Ouvi ontem na SIC que 30 e tal por cento de quem votou em JCF na primeira volta votou em Ventura na segunda.
A ser verdade, que grande motivo de orgulho para a IL...
Ouvi ontem na SIC que 30 e tal por cento de quem votou em JCF na primeira volta votou em Ventura na segunda.
Se ganharem, será em minoria e por acidente, serão obrigados a governar com a AD, creio eu… e a AD obrigará o Chega a pôr gente decente… mas posso estar enganado…Se ganharem eleições governam com o que têm. Por isso, rapidamente voltariam à semi-banalidade.
Eu também acho que nao irá crescer muito mais, mas com 30% já traz problemas. Vi ontem um post com um gráfico de percentagens de partidos na Europa desde o inicio do século passado até agora e é interesse ver como a extrema direita só rondou os 30% nos anos 30/40, mas foi suficiente para destruir a Europa e ser o que foi, principalmente porque o resto estava fragmentado. A percentagem de extrema direita voltou novamente a subir após a crise financeira de 2009, e neste momento ronda novamente os 30% no Continente, o suficiente para governar em vários países.Para já ainda não sabemos qual é o padrão do Chega. Se já está no pico, e vai cair, se ainda vai continuar a crescer. Pessoalmente penso que não deverá crescer muito mais, pelo menos para já, pois carece de quadros técnicos, algo que a IL sendo um pequeno partido tem, e com qualidade. Contudo, ter quadros técnicos comporta riscos num partido como o Chega, cujo eleitorado tem níveis de formação mais baixos. Isto deixa Ventura com um dilema, ou segue o populismo, segura o eleitorado com baixa formação, mas já não cresce, ou tenta capturar eleitorado da AD, IL e PS, mas aí corre riscos…
Ou então a AD ou o PS têm de reflectir por que razão parte do eleitorado rejeita os partidos ao Centro…A ser verdade, que grande motivo de orgulho para a IL...
Mas arranjam. Quantos do PSD nao iam logo a procura do tacho no Chega? É o que está a acontecer no RU com o Farage a ir buscar quadros dos Conservadores.Não tem quadros para Governar. A IL, pelo contrário, tem.
Não vão baixar tão cedo, os partidos ao Centro não sabem travar esta gente, mas na Dinamarca ou em Inglaterra os partidos de Esquerda já perceberam qual é o caminho, travar a imigração de países com culturas diferentes, dizer a verdade às pessoas, evitar endividamento, criar riqueza, evitar políticas de identidades.Eu também acho que nao irá crescer muito mais, mas com 30% já traz problemas. Vi ontem um post com um gráfico de percentagens de partidos na Europa desde o inicio do século passado até agora e é interesse ver como a extrema direita só rondou os 30% nos anos 30/40, mas foi suficiente para destruir a Europa e ser o que foi, principalmente porque o resto estava fragmentado. A percentagem de extrema direita voltou novamente a subir após a crise financeira de 2009, e neste momento ronda novamente os 30% no Continente, o suficiente para governar em vários países.
Se ganharem, será em minoria e por acidente, serão obrigados a governar com a AD, creio eu… e a AD obrigará o Chega a pôr gente decente… mas posso estar enganado…
O que a longo prazo poderá ser uma benção para os Conservadores. O partido antes de 2016 era eurocéptico soft com maioria de deputados a favor da UE. Depois foi totalmente destruído. Pode ser que agora volte a ser o que era, pois como está, não voltará ao Governo.Mas arranjam. Quantos do PSD nao iam logo a procura do tacho no Chega? É o que está a acontecer no RU com o Farage a ir buscar quadros dos Conservadores.
Ou então a AD ou o PS têm de reflectir por que razão parte do eleitorado rejeita os partidos ao Centro…
Ultimamente andam cheias de bots do Chega e da ala assanhada do PS.Quando alguém que vota IL convictamente vota no Chaga não sabe no que está a votar. Só não sei se não sabe no que está a votar quando vota na IL ou quando vota no Chaga. O liberalismo (sim, mesmo o à tuga) é o oposto daquilo que é o Chaga. Agora, se me disseres que uma grande percentagem dos eleitores Portugueses não está minimamente informado relativamente à forma como vota, estamos de acordo. Sim, há muita gente estúpida. Cada vez mais, diria, julgando pelo que todos os dias se vê 'nas redes'.
Ultimamente andam cheias de bots do Chega e da ala assanhada do PS.
Isto das pensões tem muito que se lhe diga.Ver anexo 30977
Esta é jovem e faz férias no 'estrangeiro'. É viajada...
Ver anexo 30978
Estes espero que sejam casados. Um com o outro, claro está.
E eu que quando era miúda achava que no ano 2000 teríamos carros voadores no dia a dia e o teletransporte os substituiria rapidamente...