O Estado do país 2026

Os eleitores do Chega deveriam estar contentes em vez de reclamar. Para um partido anti-sistema que parte do zero e tem contra si toda a comunicação social e elevada rejeição dentro de parte substancial da sociedade o resultado de ontem foi impressionante.

E não é preciso ser rico, ou ostentar. Basta por vezes ser extrovertido, ter confiança, ser culto ou inteligente. A inveja é uma doença nacional que afecta uma percentagem alta da população!
Até a nível de negócios, o português é invejoso, e só vou dar um exemplo: No Algarve, nunca tive um cliente a recomendar outros clientes, um dia fui a Huelva, visitei vários clientes deram-me logo contactos de grandes empresas em Sevilha e na zona de Málaga para fazer negócios com os nomes dos responsáveis e tudo e eu fiquei parvo com aquela atitude.

Isto das pensões tem muito que se lhe diga.

Na minha zona não faltam pessoas que tinham pequenos negócios ou trabalharam por conta própria que só fizeram trafulhices.

- muitos a trabalhar por conta própria nunca descontaram e ainda hoje há casos assim.

- patrões cuja mulher descontava meio salário mínimo quando deveria descontar “salário de patroa”, com fugas brutais ao fisco.

Agora choram que as pensões são baixas, mas descontaram quando tiveram oportunidade? A resposta é simples, não!

Isso é tudo verdade ainda que não seja toda a verdade mas nem é isso que está em questão. Houve muita gente que trabalhou muito no tempo da outra senhora, mais do que nós algumas vez trabalharemos, e que tem, efectivamente, pensões de miséria. Uns porque foram enganados, outros por desconhecimento. E, sim, também existem muitos que receberam por baixo do pano e depois querem pensões tão ou mais altas do que quem descontou muito mais. Até tenho casos na família de ambos. No caso dos últimos, acontecia muito com comerciantes. Mas, mais uma vez, não é essa a questão de fundo.

Isso é tudo verdade ainda que não seja toda a verdade mas nem é isso que está em questão. Houve muita gente que trabalhou muito no tempo da outra senhora, mais do que nós algumas vez trabalharemos, e que tem, efectivamente, pensões de miséria. Uns porque foram enganados, outros por desconhecimento. E, sim, também existem muitos que receberam por baixo do pano e depois querem pensões tão ou mais altas do que quem descontou muito mais. Até tenho casos na família de ambos. No caso dos últimos, acontecia muito com comerciantes. Mas, mais uma vez, não é essa a questão de fundo.
Sim, muita gente foi enganada pelos patrões. E também pela família. Muita mesmo.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Até a nível de negócios, o português é invejoso, e só vou dar um exemplo: No Algarve, nunca tive um cliente a recomendar outros clientes, um dia fui a Huelva, visitei vários clientes deram-me logo contactos de grandes empresas em Sevilha e na zona de Málaga para fazer negócios com os nomes dos responsáveis e tudo e eu fiquei parvo com aquela atitude.
Na faculdade havia quem tivesse inveja de mim por ser do Algarve. Muitos foram lá no Verão, viram os negócios a mexer, e achavam que os algarvios estão ricos…

O nosso PM deve estar muito desiludido com o nosso CR7. Usa-o como exemplo, diz que devemos ter todos mais mentalidade à Ronaldo e o que é que aquele multimilionário ingrato faz? Greve! Como se fosse um mero assalariado a receber o SMN e tivesse sido mordido pelo bicho da CGTP. Não há nada que corra bem. Isto depois de o S. Pedro ter mandado de uma vez a água toda que nos estava reservada na última década e da gripe, este ano, ter coincidido com o frio. :facepalm:

Os eleitores do Chega deveriam estar contentes em vez de reclamar. Para um partido anti-sistema que parte do zero e tem contra si toda a comunicação social e elevada rejeição dentro de parte substancial da sociedade o resultado de ontem foi impressionante.
Realmente tens o discurso bem decorado! É que ontem foram poucos os comentadores do próprio partido que tiveram o descaramento de ir buscar esse argumento que usaram a campanha toda.

Outro que me parece também ter sido mordido pelo bicho da CGTP foi o Chicão. Quanto ao CR7 não tenho a certeza mas acho que no Chicão veio para ficar. Aquilo já são sequelas que não desaparecem.

Interessante. Seguro teve mais votos na primeira volta que Ventura na segunda.
Dlto3Tg.png

A maior das ironias: Ventura ganhou nos países onde os emigrantes mais sofrem de xenofobia: Luxemburgo, França e Suíça.

Por outro lado, Seguro teve vitória estrondosa (mais de 90%) nos países onde os portugueses são mais felizes: Países Baixos, Dinamarca, Suécia, Finlândia.

Última edição:
A maior das ironias: Ventura ganhou nos países onde os emigrantes mais sofrem de xenofobia: Luxemburgo, França e Suíça.

Por outro lado, Seguro teve vitória estrondosa (mais de 90%) nos países onde os portugueses são mais felizes: Países Baixos, Dinamarca, Suécia, Finlândia.
Isso não é coincidência, ambas as coisas estão correlacionadas com o nível de instrução dos emigrantes em cada país
Por falar em instrução, a falta de conhecimentos matemáticos anda a permitir ao Ventura andar a dizer que ao menos teve melhor resultado que a AD nas últimas legislativas, mas isso não é verdade, o MAI é que por alguma razão apresenta os resultados de maneira diferente nas presidenciais e não conta com os votos nulos e brancos para as percentagens, mas nas outras eleições conta com eles. Se contarmos com os nulos e brancos nestas presidenciais para podermos fazer uma comparação justa, o Ventura "só" teve 31,53 % e portanto ficou abaixo dos 31,79 % da AD

Isso não é coincidência, ambas as coisas estão correlacionadas com o nível de instrução dos emigrantes em cada país
E não só, mas que acaba por estar correlacionado com a instrução: Nos países nórdicos os emigrantes têm contratos estáveis, sentem respeito institucional e veem o Estado a funcionar.

Em países como França, a malta trabalha maioritariamente em construção civil e limpezas, têm muitos bloqueios invisíveis à progressão, a xenofobia subtil é constante e o povo sofre bem mais. Ventura é o Messias que lhes vai tirar da miséria. É triste.

O Ventura ganhou onde os emigrantes portugueses partilham o mesmo contexto fisico e social que outros emigrantes. Os emigrantes portugueses que estão na Suécia não estão nos ghettos islâmicos de Mälmo. Se estivessem, o Ventura também ganhava lá.