Nortada - Cascais

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Sabendo de antemão da possibilidade de ocorrer Nortada extrema, lá me desloquei ontem até á Malveira para testemunhar este fenómeno local que o @jonas_87 tanto nos tem falado. É simplesmente surreal o que acontece ali e digno de ser visto por qualquer amante desta Ciência. Um fortíssimo "Túnel" de vento demoníaco que leva tudo á frente desde a Peninha, até ao Guincho.

Neste primeiro vídeo, o @jonas_87 registou a famosa rajada de 116km/h. Devido a alguns problemas com o meu anemómetro, não me foi infelizmente possível registar absolutamente nada, mas aqui fica um cheirinho desta brutalidade.



Deformação notável dos Eucaliptos e de outras árvores próximas. Aqui encontrámos o @vitorTT , que também não resistiu a sair para uns belos registos :D.



Algumas vedações danificadas, certamente de outros episódios anteriores.



Resumindo, é uma tareia brutal e perigosa que aquela malta leva por ali, sendo por isso na minha opinião um pouco incompreensível a falta de qualquer aviso nestas ocasiões. Num concelho em que residem mais de 200 mil pessoas, seria sensato um pouco mais de proactividade das entidades oficiais.
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Eu fico abismado com os teus relatos e de outros também, tanto vento, essa zona apresenta valores muito elevados, ainda não consegui perceber porque é o IPMA, não emite um aviso meteorológico para rajadas nessa área, será que o IPMA considera essa zona tão pequena e pouco representativa para a emissão de um aviso?

Boas Thomar, sim isto é um mundo à parte.

Razões pelas quais acho que o Ipma não actua.

  1. Desconhece o fenómeno /aceleração do vento da vertente sul.
  2. Não existe ums estação oficial da rede deles que indique o que realmente se passa, eles orientam-se pela Ema do Raso, mas o vento que lá faz nada tem a ver com ocorrido em grande parte do território.
  3. Os modelos na sua maioria têm muita dificuldade de prever isto, pois é à escala local, e muitas vezes está mais vento em cota 150 mts do que cota 400 mts, logo aí teoricamente não teria muita lógica, mas realidade é mesmo essa.
  4. Em termos de representativade a área é extensa, claro que ontem fiz estes registos num dos sítios mais agressivos, contudo grande parte do concelho foi varrido.
  5. A solução a meu ver passa por instalar uma estação por exemplo em Alcabideche, Zambujeiro, Alcoitao, Murches, Janes, Carrascal de Alvide, Cabreiro. Uma destas terras e não sendo das piores, podia ser instalada uma estação e aderia o que se passa.
  6. Há má cobertura de estações amadoras, o que dificulta análises, pois há estações mas estão mal instaladas.
  7. Cai se no erro de igualar esta nortada à restante de Portugal, totalmente errado.
  8. Posto isto, há pouca informação sobre este fenómeno, e gosto de dizer que é um pouco como os media "se não se fala é porque não existe".
  9. Por terminar, felizmente não existem muitas ocorrências devido aos vendavais pois como já disse, há poder de encaixe na floresta por exemplo. Isto em Lisboa era ver cair árvores que era uma coisa doida


Cada vez tenho menos dúvidas que moro no sítio mais ventoso de Portugal.
Quando há pessoas a mudar de casa por causa do vento, e pessoas que nem vão andar de bicicleta porque simplesmente não dá. Estamos conversados.
 
Última edição:

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Boas Thomar, sim isto é um mundo à parte.

Razões pelas quais acho que o Ipma não actua.

  1. Desconhece o fenómeno /aceleração do vento da vertente sul.
  2. Não existe ums estação oficial da rede deles que indique o que realmente se passa, eles orientam-se pela Ema do Raso, mas o vento que lá faz nada tem a ver com ocorrido em grande parte do território.
  3. Os modelos na sua maioria têm muita dificuldade de prever isto, pois é à escala local, e muitas vezes está mais vento em cota 150 mts do que cota 400 mts, logo aí teoricamente não teria muita lógica, mas realidade é mesmo essa.
  4. Em termos de representativade a área é extensa, claro que ontem fiz estes registos num dos sítios mais agressivos, contudo grande parte do concelho foi varrido.
  5. A solução a meu ver passa por instalar uma estação por exemplo em Alcabideche, Zambujeiro, Alcoitao, Murches, Janes, Carrascal de Alvide, Cabreiro. Uma destas terras e não sendo das piores, podia ser instalada uma estação e aderia o que se passa.
  6. Há má cobertura de estações amadoras, o que dificulta análises, pois há estações mas estão mal instaladas.
  7. Posto isto, há pouca informação sobre este fenómeno, e gosto de dizer que é um pouco como os media "se não se fala é porque não existe".
  8. Por terminar, felizmente não existem muitas ocorrências devido aos vendavais pois como já disse, há poder de encaixe na floresta por exemplo. Isto em Lisboa era ver cair árvores que era uma coisa doida


Cada vez tenho menos dúvidas que moro no sítio mais ventoso de Portugal.
Quando há pessoas a mudar de casa por causa do vento, e pessoas que nem vão andar de bicicleta porque simplesmente não dá. Estamos conversados.

