Neve a cotas baixas em Portugal

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
GRANDES FOTOS :D :eek: :eek: :eek:

Estou perfeitamente "aparvalhado" com a quantidade de neve em Janeiro de 1945 . Bem sei que nevou em quatro dias , mas mesmo assim ...
Tenho de ir à Biblioteca Municipal e ver os jornais da época para ver o que se passou aqui em Braga .

Abraços :)
 


Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Belas fotos as de Lisboa :thumbsup:

Queria só lembrar que também existe outro tópico com fotos antigas de neve em Lisboa:

http://www.meteopt.com/showthread.php?t=47

GRANDES FOTOS :D :eek: :eek: :eek:

Estou perfeitamente "aparvalhado" com a quantidade de neve em Janeiro de 1945 . Bem sei que nevou em quatro dias , mas mesmo assim ...
Tenho de ir à Biblioteca Municipal e ver os jornais da época para ver o que se passou aqui em Braga .

Abraços :)

Se fores, vê também o que se passou no resto do país!

Já agora, mais uma foto de Lisboa em 1954 ainda não postada:
lisboa54neveix8.jpg



Campo Grande

campogrande1954.jpg


campogrande1954a.jpg
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Aqui, nesta zona do Alentejo (Vila Viçosa / Alandroal, ou seja, com cerca de 300/350 metros de altitude), desde 1975 ocorreram nevões em 1983 (sexta-feira antes do Carnaval, a partir das 9h30/10h00 até à hora do almoço) e depois no início de 1987 (durante a madrugada e o início da manhã de um Domingo). Depois, só em 2006.
 

olheiro

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
138
Local
Santo Estêvão - Santarém
Re: Um pedido de desculpa aos colegas do Fórum

Aqui, nesta zona do Alentejo (Vila Viçosa / Alandroal, ou seja, com cerca de 300/350 metros de altitude), desde 1975 ocorreram nevões em 1983 (sexta-feira antes do Carnaval, a partir das 9h30/10h00 até à hora do almoço) e depois no início de 1987 (durante a madrugada e o início da manhã de um Domingo). Depois, só em 2006.



A este propósito hás dias enviei um "post" para o Fórum onde recordava os dois fortes nevões de Fevereiro de 1983 que durante algum tempo pintaram de branco Portugal um pouco por todo o lado, tendo referido, por lapso de memória, que os mesmos teriam ocorrido em Fevereiro de 1982. Peço desculpa pela "branca", certamente já consequência da idade... :confused:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Boas Noites.
10 a 15 de Fevereiro de 1983 foi de facto uma Senhora entrada fria cá pelo Continente.Acabei de colocar um post no tópico "Neve no Porto" em que faço referência a tal.Depois ,com os relatos que por aqui lêmos,sabemos um pouco por todo o país da ocorrência de neve e em vários dias (dentro desses 5 ). Teremos que recuar ao tão famigerado fev,1956 ,ano do nevão em Lisboa,( talvez aquelas fotos de Cacela sejam dessa altura ) para encontrar entrada fria assim.
27 anos de diferença.
Quer dizer e feitas as contas que em 2010 vamos ter uma Grande.
Já falta pouco para se ver neve de V.N.Cacela ao Porto.
É daqui a dois Invernos.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Contrariamente ao que disse no tópico "Formação de Neve, Cálculo Cota e Temperaturas" que tinha nevado em Tomar no dia 29/01/2006 com uma temperatura de +3ºC, venho agora reparar esse erro (sorry :D ).

Não sei se lembram, mas nos dias seguintes a esse episódio, o site do IM, promovia uma participação de todos os cibernautas, que enviassem fotos desse episódio para eles, ao qual, eu METEOLOUCO, aderi sem pensar duas vezes... :D :D :D

Aqui deixo parte do texto que enviei para o site do IM:

"A queda de neve em Tomar começou pelas 09:55 acompanhada de chuva, pelas 10:05 deixou de chover e passou unicamente a nevar, tendo a maior precipitação de neve ocorrido entre as 10:10 e as 10:50, o fim da precipitação de neve terá ocorrido cerca das 11:30/11:45.
A temperatura do ar no início (09:55) da queda de neve era cerca de +1ºC, tendo descido para +0,5ºC uma hora mais tarde (:cold:), por fim, cerca das 13:00 a temperatura era de +2,5ºC. Notem que a medição da temperatura foi feita com um termómetro de exterior em local semi-abrigado (varanda)."


Juntamente com a descrição deste episódio anexei 4 fotos e um vídeo que vou colocar aqui este fim-de-semana!

Nota: a altura média de Tomar é de apenas 60 metros! :shocking: :D
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Nota: a altura média de Tomar é de apenas 60 metros! :shocking: :D

Só um aparte... embora Tomar esteja a baixa altitude, sempre a conheci com uma cidade muito fria... Um microclima curioso... lembro-me de ir em viagem para a Sertã de Lisboa (quando ainda não havia IC3... e ver aquele termómetro á entrada da cidade a indicar 0 ou 1ºC muitas vezes... quando as minímas à volta eram superiores. Já andei pela cidade uma vez ás 6 da manhã e era meeeeeeeeesmo frio... :cold::cold::cold:
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Só um aparte... embora Tomar esteja a baixa altitude, sempre a conheci com uma cidade muito fria... Um microclima curioso... lembro-me de ir em viagem para a Sertã de Lisboa (quando ainda não havia IC3... e ver aquele termómetro á entrada da cidade a indicar 0 ou 1ºC muitas vezes... quando as minímas à volta eram superiores. Já andei pela cidade uma vez ás 6 da manhã e era meeeeeeeeesmo frio... :cold::cold::cold:

Olá! :)
De facto é verdade que Tomar é uma cidade muito fria.
Isto acontece principalmente em fenómenos de inversão térmica (além de estar num vale e protegido pelas serras de Aire e Candeiros, ainda é influenciado pelo rio Nabão e pela albufeira de Castelo de Bode), onde poderás constatar nos relatórios mensais do IM, como o de Novembro de 2007, naquele episódio dos dias 17 e 18 (-5,8ºC :cold:). No entanto no que diz respeito à queda de neve, é muito raro, só em "casos nacionais :disgust:" como o de 1954, Fevereiro de 1983 e Janeiro de 2006.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Juntamente com a descrição deste episódio anexei 4 fotos e um vídeo que vou colocar aqui este fim-de-semana!

E aqui estão as fotos que eu prometi! :w00t: (O vídeo vem mais tarde)
As fotos estão por ordem cronológica a primeira foi ás 10H10m e a última ás 10H55m.




Infelizmente :sad: nesse dia só tirei essas fotos, porque estava sem bateria :angry: na máquina e o carregador estava em Lisboa :angry: !...
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
(O vídeo vem mais tarde)

E aqui está o mini-vídeo :) desse evento.
Este vídeo foi feito no início do evento. Desculpe-me a qualidade e duração do vídeo, mas foi feito com a minha máquina fotográfica compacta e a tremideira é que eu estava de pijama :cold: :D e estavam praticamente 0ºC!!!
[ame="http://www.dailymotion.com/video/x465fl_tomar1015_tech"]Video Tomar1015 - Neve, 29/01/2006, Tomar - Dailymotion Share Your Videos@@AMEPARAM@@value="http://www.dailymotion.com/swf/x465fl"@@AMEPARAM@@http://www.dailymotion.com/swf/x465fl[/ame]
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Mais um excelente testemunho deste dia memorável...Parabéns pelas fotos e vídeo Thomar:thumbsup: