O Estado do país 2026

A maior das ironias: Ventura ganhou nos países onde os emigrantes mais sofrem de xenofobia: Luxemburgo, França e Suíça.

Por outro lado, Seguro teve vitória estrondosa (mais de 90%) nos países onde os portugueses são mais felizes: Países Baixos, Dinamarca, Suécia, Finlândia.
As coisas são um pouco mais complexas. Conheço relatos de imigrantes portugueses que sofreram bullying pesado de magrebinos na escola. Tive um colega de faculdade que voltou para Portugal por causa disso, levava porrada dos magrebinos por ser português, nos arredores de Paris. Por situações assim os emigrantes portugueses em França desconfiam da imigração que não seja europeia.

Já presenciei aqui no RU xenofobia e racismo de indianos e paquistaneses contra europeus. Se fores ao consulado de Londres verás por vezes filas enormes onde não há um único português… a maioria nem fala português e nunca esteve em Portugal e até têm ódio ao nosso país (são nacionalistas hindus e odeiam o Vasco da Gama). Contudo como existe uma lei que da nacionalidade portuguesa a filhos e netos de residentes na Índia portuguesa antes de 1960 dezenas de milhar aproveitaram (muitos com documentos provavelmente falsificados) e usaram o passaporte português para vir para Inglaterra, antes do Brexit. Agora usam para ir para a Suíça e Alemanha. O consulado não tem funcionários para tanta gente, está sobrecarregado e a maioria das pessoas que serve são portugueses com dupla nacionalidade, ou seja, pessoas da Índia ou CPLP que adquiriram passaporte português. A fila de espera para resolver seja o que for é tão longa que as pessoas acabam por ir a Portugal para renovar um passaporte ou cartão do cidadão. E a revolta vai-se acumulando…

Os países que os liberais têm como referência eheh.
Mas é para esses países que os portugueses emigram. E são esses países que logo no século XVII passaram a perna a Portugal e deram início à Revolução Científica e às democracias modernas, enquanto Portugal via nesta ideologias o Diabo. Os resultados estão à vista: estamos na cauda da Europa, desde o início do século XIX. E não estamos pior porque entre a Segunda Guerra e 1974 convergimos imenso com a Europa rica, graças sobretudo à entrada na EFTA, e porque a partir de 1986 choveram fundos europeus, e a UE tem imposto legislação contra a corrupção, a favor da concorrência ou do ambiente. Andamos nisto desde a Contra-Reforma. O Diabo está nas ideologias saída da Reforma, no capitalismo, no liberalismo, mas quem quer viver melhor é para lá que foge, e quando se olha para os números, a verdade emerge: são mais ricos, prósperos, têm mais qualidade de vida ou melhores indicadores sociais ou de saúde.

Por que não? No caso da Dinamarca e da Suécia têm um sistema económico muito mais funcional que o nosso.

Porque os impostos são altos, porque o estado social é fortíssimo e porque a progressividade dos impostos é a base de tudo. Se me mostrares que liberais à Tuga é que defendem isso, fico grata. E eu sei muito bem que tudo é mais funcional lá do que cá. That's the point.

• Gosto
Reactions: TiagoLC
Porque os impostos são altos, porque o estado social é fortíssimo e porque a progressividade dos impostos é a base de tudo. Se me mostrares que liberais à Tuga é que defendem isso, fico grata. E eu sei muito bem que tudo é mais funcional lá do que cá. That's the point.
Quando a riqueza produzida é muito alta os impostos podem ser mais altos. Portugal é que não produz riqueza suficiente para subir mais impostos. Estes países têm economias capitalistas fortes e funcionais e deveríamos copiar muitos dos seus bons exemplos.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
E, atenção, não estou a dizer que replicar o modelo nórdico em Portugal resultaria. Estou a dizer que só um liberal à Tuga muito intelectualmente desonesto é que poderia dizer em voz alta que o modelo nórdico é a sua referência. Não é. De modo algum. O modelo nórdico em Portugal não resultaria porque nós continuariamos a ser Portugueses.

e têm um estado grande. Não faz sentido ser referência para os liberais.
Estes países tiveram sistemas de Estado Social que faliram nos anos 80 e início dos anos 90. Depois perceberam que os Estados Sociais precisam de uma economia muito forte e começaram a apostar na criação de riqueza. Por isso agora têm economias mais fortes. Portugal nunca teve um projecto de reformas e criação de riqueza como eles tiveram, e dificilmente terá porque as medidas não seriam populares e custariam muitos votos.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Quando a riqueza produzida é muito alta os impostos podem ser mais altos. Portugal é que não produz riqueza suficiente para subir mais impostos. Estes países têm economias capitalistas fortes e funcionais e deveríamos copiar muitos dos seus bons exemplos.

O que disseste não tem nada a ver com o que eu afirmei. Diz-me que liberal à Tuga é que defende impostos altos, um estado social fortíssimo e progressividade nos impostos. Obrigadinha.