São registos extremos, sem dúvida. A Fóia em Monchique também consegue valores extraordinários, mas a tua região é à parte. Pelo menos em média deve ser a mais ventosa. Em extremos nada deve batera Torre no alto da Estrela.
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boas Thomar, sim isto é um mundo à parte.

Razões pelas quais acho que o Ipma não actua.

  1. Desconhece o fenómeno /aceleração do vento da vertente sul.
  2. Não existe ums estação oficial da rede deles que indique o que realmente se passa, eles orientam-se pela Ema do Raso, mas o vento que lá faz nada tem a ver com ocorrido em grande parte do território.
  3. Os modelos na sua maioria têm muita dificuldade de prever isto, pois é à escala local, e muitas vezes está mais vento em cota 150 mts do que cota 400 mts, logo aí teoricamente não teria muita lógica, mas realidade é mesmo essa.
  4. Em termos de representativade a área é extensa, claro que ontem fiz estes registos num dos sítios mais agressivos, contudo grande parte do concelho foi varrido.
  5. A solução a meu ver passa por instalar uma estação por exemplo em Alcabideche, Zambujeiro, Alcoitao, Murches, Janes, Carrascal de Alvide, Cabreiro. Uma destas terras e não sendo das piores, podia ser instalada uma estação e aderia o que se passa.
  6. Há má cobertura de estações amadoras, o que dificulta análises, pois há estações mas estão mal instaladas.
  7. Cai se no erro de igualar esta nortada à restante de Portugal, totalmente errado.
  8. Posto isto, há pouca informação sobre este fenómeno, e gosto de dizer que é um pouco como os media "se não se fala é porque não existe".
  9. Por terminar, felizmente não existem muitas ocorrências devido aos vendavais pois como já disse, há poder de encaixe na floresta por exemplo. Isto em Lisboa era ver cair árvores que era uma coisa doida


Cada vez tenho menos dúvidas que moro no sítio mais ventoso de Portugal.
Quando há pessoas a mudar de casa por causa do vento, e pessoas que nem vão andar de bicicleta porque simplesmente não dá. Estamos conversados.

Tenho isto (Sonic para VP2) à minha disposição... (Comprei 2, 1 para mim e a 2ª tomada por um :angry: ...)
o resto ainda está por encontrar...

ao-wdc2dvse-anemometro-e-palheta-ultrassonico-para-estacoes-davis.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Sabendo de antemão da possibilidade de ocorrer Nortada extrema, lá me desloquei ontem até á Malveira para testemunhar este fenómeno local que o @jonas_87 tanto nos tem falado. É simplesmente surreal o que acontece ali e digno de ser visto por qualquer amante desta Ciência. Um fortíssimo "Túnel" de vento demoníaco que leva tudo á frente desde a Peninha, até ao Guincho.

Neste primeiro vídeo, o @jonas_87 registou a famosa rajada de 116km/h. Devido a alguns problemas com o meu anemómetro, não me foi infelizmente possível registar absolutamente nada, mas aqui fica um cheirinho desta brutalidade.



Deformação notável dos Eucaliptos e de outras árvores próximas. Aqui encontrámos o @vitorTT , que também não resistiu a sair para uns belos registos :D.



Algumas vedações danificadas, certamente de outros episódios anteriores.



Resumindo, é uma tareia brutal e perigosa que aquela malta leva por ali, sendo por isso na minha opinião um pouco incompreensível a falta de qualquer aviso nestas ocasiões. Num concelho em que residem mais de 200 mil pessoas, seria sensato um pouco mais de proactividade das entidades oficiais.


Boas Crizor,

Assim com os vossos relatos já não passo por mentiroso ou exagerado. Até a barraca voa! :lmao:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
São registos extremos, sem dúvida. A Fóia em Monchique também consegue valores extraordinários, mas a tua região é à parte. Pelo menos em média deve ser a mais ventosa. Em extremos nada deve batera Torre no alto da Estrela.

Verdade, ainda assim acho mais espectacular estes registos a baixa altitude e em pleno verão.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,420
Local
Arronches / Lisboa
Boas Thomar, sim isto é um mundo à parte.

Razões pelas quais acho que o Ipma não actua.

  1. Desconhece o fenómeno /aceleração do vento da vertente sul.
  2. Não existe ums estação oficial da rede deles que indique o que realmente se passa, eles orientam-se pela Ema do Raso, mas o vento que lá faz nada tem a ver com ocorrido em grande parte do território.
  3. Os modelos na sua maioria têm muita dificuldade de prever isto, pois é à escala local, e muitas vezes está mais vento em cota 150 mts do que cota 400 mts, logo aí teoricamente não teria muita lógica, mas realidade é mesmo essa.
  4. Em termos de representativade a área é extensa, claro que ontem fiz estes registos num dos sítios mais agressivos, contudo grande parte do concelho foi varrido.
  5. A solução a meu ver passa por instalar uma estação por exemplo em Alcabideche, Zambujeiro, Alcoitao, Murches, Janes, Carrascal de Alvide, Cabreiro. Uma destas terras e não sendo das piores, podia ser instalada uma estação e aderia o que se passa.
  6. Há má cobertura de estações amadoras, o que dificulta análises, pois há estações mas estão mal instaladas.
  7. Cai se no erro de igualar esta nortada à restante de Portugal, totalmente errado.
  8. Posto isto, há pouca informação sobre este fenómeno, e gosto de dizer que é um pouco como os media "se não se fala é porque não existe".
  9. Por terminar, felizmente não existem muitas ocorrências devido aos vendavais pois como já disse, há poder de encaixe na floresta por exemplo. Isto em Lisboa era ver cair árvores que era uma coisa doida


Cada vez tenho menos dúvidas que moro no sítio mais ventoso de Portugal.
Quando há pessoas a mudar de casa por causa do vento, e pessoas que nem vão andar de bicicleta porque simplesmente não dá. Estamos conversados.
Uma ventania desse calibre constantemente torna-se bastante desagradável. Antes de encontrar este fórum nunca pensei que havia uma zona onde ocorrem rajadas perto ou acima de 100km/h durante o verão com bastante frequência. :hehe: Era impensável e ainda por cima tendo em conta o clima da minha região nesta altura.
Impressionante mesmo os vários registos aqui publicados. Até me admira como é que tantas árvores conseguiram crescer e ainda estão de pé. :p Enfim, já estão habituadas como as pessoas que ai vivem.
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boas Toby,

Não percebi bem, gostavas de instalar por cá uma estação?

Boa tarde Jonas,

Vou escrever nas duas línguas, estou bem ciente de que o meu mau português me faz muitas vezes parecer um palhaço... :lol:
Donc, si un projet se fait (station montée dans le respect des normes) je met à disposition un anémomètre sonic pour VP2 (vent + solaire).
J'avais achetè 2 dont 1 pour moi, le deuxième acheteur a changer d'avis (sympa le gars :mad:).
J'ai aussi une sonde T°/HUM Davis (à tester mais normalement elle est fonctionnel), je sais aussi faire une sonde avec une SHT75 100% compatible VP2.
J'ai également un pluviomètre Davis VP2 où je dois remplacer le contacteur ILS.
Reste à trouver le reste: carte ISS + datalogger, c'est peut-être une occasion de monter une station "meteopt".
En France ou en Italie c'est assez régulier que plusieurs personnes se regroupe pour monter une station à un endroit intéressant.

Assim, se um projecto for feito (estação montada em conformidade com as normas) forneço um anemómetro sónico para VP2 (vento + solar).
Tinha comprado 2 dos quais 1 era para mim, o segundo comprador mudou de ideias (rapaz simpático: :mad:).
Também tenho uma sonda T°/HUM Davis (para testar mas normalmente é funcional), também sei como fazer uma sonda com um SHT75 100% VP2 compatível.
Também tenho um pluviómetro Davis VP2 onde tenho de substituir o interruptor ILS.
O resto ainda está por encontrar: placa ISS + datalogger, esta pode ser uma oportunidade para construir uma estação meteopt.
Em França ou em Itália é bastante regular que várias pessoas se reúnam para instalar uma estação num local interessante.

Agora temos de ver se existe aqui um espírito de grupo??
A bala está no seu lado :inocente:
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Sabendo de antemão da possibilidade de ocorrer Nortada extrema, lá me desloquei ontem até á Malveira para testemunhar este fenómeno local que o @jonas_87 tanto nos tem falado. É simplesmente surreal o que acontece ali e digno de ser visto por qualquer amante desta Ciência. Um fortíssimo "Túnel" de vento demoníaco que leva tudo á frente desde a Peninha, até ao Guincho.

Neste primeiro vídeo, o @jonas_87 registou a famosa rajada de 116km/h. Devido a alguns problemas com o meu anemómetro, não me foi infelizmente possível registar absolutamente nada, mas aqui fica um cheirinho desta brutalidade.



Deformação notável dos Eucaliptos e de outras árvores próximas. Aqui encontrámos o @vitorTT , que também não resistiu a sair para uns belos registos :D.



Algumas vedações danificadas, certamente de outros episódios anteriores.



