Nortada - Cascais

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Muito bom estudo!

Seria bom se o IPMA visse isso e finalmente abrisse os olhos.

Obrigado, quando terminar depois publico os quadros completos, talvez entre com o mês de Maio, pois já é um mês com nortada valente.
Quanto ao IPMA, nem vale a pena, pessoalmente tanto os condeno como os desculpo lol porque lá está isto é um fenómeno local, no próprio concelho ha grande variedade na intensidade de vento.

Apenas acho que é um erro olhar exclusivamente para EMA do Cabo Raso,pensando que só faz vento naquela faixa costeira.

Como gosto de realçar, se estes dados em si já são incríveis, imagine-se estações instaladas na Malveira da Serra(cota 150 mts) , Cabeço de Janes (cota 180 mts), se calhar nem tão longe, no alto do Cabreiro aqui ao lado (cota 110 mts).


Ha um registo da estação do Carrascal de Alvide, em Agosto de 2013, de rajada máxima de 95 km/h com velocidade máxima de vento de 70 km/h, massacre. lol
 
Última edição:


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Tendo em conta as minhas observações,analise a estações e registos dos últimos 5 anos, deixo aqui em mapa, com 7 pontos aqui na zona onde o vento é mais violento, e onde practicamente todos os Verões são alcançadas rajadas superiores a 100 km/h,não, não estou a exagerar. :D
Exclui o Cabo Raso e Guincho, pois não consegue ter rajadas de 90/100 km/h no verão, embora a velocidade de vento seja muito forte por lá.
Alcabideche também tem vento muito forte e certamente rajadas de 100 km/h, mas neste caso quis partilhar os sitios ainda mais extremos, e aqui ao lado existe um, Alto do Cabreiro.


image hosting

PS: A peninha é o unico ponto fora do concelho.
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Ontem digamos que fui surpreendido com nortada algo intensa, pois saí de casa com vento moderado apenas.
Com tinha dito no topico litoral centro, estava mais vento na Pedra da Eira(a localização está no post acima) do que no Cabeço do Vento e Peninha, este fenomeno localizado troca as voltas na aparente lógica da coisa..enfim, bruta aceleração do vento ao descer a vertente.

Ficam os registos.



Ontem a temperatura rondava os 14ºC, e o windchill era este:
Assim se percebe o vento forte que por lá andava.
upload piccertificity.com

Na estrada do Cabo da Roca, na saida da Malveira da Serra, sentido Alcabideche - Malveira, junto a uma das entradas das Almoinhas Velhas, aqui a nortada varre tambem com grande força.



Os valores em si não são nada de anormal ou extraordinario aqui para a zona, o curioso é mesmo como o vento pode passar de fraco ou nulo em Cascais, a moderado em Acabideche e forte nesta zona, chega a triplicar e quadriplicar, e basta subir a cota 200-250 mts.
________

Outro árvore com deformação nivel 5/6 em Alcabideche.

imagcertificity.com

Ver se um dia destes publico a foto de um eucalipto de grandes dimensões com deformação considerável para o porte que possui, localiza-se na Malveira da Serra.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas,

Ontem digamos que fui surpreendido com nortada algo intensa, pois saí de casa com vento moderado apenas.
Com tinha dito no topico litoral centro, estava mais vento na Pedra da Eira(a localização está no post acima) do que no Cabeço do Vento e Peninha, este fenomeno localizado troca as voltas na aparente lógica da coisa..enfim, bruta aceleração do vento ao descer a vertente.

Ficam os registos.



Ontem a temperatura rondava os 14ºC, e o windchill era este:
Assim se percebe o vento forte que por lá andava.
upload piccertificity.com

Na estrada do Cabo da Roca, na saida da Malveira da Serra, sentido Alcabideche - Malveira, junto a uma das entradas das Almoinhas Velhas, aqui a nortada varre tambem com grande força.



