Monitorização do Clima de Portugal 2016



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Eu só perguntei porque achei um valor realmente alto, e normalmente nem ligo muito a essas coisas. Nos fóruns estrangeiros estão sempre a questionar os valores de Elvas, Pinhão e Tomar, mas nunca liguei muito. Agora este da Lousã até a mim me surpreendeu

Fizeste bem em perguntar, sempre deu para ver as coisas com mais atenção, quanto ao resto, é dor de cotovelo, faz parte. lol
É como costumo dizer, se duvidam muito desloquem-se aos sitios, e isso engloba tudo, até mesmo a nortada violenta que assola a minha zona, por exemplo.
 

rmsg

Cumulus
Registo
26 Fev 2016
Mensagens
101
Local
Foz de Arouce, Lousã (116m)
Acrescento algo ao que já disse. A zona da Lousã é muito mais quente (em média mais de 5 ºC) e muito mais fria (em média 7/8 ºC) que a zona de Coimbra (referência diária ao longo de muitos anos). Que ninguém duvide de valores muito altos de temperatura nestes dois/três últimos meses. Por exemplo, ontem esteve mesmo muito quente, como em quase todo o país. Dito isto, não posso assegurar que estiveram 45 ºC. Posso sim assegurar que, embora não tendo registado nenhum valor, se não estiveram 45 ºC esteve muito próximo disso.
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Fizeste bem em perguntar, sempre deu para ver as coisas com mais atenção, quanto ao resto, é dor de cotovelo, faz parte. lol
É como costumo dizer, se duvidam muito desloquem-se aos sitios, e isso engloba tudo, até mesmo a nortada violenta que assola a minha zona, por exemplo.

Por acaso na época tiveram razão com algumas estações que o IPMA acabou por confirmar, como Elvas, Tomar e Beja. E pronto, agora tudo o que seja alto é de desconfiar.
 

rmsg

Cumulus
Registo
26 Fev 2016
Mensagens
101
Local
Foz de Arouce, Lousã (116m)
Já agora pergunto: quem faz a acreditação das estações do IPMA?
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boas tenho acompanhado esta situação da Lousâ, mais por curiosidade, não sabia que esta zona era assim tão quente! Depois de ler os ultimos comentários e de verificar as duas estações, existe a diferença de 2.2º C.
Realmente já alguns dias que se vêm falando da Lousâ mesmo em outros tópicos.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Eu acho mais incrível os 40,8ºC de Pampilhosa da Serra (Fajão) a 890m de altitude, que propriamente os 45,0ºC da Lousã.
Ainda para mais porque a estação de Pampilhosa está no alto da serra. Totalmente exposta.

Das duas uma, ou ambas as estações estão inflacionadas, ou então naquela região (Lousã - Pampilhosa) o dia de ontem foi mesmo extremo.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Não se esqueçam da humidade, 9% de humidade na Lousã e sabemos que é afetada pelo efeito de foehn. Se no topo de Pampilhosa se registaram mais de 40ºC, então é compreensível a temperatura da Lousã.
 
  • Gosto
Reactions: DaniFR

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Dia 06 de Setembro

Top Mínimas:

Portalegre: 28,2ºC
Proença-a-Nova: 26,5ºC
Zebreira: 26,1ºC
Foía: 26ºC (estamos a falar de uma estação a elevada altitude)
Castelo Branco: 25,1ºC

Recordes absolutos de temperatura máxima | Setembro (71-10):

Beja: 43,3ºC (Anterior 42ºC)
Bragança:
37,9ºC (Anterior 37,7ºC)
Braga:
40,1ºC (Anterior: 38,5ºC)
Castelo Branco:
41,4ºC (Anterior: 40,2ºC)
Portalegre:
41,3ºC (Anterior: 39,5ºC)
Vila Real:
39,1ºC (Anterior: 38,3ºC)
Viseu:
39,9ºC (Anterior: 39,6ºC)

Já são 9 capitais de distrito a bater recorde, imagino que na rede do IPMA os recordes ultrapassa a casa das dezenas.

Outros factos:

  • Praticamente todo o país acima dos 30ºC
  • 45 estações acima dos 39,5ºC (Praticamente metade da rede IPMA)
  • Penhas Douradas: 32,5ºC (Alguém sabe o recorde?)
Facilmente se considera o dia mais quente do ano.
 