Resumindo, é uma tareia brutal e perigosa que aquela malta leva por ali, sendo por isso na minha opinião um pouco incompreensível a falta de qualquer aviso nestas ocasiões. Num concelho em que residem mais de 200 mil pessoas, seria sensato um pouco mais de proactividade das entidades oficiais.


Neste ultimo video, o varão dobrado fui eu, numa tentativa de me segurar, estava mal fixo e inclusive quase que ia fazendo um corte na mão,
nesse local, medi "só" pouco mais de 90 km/h, em poucos segundos,

acredito que esta zona é desconhecida pelo IPMA, porque é única,
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ontem fui fazer a minha habitual caminhada nesta fantástica zona, sabia de antemão que iria estar ventoso, afinal o quase habitual nesta altura do ano, saído de casa já com algum vento, o trajecto no IC19 já ventoso e a aproximação ao litoral, o mar já estava todo encrespado sinal do que iria apanhar, mas nada de mais, a "banal" nortada,
estacionado o carro perto da Azóia, mochila ás costas e ai vou eu, vento já com fartura, a medida que vou em direcção ao Abano ( não sei se este nome tem algo a ver com a ventania que se faz sentir ou não, mas não deixa de ser curioso o seu nome ) alcanço não sei se o poderei dizer, mas um dos locais extraordinariamente ventosos,

é me altamente adrenalinico fazê-la com vento, mas confesso que ontem senti e bem que rocei os meus limites da minha integridade física, porque o vento deve ter passado largamente em rajadas os 120 km/h "lutar" contra este vento foi um exercício de tentar estar equilibrado, o não ser atirado ao chão com as consequências que poderia ter, muita pedra, e o facto de ter constantemente os olhos a lacrimejar devido ao vento, dificultando a visão,
já estava no ponto mais longe da volta por isso já não podia fazer nada,
pela primeira vez em três anos, senti algum receio,

este é o percurso da volta que faço
de regresso ao carro, pelo pinhal, com algum receio da queda de ramos ou mais, o barulho das árvores é ensurdecedor, assustador mesmo,

uma tarde em cheio e pelo também pelo facto de finalmente ter conhecido pessoal daqui do forum, pena que tenha sido rápido, mas gostava de repetir um encontro.

Resumindo, é uma tareia brutal e perigosa que aquela malta leva por ali, sendo por isso na minha opinião um pouco incompreensível a falta de qualquer aviso nestas ocasiões. Num concelho em que residem mais de 200 mil pessoas, seria sensato um pouco mais de proactividade das entidades oficiais.

:shocking::bombar: Fabulosos (e corajosos) registos! Só experimentei ventos dessa ordem na Peninha, mas estava bem protegido pelos muros, nunca em terreno aberto. Os 60-70 Km/h que registei em Santa Iria já foram algo perigosos, tinha que estar bem fincado no chão com os dois pés, nada de andar. Conseguem lançar esses registos no mapa topográfico?

Belas fotos e vídeos! :palmas:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Por coincidência, ontem precisei de ir à Decathlon Cascais e estava um absurdo, até a porta do carro era díicil de segurar! Sei bem aquilo que falam aqui

Sim isso é Alcabideche, e ontem nem estava nada de especial em termos de vento.
A zona do Hospital, decathlon, A16 é mesmo terrível moro nessa parte e é mesmo um pandemónio.
 
Última edição:

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
:shocking::bombar: Fabulosos (e corajosos) registos! Só experimentei ventos dessa ordem na Peninha, mas estava bem protegido pelos muros, nunca em terreno aberto. Os 60-70 Km/h que registei em Santa Iria já foram algo perigosos, tinha que estar bem fincado no chão com os dois pés, nada de andar. Conseguem lançar esses registos no mapa topográfico?

Belas fotos e vídeos! :palmas:

Obrigado, também só tinha tido esta sensação de vento forte na Peninha, e uma vez no Cabeço de Montachique onde chegou quase aos 90 km/h, mas estava atrás do marco geodésico,

confesso que as coisas estiveram perigosas porque estimo que em rajadas o vento possa ter passados dos 120 ou mais, alias tenho de reformar o meu Lacrosse porque nem sempre funciona bem, por isso acredito que a velocidade possa ainda ter sido superior a que medi, e comprar um como deve ser, que possa medir rajadas
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
tenho de reformar o meu Lacrosse porque nem sempre funciona bem, por isso acredito que a velocidade possa ainda ter sido superior a que medi, e comprar um como deve ser, que possa medir rajadas

Costumo aferir a minha Kestrel (que foi um presente) na auto-estrada, e ela regista perfeitamente até onde pude acelerar, 140 Km/h, valor que espero nunca ter de medir de vento verdadeiro. Nem penso que eu próprio consiga aguentar valores dessa ordem (já aguentar o braço fora da janela do carro não é fácil)
Mas estas estações são bastante caras.