Os valores em si não são nada de anormal ou extraordinario aqui para a zona, o curioso é mesmo como o vento pode passar de fraco ou nulo em Cascais, a moderado em Acabideche e forte nesta zona, chega a triplicar e quadriplicar, e basta subir a cota 200-250 mts.
________

Outro árvore com deformação nivel 5/6 em Alcabideche.

imagcertificity.com

Ver se um dia destes publico a foto de um eucalipto de grandes dimensões com deformação considerável para o porte que possui, localiza-se na Malveira da Serra.

Bons registos, esses e todos aqueles que já publicaste neste tópico! :thumbsup:
Notável também a deformação no tronco dos pinheiros. A intensidade da nortada nessa zona é realmente impressionante, não dava para mim porque não gosto nada de vento e muito menos no verão a estragar os belos dias de praia e piscina. :p Essa zona tem que estar mesmo preparada para essas grandes ventanias pois caso fosse como aqui, ia tudo pelos ares. :lol:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bons registos, esses e todos aqueles que já publicaste neste tópico! :thumbsup:
Notável também a deformação no tronco dos pinheiros. A intensidade da nortada nessa zona é realmente impressionante, não dava para mim porque não gosto nada de vento e muito menos no verão a estragar os belos dias de praia e piscina. :p Essa zona tem que estar mesmo preparada para essas grandes ventanias pois caso fosse como aqui, ia tudo pelos ares. :lol:

Obrigado.
Sim é um pormenor que antes não prestava atenção, mas é um excelente elemento para ver acção do vento, pinheiros com deformação são recorrentes junto à costa, contudo aqui é possível ver oliveiras, eucaliptos, choupos, entre outros, e isso já não é assim tão vulgar.
Aqui estamos preparados embora todos os veroes os bombeiros de Alcabideche têm algumas ocorrências devido a nortada violenta, com ventos de 60 km/h e rajadas de 100/120 km/h não há milagres.
Infelizmente não há cobertura meteorológica, quem lê isto pensa, mas olhando para as redes de estações, de facto há, o problema é que maior parte são netatmos( má no parametro vento) e as que não são netatmos, não se encontram nos sítios ventosos, enfim em principio, nos próximos tempos a cobertura vai ser melhor, vamos ver.

Nota: Há pessoas que não se habituaram ao vento, como já aqui partilhei, isso aconteceu no Cabeço de Janes ali é uma brutalidade de vento, sei que mudaram de casa literalmente por causa do vento nervoso que ocorre por lá.
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Tridente explosivo, em termos de nortada violenta.
Pespectiva dos arredores das Almoinhas Velhas.
Já me aconteceu apanhar mais vento na Pedra da Era do que nos outros dois locais a uma cota bem mais superior, ou seja, exemplo claro da aceleração da nortada na vertente sul.

Altitude aproximada.
Peninha: 487 mts
Cabeço do Vento: 360 mts
Pedra da Era: 255 mts.

Depois ha localidades que sofrem mais que outras com a aceleração do vento, como por exemplo, Biscaia, Arneiro, Figueira do Guincho e Malveira da Serra.


image hosting site


Foto captada no Abano, muitas vezes cruzo-me com exemplos destes, incrivel.
Grau máximo de deformação.


pictures upload

O meu ultimo registo de vento foi do passado dia 19 de Maio, embora tenha partilhado no topico litoral centro, aqui faz mais sentido coloca-lo.

 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Só para partilhar que registei há momentos rajadas superiores a 100 km/h (104 e 114 km/h) ente Almoinhas Velhas e Grota. Fora a velocidade constante nos 65/75 km/h.
Este fenómeno de nortada violenta com aceleração da vertente sul é incrível. Tive dificuldade em manter me de pé.
@StormRic tenho que te passar a localização deste sítio.
Já não é a primeira vez que quando se aproximam dias quente por cá, temos um dia de nortada extremamente violenta. Logo partilho os dados e vídeos.


