Nortada - Cascais

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,030
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A solução a meu ver passa por instalar uma estação por exemplo em Alcabideche, Zambujeiro, Alcoitao, Murches, Janes, Carrascal de Alvide, Cabreiro. Uma destas terras e não sendo das piores, podia ser instalada uma estação e aderia o que se passa.

O ideal era uma estação em cada um desses locais, mesmo que fosse só anemómetro/termómetro. No entanto penso que a modelação numérica pode ser feita se for introduzido um modelo digital de terreno com resolução suficiente. Julgo que já vi algures um estudo desse tipo.
 


Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Costumo aferir a minha Kestrel (que foi um presente) na auto-estrada, e ela regista perfeitamente até onde pude acelerar, 140 Km/h, valor que espero nunca ter de medir de vento verdadeiro. Nem penso que eu próprio consiga aguentar valores dessa ordem (já aguentar o braço fora da janela do carro não é fácil)
Mas estas estações são bastante caras.

Tenho de investir num desses, até porque o que tenho demora muito tempo a actualizar a temperatura e esse dá-me a sensação pelo facto de ter a "resistência" fora, é mais rápido.
 
  • Gosto
Reactions: Toby e StormRic

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas Vítor,

Obrigado pelas partilhas.
Olha o monte que te falei que passa muito despercebido é este, o tal da cruz partida.
O caminho da Grota como está entre esssa colina e outra a SE, não se tem ideia do vento que ocorre a escassos 25 metros acima do trilho, mas é uma brutalidade digna de passagem.
Agora como tenho finalmente forma de medir rajadas, vou tentar fazer análises mais detalhadas nesses montes de nortada explosiva.




Na Terça não deu para ir lá mas foi certamente aos 120/130 km/h.
Os meus 116 km/h foram medidos próximo da tal vedação toda destruída na rua portela do Pão.
Agosto costuma ser um mês muito violento, houve pelo menos 2/3 anos em pico máximo ao longo do Verão foi nesse mês, portanto é estar atentos mais eventos extremos vão ocorrer.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Neste ultimo video, o varão dobrado fui eu, numa tentativa de me segurar,

Ah malandro :D, mas não seria inédito que tivesse sido o vento a dobrar a vedação. De facto essa zona em específico é de uma violência brutal, aliás eu ainda me questiono como é que a malta que construiu aquele casarão mesmo no meio daquele "canal" de vento se safa ali.

Belas fotos e vídeos!

Obrigado :thumbsup:, ainda caí umas duas vezes ao tentar filmar.. nunca me tinha acontecido tal coisa, ser projectado pela velocidade média do vento. Surreal.

@jonas_87, agora com a nova app que comprei, irei certamente começar a aventura na Pedra da Era, na cruz partida e procurar outros locais promissores.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boas,

De forma a "poupar" aqui um pouco o @jonas_87 que tem sido incansável nesta caça á Nortada, deixo-vos alguns registos do massacre que apanhei ontem e anteontem nas Almoinhas Velhas e no famoso monte da cruz partida. De salientar, que este fenómeno começa assumir um carácter preocupante, visto que apesar de ser muito localizado afecta uma área urbana ainda significativa do concelho de Cascais.

A nortada explosiva que presenciei no dia 24 - 6ªfeira, foi testemunhado não só por mim e pelo @jonas_87, mas desta vez também pelo @Sanxito e o @Lightning que ficaram estupefactos com o que viram. Ontem, a violência dos ventos sustentados foi tanta, que acabou por rebentar alguns cabos de electricidade perto da Malveira da Serra e obrigou a PSP a cortar o Guincho devido á acumulação de areia na estrada.

Registos de 24/07:

5fP0iF0.jpg


zOo75dG.jpg


g7FG0dU.jpg


WVOzqfY.jpg