinário.É a minha opinião vale o que vale.
Bom seria ouvir testemunhos de membros da Lousã.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Esta estação já tem um histórico de máximas muito elevadas, basta consultar os bolentins de anos passados, ou mesmo outros tópicos.
A estação amadora da Lousã, em que o @Lousano é dono, registou 42,8ºC, possivelmente na zona do aerodromo é mais quente, 2,2ºC não acho nada de extraordinário.

Eu acho um bocado estranho vendo as localizações confesso. 2ºC mais baixo no centro da Lousã que num planalto fora da localidade, parece-me pouco provável, mas como disse no post atrás, ficaremos na dúvida. Há demasiadas incertezas, tanto reais como de medição para tirarmos a teima num caso destes...

Dá uma olhada no Google Earth à topografia do terreno e onde estão as estações, e vais perceber porque acho meio estranho. :)

E obviamente o histórico ser elevado não confirma nem elimina a hipótese de ser problema da estação. A ser problema, poderá já se arrastar há imenso tempo.
 

rmsg

Cumulus
Registo
26 Fev 2016
Mensagens
101
Local
Foz de Arouce, Lousã (116m)
Nos anos anteriores o valor da temperatura da EMA da Lousã (localizada no aeródromo) era sempre um pouco mais baixo que a estação da Lousã do Wunderground (Ex. Viufil - Louzan). Este ano, pelo contrário, o valor da EMA da Lousã está sempre acima, uns 2/3 ºC - não sei se houve alguma alteração de posicionamento nalguma estação.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Tambem acho esses 45 ºc da Lousã um bocado altos... :unsure:

O facto de ser uma estação oficial não elimina possíveis erros ou algum mau funcionamento da mesma, além disso a estação fica num planalto e não num vale ou zona habitacional o que torna esse valor ainda mais estranho.

Acredito numa máxima acima dos 40 graus, mas 45ºc já me parece um pouco demais.. :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Eu acho um bocado estranho vendo as localizações confesso. 2ºC mais baixo no centro da Lousã que num planalto fora da localidade, parece-me pouco provável, mas como disse no post atrás, ficaremos na dúvida. Há demasiadas incertezas, tanto reais como de medição para tirarmos a teima num caso destes...

Dá uma olhada no Google Earth à topografia do terreno e onde estão as estações, e vais perceber porque acho meio estranho. :)

E obviamente o histórico ser elevado não confirma nem elimina a hipótese de ser problema da estação. A ser problema, poderá já se arrastar há imenso tempo.

Sim, tens razão, em termos de relevo não têm nada a ver uma com a outra, estive a ver a distância entre ambas, ronda os 3,8 kms.
Sem duvida, que mais depressa os 45ºC eram atingíveis na estação amadora, até colocava a hipótese de rumos diferentes de vento ,entre as duas estações, mas tal não se verificiou, talvez seja mesmo falha, o próprio testemunho do @rmsg aponta nesse sentido.

Acho estranho é na altura os 44,8ºC, ter passado em claro,e ninguem duvidou, alias já vão uns anos com valores muito elevados, andámos todos distraidos então. lol
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000