Boas,
Como é sabido existe por cá um fenómeno de vento digno de um estudo científico.
Infelizmente a cobertura de estações é deficiente por n razões, o que ainda torna este fenómeno ainda mais desconhecido por uma grande parte das pessoas. Como já tenho dito, o comportamento deste vento é uma nortada extrema muito localizada, que nada tem a ver com a típica nortada da faixa costeira.
Hoje fui fazer uma caminhada numa das zonas com vento mais extremo do país.
Local: Almoinhas Velhas / Grota - Alcabideche

Ficam os registos de um vento extremo que tanto assola esta zona.




































Resumindo, outro campeonato. ;)
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Depois de ver isto, e após um período de interrupção por problemas muito complicados na minha vida,
não posso deixar de relatar a minha experiência por estes locais que tanto gosto de ir, o BTT ficou de lado, mas iniciei as caminhadas faz 3 anos e claro um dos locais preferidos é o "triângulo" Azóia - praia de Abano e Peninha -+ 17 km, confesso que fazer este percurso sem vento não tem piada quase nenhuma, mas ultimamente tenho apanhado a famosa nortada na sua habitual brutalidade, posso dizer mesmo que é quase surreal a intensidade do vento junto ás falésias e não só, o que me faz aumentar a adrenalina e e claro o grau de perigosidade, registos de 80 - 90 km/h são algo corriqueiros, banais mesmo, pena que o anemómetro que ainda tenho não regista rajadas, porque seguramente deve passar dos 100 - 120 km/h,

hoje por acaso estive ai perto e o vento era realmente muito forte.

mas uma imagem vale por muitas palavras, esta foi tirada nesta terça-feira passada, o dia em que normalmente faço esta caminhada.



o local onde foi medido



a chegada a Peninha, com o seu quase constante nevoeiro e claro, a chuva oculta, curiosamente o vento aqui não é tão forte.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,024
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ficam os registos de um vento extremo que tanto assola esta zona.

:thumbsup: Boas, bem, que violência o vento nessa lomba :w00t:. Já usei esse caminho mas nunca apanhei vento assim nem suspeitava que os valores fossem dessa ordem. Aliás como o objectivo era a exploração das falésias evitei os dias de nortada mais forte, por isso nunca me apercebi do potencial eólico dessa zona. Belas fotos e os vídeos são alucinantes, é preciso mesmo uma certa perseverança para fazer registos assim.
É como dizes, o dia ou dias antes da entrada de uma situação de intenso calor são os que mais potenciam a nortada violenta e até sem grande capacete. É o salto do anticiclone em crista pelo norte da península ibérica a criar o gradiente barométrico mais apertado, conjugado com um contraste térmico acentuado entre o oceano e o interior.

Era interessante conseguirmos conjugar medições simultâneas nesse local, entre outros da vertente sul, e o topo da Serra, na Peninha por exemplo. Com os valores que mediste aí até se pode duvidar de que a Peninha e imediações seja o ponto mais ventoso. :intrigante:
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Boas,
Como é sabido existe por cá um fenómeno de vento digno de um estudo científico.
(....)






(...)



(...)


Resumindo, outro campeonato. ;)


Depois de ver isto, e após um período de interrupção por problemas muito complicados na minha vida,
não posso deixar de relatar a minha experiência por estes locais que tanto gosto de ir, o BTT ficou de lado, mas iniciei as caminhadas faz 3 anos e claro um dos locais preferidos é o "triângulo" Azóia - praia de Abano e Peninha -+ 17 km, confesso que fazer este percurso sem vento não tem piada quase nenhuma, mas ultimamente tenho apanhado a famosa nortada na sua habitual brutalidade, posso dizer mesmo que é quase surreal a intensidade do vento junto ás falésias e não só, o que me faz aumentar a adrenalina e e claro o grau de perigosidade, registos de 80 - 90 km/h são algo corriqueiros, banais mesmo, pena que o anemómetro que ainda tenho não regista rajadas, porque seguramente deve passar dos 100 - 120 km/h,

hoje por acaso estive ai perto e o vento era realmente muito forte.

mas uma imagem vale por muitas palavras, esta foi tirada nesta terça-feira passada, o dia em que normalmente faço esta caminhada.