Última edição:

rmsg

Cumulus
Registo
26 Fev 2016
Mensagens
101
Local
Foz de Arouce, Lousã (116m)
Última edição:

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Alguém que confirme o recorde absoluto de Vila Real! É estranho se for em Setembro :D


As normais de Vila Real não são para a estação de Vila Real (cidade), o que significa que em termos de comparação com as normais, o valor para Vila Real a ter em conta é os 39,1ºC.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Dia 06 de Setembro

Top Mínimas:

Portalegre: 28,2ºC
Proença-a-Nova: 26,5ºC
Zebreira: 26,1ºC
Foía: 26ºC (estamos a falar de uma estação a elevada altitude)
Castelo Branco: 25,1ºC

Recordes absolutos de temperatura máxima | Setembro (71-10):

Beja: 43,3ºC (Anterior 42ºC)
Bragança:
37,9ºC (Anterior 37,7ºC)
Braga:
40,1ºC (Anterior: 38,5ºC)
Castelo Branco:
41,4ºC (Anterior: 40,2ºC)
Portalegre:
41,3ºC (Anterior: 39,5ºC)
Vila Real:
40,5ºC (Recorde Absoluto)
Viseu:
39,9ºC (Anterior: 39,6ºC)

Já são 9 capitais de distrito a bater recorde, imagino que na rede do IPMA os recordes ultrapassa a casa das dezenas.
Alguém que confirme o recorde absoluto de Vila Real! É estranho se for em Setembro :D

Outros factos:

  • Praticamente todo o país acima dos 30ºC
  • 45 estações acima dos 39,5ºC (Praticamente metade da rede IPMA)
  • Penhas Douradas: 32,5ºC (Alguém sabe o recorde?)
Facilmente se considera o dia mais quente do ano.
Só no espaço de 2 dias( 2ª feira e ontem )a estação de Portalegre bateu 2 vezes o recorde, é mais um recorde para juntar á conta:D
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
TEMPO EXTREMAMENTE QUENTE EM SETEMBRO DE 2016 6 DE SETEMBRO – DIA MAIS QUENTE DO ANO

clima-1a6-img-0709.jpg

2016-09-07 (IPMA)



A localização de um anticiclone sobre a Península Ibérica e Norte de África, estendendo-se na vertical aos vários níveis da troposfera e orientado no sentido Sul – Norte, originou o transporte de ar muito quente do interior da Península Ibérica e Norte de África, o reforço do aquecimento do ar devido à forte subsidência (descida) do ar e vento fraco.

Esta situação meteorológica originou a intensificação do aquecimento do ar junto ao solo verificando-se valores da temperatura do ar extremamente elevados, em especial na região sudoeste da Península Ibérica.

Nos dias 5 e 6 registaram-se valores de temperatura média do ar muito elevados em Portugal continental, sendo o dia 6 de setembro o mais quente do ano, com uma temperatura média de 29.2 °C, valor superior aos registados nos dias 8 e 7 de agosto, com 28.7 e 28.6 °C, respetivamente.

No dia 6 os valores médios da temperatura máxima, 38.6 °C, e mínima, 19.8 °C, foram também os mais altos deste ano.

Nos dias 5 e 6 de setembro foram ultrapassados os anteriores maiores valores da temperatura máxima para o mês de setembro em 73% das estações (total de 82 estações): 17% no dia 5 e 56% no dia 6. De destacar que em 24% das estações foram ultrapassados no dia 6 os maiores valores de temperatura máxima registados no dia 5.

De referir também os valores muito altos da temperatura mínima, que ultrapassaram os maiores valores anteriormente observados nas estações de Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Lisboa, Évora, Beja e Vila Real de Santo António.

De salientar a ocorrência de uma onda de calor, com início no final de agosto ou 1 de setembro, em grande parte das regiões do Norte e Centro e interior do Alentejo.

Relatório: http://www.ipma.pt/export/sites/ipma/bin/docs/relatorios/clima/tempo-quente-1a6-09-2016.pdf

Tabela dos recordes de Setembro:

UymNDAi.png
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Cadito e Thomar