Sabendo de antemão da possibilidade de ocorrer Nortada extrema, lá me desloquei ontem até á Malveira para testemunhar este fenómeno local que o @jonas_87 tanto nos tem falado. É simplesmente surreal o que acontece ali e digno de ser visto por qualquer amante desta Ciência. Um fortíssimo "Túnel" de vento demoníaco que leva tudo á frente desde a Peninha, até ao Guincho.
Neste primeiro vídeo, o @jonas_87 registou a famosa rajada de 116km/h. Devido a alguns problemas com o meu anemómetro, não me foi infelizmente possível registar absolutamente nada, mas aqui fica um cheirinho desta brutalidade.
Deformação notável dos Eucaliptos e de outras árvores próximas. Aqui encontrámos o @vitorTT , que também não resistiu a sair para uns belos registos
.
Algumas vedações danificadas, certamente de outros episódios anteriores.
Resumindo, é uma tareia brutal e perigosa que aquela malta leva por ali, sendo por isso na minha opinião um pouco incompreensível a falta de qualquer aviso nestas ocasiões. Num concelho em que residem mais de 200 mil pessoas, seria sensato um pouco mais de proactividade das entidades oficiais.
Neste primeiro vídeo, o @jonas_87 registou a famosa rajada de 116km/h. Devido a alguns problemas com o meu anemómetro, não me foi infelizmente possível registar absolutamente nada, mas aqui fica um cheirinho desta brutalidade.
Deformação notável dos Eucaliptos e de outras árvores próximas. Aqui encontrámos o @vitorTT , que também não resistiu a sair para uns belos registos
.Algumas vedações danificadas, certamente de outros episódios anteriores.
Resumindo, é uma tareia brutal e perigosa que aquela malta leva por ali, sendo por isso na minha opinião um pouco incompreensível a falta de qualquer aviso nestas ocasiões. Num concelho em que residem mais de 200 mil pessoas, seria sensato um pouco mais de proactividade das entidades oficiais.
...)

Era impensável e ainda por cima tendo em conta o clima da minha região nesta altura.
Enfim, já estão habituadas como as pessoas que ai vivem.
).

Fabulosos (e corajosos) registos! Só experimentei ventos dessa ordem na Peninha, mas estava bem protegido pelos muros, nunca em terreno aberto. Os 60-70 Km/h que registei em Santa Iria já foram algo perigosos, tinha que estar bem fincado no chão com os dois pés, nada de andar. Conseguem lançar esses registos no mapa topográfico?