Quais furacões ou quê, costa oeste é o que está a dar... :D
Que brutalidade de vento! Obrigado pelas vossas partilhas. Um País tão pequeno e com tantas diferenças!
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Depois de ver isto, e após um período de interrupção por problemas muito complicados na minha vida,
não posso deixar de relatar a minha experiência por estes locais que tanto gosto de ir, o BTT ficou de lado, mas iniciei as caminhadas faz 3 anos e claro um dos locais preferidos é o "triângulo" Azóia - praia de Abano e Peninha -+ 17 km, confesso que fazer este percurso sem vento não tem piada quase nenhuma, mas ultimamente tenho apanhado a famosa nortada na sua habitual brutalidade, posso dizer mesmo que é quase surreal a intensidade do vento junto ás falésias e não só, o que me faz aumentar a adrenalina e e claro o grau de perigosidade, registos de 80 - 90 km/h são algo corriqueiros, banais mesmo, pena que o anemómetro que ainda tenho não regista rajadas, porque seguramente deve passar dos 100 - 120 km/h,

hoje por acaso estive ai perto e o vento era realmente muito forte.

mas uma imagem vale por muitas palavras, esta foi tirada nesta terça-feira passada, o dia em que normalmente faço esta caminhada.



o local onde foi medido



a chegada a Peninha, com o seu quase constante nevoeiro e claro, a chuva oculta, curiosamente o vento aqui não é tão forte.

Boas Vítor,
Primeiramente queria saudar a tua visita,pois já há muito que não partilhavas a tua info importante e interessante desta brutalidade de fenómeno que pouca gente conhece ao pormenor.
Como dizes e muito bem, Valores de rajada de 80/90 km/h são efetivamente banais, pode parecer estranho quem lê isto, mas a realidade é essa.
Até em Alcabideche onde moro esses valores são normais, quanto mais no expoente máximo da nortada violenta.
Confesso que andei muito tempo com esse problema dos registos das rajadas, em anemómetros ou aplicações. Recentemente encontrei a aplicação com rajadas e estou satisfeito, tive que fazer uma calibração, e julgo que agora está a fazer boas leituras. Os vídeos falam por si, simplesmente extremo! Temos que começar a pôr este tópico a bombar.







:thumbsup: Boas, bem, que violência o vento nessa lomba :w00t:. Já usei esse caminho mas nunca apanhei vento assim nem suspeitava que os valores fossem dessa ordem. Aliás como o objectivo era a exploração das falésias evitei os dias de nortada mais forte, por isso nunca me apercebi do potencial eólico dessa zona. Belas fotos e os vídeos são alucinantes, é preciso mesmo uma certa perseverança para fazer registos assim.
É como dizes, o dia ou dias antes da entrada de uma situação de intenso calor são os que mais potenciam a nortada violenta e até sem grande capacete. É o salto do anticiclone em crista pelo norte da península ibérica a criar o gradiente barométrico mais apertado, conjugado com um contraste térmico acentuado entre o oceano e o interior.

Era interessante conseguirmos conjugar medições simultâneas nesse local, entre outros da vertente sul, e o topo da Serra, na Peninha por exemplo. Com os valores que mediste aí até se pode duvidar de que a Peninha e imediações seja o ponto mais ventoso. :intrigante:


Boas Ricardo,
Sim este monte é extremo já lá estive 3 vezes com nortada brutal que até fazia dor de ouvidos! No topo do monte onde andei havia uma cruz em memória de pescadores falecidos na área do Abano /Grota. Acontece que no verão passado salvo erro a nortada brutal de um dia de Agosto partiu a cruz...



Sim, já algum tempo que digo neste fórum que há uma percepção um pouco desfasada sobre o vento extremo na Peninha, ou seja, também há sítios com cota 120-250 mts com ventos de uma violência inacreditável, fruto da aceleração da vertente sul, e em menor cota comparado com a Peninha leva com muita tareia. O sítio dos vídeos é um exemplo perfeito, cota 110 mts, exposição total,junto ao mar, alinhamento da vertente sul, Peninha lá no alto.

Bom dia,

Pensa que pode encontrar um bom local e obter autorização para instalar uma estação meteorológica?

Boas Toby,
Fazia muita falta, já falei com um responsáveis da meteocascais sobre a localização das estações, ou seja, fiz ver a importância da rede não estar exclusivamente concentrada em área urbana.Bastava uma estação, nem era preciso ser num sitios desses dos vídeo, pois o vento extremo ainda cobre uma boa área da freguesia de Alcabideche.


Quais furacões ou quê, costa oeste é o que está a dar... :D
Que brutalidade de vento! Obrigado pelas vossas partilhas. Um País tão pequeno e com tantas diferenças!

Boas thomar
De nada, sim aqui é nortada épica, não é cá a nortada da praia.:eek:
Atenção que isto é muito localizado, por exemplo o Cabo da Roca nem rajadas de 100 km/h tem com nortada.
 
Última edição:

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boas Toby,
Fazia muita falta, já falei com um responsáveis da meteocascais sobre a localização das estações, ou seja, fiz ver a importância da rede não estar exclusivamente concentrada em área urbana.Bastava uma estação, nem era preciso ser num sitios desses dos vídeo, pois o vento extremo ainda cobre uma boa área da freguesia de Alcabideche.

Bom dia,

https://meteo.cascais.pt/page/cascais
Sabe quem é o responsável?
Esta é uma excelente base para uma climatologia nacional!!
Eles podem contactar-me? Obrigado
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Ontem fui fazer a minha habitual caminhada nesta fantástica zona, sabia de antemão que iria estar ventoso, afinal o quase habitual nesta altura do ano, saído de casa já com algum vento, o trajecto no IC19 já ventoso e a aproximação ao litoral, o mar já estava todo encrespado sinal do que iria apanhar, mas nada de mais, a "banal" nortada,
estacionado o carro perto da Azóia, mochila ás costas e ai vou eu, vento já com fartura, a medida que vou em direcção ao Abano ( não sei se este nome tem algo a ver com a ventania que se faz sentir ou não, mas não deixa de ser curioso o seu nome ) alcanço não sei se o poderei dizer, mas um dos locais extraordinariamente ventosos,

é me altamente adrenalinico fazê-la com vento, mas confesso que ontem senti e bem que rocei os meus limites da minha integridade física, porque o vento deve ter passado largamente em rajadas os 120 km/h "lutar" contra este vento foi um exercício de tentar estar equilibrado, o não ser atirado ao chão com as consequências que poderia ter, muita pedra, e o facto de ter constantemente os olhos a lacrimejar devido ao vento, dificultando a visão,
já estava no ponto mais longe da volta por isso já não podia fazer nada,
pela primeira vez em três anos, senti algum receio,

este é o percurso da volta que faço



Um pouco abaixo da Biscaia,





a caminho das falésias,



chegado aqui, creio que nesta altura o vento tenha intensificado a sua força, qualquer tentativa de estar de pé foi um autêntico exercício de equilibrio devido a irregularidade e rajadas do vento







o "vapor" levantado pelo vento,





e chegado ao Abano, aqui receei pela minha integridade física, normalmente faço uma pausa de abastecimento para iniciar a subida a Peninha ( descobri uma pequeno poiso )





estava sentado e medi "só" isto,



rumo a Malveira da Serra, indescritível, o vento neste local, desde que faço medições foi quase sempre o mais ventoso,









a imagem diz tudo,



chegado a Malveira da Serra, estão mais uns "meteoloucos" de aparelhos na mão hehe



e após uma longa e difícil subida, chegado a Peninha, onde não costuma ser muito ventoso nesta altura de nortada, ou pelo menos a hora a que costumo lá chegar, mas ontem realmente deve ter sido uma excepção, a temperatura rondava os 15º







de regresso ao carro, pelo pinhal, com algum receio da queda de ramos ou mais, o barulho das árvores é ensurdecedor, assustador mesmo,

uma tarde em cheio e pelo também pelo facto de finalmente ter conhecido pessoal daqui do forum, pena que tenha sido rápido, mas gostava de repetir um encontro.